SkyscraperCity banner

Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 22 Posts

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
Discussion Starter #1

Serviço de água vai rumo à privatização

A Prefeitura Municipal de Belém deve lançar, até o final deste ano, uma concorrência pública internacional que pretende oferecer a empresas públicas e privadas a prestação de serviços públicos de água potável e esgotamento sanitário em Belém. O caminho para a efetivação do que pode ser a privatização do serviço de distribuição de água na capital começa com o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Belém, datado de 4 de junho deste ano, e que regulamenta o artigo 175 da Constituição Federal, aquele que trata da famosa 'PPP', a parceria público-privada.

O artigo 175 é hoje a porta aberta para a exploração de serviços públicos como transporte, malha viária (pedágios), coleta e tratamento de lixo domiciliar urbano, entre outros. E tem sido a febre nacional em milhares de municípios que procuram na iniciativa privada a tábua de salvação para a melhoria e ampliação dos serviços públicos à sociedade.

O diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb), Raul Meireles, explica que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) opera irregularmente explorando o serviço de distribuição de água em Belém desde que foi criada, há 38 anos. Por isso, desde que entrou em vigor a Lei nº 11.445, a chamada Lei do Saneamento, em 22 de fevereiro de 2007, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Estado e município decidiram seguir todos os passos da legalização. A Lei nº 11.105/2005, a Lei dos Consórcios, também reforçou a necessidade do acerto de contas entre governo do Estado e Prefeitura.

=

http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=426443

·
Sub Lege Progrediamur
3,128 Posts
Se for pra ter uma melhora substancial nos serviços, e tirar Belém do topo da lista de cidades sem saneamento e tratamento de esgoto, então que privatizem.

Agora...se for pra acontecer o mesmo que aconteceu com a CELPA, que só aumentou mesmo foi a conta de energia, e os serviços permaneceram péssimos, então é melhor deixar sob administração estatal mesmo.

·
Carioca
16,318 Posts
Se for pra ter uma melhora substancial nos serviços, e tirar Belém do topo da lista de cidades sem saneamento e tratamento de esgoto, então que privatizem.
sonha!
isso não vai acontecer assim como não aconteceu em outras cidades onde o serviço de agua foi privatizado.

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
Discussion Starter #6
Na França o serviço de água foi privatizado.

Oito meses depois, o serviço voltou para as mãos do governo.

·
Leão
7,735 Posts

Agora...se for pra acontecer o mesmo que aconteceu com a CELPA, que só aumentou mesmo foi a conta de energia, e os serviços permaneceram péssimos, então é melhor deixar sob administração estatal mesmo.
cara naum concordo nessa parte ctg...pq eu naum axo isso mais respeito tua opinião...a celpa ficou até nas colocações mais alta na qualidade de empresas
num pesquisa q fizeram...naum leve isso como critica p/ naum ficarmos brigando aki...soh minha opinião msm

·
\,,/
6,128 Posts

Olha. Acredito que se houver melhora depois da privatização será apenas no início dos serviços. Sempre é assim. Depois volta tudo como era antes. Além do que as taxas cobradas com certeza aumentará.
Agora se realmente houver esta privatização, duvido que depois estatizem, pois nós estamos no Brasil, no Norte e em Belém, aonde o poder público fica refém das grandes concessionárias, vide a Celpa, que não tem mais poder de barganha para comprar energia suficiente da Eletronorte e faz racionamento pelos bairros a fora, dando desculpa que é manutenção. Até cliente vip fica sem energia. Pronto falei! Agora cadê se estatizam a Celpa? Nunca que isso vai ocorrer! O governo quer se livrar de tudo que dê mais ônus do que bônus. Então, querer privatizar os serviços de abastecimento de água em Belém é querer vislumbrar algo muio difícil de acontecer. Essa prefeitura está se saindo pior do que eu esperava...

