SkyscraperCity banner
1 - 20 of 43 Posts

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Serra desiste de ligar com metrô as zonas norte e leste

Com mudança, saem dos planos as estações Aclimação, Ricardo Jafet e Ipiranga

A construção do trecho que uniria as estações São Joaquim e Vila Prudente chegou a ser anunciado em março pelo governador

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo do Estado mudou os planos e desistiu de fazer a ligação, por metrô, entre as zonas norte e leste de São Paulo.
Com isso, o governo engaveta o projeto de servir de metrô as regiões entre a Aclimação, a avenida Ricardo Jafet e o "início" do Ipiranga, próximo ao Museu Paulista.
A linha Freguesia do Ó-Oratório está prevista no Pitu (Plano Integrado de Transporte Urbano) e está planejada desde os anos 1990.
Em março, o governador José Serra (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciaram o início dos procedimentos para a construção da linha (batizada de linha 6-laranja) dividida em duas etapas.
Na primeira etapa seriam feitas as ligações da Freguesia do Ó (zona norte) à estação São Joaquim da linha 1-azul (centro) -passando por Perdizes e Pacaembu- e da futura estação Vila Prudente da linha 2-verde à avenida do Oratório, na zona leste. A segunda etapa seria a ligação entre São Joaquim e Vila Prudente, com a construção das estações Aclimação, Ricardo Jafet e Ipiranga.
Agora, o governo desistiu de fazer essa linha completa. Ontem, o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, disse que "a necessidade daquele trecho mudou" devido à construção do Expresso Tiradentes (ex-Fura-Fila) até a Cidade Tiradentes.
Com a mudança, o trecho entre a Vila Prudente e a estação Oratório será, segundo Portella, "um ramal especial" da linha 2-verde, que sai da Vila Madalena, passa pela avenida Paulista e chega hoje ao Alto do Ipiranga -a ligação com a zona leste está prevista para ser inaugurada em 2010.
Portella também disse que o governo já está planejando a extensão da linha 2-verde até o cruzamento com a linha 3-vermelha. Inicialmente, a extensão seria até a estação Tatuapé. Ontem, Serra e Kassab assinaram um convênio para a transferência do município para o Estado de R$ 75 milhões para a elaboração do projeto executivo da obra entre a Freguesia do Ó e São Joaquim.

METRÔ:
FALHAS EM TREM CAUSAM LOTAÇÃO E TUMULTO NA SÉ
Duas falhas mecânicas em um trem da linha 1-azul foram suficientes para causar um tumulto, ontem, às 7h30, na plataforma da estação Sé, no sentido Jabaquara. Em horário de pico, houve superlotação de passageiros e, em menos de dez minutos, não havia espaço na plataforma. O intervalo dos trens, normalmente de um minuto nos horários de pico, era de dois minutos. O Metrô informou, por meio de uma nota, que as falhas duraram um e dois minutos e que, "por procedimento operacional, o operador de trem é obrigado a verificar a condição de todas as portas do trem".

·
eSPetacular
8,947 Posts
O que me irrita é que outro dia eu li uma declaração do Serra dizendo que com esse trecho da linha 6 o metrô de SP estaria pronto?!?!? Ou ele é muito sem noção, ou é mais uma declaração política para enganar o povão, fazendo pensar que "o Serra concluiu o metrô", como se isso fosse possível... :eek:hno:

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Ótimo que não vão fazer mas aquele puxadinho ridiculo, nem tinha necessidade ao meu ver, pq estão levando o Expresso até lá e o metrô pode ser levado a outro lugar com mais necessidade.

·
Moderator
38,496 Posts
Mas o problema é que um trecho que não é servido pelo Expresso Tiradentes parece que vai ficar de fora (o trecho São Joaquim-Ipiranga). O pior dessa mudança toda é que agora, além de anunciarem essa linha de forma aparentemente apressada (pra mim foi excesso de empolgação com as eleições), agora já estão modificando os projetos de forma aparentemente impensada (pra mim, eles estão desesperados pra fazer o projeto ficar pronto logo, e excluindo planos de expansão para a linha fica bem mais fácil). Isso pode acabar terminando muito mal:eek:hno:.

