Bem, leiam, mandem bitaites e corrijam o que estiver errado!
SkyscraperCity
Skyscrapercity é um fórum de Internet dedicado aos arranha-céus e ao desenvolvimento urbano de todo o mundo. É o resultado da junção de diversos fóruns já existentes, existindo desde 11 de Setembro de 2002 e dele fazem parte cerca de 280.000 membros e contam-se mais de 23 milhões de posts / comentários. O criador e administrador principal é Jan Klerks, originário de Roterdão, nos Países Baixos.
O fórum é suportado pela vBulletin, um sistema de gestão de fóruns, da Jelsoft Enterprises, e divide-se em diversas secções:
World Development News e World Forums: aqui discute-se os arranha-céus, as questões de urbanismo e a mobilidade dos cidadãos, conhecendo-se ainda projectos de construção de todo o mundo.
Photo Forums e Urban Photo Contest: Aqui divulga-se trabalhos de fotografia da autoria dos membros, avalia-se fotografias e conhece-se o mundo através das lentes dos membros.
Continental Forums: dividido pelos 5 continentes, divide-se em países ou territórios do mundo para discussão a nível local.
Skybar: Aqui fala-se de temas gerais, discute-se o fórum e os membros mostram os seus trabalhos artísticos dedicados ao urbanismo.
Sub-fórum Português:
Com [QUANTOS?] membros Portugueses, o sub-fórum luso dedica-se à discussão do urbanismo e da arquitectura em Portugal. Existem sub-secções regionais (Norte, Porto, Centro, Lisboa, Sul e Ilhas) em que se fala de urbanismo e de projectos, além de haver threads / tópicos dedicados à divulgação das localidades de cada região.
Encontram-se, ainda, uma sub-secção dedicada aos transportes rodoviários, ferroviários e aéreos, o Além-Fronteiras / Around The World onde se divulga o resto do mundo, uma outra dedicada à fotografia, onde se pode participar num concurso semanal de fotografia urbana e não urbana e, finalmente o Café, onde se conversa sobre temas gerais, abordando-se os assuntos mais sérios no Majestic.
O fórum português cresceu bastante desde a sua origem, dando-lhe direito a um fórum próprio tornando-o mais visível, como se pode ver pelas visitas constantes de membros estrangeiros, sendo já, alguns, da casa.