SkyscraperCity Forum banner

Shanghai Extraordinária - The Bund e Pudong, novembro/2017

3726 Views 28 Replies 13 Participants Last post by  Adriel Ambrózio
43
A maior metrópole do planeta :)

The Bund

Essas duas já em Nanjing Road, a famosa rua de compras de Shanghai.

Próxima parte: Pudong​
See less See more
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 29 Posts
52
Pudong

Um momento no excelente metrô de Shanghai.

Alguns dados: 588km de linhas, 364 estações, locução e sinalização em chinês e em perfeito inglês :)

See less See more
  • Like
Que vergonha de SP e do Rio, quando vejo essas fotos e lembro de como são nossas metrópoles principais.

E pensar que nos anos 80 Shanghai tinha menos prédios que a Av. Paulista.

E pensar que a China tinha um PIB Percapta que era 1/6 do brasileiro

Agora eles olham para nós como nós olhamos para, sei lá, Honduras.

Como dizem né, choices, um povo escolheu abraçar o capitalismo e TRABALHAR, o outro povo se encantou por ideias ultrapassadas e escolheu viver pendurado no Estado.
  • Like
Que beleza de fotos [email protected] !!! :drool:
Deixando de lado esses edifícios impactantes, ainda prefiro acreditar que viver em algumas das nossas cidades médias ou grandes do Paraná é melhor. :nuts:
  • Like
Reactions: 2
potencia sem igual, mas a desigualdade se esconde atras dos belos arranha-céus um povo parte quase escravizado em seus trabalhos e moram em pequenos espaços se é que que da pra ser chamados de pequenos, parabéns [email protected] pelas excelentes imagens
  • Like
Reactions: 1
Essa é a China, a futura potência mundial.
Impressionante a infraestrutura e a "grandeza" do país, e fiquei boquiaberto com a limpeza e a organização das cidades, que podem muito bem se comparar à das grandes metrópoles europeias. Eu não imaginava que Shanghai fosse tão limpa e bem cuidada assim, tão rica e esbanjando qualidade de vida, não imaginava mesmo.

O maior problema da China ainda deve ser a poluição (como se observa nas imagens), seguida do trabalho escravo. De resto, uma qualidade que não fica devendo em nada aos países que já chegaram ao primeiro mundo (pelo menos no que tange à infraestrutura, pois liberdades individuais ainda não foram conquistadas por lá). E não dá pra comparar com o Brasil mesmo, passamos vergonha, em todos os sentidos, só pelos prédios nossas metrópoles perdem de longe. Uma pena, pois potencial pra nos igualarmos temos de sobra...

Aliás, a China vem investindo pesado na América do Sul, e no Brasil cada vez mais, quais são as intenções dos chineses?
See less See more
  • Like
Que vergonha de SP e do Rio, quando vejo essas fotos e lembro de como são nossas metrópoles principais.

E pensar que nos anos 80 Shanghai tinha menos prédios que a Av. Paulista.

E pensar que a China tinha um PIB Percapta que era 1/6 do brasileiro

Agora eles olham para nós como nós olhamos para, sei lá, Honduras.

Como dizem né, choices, um povo escolheu abraçar o capitalismo e TRABALHAR, o outro povo se encantou por ideias ultrapassadas e escolheu viver pendurado no Estado.
Também penso sim.

Que beleza de fotos [email protected] !!! :drool:
Deixando de lado esses edifícios impactantes, ainda prefiro acreditar que viver em algumas das nossas cidades médias ou grandes do Paraná é melhor. :nuts:
Obrigado Walter. É uma comparação dificil, as escalas de grandeza da China são descomunais e a divisão administrativa é diferente. Shanghai é o centro de uma megalópole de 140 milhões de habitantes, é uma cidade rica, grande, cara, global, a população é sofisticada e mesmo na periferia as garagens da classe média estão bem nutridas. Dá uma olhada no estacionamento desse predinho, são apartmentos comuns, típicos de uma cidade grande, na região de Jinqiao Road, periferia de Pudong.

