Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Banned
Joined
·
6,771 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Shibam: A "Manhattan do Deserto", possui prédios de até 11 andares desde o século XVI.




Em pleno deserto do Iêmen, o mais pobre dos países da Península Arábica que até recentemente parecia não ter saído da "Idade Média", localiza-se a cidade de Shibam.



Habitada desde o Século 3 AC, desenvolveu-se entre muralhas, para defender-se dos frequentes ataques de beduínos. Porém, com o crescimento da população, no século XVI Shibam utilizou uma solução bastante criativa para manter seus habitantes dentro de seus limites: o crescimento vertical.







Prédios de até 11 andares e mais de 30 metros de altura foram erguidos com tijolos de barro. Por conta disto, a UNESCO declarou Shibam "Patrimônio da Humanidade", e é conhecida como a primeira cidade do planeta a possuir "Arranha-Céus".





Mas nem tudo é perfeito nesta impressionante cidade. Atualmente com 7.000 habitantes, sofre com problemas crônicos de inundações, causadas pelos "Wadis", que são vales de águas pluviais que ficam secos a maior parte do ano, mas durante as chuvas canalizam as águas que escorrem de todas as montanhas ao redor, causando fortes torrentes durante um curto período. Apesar destes "Wadis" serem importantes fontes de água em uma região bastante árida, deixam a cidade vulnerável nos períodos mais chuvosos. Ao longo dos séculos, não foram poucas as vezes em que a cidade entrou em colapso devido a este problema.





Outra questão delicada é a erosão de suas construções de barro, causadas pelas chuvas e ventos. Os prédios precisam ser frequentemente reformados e reforçados, e muitas vezes na história precisaram ser totalmente reconstruídos.





ecentemente, em 2009, grupos de turistas sul-coreanos que visitavam Shibam foram atacados por homens-bomba, deixando 4 turistas mortos e mais 4 feridos. A Al Qaeda assumiu a autoria do atentado.

[IMG]http://1.bp.blogspot.com/_L-8nfsTsVk0/TTy301so02I/AAAAAAAAEjE/TZtHBqa9a3U/s640/shibam+inside.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_L-8nfsTsVk0/TTzEL1MpfSI/AAAAAAAAEj8/GEoo-TqMqYw/s640/yemen-map.jpg


Link:http://the-rioblog.blogspot.com.br/2011/01/shibam-manhattan-do-deserto-possui.html
 

·
Rick
Joined
·
2,744 Posts
Putz, que maneiro!
 

·
carioca
Joined
·
7,576 Posts
Interessantíssimo mesmo, também gostaria de saber como eram feitos exatamente esses prédios, impressionante como somente barro tenha sustentado esses prédios por tantos anos. Lembro que uma vez teve um banner dessa cidade aqui no fórum, muito bonito por sinal.
 

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
Belíssimo o conjunto, inclusive por ser compacto e da mesma altura. Dá mesmo a impressão de Manhattan. O Yemen tem construções belissimas feita em barro. Pena que o pais seja tão hostil aos estrangeiros e as visitas de turistas seja perigosa.

Mas estes podem não ser os primeiros "arranhaceus" do mundo. A antiga cidade de Tiro (hoje Sur) que ficava na Fenicia (hoje Libano), uma dos maiores centros comerciais do mundo, na época, era construída numa pequena ilha proxima a costa. Pelo pouco espaço a cidade cresceu pro alto, como esta. Os relatos antigos falam dese aspecto. Alexandre da Macedonia, em 332 AC, conquistou e destruiu totalmente essa cidade que depois foi reconstruida no continente em outro feitio.

Isso em nada tira o pioneirismo desta cidade do Yemen, que pode ser considerada como tendo os mais antigos skyscrapers, remenscentes, do mundo.
 
1 - 20 of 21 Posts
Top