SkyscraperCity banner
1 - 20 of 60 Posts

·
Fepasão Loses !
Joined
·
2,475 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Sensor abre semáforo para ônibus em Curitiba

A estimativa é encurtar o tempo de viagem em até 50% e estimular a troca do carro pelo transporte público

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA


Um sistema informatizado vai garantir sinal verde permanente para ônibus do transporte coletivo em semáforos de 45 cruzamentos de Curitiba. A estimativa é encurtar o tempo de viagem em até 50% e estimular a troca do carro pelo ônibus.
O projeto funcionará a partir de julho deste ano nas linhas Verde (que ainda será implantada) e Boqueirão, que transportarão juntas cerca de 150 mil pessoas por dia -8% do total de usuários da cidade.
"Precisamos recuperar a competitividade do transporte coletivo como meio de deslocamento das pessoas", afirmou Paulo Afonso Schmidt, presidente da Urbs (empresa municipal que gerencia o transporte coletivo em Curitiba).
O sistema funciona da seguinte maneira: um sensor instalado no pára-brisa do ônibus, alimentado por bateria própria, com duração de dez anos, emite sinais eletromagnéticos para antenas instaladas ao longo da via. A antena retransmite o comando de troca ou manutenção do sinal verde para uma CPU acoplada ao semáforo.
A idéia é inspirada em sistemas como o Sem Parar, que dão passagem automática em praças de pedágio e estacionamentos a clientes que compram bilhetes eletrônicos.
O sensor do ônibus será acionado a pelo menos cem metros de cada cruzamento, distância considerada segura para a transição entre os sinais vermelho, amarelo e verde.
De acordo com a Urbs, o sistema também poderá funcionar de forma inversa. "Se o ônibus estiver com o horário adiantado, o sistema, com base na tabela de horários que terá na memória, dará prioridade para o trânsito da via transversal", disse a gestora de Operação do Trânsito da Urbs, Guacira Civolani. O investimento no sistema é de R$ 5,5 milhões em equipamentos.
A liberação de sinais já existe em Curitiba, mas em um sistema mais simples, para veículos que passam pela via exclusiva de circulação de ônibus da avenida Sete de Setembro.
O sistema funciona por meio de sensores instalados no chão. Assim que ônibus ou outros veículos autorizados a transitar pelas vias exclusivas (como carros de polícia e ambulâncias) passam sobre os sensores, o sinal adiante fica verde.

Mais controle
"Com o novo sistema, podemos ter um controle melhor para identificar quais os veículos, no caso os ônibus, que terão sempre sinal verde nos cruzamentos", disse Civolani.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1902200834.htm






Boa!
Essa solução se mostra engenhosa, e nem tão caro assim! Afinal vejo sempre o povo de curitiba reclamando da saturação do sistema de ônibus.

A propósito, não rola um GNV ou algo menos poluente que o óleo?
 

·
Registered
Joined
·
4,328 Posts
GNV é muito difícil de ser adaptado em motores diesel. Tanto que os ônibus a gás em SP usavam Metano, em vez de GNV.

Sistema muito bom, mesmo! Mas acho que em SP isso beira o inviável....
 

·
Fepasão Loses !
Joined
·
2,475 Posts
Discussion Starter · #3 ·
GNV é muito difícil de ser adaptado em motores diesel. Tanto que os ônibus a gás em SP usavam Metano, em vez de GNV.

Sistema muito bom, mesmo! Mas acho que em SP isso beira o inviável....
Praticamente inviável.
Como são as emissões de poluentes com metano? Acho que só pela menor quantidade de particulas sólidas já é um bom progresso.
 

·
Registered
Joined
·
650 Posts
A liberação de sinais já existe em Curitiba, mas em um sistema mais simples, para veículos que passam pela via exclusiva de circulação de ônibus da avenida Sete de Setembro.
Nunca vi isso.. Andei mais de 2 anos todos os dias pela 7 de Set e nunca vi os sinais abrirem quando o ônibus chegava próximo.. Aliás, chegava a ser muito pior, pois pareciam que eram regulados pra fechar quando o ônibus tava chegando no sinal mesmo..

Enfim, se implantarem esse sistema em todas as canaletas, aí sim vai valer a pena ir de ônibus.. Hoje, fora dos horários de pico, o ônibus sempre é a opção mais lenta, já que além dos sinais, tem que parar em cada estação, embarcar, desembarcar..
 

·
Fepasão Loses !
Joined
·
2,475 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^^^^^^^^^^^

Um sistema informatizado VAI garantir sinal verde permanente para ônibus do transporte coletivo em semáforos de 45 cruzamentos de Curitiba. A estimativa é encurtar o tempo de viagem em até 50% e estimular a troca do carro pelo ônibus.
O projeto funcionará a partir de JULHO deste ano nas linhas Verde (que ainda será implantada) e Boqueirão, que transportarão juntas cerca de 150 mil pessoas por dia -8% do total de usuários da cidade.
 

