SkyscraperCity banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Cearense radicado em RR
Joined
·
4,044 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Folha de Boa Vista, 26-05-2008.
SINAIS DE CIDADE GRANDE - Boa Vista tem 1 veículo a cada 2,91 habitantes​



O taxista Pedro da Conceição já passou até 30 minutos na fila para passar na rotatória da Terêncio Lima com Glaycon de Paiva

Shirleide Vasconcelos

Com uma frota de 80 mil veículos, sendo um para cada 2,91 habitantes, Boa Vista está bem próxima da realidade de São Paulo quando o assunto é número de veículos por habitantes. Com isso, Boa Vista começa a entrar na lista das cidades onde o trânsito é caótico.

Na Capital roraimense os motoristas não ficam horas em engarrafamentos, mas sinais de estrangulamento no trânsito são observados em alguns pontos da cidade nos horários de pico, como por exemplo, ao meio-dia na rotatória entre a avenida Glaycon de Paiva e a Terêncio Lima.

Neste ponto, alguns motoristas garantem que já passaram até 30 minutos em dias de grande movimentação no local. O taxista Pedro da Conceição é um dos que sofrem esperando neste cruzamento em horários de pico. Ressalta que a pior hora é entre as 11h50 e 12h20.

Na opinião do taxista, o problema seria resolvido com um viaduto. Não é o que pensa o gerente de uma construtora, Jandson Fernandes. Ele defende a colocação de um semáforo por acreditar que o sinal bastaria para resolver o estrangulamento no trânsito naquela área.

Morador do Pintolândia, Fernandes afirma que todos os dias fica mais de dez minutos aguardando passar pelo cruzamento. Questionado se já pensou em mudar o caminho para casa, disse que o percurso é o mais próximo para chegar ao destino.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Lotação, Antônio Moreira, conhecido por “Irmão do Lotação”, apontou a rotatória do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no cruzamento da avenida Venezuela com a Brigadeiro Eduardo Gomes como outro ponto crítico no trânsito em horários de pico.

Segundo ele, em todas as rotatórias em que o fluxo de veículos é maior, o escoamento é prejudicado e por isso acontecem os congestionamentos. Sobre o cruzamento da Glaycon de Paiva com Terêncio Lima, Moreira afirmou que a fila de carros já chegou à Ataíde Teive, próximo de um posto de lavagem. Ele também destaca como solução um semáforo.

Rotatória da Terêncio Lima será substituída por semáforo

O secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, coronel Antônio de Matos Neto, informou que em curto prazo não será possível fazer novas mudanças no trânsito por falta de recursos, considerando a redução no FPM (Fundo de Participação do Município), sofrida pela prefeitura.

Mesmo assim, adianta que ações de sinalização horizontal e vertical continuarão sendo feitas. Segundo o coronel Neto, algumas ações estão em execução, como é o exemplo do cruzamento entre as avenidas Glaycon de Paiva e Terêncio Lima, onde um semáforo será instalado. “A aquisição está garantida. Já aconteceu a licitação e em 30 dias devemos estar recebendo o semáforo”, disse.

O coronel Neto adiantou que neste ponto o semáforo vai minimizar o congestionamento. Com isto, segundo explicou, quem tiver de esperar os quatro tempos do semáforo, ficará no local por dois minutos e meio. Segundo ele, também na Glaycon de Paiva serão colocadas três faixas de tráfego para facilitar o trânsito.

De acordo com o secretário, outras ações já foram realizadas para melhorar o trânsito em Boa Vista. Uma delas é a obra na saída norte da cidade, na avenida Carlos Pereira de Melo, onde foram feitas calçadas, reformulação da geometria das rotatórias, canteiro central na avenida João Alencar , drenagem de 1.200 metros, recapeamento do asfalto, sarjeta e meio-fio. No local também foram colocadas sinalizações vertical e horizontal (280 placas e 11 km de pintura de solo), num investimento total de R$ 1,9 milhão.

Conforme o coronel Neto, a readequação da geometria de algumas rotatórias e implantação de outras, colocação de semáforos e fechamento de canteiros estão nos projetos da secretaria a médio prazo. Dentro desta expectativa há projetos junto ao Governo Federal. Um deles foi pré-aprovado e a prefeitura aguarda os recursos para iniciar as obras. Trata-se da readequação das rotatórias.