Pessoalmente eu prefiro as cidades menores e se pudesse escolher ficaria com Xiamen que ainda é grande mas muito menor do que Shanghai. Comparar Xiamen com Curitiba me parece um pouco melhor mas em termos de infraestrutura e qualidade do urbanismo Xiamen ganha disparado. Quanto a qualidade de vida entendida como acesso a bens de consumo e confortos da vida moderna tenho a forte impressão que os chineses estão muito bem.
See less See more
  • Like
potencia sem igual, mas a desigualdade se esconde atras dos belos arranha-céus um povo parte quase escravizado em seus trabalhos e moram em pequenos espaços se é que que da pra ser chamados de pequenos, parabéns [email protected] pelas excelentes imagens
Obrigado Luisão.

Essa é a China, a futura potência mundial.
Impressionante a infraestrutura e a "grandeza" do país, e fiquei boquiaberto com a limpeza e a organização das cidades, que podem muito bem se comparar à das grandes metrópoles europeias. Eu não imaginava que Shanghai fosse tão limpa e bem cuidada assim, tão rica e esbanjando qualidade de vida, não imaginava mesmo.

O maior problema da China ainda deve ser a poluição (como se observa nas imagens), seguida do trabalho escravo. De resto, uma qualidade que não fica devendo em nada aos países que já chegaram ao primeiro mundo (pelo menos no que tange à infraestrutura, pois liberdades individuais ainda não foram conquistadas por lá). E não dá pra comparar com o Brasil mesmo, passamos vergonha, em todos os sentidos, só pelos prédios nossas metrópoles perdem de longe. Uma pena, pois potencial pra nos igualarmos temos de sobra...

Aliás, a China vem investindo pesado na América do Sul, e no Brasil cada vez mais, quais são as intenções dos chineses?
Eu diria que o que eles querem é fazer negócios, a China é espera e quer um mundo em paz e em crescimento onde eles possam vender suas tecnologias e quando a China parar de crescer estarão crescendo no resto do mundo. A poluição ainda é um problema mas muito menor do que já foi, nas fotos é possível ver os dias lindos de céu azul apesar de que estamos no inverno do hemistério norte e essa é justamente a estação onde a poluição se agrava. A água das torneiras ainda não é potável mas eles estão limpando os rios, Shanghai iniciou um um programa de despoluição há algum tempo e pretende finaliza-lo até o final de 2018.

Quanto ao trabalho escravo, talvez bem no interiorzão da China mas não nas zonas especiais de desenvolvimento. Nelas, eles tem direito a duas folgas semanais (sábado e domingo) onde vão com a família gastar seu dinheiros nos shoppings. :) Falando nisso, o salário médio mais bairo de um trabalhador com baixa qualificação, tipo atendente do MC Donalds, é de R$1.600 nas cidades médias, quase o dobro do brasileiro.

Recentemente foram divulgados alguns dados com essas comparações:

Acabou a conversa da “escravidão” na China: eles já ganham mais que os brasileiros

No domingo (26), país pulava e cantava FORA TEMER e uma notícia publicada pelo inglês Financial Times passou despercebida: a média salarial na indústria chinesa já é maior que no Brasil. Lembra aquele discurso sobre a “escravidão” na China? Foi o tempo. A verdade é que em dez anos, a contar de 2005, a média salarial dos chineses na indústria triplicou, para US$ 3,60 por hora, enquanto Brasil caiu de US$ 2,90 para US$ 2,70. Dá pra imaginar o que acontecerá se aprovada a reforma trabalhista...

Detalhe: a China não tem política de salário mínimo, os salário são livremente negociados entre empresas e trabalhadores.

