SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 415 Posts

·
Registered
11,204 Posts

A Serra do Pilar ou Serra de São Nicolau ou Serra de São Nicolau de Vila Nova é uma elevação sobranceira ao Rio Douro localizada na freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, em posição fronteira à cidade do Porto.

Aí se situa o famoso Mosteiro da Serra do Pilar (construção iniciada em 1538). Durante muitos anos transformado em quartel e atualmente classificado como Património Mundial (UNESCO), este mosteiro é hoje uma dais mais importantes atrações turísticas da região.

Durante o cerco do Porto (1832-1833), foi o único reduto que os liberais conseguiram manter a Sul do Rio Douro. Ergue-se numa posição dominante proporcionando uma bela vista sobre o Rio Douro e a Ribeira e Centro Histórico do Porto.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Pilar

O Jardim do Morro é um espaço verde na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, Portugal.

Localizado no sopé da Serra do Pilar, junto ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís, constitui um magnífico miradouro para a zona histórica do Porto. Tem um lago, um coreto e uma vasta variedade de espécies vegetais, entre as quais se encontram 22 tílias alinhadas ao longo do tramo final da Avenida da República.

O Jardim do Morro foi construído em 1927 em Gaia. Desde então, o desenho pouco mudou apesar de em 2016 ser vizinho do metro e local de passagem de milhares de turistas. Mas o jardim histórico tem vindo a perder vivacidade, acentuando-se os sinais de degradação. Restam os tocos de árvores cortadas, papeleiras velhas, bancos grafitados e um lago sem água a envolver a gruta.

O Jardim do Morro, em Gaia, será requalificado durante o verão de 2016. As obras custarão meio milhão de euros e serão suportadas pela Câmara. O espaço verde, que atrai muitos turistas, terá um anfiteatro ao ar livre, um parque geriátrico e uma cafetaria. A gruta e o lago serão preservados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_do_Morro

Serra do Pilar

Fui a um casamento de uma amiga no mosteiro da Serra do Pilar em Gaia e aproveitei para tirar algumas fotos. Aqui ficam!

Vista do miradouro:

Mosteiro por fora:

Mosteiro por dentro:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,745 Posts
Muito interessante, Herrmando!:eek:kay: Nunca tinha visto fotos do interior...;)
Quanto à Ponte D.Luís, shame on me, ainda não me tinha apercebido que a intervenção que estavam a fazer era para o metro!!:wallbash: Vai ser fantástico o metro a passar a tamanha altura!!!:bow: Está previsto a inauguração daquele troço para quando?

·
Whatever
45,866 Posts
tão extraordinárias as fotos, especialmente as vistas. a primeira com o nevoeiro está simplesmente fenomenal. os carris na ponte então...5 STARS!!! obrigados!!:eek:kay:

·
Moderator
196,320 Posts
BRUTAL MESMO.... penso que com os carros a passar lá dava um ar muito caótico... ainda me lembro da ultima vez que la passei aquela avenida era enorme e cheia de transito ....agora tem uma qualidade muito boa :eek:kay:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,745 Posts
Mas que bem!!! o Arpelius já vai nos 6000...:applause: :bowtie:

Quando é que o troço do metro na D.Luis é inaugurado?? É que estou a pensar ir ao Porto em Setembro e gostava de por lá passar!:):eek:kay:

1 - 20 of 415 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.