SkyscraperCity Forum banner

Sesc Pompéia - Detalhes

10319 Views 26 Replies 15 Participants Last post by  bs.eduardo
21
Olá... sou nova por aqui... adoro ler os comentários... esse novo tópico é mais para teste, já que tive problemas com as fotos que realmente iria postar da minha querida cidade de Mogi das Cruzes... então, colocarei umas fotos, do Sesc que eu amo demais que é o Sesc Pompéia... são fotos de outros ângulos... de alguns detalhes... vistas de outra forma... espero que gostem... amo fotografia, mas não tenho nem o meu sonho de consumo... uma super máquina fotográfica... hehehe... tenho um simples cybershot, muita imaginação e verdadeira paixão por arquitetura...

Contextualização Projetual – O Complexo

Em uma área que antes abrigava uma fábrica - primeiro de tambores e depois de geladeiras - construída em 1938, toda em estilo inglês; área esta comprada pelo SESC - Serviço Social do Comércio em 1971, hoje “vive” o SESC Fábrica da Pompéia. Restaurado e projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o complexo foi completamente entregue em 1986.
Lina Bo Bardi preservou a imagem da fábrica, porém com um diferencial: torna o trabalho aliado ao prazer, sensibilidade e a liberdade. A força que todo o Complexo atinge, parte da maneira como ele está inserido e se relaciona com o bairro, com seu profundo sentimento de identidade local. Essa identidade foi obtida através de todas as observações feitas por Lina na concepção do projeto, onde “sentiu” toda a vida que ali pré existia.
Com diversas visitas ao local, organizou e reuniu todas as cenas vivenciadas e de uma maneira muito particular, conseguiu agregar ao projeto, não somente a memória arquitetônica e de suas estruturas, mas principalmente, a memória do local, a memória urbana, a memória coletiva de todas as pessoas que ali interagiam em meio ao ambiente “abandonado” e assim, optou por preservar toda essa alegria existente e projetou uma arquitetura onde as ações coletivas conseguissem abranger todas as idades, desde crianças até aos idosos: todos juntos convivendo harmoniosamente.
O resultado de todas essas vivências é a efetiva apropriação da população que usufrui de todas suas atividades, atividades estas, que buscam as expressões artísticas, culturais, relacionadas à saúde e ao bem estar social.
Quanto à estrutura em si, o fato de ser desprovida de “sofisticação” e “acabamentos” foi proposital, e, segundo a própria Lina: “A idéia inicial de recuperação do dito Conjunto foi a de “Arquitetura Pobre”, isto é, não no sentido de indigência, mas no sentido artesanal que exprime Comunicação e Dignidade máxima através dos menores e humildes meios”.

01. Final/Início do "rio" que permeia o Galpão que abriga o Pavilhão das Grandes Exposições, Biblioteca de Lazer e o Espaço de Estar

02. Idem

03. Percurso do "leito do rio"

04. Percurso do "leito do rio"

05. "Transposição"

06. Tela de "fechamento entre vãos" - externo-interno do Teatro

07. Visualização entre "blocos"... Bloco do Teatro para Expositivo

08. Detalhe

09. Visão parcial da "Cidadela" e seus "buracos pré-históricos"

10. Interligação entre as duas torres (vestiários e as quadras), as 8 passarelas de concreto com vãos de até 25 metros. É importante lembrar que, sob tais passarelas passa um córrego canalizado – o Córrego das Águas Pretas – que cria uma área non aedificandi.