Fonte e matéria completa
http://outraspalavras.net/maurolope...china-eles-ja-ganham-mais-que-os-brasileiros/
See less See more
  • Like
Alguns dados: 588km de linhas, 364 estações, locução e sinalização em chinês e em perfeito inglês :)
Apenas escrito em perfeito inglês. Chineses não falavam bem inglês, ate onde eu lembro.
Apenas escrito em perfeito inglês. Chineses não falavam bem inglês, ate onde eu lembro.
A China é um país em constante transformação e que eu visito há muitos anos, além desse thread fiz outos mostrando a evolução de cidades como Foshan num espaço de 5 anos e as diferenças são incríveis.

Sobre o domínio do inglês, antigamente mesmo os traders e pessoal envolvido na exportação tinha pouca fluência e escreviam de forma muito simples ou com erros em frases curtas, as vezes trocando o sentido das palavras ou fazendo construções bizarras na fala tipo "which o'clock do we meet tomorrow? A população em geral não falava nada e pedir informações na rua era missão impossível a menos que vc se virasse em mandarim. Não é mais assim. Centenas de milhões de chineses estão empenhados em aprender ou melhorar seu inglês e professores de lingua inglesa estão fazendo fortunas em cursos online ou em escolas presenciais. O pessoal da área de comércio exterior melhorou incrivelmente e sofisticou sua escrita e sua fala, já não é mais tão dificil encontrar pessoas com fluência e com boa pronuncia. Quanto a população em geral, temos que separar os jovens dos mais velhos.

Os mais jovens aprenderam rápido e se vc precisar de informações em qualquer lugar em Shanghai simplesmente escolha uma mocinha jovem e tem 90% de chances dela compreender, responder e te ajudar, exatamente como aconteceu comigo na gigantesca estação de Hongqiao onde no meio daquela imensidão eu não conseguia achar as cabines para retirar o bilhete comprado pela internet e pedi então para uma menina me ajudar, ela me levou até lá e foi conversando comigo, toda empolgada por praticar seu inglês com um estrangeiro. Depois pedi para o pessoal da fila me deixar passar na frente no guichê para eu poder retirar o bilhete porque meu trem já estava embarcando. Todos foram muito gentis e todos me ajudaram.

Vale dizer também que no metrô os jovens fazem fila e aguardam pacientemente sua vez de entrar, são discretos e educados, falam em voz baixa e não tem absolutamente nada que os diferencie dos outros jovens de qualquer lugar do mundo. Mas os mais velhos ainda não entendem dessas modernidades, não falam inglês e alguns mal falam mandarim, volta e meia alguém fura fila, se enfia na sua frente, alguns falam alto quase gritando, há uma diferença grande entre as gerações sendo que as mais novas são muito mais sofisticadas, eles representam a nova China, moderna, prospera e globalizada.

Tenho um vídeo que eu fiz no trem bala para Xiamen, tem um pedaço que dá para ouvir a locução em inglês com um pouco de sotaque mas perfeitamente compreensível, depois eu posto. Quanto ao metrô de Shanghai eles preferiram colocar a gravação na voz de algum expat e como eu disse, é perfeito, tanto a sinalização, nas máquinas de venda de tickets ou nos aplicativos do metrô em inglês.

