SkyscraperCity banner

1 - 20 of 539 Posts

·
Moderator
17,526 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Projecto de ampliação do Norteshopping mais perto de ser aprovado

Sonae e serviços da câmara chegaram a um acordo que implica permuta de terrenos e um novo esquema de circulação automóvel que inclui uma ligação directa à A28.

As intenções da Sonae Sierra em ampliar o Norteshopping vão conhecer na próxima terça-feira um novo desenvolvimento, quando chegar à discussão do executivo o Pedido de Informação Prévia (PIP) que a directora municipal de administração e finanças, Cláudia Soutinho, e a directora de gestão urbanística , Ana Gomes, aprovaram na passada quarta-feira. O acordo que pode vir a viabilizar a ampliação do centro comercial implica uma permuta de terrenos – a autarquia autoriza que o centro comercial “cresça” no seu topo norte, para cima do parque de estacionamento e arruamento entre o centro comercial e a circunvalação. Este terreno, propriedade da autarquia, vai ser permutado com dois lotes de terrenos, um deles contíguo ao actual cemitério.

Esta intenção já é conhecida desde Dezembro de 2012, altura em que o presidente da Câmara, Guilherme Pinto, sublinhou que a proposta da Sonae não implicava um maior índice de construção face ao actual edifício do centro comercial, nem causava particular entrave à supressão dos lugares de estacionamento, já que a Sonae pretendia reforçar a oferta. E sublinhou, também, que tal acordo iria possibilitar a ampliação do cemitério da Senhora da Hora, actualmente sobrelotado. As preocupações demonstradas pelo executivo foram sempre todas para o impacto na circulação rodoviária que uma ampliação deste calibre poderia implicar numa zona já de si muito congestionada. O PIP prevê que o Shopping cresça dos actuais 36.400 m2 para os 44.400m2.

O acordo agora alcançado prevê uma pequena revolução no esquema viário da zona, e que vai implicar obras orçadas em 1,5 milhões de euros. O projecto e execução destas obras competem à autarquia, mas a factura vai ser paga pela Sonae. Para além do reperfilamento dos arruamentos envolventes ao centro comercial, e que implicam, por exemplo, a construção de uma rotunda, ganham particular relevo a construção de acessos de ligação com a A28 (a SCUT Porto-Viana do Castelo).

Entre essas intervenções está um acesso de saída Norte-Sul da A28 para a rua Eduardo Torres e construção das duas rotundas previstas pela Câmara, uma no final desse acesso e, outra, entre a rua Eduardo Torres e a Circunvalação. Está também prevista a construção de um acesso de saída Sul-Norte da A28 para a rotunda da feira da Sra. da Hora, com passagem pelas traseiras da actual gasolineira e, lê-se na proposta, “com comprimento suficiente para resolver o entrecruzamento com a saída da Hipermercado Continente que passa sob a Avenida Calouste Gulbenkian”. Prevê ainda acessos de entrada e saída na A28 a partir da zona do Estádio do Mar, e a construção de uma passagem superior entre o Estádio do Mar e a Barranha. E, por fim, um acesso de entrada na A28 para o tráfego que circula de sul para norte a partir da rotunda da feira da Sra. da Hora, já que os serviços consideram que a actual falsa rotunda existente no extremo norte da rua Sara Afonso não escoa o trânsito.

Depois de ser aprovado no executivo, o assunto terá ainda de baixar à Assembleia Municipal, e só depois disso é que câmara e Sonae poderão avançar com o contrato promessa de permuta, e condicionantes respectivas.

----

Zona para onde deverá expandir:

http://www.publico.pt/local/noticia/projecto-de-ampliacao-do-norteshopping-mais-perto-de-ser-aprovado-1692662

Projecto: http://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA2919/aditamento29192016818164427.pdf

·
Registered
7,836 Posts
:eek: Já é tão grande, agora é que vai ser! Sou contra, os shoppings é que destroem o comércio tradicional, eu preferia ver todas aquelas lojas dos shoppings espalhadas pelas cidades.:eek:hno:

5,899 Posts
Serei eu o único que não se preocupa muito com o que acontece ao comércio tradicional?...

