Joined
·
17,215 Posts

Sistelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Arcos de Valdevez, com 26,23 km² de área e 273 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional é 10,4 hab/km², ou seja, um valor baixo. Localiza-se na Serra da Peneda, apresentando um relevo acidentado, com altitudes que variam entre 180 metros e os 1360 metros[2].
A Ordem de Malta deteve importantes bens na área desta freguesia. Razão pela qual o brasão de armas da freguesia ostenta, em chefe, a cruz oitavada daquela antiquíssima Ordem Religiosa e Militar.

A freguesia é constituída por 5 pequenos lugares:
Igreja
Estrica
Quebrada
Padrão
Porto Cova
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistelo

http://www.aldeiasportugal.pt/sobre/4/#.XUcNSW9KjIU
A aldeia de Sistelo, no concelho dos Arcos de Valdevez, é brutalmente... encantadora e é apelidada de pequeno Tibete português. Descubra esta aldeia do norte de Portugal.
Sistelo, o pequeno Tibete português
A aldeia de Sistelo, no concelho dos Arcos de Valdevez, é sem dúvida uma das Aldeias de Portugal mais pitorescas, principalmente pela sua envolvência natural. Está situada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês - o único parque nacional em Portugal -, junto da nascente do rio Vez e é apelidada por muitos como o "pequeno Tibete português". A paisagem de Sistelo foi classificada de monumento nacional.
É assim apelidada devido aos socalcos da aldeia. São eles que mais sobressaem na paisagem, mas também o seu casario típico, ruas com pedras grandes moídas pelos carros de bois, moinhos, lavadouros e espigueiros ao alto. Infelizmente, é também uma das aldeias que tem vindo a sofrer com a desertificação, principalmente dos habitantes mais novos que se mudam para as vilas e cidades vizinhas.
Os socalcos, usados para a agricultura - e que foram construídos para tornarem as terras mais produtivas, guiando a água para as mesmas através de levadas ou regadios -, foram esculpidos por gerações e gerações.
Porquê? Para aumentar a área agrícola, contrariando os declives naturais dos montes. Assim, conseguiram os aldeões tirar os seus produtos desta terra - bastante fértil que é e sempre foi - na forma de agricultura de subsistência.
E foram esses "degraus" verdejantes que moldaram as construções que se amontoam num centro e se espalham, outras mais solitárias, pelos montes. Vista de frente, do alto do montes... Sistelo tem uma paisagem de cortar a respiração.