Segundo ele, as rotatórias servem como dispositivo de tráfego para médio fluxo. Em algumas está prevista a mudança no tamanho, que pode significar melhoria nas condições de tráfego. Um exemplo dado por ele é a rotatória no cruzamento das avenidas Ville Roy com Major Williams. O projeto inclui também o fechamento de canteiros em várias avenidas da cidade.

Outro projeto, também encaminhado ao Governo Federal, é para instalação de duas ciclo-faixas, sendo uma na avenida Ataíde Teive (4 km) e outra na avenida Mário Homem de Melo (10 km), cuja execução será a longo prazo. Destaca ainda que a engenharia de trânsito da Capital está adequada à realidade. “Temos feito investimentos. Foram quase R$ 3 milhões entre o segundo semestre de 2007 até agora”, afirmou.

SEMÁFOROS - Conforme o secretário, a cada chuva forte que cai na Capital, uma média de cinco semáforos são danificados. Algumas peças são repostas na Capital porque a prefeitura, segundo ele, dispõe, mas outras precisam ser solicitadas. Para este inverno, o coronel Neto garantiu que as peças já adquiridas garantem a necessidade de conserto dos semáforos.

Boa Vista concentra 95% dos veículos do Estado

O diretor-geral do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Cícero Batista, informou que a Capital roraimense concentra 95% dos veículos de todo o Estado.

Destaca que a facilidade em comprar um carro ou moto tem influenciado no aumento de veículos na cidade. “Qualquer pessoa que procura um financiamento, dificilmente deixa o local sem o veículo”, ressaltou.

O problema, conforme destacou o diretor do Detran, é que muitas pessoas resolvem comprar o veículo para economizar com transporte público e esquecem de se habilitar para dirigir. Conforme dados do Detran as avenidas que mais registram acidentes na Capital são a Ville Roy/Caçari, Mário Homem de Melo e Ataíde Teive.

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?editoria=cidades&Id=40738

_________________________________

Bom, no cruzamento Glaycon de Paiva c/ Terêncio Lima (principal corredor da Zona Oeste central com o Centro) - onde estão até sendo construídos alguns edifícios - é bem chato mesmo. Pior ainda quando o congestionamento fecha a saída da Av. Ataíde Teive (mais longa de BV, com uns 10km) e esta se une ao engarrafamento -- isso quase sempre acontece lol.
Outro ponto terrível é a av. Venezuela (as vezes chega a filas de até 1km) com Brigadeiro Eduardo Gomes. Aliás, quase todas as ligações com a Ville Roy e Cap. Júlio Bezerra ficam complicadas no horário de pico (ao menos no plano urbano central).
Incrível é a velocidade com que estes problemas surgiram. Há 2 anos isso não existia! Se continuar nesse ritmo a coisa vai ficar braba...
É nisto que dá uma cidade que cresce tão rápido e com uma população de classe média :cheers:. E olha só: o sistema urbano de BV é FANTÁSTICO, as avenidas são boas, sinalizadas e largas - afinal, é uma cidade planejada. Em contrapartida o transporte público não é estas coisas...
Ainda bem que há vários projetos e viadutos para resolver o problema :)
 

·
Registered
Joined
·
2,848 Posts
ainda bem ^^
meia hora no transito e a cidade é caótica ? :D que bom que ainda existem lugares qe acham isso absurdo no Brasil, tem gente que fica uma hora e meia no transito aqui e acha normal.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Olha como somos tontos.
A cidade é pequena tem todos espaço possível para planejar e ordenar o crescimento, construir vias adequadas, e o povo fica orgulhoso de ter um problema de cidade mal concebida. ai ai :(
 

·
Registered
Joined
·
7,134 Posts
Curioso, foi postada uma notícia parecida a respeito do aumento da frota em Rio Branco e as consequências disso no subfórum da região Norte. Realmente, como já comentaram, os problemas de trânsito em nossas cidades não chegam nem perto dos das grandes metrópoles. Não que isso signifique que está tudo ótimo, mas é bem mais fácil adotar medidas para melhorar o trânsito em cidades menores como as nossas. De qualquer forma, é importante que haja essa preocupação desde já.
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
É... esse thread não deu!!!:D

Por um lado é bom, pois significa que a população tem uma boa renda, mas por outro, se a cidade não crescer planejando... quero nem ver o resultado!!!
 