11. Passarelas

12. Passarelas

13. Passarelas

14. Passarelas

15. Visão do Complexo por um dos "buracos" do Complexo Esportivo

16. O "buraco" e seu fechamento

17. Parte do Skyline da região por entre o "buraco"

18. Não resisti... rs

19. Passarelas

20. Passarelas

21. Passarelas
See less See more
1 - 20 of 27 Posts
é uma das mais belas intervenções de Lina pena que qui em SSA tem tão poucas nesse estilo Brutal
Seja muito bem vinda Bia, suas fotos estão lindas, esse é um dos meus lugares favoritos em Sampa também, além de toda beleza arquitetônica, ele oferece também bastante diversidade cultural.
Opa Bia...... seja muito bem-vinda! Gostei imensamente de suas fotos; creio que a edificação quando terminada ficará show de bola! E você confie, que em breve você comprará a máquina que tanto almeja! ;)
Opa Bia...... seja muito bem-vinda! Gostei imensamente de suas fotos; creio que a edificação quando terminada ficará show de bola! E você confie, que em breve você comprará a máquina que tanto almeja! ;)
Edificação terminada???? hehehe... ah e eu tbém amo o céu de Brasília... igual não vi...
Gostei muito das fotos, estão ótimas.
Você captou ângulos que eu ainda não tinha visto do SESC Pompéia.
Parabéns.:applause:

Só acho que deveria estar em São Paulo esse thread.
Deveria estar no Arquitetura e Discussões urbanas.

Aliás, eu adoro esta construção, bastante expressiva.

Só achei que aquela faixa de água com pedrinhas não ficou legal naquele local. Quebrou sim de forma expressiva a arquitetura do local, mas não entrou em harmonia, além de ser um limitador inútil de espaços que serve mais para atrapalhar do que para "decorar".

Seria legal colocar mais informações desta obra, explicações, local, etc.
Gostei muito das fotos, estão ótimas.
Você captou ângulos que eu ainda não tinha visto do SESC Pompéia.
Parabéns.:applause:

Só acho que deveria estar em São Paulo esse thread.
É que quando digitei SESC pra ver em qual postaria, apareceu alguns em Projetos... ai fui nele...
Como é interessante o SESC Pompéia. Só fui uma vez. As fotos me fizeram ter vontade de voltar lá. Na próxima vez que for à Barra Funda não deixo de dar uma passada por lá.
Deveria estar no Arquitetura e Discussões urbanas.

Aliás, eu adoro esta construção, bastante expressiva.

Só achei que aquela faixa de água com pedrinhas não ficou legal naquele local. Quebrou sim de forma expressiva a arquitetura do local, mas não entrou em harmonia, além de ser um limitador inútil de espaços que serve mais para atrapalhar do que para "decorar".

Seria legal colocar mais informações desta obra, explicações, local, etc.
Prontinho... é que eu ainda estou em fase de "testes"... hehehe... coloquei as legendas... a introdução aproveitei a que fiz para o meu trabalho... por isso as datas nas fotos...

Quanto ao "rio"... eu adoro... por isso as fotos... considerando todo o partido e os porquês da Lina, eu acho que ele está perfeitamente contextualizado no local... e como eu adoro, acho um "charme"... rs
sabia que era interessante
mas nao imaginava tao espetacular
adorei as fotos... ainda n conheco o sesc pompéia, mas na minha próxima visita a sp n deixarei de visitá-lo! Aliás, é um orgulho termos uma excelente arquiteta como Lina na nossa história, recordo de poucas grandes arquitetas; quem sabe vc, Bia, não será mais um orgulho nosso... heheheeh
adorei as fotos... ainda n conheco o sesc pompéia, mas na minha próxima visita a sp n deixarei de visitá-lo! Aliás, é um orgulho termos uma excelente arquiteta como Lina na nossa história, recordo de poucas grandes arquitetas; quem sabe vc, Bia, não será mais um orgulho nosso... heheheeh
Sim... a Lina era excepcional... e sofreu tantos preconceitos... e adotou o Brasil como nação... quem me dera chegar aos pés da genialidade dela... mas sou muito honrada por ter tido, como professor, o ex-parceiro dela, o arquiteto Marcelo Suzuki... excelente... minha pós já valeu só por tê-lo conhecido... hehehe
Legais as informações sobre a história do SESC... Não sabia. Valeu por postar. A Lina Bo Bardi tb foi quem projetou o MASP. Confere? Ou é engano meu?
Legais as informações sobre a história do SESC... Não sabia. Valeu por postar. A Lina Bo Bardi tb foi quem projetou o MASP. Confere? Ou é engano meu?
Sim, foi ela mesma... e foi o que fez muitas pessoas importantes da área a torcer o nariz para ela... que "prepotência" uma mulher fazer um edifício daquela complexidade, ainda mais, com o maior vão livre???
O MASP foi deixado de lado por muito tempo por causa do preconceito que tinham por ela... hehehe
Belas fotos, Bia, adorei o seu thread de estréia.