Mas nada do que estou falando aqui é para diminuir o Brasil mas sim para mostrar a China que eu admiro e gosto porque além de fazer negócios tenho amigos chineses. São pessoas cativantes que tratam bem aos brasileiros, que trabalham muito e que fazem por merecer todo o progresso que alcançaram. Em mais uma ou duas décadas irão ultrapassar a Europa e não serão apenas a maior potência mundial porque isso eles já são, mas serão também o país mais desenvolvido do planeta nas condições de vida da população, no conhecimento e em tudo o que se entende como desenvolvimento. Fico feliz por eles, são capazes de grandes esforços e são um povo pacífico, trabalhador, alegre e ainda assim, humilde e gentil.
See less See more
  • Like
Em mais uma ou duas décadas irão ultrapassar a Europa e não serão apenas a maior potência mundial porque isso eles já são, mas serão também o país mais desenvolvido do planeta nas condições de vida da população, no conhecimento e em tudo o que se entende como desenvolvimento. Fico feliz por eles, são capazes de grandes esforços e são um povo pacífico, trabalhador, alegre e ainda assim, humilde e gentil.
Em conhecimento as universidades americanas e inglesas são insuperáveis. Os chineses nunca terão o padrão de vida da Europa Ocidental e dos EUA simplesmente porque o planeta não aguenta, e pelo que sei a China rural longe dessas metrópoles imponentes ainda está igual a época do Mao. Mas com certeza é lindo de ver o que eles conseguiram nas últimas décadas.
Em conhecimento as universidades americanas e inglesas são insuperáveis. Os chineses nunca terão o padrão de vida da Europa Ocidental e dos EUA simplesmente porque o planeta não aguenta, e pelo que sei a China rural longe dessas metrópoles imponentes ainda está igual a época do Mao. Mas com certeza é lindo de ver o que eles conseguiram nas últimas décadas.
Americanas, por enquanto. Mas a China já aparece entre as 30 melhores do mundo com duas universidades, Peking e Tsinghua, bem a frente de todas as nações européias e atrás apenas dos EUA e Canadá (que tem 1 instituição), entre as 50 são várias chinesas notadamente em Hong Kong (Brasil infelizmente não tem nenhuma entre as melhores posições. Quanto a qualidade de vida na Europa e América é bom não romantizar porque EUA tem bastante pobreza e Europa idem como por exemplo no sul da Itália onde as condições são severas.

https://www.timeshighereducation.com/student/best-universities/best-universities-world

É claro que a China jamais será um país perfeito com 1,4 bilhões de pessoas vivendo como se vive em um país minúsculo como a Áustria ou a Suiça mas de modo geral, não se deve duvidar de que continuarão crescendo e se desenvolvendo muito acima da média mundial, até porque a China cresce com planejamento. Cidades como Hangzhou, com 10 milhões de habitantes na região de Shanghai, fizeram a transição de centros industriais de manufatura para centros de tecnologia da informação e suas universidades estão em constante aprimoramento. Hanghzou parece um sonho de cidade e a verdade é que a China cresce e se desenvolve muito mais rápido do que nossa capacidade de deixar de lado os preconceitos em relação ao país e aceitar que estamos diante de uma super-potência como nunca antes vista.

Hanghzou:

Hangzhou shows the way to China's new economy
Signs that China's reforms may be paying off have sprung up in the eastern coastal city of Hangzhou, where a booming high-tech and software sector has fired up the local economy in defiance of a nationwide slowdown.

From venture capital funds to big data firms, hundreds of technology-linked companies have set up shop in Hangzhou, capital of Zhejiang province, to create a thriving services center that is picking up the slack from wilting factory growth.
https://www.cnbc.com/2015/05/20/hangzhou-shows-chinas-new-economy.html

Quanto a vida nas zonas rurais da China, eu visitei uma em Hebei e outra em Shandong e posso te dizer que estão muito, muito, mas muito melhores que o nosso sertão. Além disso a China está em pleno programa de modernização do campo e erradicação da pobreza rural, inclusive com consequências para a nossa economia com a instalação de grandes criadouros e frigoríficos de aves em parceria com a Tyson Foods, que irão subsbituir as importações de frango de outros países.

Como eu disse antes, a China está em constante evolução. O que lemos ou vimos nos noticiarios brasileiros há 10, 5, ou 2 anos atrás já é passado distante no ritmo de evolução chinês.
See less See more
  • Like
Reactions: 3
Seguramente a China está muito atrás do Ocidente em qualidade de vida, mas se de fato eles estiverem investindo para erradicar a pobreza/poluição e melhorar os índices educacionais, então em pouco tempo pode rivalizar.

Outra mudança significativa na China diz respeito às crenças, segundo alguns pesquisadores a China será a maior nação cristã do mundo até 2030 (a cada novo ano mais de 200 mil chineses se convertem ao Catolicismo ou Protestantismo). Nem mesmo o comunismo consegue barrar o crescimento astronômico de fieis no país. A China ainda é uma das nações que mais perseguem cristãos no mundo, ironicamente, está a caminho de ser a futura terra de Cristo.

