Skyscraper City Forum banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Banned
Joined
·
8,522 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Skylander: avião português já tem mais de 180 encomendas


O avião bimotor Skylander, que será construído em Portugal, já tem mais de 180 encomendas praticamente fechadas, o que representa a produção dos primeiros 4 anos da fábrica que será construída em Évora, disse à agência Lusa o promotor do projecto.


Serge Bitboul, responsável pelo grupo aeronáutico francês GECI International que, em conjunto com investidores portugueses, criou a Sky Aircraft Industries, promotora do projecto Skylander, explicou à Lusa que estas intenções de compra respeitam às empresas que integram o «clube de lançamento» do avião português.

«Temos um clube de lançamento, que integra operadores e distribuidores que têm um interesse forte no Skylander, representando mais de 180 aparelhos», disse Bitboul.

O «clube de lançamento» tem, actualmente, 9 entidades, mas o empresário francês diz que será reforçado, muito em breve, com mais 6 entidades, que manifestaram a intenção de acompanhar mais de perto projecto, para beneficiar de preferência na colocação dos primeiros aviões que saírem da fábrica de Évora.

«Só depois de concretizado o projecto», o que deverá acontecer este Verão, «é que teremos a certeza de que estas encomendas se concretizam, mas são intenções muito fortes», disse Serge Bitboul.

Os estudos de mercado feitos por empresas especializadas norte-americanas, como suporte para o projecto, identificam que o Skylander poderá conquistar cerca de 30 por cento do mercado de 4.000 aviões entre 1,5 e 3 toneladas. Segundo os mesmos estudos, mais de metade dos aparelhos em operação já terão ultrapassado os 30 anos, estando a chegar ao termo da sua vida útil.

«Sabíamos que existia uma necessidade deste tipo de avião, mas a resposta do mercado excedeu as nossas expectativas», disse Bitboul, apontando, como exemplo, o «enorme sucesso» que foi a presença do Skylander no salão aeronáutico de Genebra.

A maior procura e o elevado crescimento económico registado na Ásia, especialmente na China e na Índia, fazem com que, além de Évora, a GECI International continue a negociar a construção de uma linha de montagem do Skylander na China.

«Temos acordos de cooperação e continuamos a negociar a instalação de uma linha de montagem na China», confirmou o empresário francês à Lusa.

Em Évora, em velocidade cruzeiro, serão produzidos seis Skylander por mês, o que representa uma produção anual de 72 aparelhos, que se traduzirão numa facturação da ordem dos 300 milhões de euros, segundo o plano de negócios da empresa.

O Skylander-100 é um bimotor turbo-propulsor, com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e entre 19 a 29 passageiros, consoante as versões, podendo ser adaptado, também, a missões de carga, transporte médico, ajuda humanitária ou combate a incêndios.

Sedeado em Paris, o grupo GECI tem como clientes empresas do sector aeronáutico como a Dassault, EADS, Airbus, Cessna, Bombardier e Embraer.

Diário Digital / Lusa

27-05-2007 15:06:00
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
boa pergunta Andre :yes: encontrei isto sobre postos de trabalho:

Skylander: Projecto para avião que será construído em Portugal concluído no Verão
Fonte: Lusa
27-05-2007 15:05:55 - Portugal - ( economia ) - Lusa



Lisboa, 27 Mai (Lusa) - O promotor do projecto de 125 milhões de euros para a construção de um avião bimotor em Portugal afirmou à agência Lusa que o processo para instalar a fábrica do Skylander em Évora vai estar concluído este Verão.

Serge Bitboul, responsável pelo grupo aeronáutico francês GECI International que, em conjunto com investidores portugueses, criou a Sky Aircraft Industries, promotora do projecto Skylander, revelou que está, neste momento, a decorrer a última ronda de negociações com investidores privados.

"Estamos na última ronda [de negociações] com os investidores privados e estamos muito perto do final", disse Bitboul.

"Estamos nos últimos acertos. Estará tudo [pronto] no Verão. Absolutamente", acrescentou.

O plano de negócios da Sky Aircraft prevê a construção de 1.100 aviões Skylander, em 15 anos, só com recurso à linha de montagem de Évora, que ficará instalada num hangar de 1.000 metros quadrados.

"Os fornecedores, entre os quais empresas portuguesas de regiões como o Porto e Setúbal, estão preparados para responder às necessidades e os clientes esperam que comecemos a entregar aparelhos a partir de 2010 e 2011", referiu o empresário.

O projecto permitirá a criação de 3.000 postos de trabalho, 900 directos e os restantes indirectos.

A empresa promotora já tem listadas as suas necessidades de pessoal e está pronta a começar o recrutamento, que será feito em Portugal.

Serge Bitboul diz que este processo foi muito longo, devido "à burocracia associada a este tipo de processos", mas também porque a sua viabilização dependia da associação a investidores portugueses, que foi necessário cativar.

"É um projecto de 125 milhões de euros, de um sector que é a aeronáutica, com o qual os investidores portugueses não estavam familiarizados", explicou Bitboul.

No caminho para concretizar a ideia de criar um construtor aeronáutico em Portugal, o empresário francês destaca também o contributo das autoridades portuguesas no projecto, que foi considerado de Interesse Nacional (PIN).

""Temos sido muito apoiados pelo Governo, pelo primeiro-ministro, José Sócrates, pelo coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho", afirmou Bitboul.

O Skylander-100 é um bimotor turbo-propulsor, com capacidade para transportar até 3,3 toneladas de carga e entre 19 a 29 passageiros, consoante as versões, podendo ser adaptado, também, a missões de carga, transporte médico, ajuda humanitária ou combate a incêndios.

RSF.

Lusa/Fim
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
pena que o avião seja feio pa burro... tem um ar tão velho... parece um sapato com hélices...

vamos lá a ver se a abertura da fábrica na china não mata a de évora já à partida...
 

·
Registered
Joined
·
6,715 Posts
custame a acreditar que "industria" se move para Evora, e para Portugal quando existem outras localiazacoes mais baratas.

gostava de saber quais foram os criterios ( e se serão sustentados a longo prazo) que levaram á escolha de Èvora em detrimento de outras localizaÇões
 

·
Feliz 2020 ;)!
Joined
·
30,635 Posts
pena que o avião seja feio pa burro... tem um ar tão velho... parece um sapato com hélices...
:lol:, realmente bem podiam ter pedido a um designer que o "fizesse" mais arrojado...
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
:applause:
 
1 - 14 of 14 Posts
Top