·
Sub Lege Progrediamur
3,128 Posts
cara naum concordo nessa parte ctg...pq eu naum axo isso mais respeito tua opinião...a celpa ficou até nas colocações mais alta na qualidade de empresas
num pesquisa q fizeram...naum leve isso como critica p/ naum ficarmos brigando aki...soh minha opinião msm
Hehe, relaxa, eu não condeno ninguém por divergir em opiniões comigo, isso é normal ué!:D

·
\,,/
6,128 Posts
Que pesquisas foram estas? Maior lucro? Melhor para trabalhar? ou eficiência dos serviços prestados?

·
Registered
754 Posts
Que pesquisas foram estas? Maior lucro? Melhor para trabalhar? ou eficiência dos serviços prestados?
A CELPA só ganhou por que não entrevistaram a galera da minha área. :lol:

Aqui é raro a gente conseguir ficar mais do que 15 sem faltar luz. Domingo, então, é o dia perfeito para esses transformadores vagabundos da CELPA explodirem. :eek:hno:

·
Carioca
16,318 Posts

Aqui é raro a gente conseguir ficar mais do que 15 sem faltar luz. Domingo, então, é o dia perfeito para esses transformadores vagabundos da CELPA explodirem. :eek:hno:
Aqui em casa de uns meses pra cá tb tem faltado luz.
A ultima vez foi na quinta.
A um mes mais ou menos faltava luz todo santo dia. Foram uns 5 dias seguidos nessa avacalhação, mas agora melhorou.
De qualquer maneira melhorou depois da privatização. Me lembro quando eu vinha passar as ferias aqui na minha infância/adolescência que vivia faltando luz. Principalmente a noite. E demorava pra voltar.

·
Registered
12,314 Posts
Acho que isso aconteceu em Manaus há uns anos atrás... ou não? Lembro de uma matéria em um programa da Rede Bandeirantes que comparava essa privatização em algumas cidades e Manaus era citada. Colegas de Manaus devem ter informações se isso ocorreu ou não!

·
\,,/
6,128 Posts

Olha, graças as forças deste universo aqui no meu bairro é muito difícil faltar energia. Mas quando falta é pra ficar sem energia durante horas e nos piores momentos, pois sempre é estes transformadores que explodem e a rapidez da Celpa é brincadeira. Já do outro lado da br(aqui em frente), por se tratar de outra subestação, falta direto, né rafa?:lol:

·
...
44,029 Posts
Privatização da Cosanpa será debatida em sessão

A proposta de privatizar o serviço de abastecimento de água de Belém, encaminhada pelo Executivo para aprovação na Câmara Municipal de Belém (CMB), antes de ir ao plenário será debatida numa sessão especial, pedida ontem pelos vereadores Otávio Pinheiro e Alfredo Costa, ambos do PT, e Carlos Augusto (DEM).

O requerimento foi aprovado à unanimidade, com 25 vereadores presentes. Esses partidos lideram a reação ao projeto, por considerar que só agora, no governo de Ana Júlia Carepa, estão sendo feitos investimentos significativos no setor, com vistas a concluir a segunda fase do projeto Belém 2000.

Foi sob a administração de Jader Barbalho, há 26 anos, que o governo do Estado investiu maciçamente para dotar Belém de um sistema de abastecimento de água moderno, eficiente e universal. “Se os tucanos, que ficaram todo esse tempo no governo do Estado, tivessem feitos os investimentos previstos, agora Belém não estaria enfrentando problemas de abastecimento de água nos bairros periféricos”, comentou o vereador Marquinho Souza.

Otávio Pinheiro, citando matéria veiculada na edição de anteontem do DIÁRIO DO PARÁ, mostrou ao plenário que as cidades onde o abastecimento de água foi privatizado, tiveram que voltar à estatização porque as tarifas subiram muito e a questão social agravou-se ante a impossibilidade da maioria da população pagar a conta de água. É o caso, por exemplo, de Manaus (AM) e Buenos Aires (Argentina).

