SkyscraperCity banner

1 - 20 of 539 Posts

·
Moderator
Joined
·
17,526 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Projecto de ampliação do Norteshopping mais perto de ser aprovado

Sonae e serviços da câmara chegaram a um acordo que implica permuta de terrenos e um novo esquema de circulação automóvel que inclui uma ligação directa à A28.




As intenções da Sonae Sierra em ampliar o Norteshopping vão conhecer na próxima terça-feira um novo desenvolvimento, quando chegar à discussão do executivo o Pedido de Informação Prévia (PIP) que a directora municipal de administração e finanças, Cláudia Soutinho, e a directora de gestão urbanística , Ana Gomes, aprovaram na passada quarta-feira. O acordo que pode vir a viabilizar a ampliação do centro comercial implica uma permuta de terrenos – a autarquia autoriza que o centro comercial “cresça” no seu topo norte, para cima do parque de estacionamento e arruamento entre o centro comercial e a circunvalação. Este terreno, propriedade da autarquia, vai ser permutado com dois lotes de terrenos, um deles contíguo ao actual cemitério.

Esta intenção já é conhecida desde Dezembro de 2012, altura em que o presidente da Câmara, Guilherme Pinto, sublinhou que a proposta da Sonae não implicava um maior índice de construção face ao actual edifício do centro comercial, nem causava particular entrave à supressão dos lugares de estacionamento, já que a Sonae pretendia reforçar a oferta. E sublinhou, também, que tal acordo iria possibilitar a ampliação do cemitério da Senhora da Hora, actualmente sobrelotado. As preocupações demonstradas pelo executivo foram sempre todas para o impacto na circulação rodoviária que uma ampliação deste calibre poderia implicar numa zona já de si muito congestionada. O PIP prevê que o Shopping cresça dos actuais 36.400 m2 para os 44.400m2.

O acordo agora alcançado prevê uma pequena revolução no esquema viário da zona, e que vai implicar obras orçadas em 1,5 milhões de euros. O projecto e execução destas obras competem à autarquia, mas a factura vai ser paga pela Sonae. Para além do reperfilamento dos arruamentos envolventes ao centro comercial, e que implicam, por exemplo, a construção de uma rotunda, ganham particular relevo a construção de acessos de ligação com a A28 (a SCUT Porto-Viana do Castelo).

Entre essas intervenções está um acesso de saída Norte-Sul da A28 para a rua Eduardo Torres e construção das duas rotundas previstas pela Câmara, uma no final desse acesso e, outra, entre a rua Eduardo Torres e a Circunvalação. Está também prevista a construção de um acesso de saída Sul-Norte da A28 para a rotunda da feira da Sra. da Hora, com passagem pelas traseiras da actual gasolineira e, lê-se na proposta, “com comprimento suficiente para resolver o entrecruzamento com a saída da Hipermercado Continente que passa sob a Avenida Calouste Gulbenkian”. Prevê ainda acessos de entrada e saída na A28 a partir da zona do Estádio do Mar, e a construção de uma passagem superior entre o Estádio do Mar e a Barranha. E, por fim, um acesso de entrada na A28 para o tráfego que circula de sul para norte a partir da rotunda da feira da Sra. da Hora, já que os serviços consideram que a actual falsa rotunda existente no extremo norte da rua Sara Afonso não escoa o trânsito.

Depois de ser aprovado no executivo, o assunto terá ainda de baixar à Assembleia Municipal, e só depois disso é que câmara e Sonae poderão avançar com o contrato promessa de permuta, e condicionantes respectivas.

----

Zona para onde deverá expandir:



http://www.publico.pt/local/noticia/projecto-de-ampliacao-do-norteshopping-mais-perto-de-ser-aprovado-1692662

Projecto: http://siaia.apambiente.pt/AIADOC/AIA2919/aditamento29192016818164427.pdf
 

·
Registered
Joined
·
7,836 Posts
:eek: Já é tão grande, agora é que vai ser! Sou contra, os shoppings é que destroem o comércio tradicional, eu preferia ver todas aquelas lojas dos shoppings espalhadas pelas cidades.:eek:hno:
 
Joined
·
5,899 Posts
Serei eu o único que não se preocupa muito com o que acontece ao comércio tradicional?...

