Skyscraper City Forum banner
4081 - 4100 of 4105 Posts

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Santa Clara também é histórica... S. Francisco e Santa Clara-a-Velha + Portugal dos Pequenitos + Qtª das Lágrimas e ligar a Santa Clara-a-Nova...
 

·
Registered
Joined
·
368 Posts
Santa Clara também é histórica... S. Francisco e Santa Clara-a-Velha + Portugal dos Pequenitos + Qtª das Lágrimas e ligar a Santa Clara-a-Nova...
Lino, uma linha de elétrico não é para servir só o turismo ;) A sério, achas que uma linha da Alegria às Lajes, ou da Alegria a Santa Clara a Nova tem maior viabilidade que uma linha até à Praça da República/Universidade?
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Eu não falo só do turismo mas do carácter prático no dia-a-dia (e incluo aqueles monumentos no caminho)... e por isso até creio que deveria ir, por exemplo, ao Lidl de Santa Clara ou mesmo até Antanhol / Almalaguês...

Coimbra tem muito trânsito nas entradas e é preciso combater isso em vez de só fazer mais estradas e estacionamentos....

Seria como a linha amarela do metro do Porto ir até ao Jardim do Morro em vez de ir a Santo Ovídio....
 

·
Registered
Joined
·
21,081 Posts
Discussion Starter · #4,085 ·
21-03-2017



Autocarro elétrico da Caetano em testes em Coimbra

Depois de Lisboa e Porto, foi a vez de o autocarro elétrico da Caetano Bus entrar em fase de testes em Coimbra, nos SMTUC. A operação foi possível depois de as duas entidades terem realizado uma parceria para colocar em circulação o veículo 100% elétrico. O novo autocarro apresenta um comprimento de 12 metros, largura de 2,5 metros e uma altura de quatro metros. Com um peso bruto de 18 toneladas e uma tara de 12 toneladas, o veículo oferece uma lotação até 35 passageiros sentados. O autocarro vem equipado com um motor elétrico síncrono que desenvolve uma potência nominal de 160 kW às 1.500 rpm e um binário de 1.500 Nm, possuindo uma autonomia de 200 quilómetros.
fonte
 

·
Registered
Joined
·
368 Posts
Relançamento da Ecovia avança em Coimbra com frota de 9 mini autocarros eléctricos.

O município de Coimbra aprovou hoje o relançamento da primeira fase do sistema de transporte “Ecovia”, dedicado ao estacionamento de viatura própria e transporte de pessoas para o centro da cidade de Coimbra, servido por parques periféricos.

O executivo do socialista Manuel Machado retoma assim um projeto desenvolvido, de forma pioneira em Portugal e na península Ibérica, na década de 90 pelo mesmo autarca, mas posteriormente abandonado, que será agora servido por autocarros 100% elétricos dedicados ao transporte das pessoas para o centro da cidade.

“Vai funcionar dentro de muito pouco tempo, estando já compradas as viaturas necessárias para o serviço, que associa o transporte de pessoas ao aparcamento automóvel”, adiantou o autarca aos jornalistas, no final da sessão de Câmara de hoje, referindo que falta apenas instalar o dispositivo de controlo.
Os sete parques associados ao sistema “Ecovia” vão localizar-se junto às principais vias de acesso da cidade, de forma a abranger a maioria dos movimentos pendulares, situando-se na Praça Heróis do Ultramar (subterrâneo), no Vale das Flores (junto à Oficina Municipal de Teatro), na margem direita do Parque Verde do Mondego (Ínsua dos Bentos), na ponta norte das avenidas de Conímbriga e Guarda Inglesa, na Casa do Sal e no Choupal (junto à N111-1).
“O objetivo é propiciar aos cidadãos a mobilidade urbana em condições adequadas e confortáveis, ao mesmo tempo com aparcamento automóvel”, salientou o presidente da Câmara de Coimbra.
Além da comodidade para o cidadão, Manuel Machado pretende atrair os automóveis particulares a zonas periféricas onde o estacionamento é possível e depois o transporte para as pessoas se deslocaram para o trabalho ou em turismo.
Segundo o autarca, o preço de 2,60 euros para títulos individuais com validade diária (duas deslocações e estacionamento) ou de 35 euros para um passe mensal “é contido, justo e equilibrado, com a oferta a ser feita com veículos elétricos, de última geração”.
Para o presidente da Câmara, este sistema de transporte “protege o centro histórico e a parte central da cidade da poluição” automóvel.
A “Ecovia” vai funcionar em articulação com o Serviço Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e o futuro sistema de ‘metrobus’ para “não haver concorrência desleal e existir compatibilidade de carreiras e serviços públicos”.
Inicialmente, segundo Manuel Machado, vai funcionar com cinco linhas, com os parques a serem abertos de acordo com a atratividade da procura.