·
Cearense radicado em RR
Joined
·
4,044 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Orgulho? oO
O orgulho que tenho é de viver numa cidade organizada, de rápido crescimento; comemorar engarrafamentos? Isso é non-sense o.º
Este tópico na verdade foi destinado à frota de veículos, terceira maior relativa do Norte. O foco inicial não era nem o tráfego, lol
Quanto à cidade se preparar, está se preparando sim. Tanto que há várias obras de duplicação, mudança de faixas e reengenharia urbana. Hoje há dois viadutos (além de mais um já pronto) e um grande anel viário de quase 40km em construção.
BV, hemisfério norte, lar das regiões desenvolvidas.... ^^ :lol:
abraço :eek:kay:
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
65,802 Posts
E este thread mostra que o Norte não é aquela região só de mata fechada, barro e índios que muita gente pensa aqui no Sul. Boa Vista, Macapá e Rio Branco são muito mais desenvolvidas que muita cidade do Estado de São Paulo; e digo o mesmo sobre o Nordeste, onde o povo daqui ainda acha que só tem seca, miséria e fome naquela região.
 

·
Registered
Joined
·
7,603 Posts
Orgulho? oO
O orgulho que tenho é de viver numa cidade organizada, de rápido crescimento; comemorar engarrafamentos? Isso é non-sense o.º
Este tópico na verdade foi destinado à frota de veículos, terceira maior relativa do Norte. O foco inicial não era nem o tráfego, lol
Quanto à cidade se preparar, está se preparando sim. Tanto que há várias obras de duplicação, mudança de faixas e reengenharia urbana. Hoje há dois viadutos (além de mais um já pronto) e um grande anel viário de quase 40km em construção.
BV, hemisfério norte, lar das regiões desenvolvidas.... ^^ :lol:
abraço :eek:kay:
Como assim?? Frota Per capita??

Com esse valor, Boa Vista estaria apenas na 7ª posição considerando apenas as maiores frotas (as 15 maiores, segundo o outro thread)... cosiderando tbm que existem outras cidades com 2,x veiculos por habitantes na região(que não estão entre as maiores frotas) :yes:
 

·
Sou do eixo, sou do mal!
Joined
·
4,595 Posts
Olha, Boa Vista está parecendo São Paulo, vcs deveriam chorar com essa noticia.
 

·
₪₪₪₪₪₪₪&
Joined
·
8,897 Posts
Que fique assim, não aumente, vai ser melhor pra cidade.
 

·
**16º ano**
**17º ano**
Joined
·
25,742 Posts
Sinal de cidade grande ou de transporte público ruim?

Não consigo ver isso como coisa boa. Claro, em um lado positivo que é a demonstração do crescimento economico da população, mas vejo mais contras que prós numa situação dessas, como engarrafamentos, poluição etc.
 

·
Piu Forte, porra!
Joined
·
7,278 Posts
Sinal de caos iminente,isto sim...E de falta de infra-estrutura na área de transportes público,além de não corresponder a realidade das cidades mais prósperas do país,em que carros predominam largamente sobre motos.
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
15,218 Posts
O pessoal ainda confunde veículos com carros. Veículos são carros, motos, caminhões, ônibus e até tratores. Claro que a maioria ou é carro ou é moto (no caso de Boa Vista e da maioria das cidades do Norte, a maioria é moto).

Essa coisa de achar que trânsito é coisa de cidade grande é bem comum. Trânsito, violência... o povo tem aquela imagem caótica de cidade grande, o que é um esteriótipo, claro, da mesma forma que quem vive nas grandes cidades tem mil esteriótipos sobre as cidades menores.

O fato é que na maioria das vezes o caos no trânsito se deve ao mal (ou inexistente) planejamento urbano, engenharia de tráfego, estrutura viária, etc. E isso independe do tamanho da frota.
 

·
Banned
Joined
·
5,149 Posts
Conheço Boa Vista, e pelo que vi o trânsito flui bem por lá, até mesmo nas horas de "rush". As ruas e avenidas largas, o bom planejamento e sinalização razoável não combinam com o quadro meio que de cáos que tentam mostrar. Deixem isso pra São Paulo. Boa Vista é um ótimo ligar pra dirigir.
 
1 - 20 of 22 Posts
Top