Contudo, a vereadora Tereza Coimbra (PDT), integrante da base aliada do prefeito Duciomar Costa (PTB), surpreendeu ao subir à tribuna para elogiar o prefeito de Xinguara, Davi Passos (PT), por ter privatizado o sistema de abastecimento de água, com grande sucesso, segundo ela. Esqueceu-se apenas de dizer que Xinguara é uma cidade menor que os bairros da Pedreira e do Marco, em Belém.

Já o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, também do PT, e com muito mais recursos do que o seu colega Passos, porque recebe quase R$ 1 milhão por dia de royalties da Vale, optou por construir uma grande estação de tratamento de água, que é distribuída pela própria prefeitura. O sistema custou à prefeitura R$ 14 milhões – quatro a menos do que a Prefeitura de Belém recebeu do governo federal, já na gestão de Duciomar Costa, para melhorar e ampliar o abastecimento de água de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro, Pratinha, Bengui e Tapanã, de acordo com Marquinho, que teve acesso aos ofícios do Ministério das Cidade para Duciomar Costa, informando a liberação dos recursos.

GASTOS

“Sei que já gastaram R$ 15 milhões dos R$ 18 milhões liberados e não foram feitos nem 30% da obra. Então, o problema da prefeitura não é outro se não falta de dinheiro, e o prefeito quer fazer caixa. Por isso ele não aceitou a transformação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb), numa agência reguladora, como foi aprovado aqui nesta Casa. Fizemos um levantamento do patrimônio do Saaeb, chegando à conclusão que não vai além de R$ 40 milhões. Mas Duciomar pediu R$ 60 milhões para entregar o serviço para a Cosanpa”.

Os vereadores reiniciaram os trabalhos do 2º Período da 1ª Sessão Legislativa em clima harmonioso e de propostas conciliatórias. Ainda assim, a recusa do prefeito de Belém, Duciomar Costa, à ajuda financeira do Ministério das Cidades, de cerca de R$ 250 milhões, para melhorar os serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário de Belém, denunciada no último domingo em reportagem do DIÁRIO DO PARÁ, foi alvo de críticas da oposição.

Otávio Pinheiro acredita que a posição do prefeito só vem confirmar o seu propósito de privatizar o Saaeb. Disse ter informações de que a privatização é questão fechada para Duciomar. Pio Neto, líder do PTB, partido do prefeito, negou a existência de “questão fechada” por entender que “o assunto é de suma importância para a população e precisa de um amplo debate, com posições técnicas inclusive”. Pio Neto acredita que a privatização do Saaeb é uma medida extrema. (Diário do Pará)

http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=54796

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Acho que isso aconteceu em Manaus há uns anos atrás... ou não? Lembro de uma matéria em um programa da Rede Bandeirantes que comparava essa privatização em algumas cidades e Manaus era citada. Colegas de Manaus devem ter informações se isso ocorreu ou não!
A COSAMA - Companhia de Saneamento, Águas e Esgotos do Estado do Amazonas - foi parcialmente desestatizada no fim dos anos 90. Na capital, a COSAMA foi desestatizada e quem "adquiriu" a concessão do serviço de águas e esgotos em Manaus-AM foi uma empresa francesa, que no Brasil assumiu o nome de ÁGUAS DO AMAZONAS. No interior do estado, a COSAMA ainda "atua".
Houve uma sensível melhora no tocante ao tratamento de água na capital, mas a cidade é umas das que mais possuem poços artesianos por metro quadrado no Brasil, uma vez que infelizmente é comum faltar água em muitos bairros periféricos e até mesmo em alguns outros mais centrais.
A CEAM - Companhia de Energia Elétrica do Estado do Amazonas - também foi parcialmente desestatizada. Na capital, é a Manaus Energia quem "cuida" da energia elétrica. As contas estão cada vez mais caras e o serviço, cada vez pior. No interior do Estado a CEAM ainda "atua".

·
Eu Sou o Rei do Mundo!
6,350 Posts
Discussion Starter #20
Eu acho..

que deveriam privatizar a prefeitura e o gov. do estado.

:D:D

1 - 20 of 22 Posts
Status
Not open for further replies.