SkyscraperCity Forum banner

Seixal | Novo Hospital

23957 Views 155 Replies 36 Participants Last post by  Contribuinte
Municípios participam no perfil do hospital do Seixal

Os municípios do Seixal, Almada e Sesimbra vão participar activamente na definição da tipologia e do perfil do Hospital do Seixal. A garantia foi dada às três autarquias numa reunião com a ministra da Saúde, Ana Jorge. "Até agora não tinha havido participação formal dos municípios", adiantou, ao JN, Alfredo Monteiro, presidente da Câmara do Seixal. "É fundamental que um equipamento destes tenha a participação dos municípios", enaltece o porta-voz das três autarquias, frisando ter-se tratado de "uma reunião positiva".

"O processo esteve parado em 2007", acusa Alfredo Monteiro, acrescentando que por essa razão foi transmitido à ministra da Saúde "que é preciso recuperar o tempo perdido para que o processo entre num ritmo acelerado".

De acordo com o autarca, em Maio vai ser elaborado um documento de avaliação de todo o processo, que será entregue aos três municípios até à terceira semana de Maio, sendo que na última semana do próximo mês realizar-se-á um novo encontro entre autarcas e ministra.

"Cada município vai nomear um representante que, com os responsáveis do ministério, irão avaliar o documento e decidir as medidas necessárias a tomar", avança Alfredo Monteiro. Este grupo de trabalho irá trabalhar em conjunto até ao lançamento do concurso para a construção do Hospital do Seixal, projectado para o Fogueteiro.

A reunião de anteontem centrou-se apenas no Hospital do Seixal, contudo dadas as dificuldades sentidas por cada um dos municípios nos cuidados primários de saúde, as autarquias do Seixal, Almada e Sesimbra deixaram no ministério documentos identificativos dos seus problemas.

Depois de analisadas pela equipa de Ana Jorge, essas questões serão também abordadas individualmente.

Fonte: JN
See less See more
1 - 20 of 156 Posts
Faz muita falta à região!
faz sim, é um dos concelhos mais povoados do pais e dos mais mal servidos...
Boa aposta :eek:kay:!
Já colocavam renders! :D
Ana Jorge decide tipo de hospital até ao fim do ano


O perfil do hospital do Seixal, prometido pelo Governo em 2006, vai ser definido até ao fim do ano, assim como a calendarização do processo até à abertura do concurso. O dossier está nas mãos da ministra da Saúde.

A garantia foi deixada por Ana Jorge, que recebeu os autarcas de Seixal, Almada e Sesimbra, na passada quinta-feira, dia em que reuniu também a plataforma "Juntos pelo Hospital no concelho do Seixal". O encontro contou com a presença de uma centena de entidades parceiras e serviu para fazer um ponto da situação.

"Até ao final de 2008 vai ser aprovado o perfil do hospital e definido o cronograma até à abertura do concurso", revelou ao JN o presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, mostrando-se satisfeito pelo desbloqueio do processo que leva dois anos de atraso. Apesar das orientações iniciais para a criação de um hospital de ambulatório, a ministra da Saúde - que conhece bem a realidade local, por ter trabalhado por vários anos no Garcia de Orta - decidiu rever a tipologia do hospital para que tenha mais valências. "A questão do internamento já está em cima da mesa, tal como a inclusão de uma urgência", enaltece o presidente da mesa da plataforma, Joaquim Judas. "Isto tem sido arrancado a ferros. Tem sido um parto difícil", ironiza o também presidente da Assembleia Municipal do Seixal.

Em relação à prestação de cuidados de saúde, a situação que se vive nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra é considerada a pior do país, dado que o hospital Garcia de Orta serve actualmente 500 mil utentes, quando foi projectado para 180 mil.

"As pessoas não estão a ser atendidas com o cuidado que deviam ter. Não há macas, não há camas e há uma grande falta de médicos, enfermeiros e auxiliares nas urgências", avança Filomena Simas, das comissões de utentes de Almada, congratulando-se com a hipótese de o Hospital do Seixal poder contemplar internamento e urgência.

A ministra da Saúde deve formalizar, na próxima semana, a constituição do grupo de trabalho que vai definir o novo perfil e que reúne pela primeira vez em Setembro, incluindo já representantes dos três municípios. O objectivo é que o hospital abra em 2012.