Por acaso, falo por mim quando digo que se chegasse a uma rua no centro da cidade e visse uma loja de comércio tradicional ao lado de uma multinacional, provavelmente optaria na mesma pela última. E não serei o único, certamente...

btw, agora é k'ele vai ser grande :D Estou para ver que lojas vão abrir lá, caso isso se concretize.

·
Moderator
17,526 Posts
Discussion Starter #4
Basta ir à baixa do Porto para ver que os shoppings não afetaram o comércio tradicional. Quem vai à mercearia local continuará a ir lá, independente do shopping ficar maior ou não. Eu acho que se complementam.

5,899 Posts
Como dizia eu noutro thread, deve haver espaço para tudo no mercado, pois há gostos para tudo. Até podem preferir comércio tradicional, mas tentar travar o avanço dos shoppings, quando há quem os prefira, parece-me insensato...

5,899 Posts
Mas quem os frequenta não é única e exclusivamente do Porto. Vem, principalmente aos fds, muita gente de outras cidades da AMP e até do Distrito do Porto. Nas restantes cidades fora da cidade do Porto e das cidades periféricas a esta, não há a oferta que há por cá e assim, cria-se oferta que satisfaça as necessidades dos portuenses, bem como de outras cidades que orbitam na região, matam-se dois coelhos de uma só cajadada. A minha bisavó tinha um ditado ("aos fins de semana, as portas da cidade abrem-se e os parolos das províncias invadem-na em massa") que, tirando a parte insultuosa dos "parolos" :lol:, ilustra um pouco essa situação.

·
Eudaimonia
5,822 Posts
Mais umas centenas de metros quadrados para instalar lojas iguais ás que já existem e por sua vez são iguais a todas as outras de todos os outros shoppings. Já não vou há anos a esse centro comercial.

·
Moderator
17,526 Posts
Discussion Starter #10
Por acaso também evito sempre o Norteshopping, demasiada confusão. Prefiro ir à baixa, e se tiver de ir a um shopping, prefiro o Dolce Vita e o Mar Shopping.

·
Registered
473 Posts
Muitas vezes coisas que não há noutros shoppings, há sempre no norte. Não é pela questão da confusão, é que para mim que odeio fazer compras mas mesmo assim tenho que as fazer, se tiver oportunidade, vou ao norte pois tenho a certeza que está lá tudo. Em questão de stocks não há melhor.

·
Registered
7,836 Posts
Eu gosto é de almoçar na esplanada do Arrábida com aquelas vistas incríveis do Porto, do Douro e do Palácio de Cristal!:drool:

5,899 Posts
Eu gostar, gosto do Dolce Vita. É um centro amplo e arejado, de tal forma que, quando lá estou, não sinto que estou num CC, não me provocando sufocos nem dores de cabeça que outros me provocam. A juntar a isto, temos uma boa iluminação noturna e um esquema de cores engraçado, para quem o vir de fora, principalmente. Mas sejamos realistas, não tem tudo, tem bem menos que o Norte e já algumas lojas lá fecharam.

·
Moderator
17,526 Posts
Discussion Starter #14
Para lojas diferentes o melhor é o Style Outlet em Vila do Conde. E arranja-se boas promoções por lá. Mas claro, já fica mais longe.

·
Registered
1,004 Posts

Bom bom era mandar aquelas barracas todas ao ar, o complexo habitacional da senhora da hora é muito bom mas contrasta imenso com essa barracada toda.. :eek:hno:

·
Registered
1,291 Posts
Bom bom era mandar aquelas barracas todas ao ar, o complexo habitacional da senhora da hora é muito bom mas contrasta imenso com essa barracada toda.. :eek:hno:
Era. Podia vir até perto da circunvalação, faziam uma rua paralela à mesma com um bom espaço verde, mas claro não é possível. Não somos Londres.:lol:

·
Registered
1,004 Posts
Barracas?! Eu só vejo casas tradicionais

80% edíficios horrorosos dos anos 80/90, 20% de barracas "tradicionais", a ausência de qualquer coerência e o contraste excessivo com a modernidade da envolvente justificam arrasar essas casas todas. Não me venham com tretas.

1 - 20 of 539 Posts