·
Fepasão Loses !
Joined
·
2,475 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Nunca vi isso.. Andei mais de 2 anos todos os dias pela 7 de Set e nunca vi os sinais abrirem quando o ônibus chegava próximo.. Aliás, chegava a ser muito pior, pois pareciam que eram regulados pra fechar quando o ônibus tava chegando no sinal mesmo..

Enfim, se implantarem esse sistema em todas as canaletas, aí sim vai valer a pena ir de ônibus.. Hoje, fora dos horários de pico, o ônibus sempre é a opção mais lenta, já que além dos sinais, tem que parar em cada estação, embarcar, desembarcar..
A liberação de sinais já existe em Curitiba, mas em um sistema mais simples, para veículos que passam pela via exclusiva de circulação de ônibus da avenida Sete de Setembro.
:nuts:.
 

·
bye Iguaçu, hi Tietê
Joined
·
12,269 Posts
Estou curioso para ver este corredor recauchutado do Boqueirão. Além das faixas de ultrapassagem para o novo serviço expresso (que não sei como vão conseguir colocar lá - terá que ser um vem e vai como era (é?) o corredor Santo Amaro), agora estes semáforos inteligentes.

Espero que eles sejam inteligentes mesmo, porque, além do trânsito de dois serviços bastante diferentes de ônibus (parador e expresso), a Mal. Floriano, ao contrário da Sete, é também a principal via para os carros indo e vindo ao centro.

Para quem não conhece Curitiba - As principais vias foram organizadas como ternário, com a avenida central reservada para ônibus e trânsito local para o comércio, inclusive estacionamento; e as vias paralelas, chamadas rápidas, para o trânsito de carros. Mas, por algumas circunstâncias - a largura da avenida, e a ex-BR116 que a cruza- a Floriano não foi integralmente configurada como ternário.
 

·
bye Iguaçu, hi Tietê
Joined
·
12,269 Posts
Não entendi.. falei alguma besteira?
=P
Acho que não, pois eu tb fiquei parado nos sinaleiros (tradutor simultâneo para paulistês: faróis) dentro dos ligeirões, na sete. Já ouvi deste controle automático de sinaleiros, mas não me lembro de nenhuma evidência empírica de seu funcionamento. Só se forem muuuuito discretos.

Aliás, puxando pela memória, lembro-me de ter ouvido que iriam implantar algo assim, mas iriam excluir a região central devido à necessidade de sincronizar os semáforos. Quer dizer, exclui boa parte da sete...
 

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
Joined
·
6,752 Posts
E isso foi um brasileiro que inventou em.


shasuhuhsauhuhashusa


Seria uma boa para ambulâncias e bombeiros.

=D
 

·
BlankID
Joined
·
661 Posts
Show de bola !!! Como é que eu não tinha pensado nisso antes ??? :D
haeouaeho
pensei a mesma coisa assim que abri a noticia hehehe

se isso funcionar 100% bem, vai dar pra saber em acidentes que nao foi o motorista do onibus o culpado...
 

·
Picture's Lover
Joined
·
8,201 Posts
Imagino isso em São Paulo.

Corredor Francisco Morato-Rebouças como exemplo. Lá vem o busão, chinelando (fora do horário de pico, é claro) pra subir a Rebouças, a antena detecta o ônibus, manda fechar o sinal da transversal (pode ser a Doutor Arnaldo, por exemplo) e olha só... fecharam o cruzamento!

Shit happens.

Pra cidades onde ainda existe um resquício de educação, isso pode funcionar. Aqui em São Paulo não dá.
 

·
Registered
Joined
·
2,078 Posts

·
Registered
Joined
·
650 Posts
Eu venho acompanhando essas reportagens do JN.. Essa de hoje foi gravada aqui na frente do prédio onde moro... Dá até pra ver ele no fundo quando entrevistam a mulher..

Mas aqui em Ctba também não é o paraíso igual estão mostrando.. O sistema é ótimo, funciona bem, mas tem congestionamentos também, ônibus socado, assaltos..

*Reparem na hora que aparece o repórter Tonico Ferreira falando com o tubo ao fundo, tem um carinha de bike pegando a rabeira no biarticulado uaehiueahuaehieah
 

·
Registered
Joined
·
4,328 Posts
Olha, vou ser sincero. Curitiba é uma cidade bem legal. Mas peguei tanto trânsito no centro dela quanto em SP (salva as proporções, claro), e vi gente fechando o cruzamento e trocando de faixa sem sinalizar.

No quesito selvageria no trânsito, SP é hors concours. Curitiba e Rio (que não conheço, mas já ouvi falar), ficam mais abaixo.

