Acho que Cabo Verde nem lutou tanto pela independência e não a queriam tanto, mas foram por arrasto da Guiné, por causa do PAIGC...
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=28323&idSeccao=545&Action=noticiaLisboa, 16 Abril - O ex-Presidente da República portuguesa, Mário Soares, defendeu hoje que Cabo Verde "não deveria ter sido independente" e que o arquipélago "teria muito a ganhar" em ter evitado a separação em relação a Portugal.
"Eu sempre achei que Cabo Verde não deveria ter sido independente, não assisti à independência de Cabo Verde por isso mesmo", disse, no colóquio "Vozes da Revolução: Guerra Colonial e Descolonização", no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Na opinião do antigo Chefe de Estado português, Cabo Verde "teria muito a ganhar" caso se tivesse mantido parte do território nacional.
Concordo contigo!Acho que Cabo Verde nem lutou tanto pela independência e não a queriam tanto, mas foram por arrasto da Guiné, por causa do PAIGC...
É isso mesmo...10!Cabo Verde tem 10 ilhas.
Não. Em Portugal ainda vigora a mentalidade de esquerda que com o 25 de Abril deu a independência a todas as colónias mesmo ás que não pediram (Timor) e as que nos tinham sido oferecidas para sempre (Macau) por termos ajudado os chineses a combater a pirataria holandesa.A questão é:
Caso Cabo Verde quisesse reintegrar em Portugal, aceitávamos ou não?
Deve ser ela por ela, nos EUA é que há muitos mais.Não existem mais Cabo-verdianos em Portugal que nas Ilhas? :lol:
O que é que os Açores têm a ver com Cabo Verde, para além de serem ilhas da Macaronésia?Concordo contigo!
Estive em Cabo Verde em julho (São Vicente, Sal e Boavista) e conhecendo razoavelmente os Açores (ambos com 9 ilhas e periféricos) deu para ver qd este está atrasado por exp em relação aos Açores, em termos de infra estruturas como iluminação pública ou saneamento...
Epah nop!A questão é:
Caso Cabo Verde quisesse reintegrar em Portugal, aceitávamos ou não?
Só podes estar a brincar?!?!...ok não estás!O que é que os Açores têm a ver com Cabo Verde, para além de serem ilhas da Macaronésia?
Essa comparação faz tanto sentido como comparar Cabo Verde com Vila Verde...
Cabo Verde é um arquipélago africano com singularidades socio-culturais, linguisticas, étnicas e históricas que tornam completamente despropositada esta tirada revisionista e paternalista do Mário Soares...
Os Cabo verdianos não são portugueses. Tiveram antepassados daqui mas também de África continental, França, falam creoulo, comem cachupa e dançam mornas...
São um povo irmão e as relações entre ambos os países devem ser cultivadas e incrementadas mas respeitando-se as respectivas soberanias.
Em relação a Cabo Verde esta questão não se coloca. Não há uma vontade no povo nem em nenhum partido de reunificação com Portugal. Mas em relação a São Tomé e Principe a questão pode por-se dado haver um certo sentimento popular nesse sentido e um partido, mesmo, que o defende.Caso Cabo Verde quisesse reintegrar em Portugal, aceitávamos ou não?
Hein? Esses puseram os Portugueses, literalmente, na rua. O governador Mário Lemos Pires teve que ordenar a evacuação para Ataúro e posteriormente, mesmo, abandona-lo e voltar para Lisboa.independência a todas as colónias mesmo ás que não pediram (Timor)
Nos 1970s os Chineses recusaram a transferência imediata de soberania - que gerou uma troca de palavras engraçada entre o rep de Cuba e o da China na ONU -, remetendo-a para mais tarde. Foram-se desenrolado negociações que culminaram em finais dos 1980s marcando a transferência de soberania para 20 de Dezembro de 1999 quando efectivamente ocorreu.e as que nos tinham sido oferecidas para sempre (Macau)
Em relação a Cabo Verde esta questão não se coloca. Não há uma vontade no povo nem em nenhum partido de reunificação com Portugal. Mas em relação a São Tomé e Principe a questão pode por-se dado haver um certo sentimento popular nesse sentido e um partido, mesmo, que o defende.
Há sim uma vontade do povo, só quem for a Cabo Verde é q nota isso
Em S. Tomé são ainda bastante tribais.Em relação a Cabo Verde esta questão não se coloca. Não há uma vontade no povo nem em nenhum partido de reunificação com Portugal. Mas em relação a São Tomé e Principe a questão pode por-se dado haver um certo sentimento popular nesse sentido e um partido, mesmo, que o defende.
Mas no seculo XVI a China tinha oferecido para sempre Macau a Portugal. A seguir ao 25 de Abril é que Portugal propôs à China entregar Macau, quando não tinha nada que entregar.Nos 1970s os Chineses recusaram a transferência imediata de soberania - que gerou uma troca de palavras engraçada entre o rep de Cuba e o da China na ONU -, remetendo-a para mais tarde. Foram-se desenrolado negociações que culminaram em finais dos 1980s marcando a transferência de soberania para 20 de Dezembro de 1999 quando efectivamente ocorreu.