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Aliás essa noticia tinha que estar no thread do metrô.

·
From Siará
2,738 Posts
Hahaha metrô concluído é ótimo...O metrô vai ser concluído, assim como São Paulo não tem mais problemas de trânsito e parou de crescer.

·
Registered
412 Posts
O Serra pode não querer fazer esta extensão agora, mas o próximo governador pode mudar de idéia. Este trecho é importante demais para ser esquecido, pois como a própria reportagem diz, servirá de ligação entre as zonas norte e leste de São Paulo.

Na minha opinião, o Serra está mesmo é realocando verbas, principalmente porque quer priorizar a Linha Lilás, até a Chácara Klabin e a Linha Verde, até o Carrão ou Tatuapé.

·
Registered
1,055 Posts
Minha opinião é meio "do contra" aqui.

Por que não transformam esse "puxadinho" em um trecho contínuo da linha 2 até Oratório de uma vez? Num futuro, ele poderia rumar mais ainda no sentido leste.

Eu gosto muito da proposto do PITU 25 para o trecho que iria de Vila Prudente até Tatuapé, o que seria uma linha a parte paralela à linha 1, que poderia rumar ao norte passando por Vila Maria, e ao sul, cruzando com a linha D (9) e descendo por regiões importantíssimas de São Caetano e São Bernardo.

·
bye Iguaçu, hi Tietê
12,269 Posts
Engraçada esta notícia de "desistência": desde que se falou nesta linha, o governo estadual já anunciou que "por enquanto" não faria este trecho - não neste mandato. Não há absolutamente nada de novo nesta notícia.
Mas concordo com o Tiago que o argumento é tosco, já que se deixa de fazer o trecho que é complementar ao EL, e se constrói o que corre junto com ele...

·
Registered
10,229 Posts

Por que não transformam esse "puxadinho" em um trecho contínuo da linha 2 até Oratório de uma vez? Num futuro, ele poderia rumar mais ainda no sentido leste.

Eu gosto muito da proposto do PITU 25 para o trecho que iria de Vila Prudente até Tatuapé, o que seria uma linha a parte paralela à linha 1, que poderia rumar ao norte passando por Vila Maria, e ao sul, cruzando com a linha D (9) e descendo por regiões importantíssimas de São Caetano e São Bernardo.
Não entendi sua mensagem. Subir para o norte e descer para o sul.? a mesma linha ? Tipo ramal ? Ou outra linha ?

·
Registered
1,055 Posts
Não entendi sua mensagem. Subir para o norte e descer para o sul.? a mesma linha ? Tipo ramal ?

Escrevi errado, a linha D é a 10 agora, não a 9.

O que seria a extensão de linha verde de Vila Prudente até Tatuapé (sul-norte),
ela seria uma linha independente, e não terminaria em Tatuapé, ela se estenderia ainda mais no sentido norte até Vila Maria, onde também passará uma futura linha a cobrir a zona norte.

No sentido sul, ela continuaria de Vila Prudente ou Oratório, cruzaria com a linha 10 possivelmente em São Caetano e seguiria ao sul por bairros de SCS e SBC.
Vi isso no PITU 2025.

·
Moderator
38,496 Posts
O Serra pode não querer fazer esta extensão agora, mas o próximo governador pode mudar de idéia. Este trecho é importante demais para ser esquecido, pois como a própria reportagem diz, servirá de ligação entre as zonas norte e leste de São Paulo.