Creio que, das metrópoles brasileiras, uma das menos "selvagens" sobre rodas seja Brasília. Mas é apenas uma opinião baseada em pouco conhecimento prático - das capitais, só conheço SP e Curitiba.
 

·
Registered
Joined
·
7,582 Posts
Todo mundo não sabe que Curitiba não é perfeita e que tem os mesmo defeitos das outras metropoles brasileiras...

a minha perguntinha eh outra... principalmente pra quem eh de Curitiba
Esse sistema não vai causar lentidão no transito, nos horarios de pico???????????
Serio, pq ja vi filas de varios onibus do boqueirão... o intervalo dele eh MUITO curto... em horarios de pico principalmente... ja vi boquerão passando um em cima do outro, num intervalo de poukissimo tempo mesmo o_O
Serio que ja vi filas de mais de 5 onibus bi-articulados... imagine se ficar tudo aberto somente pra eles o_O deu até medo dessa...

Em horarios normais tudo bem!!!!!! Acho que não teria problema nenhum mesmo...

... mas pelo menos um controlezinho nos horarios de pico... pq se não so eles passam e mais ninguem...

Ou to errado?! o_O

Lí ali na reportagem que, que se o onibus estiver adiantado... o sistema da preferencia pra vias transversais... mas, e se ele estiver atrasado??
Sei la... as vezes penso que to pirando no sistema, pq seria o LOGICO, um controle dos semaforos, pra não apenas os bi-articulados passarem...
É pq sei que seimplismente, qlquer coisinha... os carros não cabem nas quadras... sempre ficam uns de fora, no cruzamento...

Enfim... quem eh da cidade, entende oq eu to falando... ja mandei minha duvida...
 

·
Registered
Joined
·
7,582 Posts
Curitiba é uma cidade que deveria causar orgulho a todo brasileiro. A mim, pelo menos, causa e muito.

Reportagem muito boa da série que o Jornal Nacional está fazendo sobre transporte urbano:

http://video.globo.com/Videos/Playe...68-7823-TRANSITO+O+SEGREDO+DO+SUCESSO,00.html
AmEI O video... acredita que MUITA gente de Curitiba não tinha se tocado, desse adensamento das quadras ao lado dos corredores do onibus, e do limite de altura das demais???

Vc desvendou pra todos aqui, o segredo do planejamento do transporte publico da Cidade :D

O novo Corredor de onibus da cidade... o da linha verde, vai ter adensamento tbm... permitindo a construção de predios altos ao longo da avenida...
Vai dar uma GRANDE melhorada em grande parte da cidade... so espero que fique pronto logo ¬¬

Voltando a reportagem... aquela mulher pega onibus no terminal da linha do bi-articulado Santa Candida-Capão Raso, até o centro... tbm, eu acho o melhor dos bi-articulados da cidade... quero ver ela ter que fazer 2 conexões em tubos de ligeirinhos e em terminais, como o do Portão, Hauer ;p

De qlquer forma, eu adoro o transporte publico da cidade... to ansioso pra ver as atuais obras prontas!!!
 

·
Fepasão Loses !
Joined
·
2,475 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Todo mundo não sabe que Curitiba não é perfeita e que tem os mesmo defeitos das outras metropoles brasileiras...

a minha perguntinha eh outra... principalmente pra quem eh de Curitiba
Esse sistema não vai causar lentidão no transito, nos horarios de pico???????????
Serio, pq ja vi filas de varios onibus do boqueirão... o intervalo dele eh MUITO curto... em horarios de pico principalmente... ja vi boquerão passando um em cima do outro, num intervalo de poukissimo tempo mesmo o_O
Serio que ja vi filas de mais de 5 onibus bi-articulados... imagine se ficar tudo aberto somente pra eles o_O deu até medo dessa...

Em horarios normais tudo bem!!!!!! Acho que não teria problema nenhum mesmo...

... mas pelo menos um controlezinho nos horarios de pico... pq se não so eles passam e mais ninguem...

Ou to errado?! o_O

Lí ali na reportagem que, que se o onibus estiver adiantado... o sistema da preferencia pra vias transversais... mas, e se ele estiver atrasado??
Sei la... as vezes penso que to pirando no sistema, pq seria o LOGICO, um controle dos semaforos, pra não apenas os bi-articulados passarem...
É pq sei que seimplismente, qlquer coisinha... os carros não cabem nas quadras... sempre ficam uns de fora, no cruzamento...

Enfim... quem eh da cidade, entende oq eu to falando... ja mandei minha duvida...
Bem, mas a prioridade sempre deve ser para o transporte coletivo.


Sobre curitiba fiquei apaixonado, quando você volta pra sp e começa a ver a RM pelo avião dá até náusea rssr
 
1 - 20 of 60 Posts
Top