SkyscraperCity Forum banner
1 - 13 of 13 Posts

·
.
11,267 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Bom, Pelotas não divulga bem todo o potencial turístico que tem! O site da Prefeitura, por exemplo, é ruim, possui um layout feio e pouco convidativo!

Na página inicial do site há uma barra no topo da página que passa algumas imagens da cidade... Só que algumas dessas imagens são antigas! Um prédio, por exemplo, foi restaurado e nem tem mais essa cor que aparece! Uma cidade que pretende crescer turisticamente não pode ter um site obsoleto como esse! Fora que a seção turística tá escondida no meio dessa parte lateral do site cheia de links... Eu acho que deveria chamar mais a atenção... Sei lá, nem que colocassem um link "Fotos de Pelotas"... Ia chamar muito mais atenção do que um "genérico" "Turismo"...

Clicando nesse "Turismo" vai abrir essa página com um texto ruim que até erros de português possui... Quem quer conhecer a cidade pretende, inicialmente, ver fotos e não ler textos chatos... Não que não sejam interessantes, mas é melhor primeiro mostrar fotos do que textos... Textos, geralmente, não chamam a atenção das pessoas...

Caaaso alguém tenha interesse em conhecer as atrações turísticas da cidade, precisa ir nessa lista na lateral do site e clicar em "Atrações Turísticas" e aí vai abrir oooooutra janelinha com outros links, como Pelotas Cultural, Pelotas Colonial, etc! É muuuita encheção de saco... Tinha que ser muito mais direto, mais fácil pro usuário!

Clicando em "Pelotas Cultural", vai aparecer oooutro texto "chato" com uma foto pequena e uma lista de construções (a lista segue mais abaixo) onde tu pode clicar em cima pra ter mais informações... Mais uma vez, nada direto... Cheio de "burocracia"... E pouco chamativo...

Aí, por exemplo, tu clica num link de uma construção e aparece ooooutro texto e oooutra foto pequena (e mal tirada)...

O problema também é que nem todas construções possuem fotos, sendo muitas importantes pro contexto histórico da cidade (o prédio da Santa Casa é um)! Além disso, algumas fotos focam detalhes dos prédios... Não que isso não seja legal, mas, sei lá, primeiro tem que mostrar o prédio, não os ornamentos! Quem vai conhecer a cidade precisa saber como o prédio, de fato, é, e não, inicialmente, saber como são os detalhes...

Há outros site também, como o www.pelotasconvention.com.br e o www.portalcostadoce.com.br! O primeiro é meio fraco também, tem poucas fotos e muuuito texto... O segundo já é melhor, tem um layout mais bonito, mais elaborado, mas ainda assim fica devendo... Poucas fotos também!

Na semana passada eu mandei um e-mail pra Prefeitura fazendo essas críticas e me propondo pra ceder as minhas fotos sem remuneração alguma, só com o intuito de, quem sabe, melhorar o site... Sei lá, eu tenho fotos de vááários lugares da cidade e eu acho que fariam um bom "papel" no site... Só que até agora não me responderam... E tenho quase certeza que nem vão! :eek:hno:

Acho um absurdo uma cidade como Pelotas que conta com faculdades de Turismo, Arquitetura, Publicidade, Informática, etc não ter ninguém que seja capaz de fazer um bom trabalho... Eu já tentei fazer a minha parte... Mas acho que o pessoal da Prefeitura não tá muito interessado, digamos... :no:

Enfim... Como é nas cidades de vocês? :)

·
Santista Tricampeão
4,679 Posts
Ótimo thread Farrapo.

O site da Prefeitura de Santos (www.santos.sp.gov.br)também não explora o potencial turístico da cidade da maneira que deveria. A página inicial dá mais destaque aos serviços ao cidadão e a programas públicos. O design eu também acho bem pobre.

Clicando no link Turismo, é aberta uma página simples com roteiros divididos por zona. Mas o mais importante fica meio sem destaque, clicando em Papel de Parede dá pra ver fotos boas e variadas da cidade, algumas já foram até postadas num thread, acho que pelo forista Luiz.

Mas pra procurar por uma atração em especial é preciso clicar sobre um roteiro e então vai aparecer uma lista de pontos turísticos.
Escolhendo um deles há um trecho descritivo e algumas fotos, cuja quantidade varia. Clicando nelas é possível ver em tamanho maior. Algumas são até boas, mas muito desatualizadas. Por exemplo, é possível ver imagens de ruas do centro da época que a fiação ainda não era enterrada, isso é até propaganda negativa.

Olha que feio, esses postes de concreto não existem mais nessa rua.

Um site bom sobre Santos na minha opinião é o www.vivasantos.com.br. O visual é mais descontraído e o acesso às atrações turísticas é mais simples. As páginas descritivas também são ricamente ilustradas e com mapinhas de localização.

