SkyscraperCity Forum banner

Ásia | Singapura | "Um lugar incrível e à frente do nosso tempo - Minhas fotos!"

5K views 17 replies 11 participants last post by  Dronk 
#1 · (Edited)
Olá olá!

Resolvi criar um thread com fotos que tirei durante uma viagem que fiz até Singapura. É um lugar incrível, que passa a sensação de estar à frente do tempo. A primeira impressão já é impressionante, graças ao aeroporto, que é tido como um dos melhores do mundo (o melhor, na verdade). Num dos terminais, existe uma queda d'água artificial incrível, conhecida como Jewel. Ainda que as fotos já nos deixem impressionados, ao vivo é de ficar sem palavras... Cheguei bem cedo em Singapura, por volta das 5:30 da manhã e a queda d'água estava desligada. Tive que esperar até às 8:30 e não me arrependi nem um pouco, é realmente maravilhosa. A sensação é a de estar vivenciando o filme Avatar haha :p Além da queda d'água, essa vegetação (natural) abundante e os "trenzinhos" (me esqueci o termo técnico haha) deixam o cenário ainda mais futurista.

1
1282391


2
1282426


3
1282427


4
1282432


Chegar à área central é se deparar com uma mistura de estilos arquitetônicos. É uma junção de construções de arquitetura contemporânea de qualidade, algumas bastante ousadas, inclusive tirando partido da vegetação, além de edificações históricas, do tempo da colonização. É lindo de ver também o paisagismo com espécies tropicais nas ruas, nas praças e nos parques, tudo impecavelmente mantido.

5
1282434


6
1282441


7
1282444


8
1282448


9
1282453


Uma coisa muito legal em Singapura são os chamados hawker centers. São praças de alimentação espalhadas pela cidade, onde é possível encontrar comidas de qualidade e por preços bem interessantes. Singapura tem fama de ser um lugar caro, mas achar um lugar barato pra comer não é nada complicado. Além da comida ser boa, é algo bem típico de Singapura, o que torna a experiência ainda mais interessante. Alguns restaurantes são, inclusive, estrelados Michelin... Esses hawker centers variam entre uns mais simples, onde não é incomum ter que compartilhar a mesa com um estranho, até outros um pouco mais estruturados (no geral, são ambientes simples mesmo, sem luxos, mas limpos e organizados).

10
1282455


11
1282462


Em algumas paredes e muros espalhados pela cidade é possível encontrar essas pinturas, que seria possível dizer que são equivalentes aos grafittis, comuns ao redor do mundo. Porém, são mais delicadas, algumas mostram cenas típicas do dia a dia na cidade, de um passado nem tão distante assim, quando Singapura era um país pobre (hoje é um dos mais desenvolvidos!).

12
1282464


13
1282473


O Marina Bay Sands é um dos símbolos da cidade. Confesso que, arquitetonicamente, não me agrada muito, acho um tanto desarmônico. De qualquer maneira, impressiona, principalmente àqueles que conseguem se hospedar lá e ter uma linda vista desde a piscina (não foi o meu caso, fui só num ponto onde o acesso era permitido a todos haha).

14
1282475


Esse é o Merlion, o símbolo de Singapura. É uma escultura que é o "cruzamento" de um leão com um peixe e fica numa das partes mais bonitas da cidade. Tá sempre lotado de turistas, muitos deles com os seus insuportáveis "paus de selfie", então pra fotografá-lo é quase um desafio. Pessoalmente, "não é nada de mais", mas vale o registro pela questão simbólica e pela vista também.

15
1282477


16
1282480


17
1282483


O Gardens By The Bay é outro lugar em Singapura que foi criado pra impressionar (e atrair muitos e muitos turistas). É impossível não se sentir no filme Avatar ao percorrer o parque. À noite, em determinados horários, há shows de luzes e de músicas, o que dá um aspecto um tanto artificial, "meio Disney", mas que acaba atraindo bastante gente. Vale muito porque é um lugar único mesmo.

18
1282485


O Marina Bay Sands também tem show de luzes. É bem bonito ficar sentado perto da água e ver as luzes refletindo na água.