Alguém consegue arranjar um mapa de frequências e linhas planeadas?
 

·
Registered
Joined
·
679 Posts

·
Registered
Joined
·
10,345 Posts
Brasfemes era para ontem. Nem sei como é que já não foi incluída... é que quem vai a Vilarinho, facilmente estende a linha para Brasfemes.

Ótimas notícias, portanto.
 

·
Registered
Joined
·
368 Posts

·
Registered
Joined
·
10,345 Posts
"o objetivo continua a ser alargar a oferta pelo território, agora para a zona norte e, posteriormente, para a margem direita do Mondego, desde Antuzede, São João do Campo, São Silvestre, São Martinho de Árvore e até à Lamarosa."


Fogo, que revolução!
 
  • Like
Reactions: m1g5

·
Registered
Joined
·
10,345 Posts
Muito bem. Aquela zona parece que só existe para pagar impostos.

Em São Paulo, nem acho que estejamos terrivelmente servidos, mas terras como Brasfemes e Botão nem parecem que pertencem a Coimbra.
 

·
Registered
Joined
·
220 Posts
1300761

1300762
1300763


Novas linhas já a funcionar e mais cinco autocarros elétricos a caminho!
 

·
Registered
Joined
·
679 Posts


 

·
Registered
Joined
·
679 Posts
BOM DIA COIMBRA!
Já está em curso a obra de adaptação do parque de estacionamento no Vale das Flores para passar a servir a Ecovia.
Um sistema “park & ride”, acessível e ecológico, que consiste na criação de linhas especiais de transporte público para os principais locais do centro da cidade, realizadas por autocarros 100% elétricos e com base em parques de estacionamento periféricos que irão poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera.

















Fonte
 

·
Registered
Joined
·
679 Posts
Entrou hoje em funcionamento a Ecovia!
Um sistema “park & ride”, acessível e ecológico, servido por novos autocarros 100% elétricos que percorrem linhas especiais de transporte público entre os parques de estacionamento e os principais destinos dentro da cidade de Coimbra.

















Fonte
 

·
Registered
Joined
·
679 Posts
A primeira fase da Ecovia entra em funcionamento já amanhã, dia 1 de junho.
Este é um sistema “park & ride”, acessível e ecológico, servido por novos autocarros 100% elétricos que vão percorrer linhas especiais de transporte público entre os parques de estacionamento e os principais destinos dentro da cidade de Coimbra.





Fonte
 

·
Registered
Joined
·
10,345 Posts
O problema do park and ride é que está numa cidade de doutorzinhos ao volante do bólide e esta gente anafada não cede facilmente ao transporte público.

Raramente se vê engravatados ou grandes funcionários no autocarro. Quem usa os SMTUC são normalmente os estudantes, os idosos e as pessoas que trabalham para os doutores.

Mas o princípio é ótimo, atenção. Sempre defendi o park and ride nas grandes cidades.
 
4081 - 4100 of 4105 Posts
Top