Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 76 Posts

·
Geógrafo
3,344 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Transportes concentrados na margem do Sado

ROBERTO DORES, SETÚBAL
A zona ribeirinha de Setúbal vai ser dotada de uma infra-estrutura destinada a receber comboios, autocarros e barcos, como forma de tentar responder ao movimento de passageiros rumo à renovada Tróia. As estimativas apontam para um milhão de pessoas que anualmente vão começar cruzar o rio Sado a partir de 2011. Mas os números vão aumentar em flecha nos anos seguintes, à ordem de 3 mil pessoas por dia.

"Setúbal não pode ser o estacionamento de Tróia", segundo avançou ontem a presidente do município, Maria Dores Meira. A autarquia, que ainda não tem orçamento para este empreendimento, chama-lhe uma "estação multimodal". Um projecto que deverá nascer junto à Doca das Fontainhas - próximo do local de atracagem dos ferries - assegurando a concentração dos futuros terminais rodoviário e ferroviário. É que a actual estação de camionagem acumula degradação e congestionamento de tráfego na rua 5 de Outubro, enquanto o terminal ferroviário do Quebedo está distante do rio.

"Já temos o apoio da Refer para este projecto, porque vai tornar os comboios mais atractivos às pessoas, mas também já falámos com muitas entidades", revelou Maria Dores Meira, garantindo que a Associação de Resorts do Litoral Alentejano é um dos principais parceiros da autarquia. "Este é um investimento que tem de ser feito, depois de Setúbal ter parado no tempo. Não podemos continuar a ter os transportes divididos", reiterou.

A autarquia e os vários parceiros vão avançar com uma candidatura à segunda fase do Quadro de Referência Estratégico Nacional, que deverá estar concluída até Julho, podendo as obras ter início assim que haja a aprovação. O maior entrave, segundo já alertou a Administração do Porto de Setúbal - também parceira neste projecto - prende-se com os concessionários que exploram a zona envolvente ao local para onde a estação está projectada. Existem contratos superiores a 20 anos, cujas eventuais rescisões se tornam inviáveis, face aos elevados valores das indemnizações. "Só se o governo as quiser pagar", ironizou a autarca de Setúbal.

A estação intermodal surge como a principal obra de uma intervenção destinada a requalificar a zona ribeirinha de Setúbal, para onde estão projectados investimentos na ordem dos oito milhões de euros, ambicionando o município avançar com a construção de um "calçadão" à beira rio, que se irá estender da Doca das Fontainhas até ao Parque Urbano de Albarquel, inaugurado no passado sábado pelo ministro do Ambiente. Trata-se de um investimento de 3,7 milhões de euros, financiado pelo programa Polis.

No local onde funcionou o parque de campismo denominado a Toca do Pai Lopes, existe agora um espaço verde, com um polidesportivo com bancada virada para o rio Sado, caminhos pedonais, locais de estacionamento e ainda um pequeno parque infantil.|
DN

·
Registered
21,083 Posts
muito bom :eek:kay: só a de Coimbra é que continua presa pela indecisão do TGV.. :no:

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Interessante este projeto. Esta estação passaria ser o terminal dos comboios da Fergatus e um dos pontos de parada da Linha de Sado da CP?

·
the mitty
11,063 Posts
creio que os fertagus nao cabem no túnel das fontainhas, no centro da cidade, alem de que essa zona é um pouco complexa para se poder colocar isso tudo, tem duas grandes estradas e um viaduto, apertados entre as escarpas de s nicolau e o rio

lamento muito, mas nao creio que passe da ideia

·
Registered
52,552 Posts
mto bem, de facto conciliar ca Fertagus era o máximo, a pessoa apanhava o comboio em Lisboa e saia aqui para apanhar o barco pa Troia :)

·
Registered
2,174 Posts
mto bem, de facto conciliar ca Fertagus era o máximo, a pessoa apanhava o comboio em Lisboa e saia aqui para apanhar o barco pa Troia :)
Hum não sei se será bem assim. :dunno:

Acho que vai ser a CP a operar na nova ponte e se o que eles dizem se concretizar poupa-se imenso tempo se usar essa linha em vez da operada pela fertagus. Por isso de Lisboa para setubal o melhor passará a ser a CP quando tudo estiver pronto.