19
1282487


20
1282489


Singapura tem museus bem interessantes. Não pude conhecer todos que eu gostaria, mas um que vale muito a pena (e que fui) é o Museu das Civilizações Asiáticas. É uma boa oportunidade pra conhecer um pouco mais sobre a Ásia, um continente tão diferente do nosso e ainda visto como exótico, apesar dos asiáticos serem maioria hehe :p

21
1282491


22
1282492


23
1282493


24
1282496


Eu tava caminhando meio sem rumo pela cidade e do nada me deparei com esse hotel lindo e super tradicional. Já tinha visto fotos antes e tava no meu roteiro, mas igual acabei encontrando de forma inesperada. Resolvi entrar no hotel na maior cara de pau, fiquei curioso pra ver o interior. E é lindíssimo, deve ser incrível ficar hospedado num lugar assim...

25
1282497


26
1282500


27
1282700


28
1282704


29
1282706


30
1282710


Acabei me empolgando e esqueci que tem que ser 10 fotos, no máximo, por post... :p Vou deixar pra postar as demais num próximo. :)
 
See less See more
30
#2 ·
Continuando...

Esse é o Museu Nacional de Singapura. Queria muito ter visitado, mas não tive tempo (fiquei muito tempo no das Civilizações Asiáticas hehe). Nesse museu é possível conhecer de forma detalhada a evolução de Singapura, desde quando era uma colônia britânica, o período de pobreza e a transformação que fez desse lugar um dos mais desenvolvidos do planeta. O prédio por si só já vale a visita, é bem grandioso, apesar do ângulo da foto não dar essa impressão.

31
1282735


Algo muito comum em Singapura é que as calçadas sejam cobertas, o que é um alívio nos dias de calor (praticamente todos durante o ano todo hehe). Fiquei 3 dias em Singapura, mas 1 deles foi especialmente insuportável. :) É um calor úmido, extremamente abafado. Deve ser algo como o amazônico... Então caminhar por essas calçadas cobertas é até agradável, ainda mais quando são nessas construções antigas bem charmosas.

32
1282744


Uma coisa muito legal também em Singapura é por ser um lugar onde pessoas de diversas culturas, bem diferentes umas das outras, moram juntos e de forma pacífica e harmônica. Uma dessas culturas é a indiana, inclusive há um bairro chamado Little India. Mesmo fora de Little India, é possível encontrar alguns tempos hindus.

33
1282753


Ainda que os chineses e os malaios sejam a maioria da população e os hindus formem um grupo bem numeroso, os árabes também fazem parte dessa grande "mistura cultural" que é Singapura. Em algumas regiões da cidade, não é nada incomum encontrar mesquitas e restaurantes árabes.

34
1282763


35
1282766


36
1282768


37
1282770


Aqueles prédios ao fundo formam o conjunto habitacional popular mais alto do mundo. Entre o blocos há passarelas e e estão abertas à visitação. A vista é bem bonita, dá pra ter uma boa noção da cidade (sem ter que pagar uma fortuna pra se hospedar no Marina Bay Sands :p). Nas primeiras fotos que postei aparece a vista, mas me esqueci de comentar hehe...

38
1282774


39
1282787


Essa é uma das vistas que se tem a partir do Marina Bay Sands. Como eu não era hóspede, não tive o prazer de mergulhar naquela piscina com borda infinita e curtir aquela vista incrível. Ainda assim, a partir desse local, que fica no mesmo nível da piscina, é possível ver bastante coisa sem ter que gastar tanto. :p Nesse ângulo, se vê o Gardens By The Bay. Destaque também pra quantidade enorme de navios.

40
1282796
 
#3 · (Edited)
E continuando...

Essa é praticamente a vista que se tem a partir da piscina (que aparece ao fundo, à esquerda). OK, esse ângulo ainda tá meio restrito, mas a visão é panorâmica desde esse local, dá pra ver bastante coisa mesmo.

41
1282810


Dentro de uma das enormes estufas do complexo Gardens By The Bay. Tudo muito lindo, florido e tudo mais, mas abarrotado de turistas, o que tira um pouco do prazer em percorrer os espaços. Muito mais gente se preocupando em tirar foto e postar no Instagram, ao invés de aproveitar o momento, infelizmente... O Gardens By The Bay é incrível, vale muito visitar, mas me pareceu ser uma "cilada pra turista".