Por acaso, falo por mim quando digo que se chegasse a uma rua no centro da cidade e visse uma loja de comércio tradicional ao lado de uma multinacional, provavelmente optaria na mesma pela última. E não serei o único, certamente...

btw, agora é k'ele vai ser grande :D Estou para ver que lojas vão abrir lá, caso isso se concretize.
 

·
Moderator
Joined
·
17,526 Posts
Discussion Starter #4
Basta ir à baixa do Porto para ver que os shoppings não afetaram o comércio tradicional. Quem vai à mercearia local continuará a ir lá, independente do shopping ficar maior ou não. Eu acho que se complementam.
 
Joined
·
5,899 Posts
Como dizia eu noutro thread, deve haver espaço para tudo no mercado, pois há gostos para tudo. Até podem preferir comércio tradicional, mas tentar travar o avanço dos shoppings, quando há quem os prefira, parece-me insensato...
 
Joined
·
5,899 Posts
Mas quem os frequenta não é única e exclusivamente do Porto. Vem, principalmente aos fds, muita gente de outras cidades da AMP e até do Distrito do Porto. Nas restantes cidades fora da cidade do Porto e das cidades periféricas a esta, não há a oferta que há por cá e assim, cria-se oferta que satisfaça as necessidades dos portuenses, bem como de outras cidades que orbitam na região, matam-se dois coelhos de uma só cajadada. A minha bisavó tinha um ditado ("aos fins de semana, as portas da cidade abrem-se e os parolos das províncias invadem-na em massa") que, tirando a parte insultuosa dos "parolos" :lol:, ilustra um pouco essa situação.
 

·
Eudaimonia
Joined
·
5,822 Posts
Mais umas centenas de metros quadrados para instalar lojas iguais ás que já existem e por sua vez são iguais a todas as outras de todos os outros shoppings. Já não vou há anos a esse centro comercial.
 

·
Moderator
Joined
·
17,526 Posts
Discussion Starter #10
Por acaso também evito sempre o Norteshopping, demasiada confusão. Prefiro ir à baixa, e se tiver de ir a um shopping, prefiro o Dolce Vita e o Mar Shopping.
 

·
Registered
Joined
·
473 Posts
Muitas vezes coisas que não há noutros shoppings, há sempre no norte. Não é pela questão da confusão, é que para mim que odeio fazer compras mas mesmo assim tenho que as fazer, se tiver oportunidade, vou ao norte pois tenho a certeza que está lá tudo. Em questão de stocks não há melhor.
 

·
Registered
Joined
·
7,836 Posts
Eu gosto é de almoçar na esplanada do Arrábida com aquelas vistas incríveis do Porto, do Douro e do Palácio de Cristal!:drool:
 
Joined
·
5,899 Posts
Eu gostar, gosto do Dolce Vita. É um centro amplo e arejado, de tal forma que, quando lá estou, não sinto que estou num CC, não me provocando sufocos nem dores de cabeça que outros me provocam. A juntar a isto, temos uma boa iluminação noturna e um esquema de cores engraçado, para quem o vir de fora, principalmente. Mas sejamos realistas, não tem tudo, tem bem menos que o Norte e já algumas lojas lá fecharam.
 

·
Moderator
Joined
·
17,526 Posts
Discussion Starter #14
Para lojas diferentes o melhor é o Style Outlet em Vila do Conde. E arranja-se boas promoções por lá. Mas claro, já fica mais longe.
 

·
Registered
Joined
·
1,004 Posts



Bom bom era mandar aquelas barracas todas ao ar, o complexo habitacional da senhora da hora é muito bom mas contrasta imenso com essa barracada toda.. :eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
1,291 Posts
Bom bom era mandar aquelas barracas todas ao ar, o complexo habitacional da senhora da hora é muito bom mas contrasta imenso com essa barracada toda.. :eek:hno:
Era. Podia vir até perto da circunvalação, faziam uma rua paralela à mesma com um bom espaço verde, mas claro não é possível. Não somos Londres.:lol:
 

·
Registered
Joined
·
1,004 Posts
Barracas?! Eu só vejo casas tradicionais

80% edíficios horrorosos dos anos 80/90, 20% de barracas "tradicionais", a ausência de qualquer coerência e o contraste excessivo com a modernidade da envolvente justificam arrasar essas casas todas. Não me venham com tretas.
 
1 - 20 of 539 Posts
Top