·
Registered
52,552 Posts
Hum não sei se será bem assim. :dunno:

Acho que vai ser a CP a operar na nova ponte e se o que eles dizem se concretizar poupa-se imenso tempo se usar essa linha em vez da operada pela fertagus. Por isso de Lisboa para setubal o melhor passará a ser a CP quando tudo estiver pronto.
a nova ponte sera só para o TGV? :sly:

·
Registered
2,174 Posts
^^ Não. vai ser para urbanos também. Mas corrige-me se estou errado (não uso muito os serviços da margem sul por isso posso estar a incorrer em erro) mas a fertagus não opera só a linha que vai pela ponte 25 de Abril e atravessa Almada??

Pensei que a linha entre Barreiro e Setubal era operada pela CP (tendo claro a parte final em comum). Se assim for, os comboios que partem da linha da cintura e vão atravessar a nova ponte, chegando a setubal devem ser CP. Acaba um pouco com a concorrencia da fertagus nesse aspecto (a não ser que haja negocio para a fertagus operar ali claro).

Digo eu. Se calhar estou a fazer confusão. :dunno:

·
Registered
7,667 Posts
É sempre bom apostar nestes tipo projectos de intermodalidade, estas sinergias de transportes são muito importantes. Espero que vá para a frente!

·
Moderator
184,945 Posts
Aqui fica um esboço:

Linha Amarela: Linha do Sado (descontinuidade equivale ao túnel do Quebedo)
Vermelho: Nova estação intermodal / Estação do Quebedo (pequena)
Rosa: Edifícios do render
Preto: Novas estradas e acessos
Branco: Novo cais de ancoragem para navios de grande porte
Azul: Pequenos cais de ancoragem da marina e dos ferrys para Troia.

·
Registered
52,552 Posts
^^ Não. vai ser para urbanos também. Mas corrige-me se estou errado (não uso muito os serviços da margem sul por isso posso estar a incorrer em erro) mas a fertagus não opera só a linha que vai pela ponte 25 de Abril e atravessa Almada??

Pensei que a linha entre Barreiro e Setubal era operada pela CP (tendo claro a parte final em comum). Se assim for, os comboios que partem da linha da cintura e vão atravessar a nova ponte, chegando a setubal devem ser CP. Acaba um pouco com a concorrencia da fertagus nesse aspecto (a não ser que haja negocio para a fertagus operar ali claro).

Digo eu. Se calhar estou a fazer confusão. :dunno:
sim está correcto mas a linha Barreiro/Setubal da CP é de fugir, lentissima, comboios da idade da pedra tanto em decoração como material, para ires para Setubal tens de apanhar o barco em Lisboa, enfim, tenho serias duvidas de k quando o MST chegar ao Montijo não desapareçam com ela totalmente, a ver vamos...

·
Registered
210 Posts
A Fertagus opera Areeiro «» Setúbal/estação via coina.

A CP opera Barreiro «» Praias do Sado. Esta linha está a ser electrificada. A partir de 2009 irão circular automotoras electricas iguais ás da linha de Sintra.

Este troço será a continuidade a partir do Lavradio do novo eixo urbano através da TTT.

Cumpts

Henrique

·
Registered
52,552 Posts
já agora, será k compensa? eu vejo tão pouca gente a sair no Barreiro vindo daquela linha :dunno: antes da Fertagus sim eram aos molhos...

·
Moderator
184,945 Posts
Vês pouca gente xano? :lol: isso é porque não vês na hora de ponta...

A linha do Sado tem maior afluência na ligação PN - Setúbal ou PN - Barreiro e mesmo BXB, AV e Moita - Setúbal.

1 - 20 of 76 Posts