Outro ponto pro site é que há seções sobre arquitetura e urbanismo, contando a história desde os primórdios da ocupação até o dia de hoje com os espigões. Mostrando os estilos arquitetônicos presentes na cidade, e alguns que já se perderam.

·
.
20,078 Posts
Ao entrar no site da PBH, no menu à esquerda há um pequeno link para "Turismo".

Clicando você é redirecionado ao site da Belotur www.belohorizonte.mg.gov.br . Dei hoje uma explorada nele, para responder ao thread :D O que achei:

- É um site limpo, bonito, dedicado exclusivamente ao turismo: roteiros, eventos, onde ficar. Não é misturado com o site da Prefeitura, não tem menu com links sobre "saneamento" ou "habitação" atrapalhando encontrar informações.

Fotos fracas e pequenas, antigas, como é regra geral, parece. Logo na página principal você encontra fácil o que quiser. Os depoimentos em letra diferenciada com pequenos desenhos, fotos, ou animação em flash (no caso da página inicial, abaixo, um ipê rosa caindo flores) dão um toque de design bem feito hehehe

vvv Opção de inglês ou espanhol bem fácil de localizar

- As informações sobre a cidade são bem sucintas: poucas fotos, mas também pouco texto (o que acho bom). A cidade é dividida em 4 roteiros bem básicos - Praça da Liberdade, Centro, Mangabeiras e Pampulha. Clicando em cada um há um textinho para cada foto. A abordagem me parece ok, não adianta pensar que o órgão de turismo vai recomendar visitas tipo a Lourdes para ver "prédios residenciais granitados" hehe Isso é coisa muito específica, bem SSC.

O padrão é assim, um textinho sobre o roteiro, clicando em "Faça o Tour" aparece outra foto e outro textinho, sobre o local. Entre 5 e 15 fotos, depende do roteiro.

- No mesmo menu básico já tem o "Outras atrações" com Espaços Culturais, Compras, Gastronomia, Museu, Praças e Parques. Bom! Esse menu da esquerda abrange tudo o que pode interessar, e em poucos ítens. Escolhendo alguma delas, há um texto introdutório e um menu na direita, para escolher algo mais específico. Eu acho o design bem bonito:

Clicando em alguma atração, é assim:

Um par de fotinhos, texto rápido e dados de horário, funcionamento, endereço.

Uma coisa EXTREMAMENTE positiva: No menu "Em destaque" - "Eventos Culturais", está tudo atualizadíssimo. Clicando em 12 de Maio, hoje, aparecem mais de 70 resultados: todos os shows e peças apenas de hoje, depois exposições ou eventos que começaram antes, mas ainda estão em cartaz, e no final os que começam hoje, mas continuarão em cartaz.

O menu de gastronomia também está bem feito, com 28 subdivisões de cozinhas. Pelo que conheço, realmente listaram os mais importantes em cada categoria, está completíssimo. Horário, telefone, e-mail, endereço, e uma boa listagem (só em cafeterias colocaram 65)

Enfim, apesar das fotos pequenas, não mostrando como é a cidade mesmo, acho o site bom. É bonito, fácil de navegar, com todas as informações. BH não se vê como cidade tipicamente turística, a prefeitura acredita mais no potencial de eventos, cultura, gastronomia. Acredita mais no turista de negócios ou que vem visitar as cidades históricas ou o estado, por isso a tentativa é convencer essas pessoas a ficar um tempo a mais aqui, fazendo alguma coisa: compras, comendo, visitando espaços legais... Não é um site que tenta te convencer (o que não conseguiria) a pegar um avião para passar férias aqui. Acho que conseguiram focar bem, mantendo essa parte de eventos, comida, etc do site muito atualizada.

·
Registered
1,278 Posts
Na semana passada eu mandei um e-mail pra Prefeitura fazendo essas críticas e me propondo pra ceder as minhas fotos sem remuneração alguma, só com o intuito de, quem sabe, melhorar o site... Sei lá, eu tenho fotos de vááários lugares da cidade e eu acho que fariam um bom "papel" no site... Só que até agora não me responderam... E tenho quase certeza que nem vão! :eek:hno:
^^ ^^ ^^ ^^ ^^ ^^
Carlos, tu me desculpa eu escrever isto aqui, sei que o thread foi aberto para que cada um pusesse ou falasse sobre o site de sua cidade mas é que o que falaste sobre a tua tentativa de ajudar a cidade com tuas fotos e os responsáveis da Prefeitura não darem a mínima chega a "apertar" meu coração!!! Primeiro tu bem sabes porque, eu sou apaixonado por Pelotas e uma atitude desta por parte dos representantes da cidade só tem a prejudicar a mesma e segundo, porque cada vez mais tu sobes no meu conceito de "boa gente"!!! Se cada um tomasse uma atitude como a que tu tiveste com certeza alguma mudança poderia ser esperada! Fica meu abraço e o pensamento positivo para que "eles" tomem "vergonha na cara" e entrem em contato contigo ao menos para ver tuas fotos ou então tomem outras providências para melhorar o site da cidade que aparenta tudo aquilo que falaste!:(

