Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 4 of 4 Posts

·
Registered
Joined
·
74 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O vice-governador de Sergipe, Belivado Chagas, assinou na tarde desta quinta-feira, 19, o acordo de Cooperação Internacional entre o Estado de Sergipe e o Governo da Espanha. A solenidade contou com a participação de secretário de Agricultura, Paulo Viana, e o conselheiro Econômico e Comercial da Espanha em Brasília, José Manuel Rodríguez de Castro. A assinatura aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura.

Através do acordo, o governo espanhol vai viabilizar 99.500 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 250.740. A verba será aplicada na estruturação de três planos de estudos complementares ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido em cinco municípios: Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha. Os estudos vão verificar a viabilidade de cadeias produtivas de leite e derivados, ovinocapricultura e oleaginosas para a produção de biodisel.

Belivaldo Chagas agradeceu a presença do conselheiro e destacou que este será o primeiro de muitos acordos firmados entre Espanha e Sergipe. "Em nome do governador Marcelo Déda gostaria de agradecer a presença de José Manuel. Este é um ato extremamente importante para dar o primeiro passo para outros contratos de cooperação financeira que possam acontecer. Existe uma expectativa muito grande do governo de fazer crescer a agricultura sergipana. Essa ajuda financeira é extramente importante, porque ela pode ser um embrião para outros projetos", destacou o vice-governador.

O conselheiro Econômico e Comercial da Espanha afirmou que a partir deste acordo, outros poderão nascer nas mais diversas áreas. "Estamos abertos para apoiar outros projetos que sejam prioridades para o governo sergipano, seja no setor da agricultura, seja na infra-estrutura, no meio-ambiente. Já fizemos parcerias com outros estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul. É a primeira vez que fazemos com o Governo de Sergipe. Temos certeza de que não seja a última vez", afirmou José Manuel.

O secretário Paulo Viana apresentou ao conselheiro espanhol a política de agricultura do atual Governo, destacando que nesta área a prioridade é a agricultura familiar voltada para o comércio. Ele também salientou que boa parte das políticas executadas hoje nasceu do diálogo do governo com a população. "Através das conferências realizadas do Planejamento Participativo, fizemos vários diagnósticos da necessidade específica das pessoas dos oitos territórios de Sergipe", disse o secretário.

Sobre a produção leiteira, Paulo Viana afirmou que o estado tem uma boa produção. "Nossa produção cresceu 22% ao ano. Com um número de 800 mil litros por dia nos tornamos o 5º produtor regional, além de termos uma boa produção dos derivados de leite", explicou.

Presenças

Estiveram na solenidade o presidente da Companhia de Recursos Hídricos do Estado e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Wander Costa, e o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Jodemir Pires.

Também participou da assinatura o representante da empresa Iber-Geo Internacional, Carlos Puig Esteve. A firma será responsável pela execução dos estudos.




fonte: ASN
 
1 - 4 of 4 Posts
Status
Not open for further replies.
Top