Na minha opinião, o Serra está mesmo é realocando verbas, principalmente porque quer priorizar a Linha Lilás, até a Chácara Klabin e a Linha Verde, até o Carrão ou Tatuapé.
Gostei dessa frase, o próximo governador pode mudar de idéia. Isso é a essência do problema que temos não só aqui em São Paulo, mas em muitos lugares. Um governador começa uma coisa, o outro muda de idéia, muda os planos. O PITU 2020 e agora o PITU 2025 estão aí, mas quem disse que alguém lembra deles? O Metrô-SP fez a Rede Essencial, mas nem isso estão fazendo conforme o planejado. Pena, pois eu achava que já estavam mudando essa mentalidade de ficar mudando as coisas em cada gestão. Ainda acredito que os planos vão ser seguidos, mas com o Serra e o Kassab fazendo essa festa, por agora isso vai ser difícil de acontecer:(.

Esse era o plano original da Linha 2, ir de Vila Madalena até Oratório. Depois de tantas mudanças, acabaram fazendo algo que na prática seria praticamente isso. Já essa linha para São Caetano e São Bernardo eu achei muito interessante, e espero que um dia São Bernardo e Diadema possam ter um sistema sobre trilhos, como Santo André, São Caetano e Mauá.

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Agora que vi. O outro poe um titulo com risadas. Isso é que é gostar de São Paulo. Nunca vi ninguém que soubesse que uma linha de metrô para a sua cidade que foi cancelada desse risada. Isso é motivo pra chorar!

·
**16º ano**
**17º ano**
25,750 Posts
Muita sacanagem, vão mais uma vez priorizar a Zona Oeste, por que fazer mais uma linha na ZO quando na ZL p ex que é muito maior só há uma linha.

Olhem que disparate, enquanto na ZO haverá 3 linhas distante apenas 1 kms uma da outra na ZL tem uma em mais de 10 kms.

Ridículo justificar com o Exp Tiradentes, o mundo sabe que um corredor de ônibus por melhor que seja não substituí o metrô, se assim fosse não seria necessária a continuação da linha 5. Além disso o Expresso tiradentes não passa sequer próximo de onde passaria a linha 6, ela teria que ir no mínimo até o ipiranga para que essa justificativa tivesse algum fundamento.

·
bye Iguaçu, hi Tietê
12,269 Posts
Não, na Vila Prudente. A L2 deverá prosseguir direto, do Alto do Ipiranga, onde termina hoje, passando pela V. Prudente, até a L3 (provavelmente Tatuapé).

·
Moderator
38,496 Posts
Na verdade, gerd, o que eles deixaram a entender é que será feito o trecho Vila Prudente-Oratório como ramal, e o trecho Vila Prudente-Tatuapé como expansão. Que idéia mais ridícula essa, poderiam fazer tudo direito, e sem tanta pressa de terminar logo.

·
bye Iguaçu, hi Tietê
12,269 Posts
OK, vamos sincronizar vocabulário: na minha compreensão do vocabulário adotado pelo metrô-SP, expansão refere-se à linha em si, e ramal é um trecho independente, integrado à linha principal em alguma estação. Quando a L2 nasceu, chamavam-na de "ramal paulista"; seria um ramal da L1. Já Santana-Tucuruvi é uma expansão da L1.

Sendo assim, o que temos nesta reportagem é exatamente o que discutimos no anúncio da L6, que o trecho V.Prudente-Oratório/Pq SLucas é um "ramal" da L2, mas que, se e quando a L6 for estendida, será integrado a ela. Estes mesmo termos (ramal/expansão) foram então usados. A única hipótese de isto não acontecer é haver um descolamento tecnológico entre este trecho e a L6, amarrando-a em definitivo à L2. Isto, sim, seria ridículo.
Temos a mesma compreensão, ou ainda há diferença?

Para RRC: embora a L6 atenda muitas áreas da ZO, é a ZN o principal foco, a meu ver. Como prioridade, está intimamente ligado ao trânsito da marginal Tietê e de suas travessias. A ZL ganha o trecho final da L2, que parece que deverá ser feito em paralelo à L6, isto é, após L4, L5, L2VP.

1 - 20 of 43 Posts