·
.
11,267 Posts
Discussion Starter · #9 ·
^^ ^^ ^^ ^^ ^^ ^^
Carlos, tu me desculpa eu escrever isto aqui, sei que o thread foi aberto para que cada um pusesse ou falasse sobre o site de sua cidade mas é que o que falaste sobre a tua tentativa de ajudar a cidade com tuas fotos e os responsáveis da Prefeitura não darem a mínima chega a "apertar" meu coração!!! Primeiro tu bem sabes porque, eu sou apaixonado por Pelotas e uma atitude desta por parte dos representantes da cidade só tem a prejudicar a mesma e segundo, porque cada vez mais tu sobes no meu conceito de "boa gente"!!! Se cada um tomasse uma atitude como a que tu tiveste com certeza alguma mudança poderia ser esperada! Fica meu abraço e o pensamento positivo para que "eles" tomem "vergonha na cara" e entrem em contato contigo ao menos para ver tuas fotos ou então tomem outras providências para melhorar o site da cidade que aparenta tudo aquilo que falaste!:(
Heh, valeu, Thiago! Mas, sendo bem realista, eles não vão me mandar resposta nenhuma! Pois é, eu fico indignado com isso, porque eu me propus a ceder as minhas fotos, ou seja, não tenho a menor intenção de ser remunerado! Eu tiro fotos porque eu gosto mesmo e eu queria que elas servissem pra alguma coisa! Não adianta nada elas ficarem na memória do meu computador! É claro que eu expondo elas aqui já é uma divulgação, mas não é a mesma coisa que um site da Prefeitura, né.... Eu mandei esse e-mail no domingo passado e até agora nada... O que me irrita mais é que fizeram um alarde pra essa seção turística... Até apareceu na televisão a festa que teve pra "inauguração" dessa seção do site... Só que não tem quase nada de novo... Há muito tempo que é esse layout tosco e arcaico! Quem acompanha o site da Prefeitura há um certo tempo sabe disso! Enfim, não dá pra entender se é só incompetência ou um jogo de interesses... Ou então as duas coisas juntas mesmo... É triste ver a cidade tão mal representada... Esse governo Fetter tá muito fraquinho... Preciso reconhecer que o governo do Marroni foi muito melhor...

·
.
11,267 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Recife tem vários sites turísticos, assim como outras cidades. Vai depender muito do tipo de visita que se pretende fazer à cidade. O melhor começo é indo para o site da prefeitura http://www.recife.pe.gov.br/, também é aconselhável uma pesquisa no Google definindo que tipo de coisa espera-se encontrar, acho mais prático.
De Uberlândia , alem do site da Prefeitura há do Convention e Visitors Bureau que é bem informativo.

http://www.uberlandiacvb.com.br/
Sim, mas COMO são esses sites? Eles mostram aquilo que, inicialmente, propõem? Como são as fotos, textos, layouts, etc? Representam bem a cidade de vocês? Enfim, façam uma "análise" deles assim como eu, o Urbano Santista e o Bruno BHZ fizemos... :)

Ah, e valeu àqueles que elogiaram o thread! :eek:kay:

·
Registered
15,048 Posts

http://sistemas.vitoria.es.gov.br/turismo/index.php

O daqui é um sub-site que fica no site da Prefeitura, e é mais ou menos! Os textos até que são bons, mas muito simplificados, poderiam aprofundar mais. As fotos não tem uma qualidade muito boa e são pequenas, além da maioria delas serem antigas. Se alguém da prefeitura quiser me contratar para tirar fotos eu me disponho shaushaus :D Tem uma introdução em flash ao som do congo, um som/cultura local. Tem opção para o site em inglês.

·
Registered
29,204 Posts
Sim, mas COMO são esses sites? Eles mostram aquilo que, inicialmente, propõem? Como são as fotos, textos, layouts, etc? Representam bem a cidade de vocês? Enfim, façam uma "análise" deles assim como eu, o Urbano Santista e o Bruno BHZ fizemos... :)

Ah, e valeu àqueles que elogiaram o thread! :eek:kay:
Uso muito o da Prefeitura do Recife e o Guia Pernambuco. Os dois dispõem basicamente de informações sobre a agenda cultural, não tem muitas fotos. É prático, mas não são sites que "vendem" a imagem de Recife. Tem outros, mas uso mais esses dois.

Prefeitura

Guia Pernambuco

1 - 13 of 13 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.