Apenas escrito em perfeito inglês. Chineses não falavam bem inglês, ate onde eu lembro.
A China é um país em constante transformação e que eu visito há muitos anos, além desse thread fiz outos mostrando a evolução de cidades como Foshan num espaço de 5 anos e as diferenças são incríveis.
Sobre o domínio do inglês, antigamente mesmo os traders e pessoal envolvido na exportação tinha pouca fluência e escreviam de forma muito simples ou com erros em frases curtas, as vezes trocando o sentido das palavras ou fazendo construções bizarras na fala tipo "which o'clock do we meet tomorrow? A população em geral não falava nada e pedir informações na rua era missão impossível a menos que vc se virasse em mandarim. Não é mais assim. Centenas de milhões de chineses estão empenhados em aprender ou melhorar seu inglês e professores de lingua inglesa estão fazendo fortunas em cursos online ou em escolas presenciais. O pessoal da área de comércio exterior melhorou incrivelmente e sofisticou sua escrita e sua fala, já não é mais tão dificil encontrar pessoas com fluência e com boa pronuncia. Quanto a população em geral, temos que separar os jovens dos mais velhos.
Os mais jovens aprenderam rápido e se vc precisar de informações em qualquer lugar em Shanghai simplesmente escolha uma mocinha jovem e tem 90% de chances dela compreender, responder e te ajudar, exatamente como aconteceu comigo na gigantesca estação de Hongqiao onde no meio daquela imensidão eu não conseguia achar as cabines para retirar o bilhete comprado pela internet e pedi então para uma menina me ajudar, ela me levou até lá e foi conversando comigo, toda empolgada por praticar seu inglês com um estrangeiro. Depois pedi para o pessoal da fila me deixar passar na frente no guichê para eu poder retirar o bilhete porque meu trem já estava embarcando. Todos foram muito gentis e todos me ajudaram.
Vale dizer também que no metrô os jovens fazem fila e aguardam pacientemente sua vez de entrar, são discretos e educados, falam em voz baixa e não tem absolutamente nada que os diferencie dos outros jovens de qualquer lugar do mundo. Mas os mais velhos ainda não entendem dessas modernidades, não falam inglês e alguns mal falam mandarim, volta e meia alguém fura fila, se enfia na sua frente, alguns falam alto quase gritando, há uma diferença grande entre as gerações sendo que as mais novas são muito mais sofisticadas, eles representam a nova China, moderna, prospera e globalizada.
Tenho um vídeo que eu fiz no trem bala para Xiamen, tem um pedaço que dá para ouvir a locução em inglês com um pouco de sotaque mas perfeitamente compreensível, depois eu posto. Quanto ao metrô de Shanghai eles preferiram colocar a gravação na voz de algum expat e como eu disse, é perfeito, tanto a sinalização, nas máquinas de venda de tickets ou nos aplicativos do metrô em inglês.
Mas nada do que estou falando aqui é para diminuir o Brasil mas sim para mostrar a China que eu admiro e gosto porque além de fazer negócios tenho amigos chineses. São pessoas cativantes que tratam bem aos brasileiros, que trabalham muito e que fazem por merecer todo o progresso que alcançaram. Em mais uma ou duas décadas irão ultrapassar a Europa e não serão apenas a maior potência mundial porque isso eles já são, mas serão também o país mais desenvolvido do planeta nas condições de vida da população, no conhecimento e em tudo o que se entende como desenvolvimento. Fico feliz por eles, são capazes de grandes esforços e são um povo pacífico, trabalhador, alegre e ainda assim, humilde e gentil.