No último sábado (03/05/2008) fui ao Shopping Bourbon Pompéia e da rampa de acesso ao estacionamento superior, é possível ter uma belíssima visão deste surpreendente projeto de Lina Bo Bardi.

Nunca tive a oportunidade de conhecê-lo por dentro, mas com etas fotos postadas pela Bia (minha conterrânea :D) e outras que já foram postadas por aqui, dá para se ter uma boa noção desta imponente obra de arte.
Seja bem-vinda, Bia!
Lindo thread, ótimas fotos! :applause:
Prontinho... é que eu ainda estou em fase de "testes"... hehehe... coloquei as legendas... a introdução aproveitei a que fiz para o meu trabalho... por isso as datas nas fotos...

Quanto ao "rio"... eu adoro... por isso as fotos... considerando todo o partido e os porquês da Lina, eu acho que ele está perfeitamente contextualizado no local... e como eu adoro, acho um "charme"... rs
Parabéns, agora sim o thread ficou excelente!

Para um primeiro thread, ele está PERFEITO! Quem dera se ao menos 5% dos novos foristas chegassem ao forum com uma estréia tão boa destas!

As tuas observações só fizeram eu gostar ainda mais desta obra e me deixou curioso sobre o trabalho de Lina!

Eu particularmente acredito e confio muito no trabalho das mulheres junto à arquitetura (excluo arquitetura de interiores). Por isso amo e respeito tanto a Zaha. Apesar de no Brasil ser um curso onde predominam elas (falo elas sem discriminar sexos :laugh:), as mulheres ainda não têm metade da posição dos homens na profissão, algo toalmente ILÓGICO!

Te convido a vir fazer um novo thread, neste mesmo subforum, sobre a arquitetura de Lina; seria interessantíssimo!

Ah, esqueci de dar as boas vindas. Seja bem vinda, precisamos de mais mulheres e também de mais pessoas ligadas diretamente à arquitetura (não estou discriminando leigos).

E para finalizar, gostaria que me esclarecesse uma dúvida: És formada?
See less See more
Já fui lá.É perto de casa,e mais perto ainda do Bourbon.
Tava tendo (acho até que ainda está) uma exposição sobre o ano de 1968.
Se não me engano fui lá no dia do primeiro jogo entre Palmeiras x Sport Recife,pela Copa do Brasil desse ano.Até encontrei com a galerinha da Mancha voltando pra casa,hehe.
Parabéns, agora sim o thread ficou excelente!

Para um primeiro thread, ele está PERFEITO! Quem dera se ao menos 5% dos novos foristas chegassem ao forum com uma estréia tão boa destas!

As tuas observações só fizeram eu gostar ainda mais desta obra e me deixou curioso sobre o trabalho de Lina!

Eu particularmente acredito e confio muito no trabalho das mulheres junto à arquitetura (excluo arquitetura de interiores). Por isso amo e respeito tanto a Zaha. Apesar de no Brasil ser um curso onde predominam elas (falo elas sem discriminar sexos :laugh:), as mulheres ainda não têm metade da posição dos homens na profissão, algo toalmente ILÓGICO!

Te convido a vir fazer um novo thread, neste mesmo subforum, sobre a arquitetura de Lina; seria interessantíssimo!

Ah, esqueci de dar as boas vindas. Seja bem vinda, precisamos de mais mulheres e também de mais pessoas ligadas diretamente à arquitetura (não estou discriminando leigos).

E para finalizar, gostaria que me esclarecesse uma dúvida: És formada?

Isso que eu ia falar!

Também fiquei curioso sobre o trabalho da Lina Bo Bardi e pesquisar sobre o trabalho dela. Assim como tem o thread do Frank Owen Gehry poderia também ter da Lina. Mais uma vez parabenizo o thread, que é uma excelente estréia no fórum. Valeu Bia!
1 - 20 of 27 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.