42
1282819


Numa outra estufa, a ideia é subir até o topo, ir descendo através de uma passarela, onde é possível ver como a vegetação tropical se comporta conforme a altitude. Ainda tem essa cascata incrível. As fotos não fazem justiça.

43
1282834


44
1282838


45
1282840


46
1282844


47
1282853


48
1282859


49
1282868


50
1282869


Era isso! Espero que gostem! :)

Dá pra dizer que Singapura é uma "introdução à Ásia", justamente por ter essa mistura de culturas: chinesa, malaia, indiana, árabe, além da ocidental (americanos, britânicos e australianos, principalmente). E é uma Ásia "fácil de conhecer", já que a maior parte da população fala inglês (às vezes com um sotaque meio carregado, mas fala), o transporte público ser extenso e bem sinalizado (e em inglês) e é tudo extremamente organizado, funciona muito bem. O único empecilho que alguém pode ter é o calor, que em alguns dias (não poucos) é terrível. Além do calor, outra questão que eu "não gostei" foi a de ser um lugar muito turístico, se vê turistas por todos os lados, fazendo "milhões" de fotos, "paus de selfies" aos montes, o que tira um pouco do charme (mas confesso que não me lembro de pegar filas pra entrar em museus e outras atrações turísticas, foi tudo muito rápido e eficiente).
 
#9 ·
Muito obrigado a todos pelos comentários! :)



Eu gosto muito de fotografar, mas não sou fotógrafo, não. Fotografo com o meu celular mesmo. Fico feliz que tenha gostado das fotos que tirei. :)

O Gardens By The Bay é incrível mesmo, apesar de ser excessivamente turístico, na minha opinião. É um lugar único, que nos passa a sensação de estarmos em outro planeta.

Vale muito conhecer Singapura. Quem tiver essa oportunidade, recomendo.

Cidade incrível, a prova de que arquitetura futurista, edifícios tradicionais e muita vegetação podem coexistir!
Verdade. Singapura é mesmo uma demonstração de que é possível a coexistência de arquitetura contemporânea, edificações de valor histórico e um paisagismo exuberante.
 
#10 ·
Incriveis as fotos e incrível esse lugar!

Tenho muita vontade de conhecer Singapura, exatamente pela mistura de extrema modernidade com patrimônio histórico. A cidade não parece ser estéril e artifical como Dubai, por exemplo, e manteve muito mais patrimônio do que Hong Kong.
Essa diversidade de povos e culturas deve ser muito legal, especialmente pela culinária, que parece ser maravilhosa!


Esses jardins e atrações turísticas diferentonas são muito legais também, mas também me irritaria com esse excesso de turistas, hehe. Bom saber que as atrações mais culturais como os museus parecem ser menos disputados.

Além disso, eu sei que há praias muito bonitas em Singapura, embora sejam pouco exploradas. É um lugar que beira mesmo a perfeição,o maior defeito deve ser esse calor tenebroso haha.

Obrigado por mais esse thread, Farrapo! Muito interessantes as fotos e seus comentários!
 
#11 ·
Singapura é um lugar que vale muito conhecer mesmo e acho que é justamente pelo que tu citou. Não cheguei a conhecer nenhuma praia, mas parecem bonitas, ainda que não cheguem aos pés, na minha opinião, das da Tailândia, da Indonésia e das Filipinas, por exemplo (dizem que em Myanmar e no Camboja há praias lindíssimas também, mas vi poucas fotos até hoje).

O calor é tenebroso, de fato, hehe. Ainda que praticamente todo lugar tenha ar-condicionado, em algumas situações é inevitável dar aquela suada, tipo ao caminhar na rua.

Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios! Fico feliz que tenha gostado do thread! :)
 
#13 ·
Sim, Singapura é um bom começo de uma viagem pela Ásia, não só por ter um dos principais aeroportos do mundo, com voos para diversas cidades, como também por ser um lugar bastante ocidentalizado, onde o choque cultural não é tão grande, então é mais fácil pra ir se ambientando.

Eu fiquei 3 dias em Singapura, mas acho que o ideal seriam 4, até para poder conhecer tudo com mais calma (museus, por exemplo), além de ir a lugares que não tive tempo de visitar, como o Jardim Botânico (que é grande, afastado e demandaria um turno, pelo menos).

Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios! :)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top