SkyscraperCity banner

521 - 539 of 539 Posts

·
Registered
16 Posts
é só no sentido shopping para a A28, não existe ligação ao contrário?
Para já ainda só há este. Pelo que a presidente da câmara disse irá haver uma ligação da A28 à rotunda da feira da Senhora da Hora, poderá ajudar no acesso ao shopping mas para já e para quem vem pela A28 só mesmo os Produtos Estrela.

·
Registered
2,274 Posts
Não, só 3 e 4 estão feitos. O túnel inaugurado agora não está nesse plano. 5 é uma saída da A28 para quem vem do Porto para a rotunda junto à ESAD. Quanto todas as ligações estiverem concluídas será possível a articulação da Senhora da Hora e Matosinhos em todos os sentidos sem ter que passar pela rotunda AEP.

·
Registered
1,727 Posts
Obrigado pelo esclarecimento JoniP. O alívio da rotunda AEP, quando todos esses acesso estiverem concluídos, será bem visível, julgo. E os dois lados da A28 ficarão muito mais próximos.

Têm 7 anos para os concluir, de acordo com o plano oficial.

·
Registered
16 Posts
O 7 nao vai ser feito, julgo eu. Estão a requalificar e a aumentar o Complexo Óscar Marques (os campos relvado e pelado junto ao Estádio do Mar) e não deverá passar aí nenhuma saída da A28. O que acho que deve acontecer é uma estrada a passar pelo topo sul do estádio e entre os campos até à rotunda para dar acesso ao complexo. Pelo menos foi o que me disseram. Acho estranho, vou tentar perguntar a alguém que esteja na obra se me podem dizer alguma coisa 😀
O 2 seria muito bom, aquele viaduto é horrível, na minha opinião. A haver um viaduto era muito mais útil se fosse para atravessar a circunvalação sem passar pelos PE mas ia ficar horrível, muito provavelmente. Assim desafogado e com um bom espaço verde como está não fica nada mal.
Fazendo o 8 (acho que ainda este ano arranca) o túnel onde passa o 6 fica obsoleto e fica possível fazer ali qualquer coisa, talvez uma saída da A28 para a zona do estádio com outra configuração. Se calhar até fica só o 9, esse sim vai ser um bom aliviante à rotunda AEP, fica a faltar a malta começar a saber fazer as rotundas e deixa-se de demorar 1 hora a ir do Magalhães Lemos até ao Staples como já me aconteceu. Quando cheguei ao Staples só me apetecia voltar para o Magalhães Lemos.
Uma saída como a 5, 6, 7 e 8 era óptimo para a Senhora da Hora uma vez que não temos nenhuma exclusivamente dedicada à nossa (belíssima) cidade 😁

·
Registered
2,274 Posts
É para fazer o 7. Como refere a notícia que colocaste:

Em 2007, o Plano de Urbanização da envolvente do Estádio do Mar previa a construção no local de uma rotunda com acesso direto à A28. A solução acabaria por ser reformulada, assegurando, assim, o futuro do campo de jogos.
Foi reformulado pois o que estava previsto no plano de 2007 era o arruamento passar no meio do campo de jogos (conforme imagem). Não havia viaduto e a articulação era feita com o túnel existente. Entretanto foi abandonado sendo o atual plano compatível com o complexo desportivo.

138808

O plano atual é recente e foi feito por entidades oficiais, não são uns riscos do pessoal do fórum, por isso neste momento não há razões para duvidar da intenção. É certo que as coisas podem-se alterar com o tempo mas para já são não há nada em contrário. A sua execução depende de várias entidades nem todas se pronunciaram aquando da sua elaboração julgo eu.

·
Registered
16 Posts
Eu também acho que o espaço da maneira que está a ficar tem possibilidade de receber essa saída nr 7 apesar do que me disseram em conversa à volta da obra (vale o que vale). No entanto o vereador da mobilidade da Câmara de Matosinhos publicou este vídeo onde mostra uma configuração diferente. Perguntei-lhe pelo Facebook e ele disse-me que a versão que ele apresentou era a que estava mais atual e a certa. No vídeo não aparece qualquer menção a alguma saída no sentido Porto - Matosinhos na SdH.

139169
139170

·
Registered
2,274 Posts
Pois, se de facto se confirmar que em pouco tempo se passou do plano de intervenções a azul para esse a amarelo é um enorme retrocesso. Basicamente elimina todas as ligações para sul o que faz que a articulação da Sra da Hora para sul e vice versa tenha que continuar a passar na rotunda AEP. Para além disso torna o viaduto um perfeito inútil no âmbito das ligações à A28, basicamente só serve para trânsito local nem é preciso inutilizar o túnel da feira. Vamos aguardar, esperemos que seja apenas uma espécie de fase 1!

·
Registered
2,274 Posts
Infelizmente parece que estão mesmo a fazer esta porcaria que inviabiliza as ligações da Senhora da Hora à A28 no sentido do Porto conforme presente no mapa a azul. Só devem fazer as ligações a amarelo, ou seja 5, 6 e 7 parecem ter sido abandonados o que é uma tremenda desilusão. O que significa que da Senhora da Hora para sul tem que se continuar a passar na rotunda AEP.

