A Serra do Pilar ou Serra de São Nicolau ou Serra de São Nicolau de Vila Nova é uma elevação sobranceira ao Rio Douro localizada na freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, em posição fronteira à cidade do Porto.
Aí se situa o famoso Mosteiro da Serra do Pilar (construção iniciada em 1538). Durante muitos anos transformado em quartel e atualmente classificado como Património Mundial (UNESCO), este mosteiro é hoje uma dais mais importantes atrações turísticas da região.
Durante o cerco do Porto (1832-1833), foi o único reduto que os liberais conseguiram manter a Sul do Rio Douro. Ergue-se numa posição dominante proporcionando uma bela vista sobre o Rio Douro e a Ribeira e Centro Histórico do Porto.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Pilar
O Jardim do Morro é um espaço verde na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, Portugal.
Localizado no sopé da Serra do Pilar, junto ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís, constitui um magnífico miradouro para a zona histórica do Porto. Tem um lago, um coreto e uma vasta variedade de espécies vegetais, entre as quais se encontram 22 tílias alinhadas ao longo do tramo final da Avenida da República.
O Jardim do Morro foi construído em 1927 em Gaia. Desde então, o desenho pouco mudou apesar de em 2016 ser vizinho do metro e local de passagem de milhares de turistas. Mas o jardim histórico tem vindo a perder vivacidade, acentuando-se os sinais de degradação. Restam os tocos de árvores cortadas, papeleiras velhas, bancos grafitados e um lago sem água a envolver a gruta.
O Jardim do Morro, em Gaia, será requalificado durante o verão de 2016. As obras custarão meio milhão de euros e serão suportadas pela Câmara. O espaço verde, que atrai muitos turistas, terá um anfiteatro ao ar livre, um parque geriátrico e uma cafetaria. A gruta e o lago serão preservados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_do_Morro
Serra do Pilar
Fui a um casamento de uma amiga no mosteiro da Serra do Pilar em Gaia e aproveitei para tirar algumas fotos. Aqui ficam!
Vista do miradouro:




Mosteiro por fora:



Mosteiro por dentro:







