SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
Registered
6,712 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A sede da antiga polícia política, PIDE, situada no número 22 da Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, vai ser transformada num condomínio de luxo.

De acordo com a SIC Notícias, o edifício integrado no património da Casa de Bragança terá sido vendido a um grupo de investimento do milionário Pereira Coutinho.

A transformação da antiga sede da PIDE num condomínio de luxo está a suscitar polémica, atendendo a que há quem defenda que está a apagar-se um passado e a impedir as gerações futuras de reflectir sobre o que ali se passou no tempo da ditadura.

·
Moderator
18,009 Posts
Eu ja tinha lido isso a uns bons tempos, pensei que ja estivesse a ser construido. Mas concordo com as opinioes ja aqui expressadas, o valor e apenas simbolico e mais vale isso do que cair em ruina!!

·
Uma dúzia de anos disto..
30,749 Posts
Pois, já se tinha falado disso há alguns meses atrás...
Hoje passei lá de propósito para ver como é que estão as coisas e encontra-se tudo parado. O mesmo e abandonado edificio dos últimos anos...:|
Não sendo 1 edificio particularmente interessante arquitectonicamente, está inserido no contexto do Chiado e como tal deve ser preservado! Seja como condominio de luxo, seja como museu ou seja com outra qualquer ocupação, o que interessa é que o edificio seja recuperado e devolvido à cidade! Agora continuar a degradar-se de dia para dia isso não! :eek:kay:

Já agora, alguém sabe o que é aquele edificio moderno que está do outro lado da rua? É de habitação?:?

·
Registered
6,712 Posts
Discussion Starter · #8 ·
pa.. pra mim se fizessem um museu com a historia da pide, instrumentos de tortura etc era baakano, muiitos jovens nomeadamente eu não sabem nada sobre esta organizacao, mas objectivamente o mais prioritário é reabilitar u edificio k se encontra num estado de degradacao elevado!!

·
30,749 Posts
Isso seria 1 boa ideia se pertencesse ao Estado ou à CML. Não sucedendo isso, parece-me impraticável visto que se teria que comprar ou alugar o imóvel...

·
Registered user
11,469 Posts
Só uma questãozinha ... a ex.sede da PIDE não é a actual sede do PSD ? :eek2:

·
30,749 Posts
Não sei, ao certo, onde é a sede nacional do PSD, mas não será concerteza o imovel de que se fala, porque esse (que fica um pouco mais à frente do Teatro S.Luiz...) está em avançado estado de degradação...

·
Registered user
11,469 Posts

·
Moderator
18,009 Posts
Sotavento, realmente as camaras muitas vezes exageram mas n e sempre possivel transformar tudo em museus e centros culturais nao ha orcamento q resista!!

·
Moderator
18,009 Posts
Para isso era preciso construirmos ca um Louvre (portuguese style claro) ideia a qual n me oponho ate porque temos falta de um palacio assim tao grandioso ca em Lisboa!!

·
Registered
52,534 Posts
tens um palacio bem bom, o palacaio onde esta o museu de arte antiga Fern, grande parte esta sem nada e podiam fazer uma coisa tipo a piramide do Louvre no jardim k é enorme :)

·
Registered
52,534 Posts
quando aqui se falou de um museu so eu ate nem era a favor mas pesei os pros e os contras e acho k kem defende esta ideia tem razão, um museu so daria mais projeção a arte existente separadamente por este pais fora e ate se podia criar extenções no Porto e noutras cidades devida a vastidão das coleções!!

1 - 20 of 29 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.