SkyscraperCity Forum banner

Segunda pista de Viracopos altera ferrovia do Corredor de Exportação

1349 Views 0 Replies 1 Participant Last post by  Luiz
Segunda pista de Viracopos altera ferrovia do Corredor de Exportação

Maria Teresa Costa

(07/05/2008)

Portaria interministerial publicada ontem no Diário Oficial da União determinou a constituição de um grupo de trabalho para coordenar as ações relativas à implementação de infra-estrutura no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, incluindo o desvio de trecho de ferrovia para viabilizar a construção da segunda pista de pousos e decolagens. A ferrovia que tangencia o atual sítio aeroportuário integra o Corredor de Exportação que liga Campinas e Jundiaí ao Porto de Santos - o trecho precisa ser remanejado porque, pelo projeto, a segunda pista estará situada no atual caminho dos trilhos.

O Plano Diretor de Viracopos, revisto no ano passado, contém todos os projetos de ampliação, incluindo a construção de um ramal ferroviário dentro do aeroporto, com uma estação próxima à Rodovia Santos Dumont. O plano é preparar a infra-estrutura para a ligação ferroviária Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro pelo trem de alta velocidade, cuja licitação está prevista para o primeiro semestre de 2009, mas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que poderá ocorrer em outubro.

A ferrovia deverá ser remanejada para fora do futuro sítio aeroportuário (o trajeto ainda será objeto de estudos). Dele, partirá um ramal para dar acesso ao transporte de cargas do terminal aeroportuário. A linha férrea vai cortar Viracopos e a intenção é aproveitar o potencial dos dois modais. A idéia é ativar a ferrovia como mais uma opção de entrada e saída de produtos, além de facilitar o trânsito de passageiros.

De acordo com o historiador Henrique Anunziatta, a malha férrea a ser remanejada foi construída pela Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa), em 1979, como um trecho de exportação entre Uberaba (MG) e Santos e, em 2002, passou para a concessão da América Latina Logística (ALL).

A portaria assinada pelos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e dos Transportes, Alfredo do Nascimento, definiu a participação no grupo de trabalho dos ministérios da Defesa e dos Transportes, do Comando da Aeronáutica, da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

O Ministério dos Transportes vai coordenar as ações do Dnit e da ANTT sobre o desvio da ferrovia. Já o Ministério da Defesa coordenará as ações da Infraero, da Anac e do Comando da Aeronáutica na realização de estudos para orientar a execução de obras da segunda pista de pousos e decolagens, do novo terminal de passageiros, além de emitir diretrizes sobre a utilização do Aeroporto Internacional de Viracopos. A portaria não define o prazo para que esses estudos estejam concluídos.

O Corredor de Exportação atravessa Campinas no sentido Norte-Sul, passando por áreas urbanizadas da região do Campo Grande, entre loteamentos ocupados, como o Jardim Florence e Satélite Íris, seccionando também o Aterro Sanitário Delta.
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 1 of 1 Posts
1 - 1 of 1 Posts
Status
Not open for further replies.
Top