SkyscraperCity banner
1 - 1 of 1 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Diversas atividades em comemoração à Semana de Gestão Ambiental

A partir desta quarta-feira (28/05) até o dia 7 de junho, palestras, oficinas, trilhas, entrega de parques e abraço do Parque Tenente Siqueira Campos são algumas das atrações que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente preparou para comemorar a Semana de Gestão Ambiental.

Até o dia 07 de junho a Secretaria do Verde promove e apóia uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A programação inclui o aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia, a entrega de dois novos parques lineares, trilha noturna no Parque Independência e muitas outras atividades.

A programação começa nesta quarta-feira (28/05) com a abertura oficial das atividades comemorativas do aniversário das APAs. A APA Capivari-Monos foi criada em 2001 e a Bororé-Colônia em 2006. Localizadas no extremo-sul do município, são geridas por conselhos gestores com o objetivo de promover o ecodesenvolvimento com a proteção dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

A APA Capivari-Monos possui cobertura vegetal arbórea bastante significativa e grande potencial para ecoturismo. Três aldeias indígenas estão localizadas em seu perímetro e foram registradas 165 espécies de vertebrados.

Já a APA Bororé-Colônia localiza-se num dos bairros mais peculiares do município e seu acesso principal se dá através de uma balsa que cruza a represa Billings. Este isolamento proporcionou feição singular à paisagem do antigo bairro que, apesar de ser uma península, é conhecido como Ilha do Bororé.

A Colônia Paulista, bairro fundado em 1929 com o nome de Colônia Alemã, é um dos mais antigos focos de colonização estrangeira no Brasil e abrange diversos patrimônios históricos que retratam sua trajetória. Para comemorar a criação das duas Áreas de Proteção Ambiental, serão promovidas palestras, mesas redondas, apresentação de estudos acadêmicos, enduro, campeonato de futebol inter-APAs, mutirão de limpeza da orla da represa Billings, oficinas, apresentações culturais, passeios de escuna, entre outras atividades.

Três parques municipais promovem atividades: Lydia Natalízio Diogo, Buenos Aires e Severo Gomes. Localizado em Vila Prudente, o Parque Lydia Natalízio Diogo inaugurará o Espaço Reciclagem, promovendo exposição de produtos reciclados confeccionados no próprio local, e também uma oficina de sabão ecológico em parceria com alunos do SENAC Campos Santo Amaro.

Já no Parque Buenos Aires as atividades são voltadas para a posse responsável dos cães. O Parque Severo Gomes dá início a um programa piloto que pretende substituir as sacolas plásticas usadas para recolher as fezes dos cães por jornal. Serão realizadas oficinas, mini-palestras, caminhada monitorada e apresentação de peça teatral.

O Parque Tenente Siqueira Campos receberá um abraço no dia 07 de junho, quando acontece a assinatura de protocolo de intenções entre a Secretaria do Verde e a FIESP no sentido de unir esforços para promover melhorias e identificar demandas do parque. O abraço simbólico, marcado para as 12h, tem o objetivo de reunir cerca de duas mil pessoas, lembrando a população sobre a necessidade de preservar as áreas verdes da capital. A atividade é uma promoção da FIESP.

O Programa Trilhas Urbanas promove a Trilha Noturna Sonora: os sons do Bosque no Parque Independência nos dias 31 de maio e 01 de junho. A trilha foi elaborada com uma metodologia que privilegia a interação dos participantes com monitores especializados em educação ambiental. Música, poesia e lendas são alguns dos recursos utilizados no desenvolvimento da atividade. Em alguns pontos da trilha, o participante encontrará personagens tratando de diferentes aspectos da questão ambiental urbana.

O Programa promove ainda, no Parque Previdência, o II Simpósio Trilhas Urbanas: estudo do meio aplicado à educação ambiental. O evento acontece no dia 07 de junho, das 8h às 15h, e inclui palestras, relatos de experiência e apresentação do projeto Piqueri: cadê o rio que passava aqui? Para as duas atividades é preciso fazer inscrição prévia. A Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) promoverá debates sobre como o desejo de cada um em relação ao consumo impacta a sustentabilidade do planeta.

No dia 03 de junho será promovida a Ciranda de saberes e sabores: como meu desejo impacta a sustentabilidade do planeta, e também a mesa de debates O mito da caverna atual: a cultura do consumo face aos desafios da ética e da sustentabilidade. Participam da mesa Maluh (coordenadora do projeto Viva bem no mundo que você tem), Caco de Paula (jornalista da Editora Abril) e Lisa Gunn (especialista em desenvolvimento sustentável). Haverá também apresentação do Coral Verde em Canto, formado por funcionários da Secretaria do Verde.

No dia do meio ambiente, 05 de junho, a cidade ganha dois novos parques lineares: o Itaim, localizado na Zona Leste, e o do Fogo, situado em Pirituba. O Parque Linear Itaim possui 21.000 m² e situa-se ao longo do Córrego Itaim, na avenida Marechal Tito e nas ruas Estevão Ribeiro Garcia, Itajuíbe e Bento Gil de Oliveira e possui playground, ciclovia, campo de futebol e quadra poliesportiva.

A obra custou R$ 3.500.000,00 (FUNDURB e orçamento SVMA). Já o Parque Linear do Fogo, com 30.000 m², custou R$ 1 milhão e conta com pista de cooper, playground, área de convívio social, paisagismo e retaludamento das margens do córrego. Com os novos parques a cidade chega a 43 parques municipais.

Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=23834

Se quiserem saber mais, cliquem no link (^^) e desçam a página, ali terá o link para a programação completa.
 
1 - 1 of 1 Posts
Top