·
Registered
16 Posts
Se fizerem as ligações a amarelo dos prints que mostrei ficam na mesma as saídas feitas mas com configurações diferentes. Sai-se da A28 para a SdH praticamente com a mesma facilidade. A única coisa que realmente fica a faltar é uma entrada para a A28 no sentido SdH - Porto. Mas fazendo 2 saídas e 1 entrada pode ser que alivie bastante o tráfego da rotunda e já não seja tão problemático entrar por lá.
Mas é pena. Com o viaduto e o túnel a ficar sem utilidade, se calhar podia-se chegar o complexo desportivo para mais perto da AE e ter ali aquele espaço entre o estádio e o complexo com uma saída e na mesma a ligação entre os campos.

·
Registered
2,274 Posts
Não é só. Até que demonstrem o contrário, não vão fazer saída para Sra da Hora sentido Porto-Viana , entrada sentido Viana-Porto, entrada sentido Porto-Viana junto à feira. Seria muito melhor que junto ao continente pois desta forma quem vem da zona da Barranha tem que ir dar a volta à rotunda da NOS. E mesmo a saída para a Sra da Hora sentido Viana- Porto tal como está prevista para o estádio é quase redundante relativamente à 9 pois para chegar à zona da feira e barranha é preciso dar uma volta maior que faz com que possa não compensar relativamente à anterior.

·
Registered
16 Posts
Esta era uma das contrapartidas exigidas pela autarquia para a expansão do Norteshopping, inaugurado em 1998, junto ao primeiro hipermercado Continente do país. Mas a “estratégia de mobilidade” para aquela zona não ficará por aqui. Estão previstas duas novas ligações no sentido contrário, uma para fazer a ligação à Avenida Eduardo Torres e outra junto ao Estádio do Mar, disse Luísa Salgueiro. E está a ser adjudicado “um viaduto, por cima da A28, para ligar as duas margens, evitando que quem vem de Matosinhos tenha de ir à rotunda, podendo ir directamente para a Senhora da Hora”.
Não sei se se referem à 9 e à amarela do print que meti ou à 9 e a 7, já não entendo nada, é só informações que não informam nada.

E mesmo a saída para a Sra da Hora sentido Viana- Porto tal como está prevista para o estádio é quase redundante relativamente à 9 pois para chegar à zona da feira e barranha é preciso dar uma volta maior que faz com que possa não compensar relativamente à anterior.
A 9 é boa para quem vai do sentido Viana - Porto para o Shopping. Quem sair aí deixa de entupir AEP e entope a da NOS. Mas quem sair no estádio para a Barranha o viaduto é o caminho mais curto em qualquer das hipóteses, a azul e a amarela. A 9 sem a saída do estádio vai complicar a Rotunda da NOS

·
Registered
2,274 Posts
Não sei se se referem à 9 e à amarela do print que meti ou à 9 e a 7, já não entendo nada, é só informações que não informam nada.
Depois de reunir toda a informação parece-me claro que se referem às duas amarelas, 9 com ligeira modificação e 7 modificada para muito pior e sem a entrada no sentido do Porto.

A 9 é boa para quem vai do sentido Viana - Porto para o Shopping. Quem sair aí deixa de entupir AEP e entope a da NOS. Mas quem sair no estádio para a Barranha o viaduto é o caminho mais curto em qualquer das hipóteses, a azul e a amarela. A 9 sem a saída do estádio vai complicar a Rotunda da NOS
Qualquer ligação é benvinda e vem ajudar, mas depois de se conhecer publicamente o plano a azul que previa ligações em todos os sentidos que efetivamente ajudavam a escoar o trânsito, qualquer anulação e alteração é uma desilusão. Por isso estar a dizer bem do que resultou a amarelo é complicado.

A 9 e a 7 amarela distam nos pontos de ligação uns meros 600m. Qualquer uma destas isoladamente serviria para ligar ao norteshopping sem passar pela AEP. Mas se a 7 amarela mantém eficácia para a ligação ao Estádio do Mar já para a zona da Barranha e Senhora da Hora passou a ter o dobro da distância relativamente à 7 azul. Por isso para algumas zonas da Senhora da Hora continuará a ser melhor sair na anterior (pela CEPSA) por ser mais perto.

A 9 sem a saída do estádio vai complicar a Rotunda da NOS
Porquê? Saem na 9 viram para o lado do Hospital e chegam ao estádio, ou apanham o viaduto.

·
Registered
16 Posts
Porquê? Saem na 9 viram para o lado do Hospital e chegam ao estádio, ou apanham o viaduto.
Não sei se quem sair na 9 vai até ao viaduto. Acho que vão usar a Rotunda da NOS em vez dos PE/NOS e a partir daí segue igual. Vamos ter de esperar muito tempo até sabermos como é que talvez isto vá ficar.

·
Registered
2,274 Posts
Não sei se quem sair na 9 vai até ao viaduto. Acho que vão usar a Rotunda da NOS em vez dos PE/NOS e a partir daí segue igual. Vamos ter de esperar muito tempo até sabermos como é que talvez isto vá ficar.
Se assim for é porque não haveria complicação na rotunda NOS mesmo sem saída para o estádio. Se houver congestionamento será normal encontrarem-se alternativas como indo pelo viaduto.

·
Registered
16 Posts
Se assim for é porque não haveria complicação na rotunda NOS mesmo sem saída para o estádio. Se houver congestionamento será normal encontrarem-se alternativas como indo pelo viaduto.
Pois, faz sentido. Vamos ver, isto ainda vai ser obra para muitos anos. Cá estaremos para comentar 😃

521 - 539 of 539 Posts