Se não houver Terceira Guerra Mundial, então a China comandará o mundo, não falta mais muito pra isso. Creio que a queda dos EUA é inevitável, outrora ocorreu com Roma, Portugal/Espanha, Inglaterra, e não será diferente com os americanos, o tempo deles está acabando e o dos chineses, começa.
Seguramente a China está muito atrás do Ocidente em qualidade de vida, mas se de fato eles estiverem investindo para erradicar a pobreza/poluição e melhorar os índices educacionais, então em pouco tempo pode rivalizar.

Outra mudança significativa na China diz respeito às crenças, segundo alguns pesquisadores a China será a maior nação cristã do mundo até 2030 (a cada novo ano mais de 200 mil chineses se convertem ao Catolicismo ou Protestantismo). Nem mesmo o comunismo consegue barrar o crescimento astronômico de fieis no país. A China ainda é uma das nações que mais perseguem cristãos no mundo, ironicamente, está a caminho de ser a futura terra de Cristo.

Se não houver Terceira Guerra Mundial, então a China comandará o mundo, não falta mais muito pra isso. Creio que a queda dos EUA é inevitável, outrora ocorreu com Roma, Portugal/Espanha, Inglaterra, e não será diferente com os americanos, o tempo deles está acabando e o dos chineses, começa.
Concordo com sua visão Sulzbach. Mas quanto a qualidade de vida do ocidente acho que depende que parte do ocidente estamos comparando, se for América Latina talvez eles estejam vivendo muito melhor mas se for Canadá, acho que a China ainda tem muito o que fazer até porque um país com menos de 50 milhões é dificil comparar. Talvez fosse melhor colocar em blocos, Europa x China, América do Norte x China, Ásia (excluindo Índia) x China.
  • Like
Que skyline futurista. A cidade parece ser limpa e bem cuidada.
E pensar que em poucas décadas a economia da China ultrapassou as economias de todos os países da Europa, do Japão e com certeza vai ultrapassar o pib dos Estados Unidos. Parece que o governo de lá incentiva as pessoas a trabalharem, a investir no desenvolvimento tecnológico e a valorizarem a família, ao contrário do que ocorre no ocidente.
  • Like
Queda dos EUA é dramático demais. A dominação de Roma, o Império Inglês, Portugal, era enorme para a época, mas a hegemonia americana hoje dispõe de meios de difusão inéditos que os outros não tinham. A globalização levou o domínio americano para um nível jamais antes visto. Eu não vejo o coração do Ocidente mudando para a China tão cedo. Os EUA não estão mais no seu auge com certeza, mas o que eles consolidaram no mundo não vai desaparecer em ritmo chinês.

Os números, as cidades, os relatos são impressionantes, mas acho que estão indo longe demais nessas previsões sobre a China. Não romantizo o padrão de vida de europeus e americanos até porque moro na França e me espantei com as mazelas daqui, mas o fato é que esses dois povos são a "elite" do mundo, tem todas as estatísticas sociais a seu favor e consomem absurdos. A classe média chinesa nunca vai chegar nesse nível porque com os meios de produção e recursos que temos, não é possível sustentar esse contingente de pessoas.
See less See more
Os números, as cidades, os relatos são impressionantes, mas acho que estão indo longe demais nessas previsões sobre a China. Não romantizo o padrão de vida de europeus e americanos até porque moro na França e me espantei com as mazelas daqui, mas o fato é que esses dois povos são a "elite" do mundo, tem todas as estatísticas sociais a seu favor e consomem absurdos. A classe média chinesa nunca vai chegar nesse nível porque com os meios de produção e recursos que temos, não é possível sustentar esse contingente de pessoas.
Um estudo da Wharton School of Pennsylvania fez um ranking de qualidade de vida e a China aparece em 20º lugar a frente de países como Espanha, Italia, Polonia, Rep. Tcheca, Hungria, Grecia, Croacia, Eslovenia, Russia, Bulgaria, Emirados Arabes, Coreia do Sul e a frente de todos os latinos inclusive Uruguai e Chile. O Brasil é rankeado 58º nessa lista e os Estados Unidos, rankeado em 18º está apenas duas posições a frente da China.

