SkyscraperCity banner

1 - 20 of 254 Posts

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Teleférico na Torre pode levar 4000 pessoas por hora
turismo Sociedade, criada esta semana, vai construir uma estrutura de três quilómetros que ligará Alvoco ao ponto mais alto Congestionamento do trânsito poderá ter os dias contados

A Turistrela, concessionária do turismo na Serra da Estrela, a Câmara de Seia e oito freguesias serranas são os principais accionistas da empresa que vai construir o futuro teleférico entre Alvoco e a Torre. A Sociedade Teleférico da Torre, Turismo e Lazer, SA, com um capital social de 50 mil euros, foi formalmente constituída no cartório de Seia, no início desta semana, com a missão de levar a bom termo um "sonho antigo" para a vertente Norte da Serra. O projecto está orçado em mais de 15 milhões de euros.
A sociedade, liderada pela Turistrela, responsável pela gestão do investimento, espera avançar este ano com o ante-projecto e os estudos de impacte ambiental. A ideia da instalação de um teleférico surgiu nos anos 90 quando a Junta de Alvoco, juntamente com Loriga, reivindicou um acesso directo ao planalto central. Por outro lado, há também a necessidade de disponibilizar um meio alternativo de acesso ao ponto mais alto, criando parques de estacionamento na base e na Lagoa Comprida para os visitantes subirem sem problemas até à Torre.
Falta o licenciamento
Um estudo, divulgado em Setembro de 2004, propunha a instalação de um sistema mecânico de transporte de turistas, por telecabine ou teleférico, semelhante aos existentes nalgumas zonas da Europa. Segundo aquele documento, o equipamento vai desenvolver-se numa extensão de três quilómetros, entre os 1200 e os 1980 metros de altitude. Os promotores estimam poder transportar 4000 pessoas por hora. Para Artur Pais, administrador da Turistrela, a constituição da Sociedade Teleférico da Torre é um passo "muito importante" para o desenvolvimento da Serra.
"É com este tipo de parcerias que o turismo se irá desenvolver de uma forma sustentada", considera, esperando que o equipamento potencie o aumento de visitantes. O empresário destaca ainda o facto de resolver no futuro "um dos maiores problemas" do turismo na Serra, que é o transporte de pessoas até ao seu ponto mais alto. "Em alternativa, teremos um meio mais cómodo e rápido, que contribui para a diminuição da poluição que afecta cada vez mais a zona da Torre, evitando a circulação excessiva de automóveis", sublinha Artur.
No entanto, ainda falta a respectiva autorização e licenciamento das entidades competentes. "Temos um levantamento prévio e uma ideia concreta de onde vai ser implantado o teleférico", adianta João Luís de Brito, presidente da Junta de Alvoco da Serra, acrescentando que os terrenos por onde vai passar o teleférico são quase todos baldios. O autarca espera que esta localização não seja inviabilizada pelas condicionantes ambientais da zona, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Fonte JN (6-10-2005)

BOA!!!! Bem precisava já que o outro que para lá tentarm fazer nunca foi terminado!!!:banana:
 

·
Moderator
Joined
·
179,413 Posts
De alvoco até ao cimo é um instante.... poderão tornar o alvoco da serra (que está a ficar desertificado...) numa zona turisticas!
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Discussion Starter · #7 ·
claro!!! o teleférico será para a Serra o mesmo que a Vasco da Gama foi para Alcochete!:yes:
 

·
Moderator
Joined
·
179,413 Posts


Alvoco fica mesmo perto da torre.... muito bom para a aldeia... em Unhais também se poderia fazer outro teleferico ... assim como na loriga!!

Outro aspecto que poderá ser importante para o futuro da região é a construção do IC6 ou IC7 através da serra substituindo a N230!
 

·
Geógrafo
Joined
·
3,257 Posts
Covilhã: Vodafone apoia expansão da estância de esqui
Esperam-se 400 mil

Foi ontem apresentada a parceria entre a Turistela, concessionária do turismo na Serra da Estrela, e a Vodafone. A empresa de telecomunicações vai apoiar a expansão da estância de esqui, e espera 400 mil visitantes até Abril de 2006.


A Vodafone vai apoiar a expansão da estância de esqui da Serra da Estrela e espera 400 mil visitantes até Abril do próximo ano. A parceria entre a empresa de telecomunicações e a Turistrela, concessionária do turismo na montanha mais alta do país, foi ontem apresentada.
A única estância de esqui de Portugal passa a chamar-se a partir de ontem «Estância Vodafone - Serra da Estrela» e conta com um novo patrocinador para o projecto de expansão. A estância de esqui entrou terça-feira em funcionamento para a nova temporada 2005-2006. “Vamos apoiar o desenvolvimento do projecto turístico da Turistrela e esperamos que a nossa marca tenha impacto junto de 400 mil pessoas”, a previsão para o número de visitantes da estância até Abril, segundo João Dias, da Vodafone. Nenhuma das partes revelou os valores financeiros envolvidos na parceria. O novo patrocinador vai apoiar o projecto de expansão da estância para os próximos anos. Entre as acções anunciadas por Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, incluem-se a ampliação das pistas de esqui para 50 quilómetros. Está também prevista a instalação de três telecabinese a criação de um hotel sobre o actual edifício de apoio à estância.
 

·
Geógrafo
Joined
·
3,257 Posts
Vodafone associa-se com patrocínio
Turistrela faz investimento de 75 milhões de euros em projecto turístico

Turistrela está a cargo de um novo projecto turístico na estância de esqui na Serra da Estrela. Um investimento global de cerca de 75 milhões de euros nos próximos dez anos, ao qual a Vodafone se juntou, mas sem anunciar as suas contribuições monetárias.

O projecto é da responsabilidade da Turistrela, concessionária exclusiva da exploração turística na Serra da Estrela acima da cota dos 800 metros. Entre as acções previstas, incluem-se a ampliação das pistas de esqui para 50 quilómetros, a instalação de três telecabines para melhorar o acesso viário à Torre e a transformação do antigo Sanatório dos Ferroviários num hotel de cinco estrelas, com 120 quartos.

A Vodafone vai ajudar o arranque de um projecto turístico com impacto significativo no desenvolvimento social e económico da região e é, desta forma, a primeira empresa privada a patrocinar a estância da Serra da Estrela.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Temos mesmo que aproveitar as boas coisas do nosso país... O turismo é cada vez mais o presente e o futuro de Portugal!:eek:kay:
 
1 - 20 of 254 Posts
Top