Fonte: JN
See less See more
Se fosse um monumental Estádio de Futebol já estava construído, como é um Hospital que se lixe. Mentalidades.
Mas vale tarde que nunca!!
Esse lema desculpa muito boa gente de fazer aquilo a que está obrigada.
Esse lema desculpa muito boa gente de fazer aquilo a que está obrigada.
Não desculpa, mas para a população é melhor tarde que nunca!
É um hospital necessario para a populaçao seixalense!!
A verdade e k ja esta a ser dificil com este mas 2 hospitais e ainda e melhor para as necessidades de mais de 187000 de habitantes!!
N acham??
acho q o seixal nao devia nem ter metade dessa populaçao.
pois mais um projecto boa lixado pelo governo
Seixal terá novo hospital com urgências daqui a três anos

A ministra da Saúde, Ana Jorge, e o presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro, assinam hoje um acordo para a construção do novo hospital do concelho.

A unidade de saúde irá servir os cerca de 500 mil habitantes dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, que actualmente apenas dispõem do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que desde 2002 tem dificuldades em responder às necessidades. Situado na freguesia da Amora, perto do nó do Fogueteiro, o hospital deverá estar pronto em 2012. Terá um serviço de urgência a funcionar 24 horas por dia, internamento, 60 camas de convalescença e 12 camas para cuidados paliativos.

A unidade estará vocacionado para a prestação de cuidados ambulatórios, integrando consultas externas, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia ambulatória, unidade de apoio domiciliário e unidade de medicina física e de reabilitação. O novo hospital contará com 23 especialidades e funcionará em estreita articulação com o Garcia de Orta, refere a agência Lusa. Em 2005 um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde defendia que a melhor opção para a Margem Sul, a nível de equipamentos de saúde, seria a ampliação desta última unidade, desencadeando a contestação de autarcas e da população que conduziu ao actual projecto.


Público
See less See more
Falam no Seixal mas olhem que o concelho de Sesimbra também precisa imenso deste hospital. Que seja construido o mais rapidamente possivel. :)
É muito importate para a região que este hospital seja construido.
Estou ansioso para ver os renders
Não serás o único :D!
Governo “quebra compromisso” com hospital do Seixal​

Luís Rodrigues, deputado do PSD, acusa o actual Governo de “quebrar o compromisso” com os portugueses, a propósito da promessa de construção do novo hospital do Seixal. O deputado social-democrata exige do Governo “uma clarificação” pelo facto de o primeiro-ministro, José Sócrates, não ter referido “sequer a intenção de construção do hospital” durante o seu discurso de apresentação do programa do Governo, na Assembleia da República. “José Sócrates mencionou vários hospitais em construção e outros ainda a concretizar, não tendo referido o do Seixal”, reitera.




“O PSD tem vindo constantemente a denunciar o problema do Sistema Nacional de Saúde no distrito de Setúbal, nomeadamente a incapacidade de resposta do hospital Garcia de Orta para os cerca de 350 a 400 mil habitantes”, salienta. Assim, Luís Rodrigues considera “imperativa” a construção do novo hospital do Seixal, cujo processo diz ter passado por “avanços muito pequenos e, aparentemente, apenas assumidos por pressões políticas”.



Segundo Luís Rodrigues o processo, aprovado pelo ministro Correia de Campos, esteve parado “até à data de realização das eleições legislativas de 27 de Setembro”, tendo o Governo, “no final do mandato”, elaborado o programa funcional que não incluía internamento e urgências. O programa, “que não era razoável pois mais parecia um projecto de um grande centro de saúde”, foi depois alterado pela ministra da Saúde Ana Jorge, “após uma grande contestação pública e durante a pré-campanha para as eleições autárquicas e legislativas”.



Luís Rodrigues diz existir assim “uma grande contradição entre o que foi assumido pelo anterior Governo, com o mesmo primeiro-ministro e a mesma ministra da Saúde”. O deputado social-democrata destaca que a promessa teve como base um acordo com a Câmara Municipal do Seixal, tendo sido avançada a data de 2012 para a conclusão do hospital. Luís Rodrigues salienta que, para a conclusão acontecer nesse ano, “o concurso terá que ser lançado em 2009”, data que “ ainda é viável, mas se houver uma nova terá necessariamente que ser também esclarecida”.



De acordo com o deputado, o PSD pretende assim “que o governo se justifique perante a omissão do primeiro-ministro e clarifique questões como as do modelo de construção e gestão definidos para o hospital”. Ainda assim, preferiu não comentar se o esquecimento do primeiro-ministro terá sido mero lapso ou se terá tido outra intenção. Até ao momento, a Câmara Municipal do Seixal não se pronunciou sobre o assunto.
See less See more
1 - 20 of 156 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top