https://www.usnews.com/news/best-countries/quality-of-life-full-list
See less See more
  • Like
Incrível!!! Mas não trocaria SP ou minha cidade no Brasil pra viver em nenhuma cidade da China. Só por um salário milionário, aí eu moro até numa vila no Sudão.
  • Like
Sobre a pobreza nas zonas rurais da China:

Empreendedorismo rural vira, literalmente, o negócio da China
Avanços na agricultura, revolução digital e investimento pesado em infraestrutura rodoferroviária leva ‘vacas gordas’ ao interior da China

Em uma fresca manhã de outubro, Han Youjun entrou em sua van de entregas prateada e deixou Liangduo, pequena cidade no leste da China. Em minutos, com a van cheia de caixas de todos os tamanhos e modelos, passava por arrozais, descia as ruas estreitas dos vilarejos e deixava para trás fazendas modestas, entrando cada vez mais profundamente no vasto interior da China.

No passado, entregadores como Han teriam poucas razões para viajar para tão longe. O boom da China nas últimas quatro décadas tornou suas metrópoles cheias e ricas. Mas a maior parte do resto do país, especialmente as comunidades agrárias como as que circundam Liangduo, na província oriental de Jiangsu, permaneceram relativamente pobres.

Cada vez mais, no entanto, os benefícios do milagre econômico da China estão chegando às cidades menores e aos vilarejos campestres . Han, de 32 anos, entregador da loja on-line JD.com, sabe muito bem disso. Os 70 pacotes que abarrotaram sua van naquele dia são mais do que o dobro do que ele normalmente carregava 18 meses atrás. “Os dias de trabalho estão ficando mais longos”, afirma.

A China precisa de pessoas que gastem dinheiro nesses lugares. O governo está tentando mudar o mecanismo de crescimento do país, que tradicionalmente depende das indústrias e da fabricação de bens. Essas velhas fontes de crescimento deixaram de ser confiáveis e exigem dívidas cada vez mais caras.

Graças à revolução digital na China, aos avanços na agricultura e a bilhões de dólares gastos nas milhares de novas estradas e ferrovias, os chineses que vivem longe das cidades grandes vêm respondendo. Várias das áreas mais remotas do país estão começando a se aproximar das metrópoles ricas e a se conectar com a economia mais ampla, algo que não acontecia antes, com potenciais benefícios de longo prazo para a economia chinesa e para o mundo.

fonte e matéria completa:
http://www.gazetadopovo.com.br/agro...-o-negocio-da-china-ex11m5gxzwmltts59217jkxup
See less See more
  • Like
Incrível!!! Mas não trocaria SP ou minha cidade no Brasil pra viver em nenhuma cidade da China. Só por um salário milionário, aí eu moro até numa vila no Sudão.
ahahaha mas a China não é, nem de longe o Sudão, Tourni. Mas eu acho que entendo, viver numa cultura oriental para mim seria um desafio enorme mas se eu tiver uma oportunidade de trabalhar na China não vou pensar duas vezes...

E claro, não é o paraíso e nem livre de problemas principalmente em relação aos direitos sociais e ao fato de que para todos os efeitos, é um regime totalitário. Cidades como Beijing estão despejando a população indesejada, é preciso ter uma permissão para morar em determinadas cidades e as pessoas tem liberdade para ir e vir mas não podem se fixar numa cidade sem autorização do governo. São coisas inimagináveis e inaceitáveis para um ocidental mas se for por uma boa soma é claro que eu vou, e em se tratando da China nem precisa ser tanto dinheiro assim.. :lol:
  • Like
1 - 20 of 29 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.