SkyscraperCity banner

1 - 20 of 168 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
SOAJO

Soajo é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Arcos de Valdevez, com 59,1 km² de área e 986 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional é 16,7 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Ermelo, Gavieira e Soajo. Tinha, em 1801, 2054 habitantes. Em 1849 tinha 3159 habitantes.

Foi re-elevada à categoria de vila em 12 de Junho de 2009.

60661

60660

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #2
O Soajo é uma vila e freguesia portuguesa do concelho de Arcos de Valdevez, com 58,59 km² de área e 1 159 habitantes (2001). Densidade: 19,8 h/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1514 e meados do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Ermelo, Gavieira e Soajo. Tinha, em 1801, 2 054 habitantes. Em 1849 tinha 3 159 habitantes.

Foi re-elevada à categoria de vila em 12 de Junho de 2009[1].

Património
Pelourinho de Soajo
Antas da Serra de Soajo
Conjunto dos espigueiros de Soajo
in:wikipedia.com

A vila de Soajo, característica nas suas formas particulares de vivência e organização social e económica, é provavelmente um dos destinos concelhios mais divulgados e conhecidos, integrando uma área geográfica que foi concelho até à reforma liberal do século XIX.

A história...

A aldeia do Soajo está implantada numa das vertentes da Serra da Peneda, sobranceira ao Rio Lima. A sua história já vem de longe. Consta que terá sido fundada no século 1, mas só no século XVI lhe foi atribuída carta de foral. Desde a fundação da nacionalidade portuguesa que o seu povo goza de privilégios.

Quando outras localidades de Portugal invocavam a liderança espanhola, o Soajo reconhecia o rei de Portugal como legítimo e isso valeu-lhe vários direitos.
Os habitantes da região eram designados por monteiros, em virtude da sua Principal actividade ser a caça. Ursos, javalis, cabras-bravas, lobos e raposas eram espécie, capturadas. Chegou mesmo a ser instituída a montaria do Soajo, havendo ali representantes locais clã Montaria Real.

Consta que no reinado de D. Dinis os monteiros se terão queixado dos abusos de fidalgos, pelo que o monarca terá dado ordem para que estes não se demorassem ali mais do que "o tempo de esfriar um pão na ponta de uma lança". Há quem defenda que terá vindo daí a curiosa forma do pelourinho que se situa rio largo principal da aldeia. A coluna simboliza uma lança e a pedra um pão.

Em 1852, o Soajo viria a perder o direito a sede de concelho. Porém, não perdeu a sua peculiaridade. Ainda hoje as ruas são pavimentados com lajes de granito e as casas construíras com blocos de pedra. A vida em comunidade sempre foi um dado muito importante nesta aldeia. Até há cerca de um século atrás, o Soajo Linha um juiz eleito pelo povo. Actualmente, a feira que se realiza todos os primeiros domingos do mês ainda é motivo de convívio para as gentes da terra.

Enquadrada numa região de rara beleza, esta aldeia tem outras curiosidades nas suas imediações, como as Antas do Soajo, a Ponte Velha e o Miradouro do Côto Velho.
Parece ser ponto assente que a primeira fixação de populações nestes espaços fica cronologicamente situada na Idade Média, talvez acompanhando um povoamento das zonas baixas de vale, periodicamente ocupando área contíguas aos primeiros castelos, de cotas superiores, sobretudo no Verão.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #4
Depois de vermos a Central Hidroeléctrica do Lindoso http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1010191&page=3 , passamos para o outro lado do rio e seguimos pela EM530 em direação a Soajo.

1.Já próximo de Soajo...

2. ...com o incêndio na outra margem do rio

3.Começamos a ficar rodeados de montanhas

4.Entrada na Vila de Soajo

5.Palheiros

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #5
6.E os famosos espigueiros

7.

8.Estas são tipicas

Vamos agora à eira comunitária onde se encontram os espigueiros

9.São impressionantes

10.E andam aos pares :D

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #6
11.Que estrutura!

12.Eagle one, Eagle two, Eagle three

13.Informação

14.Belo arranha-céus

15.Com jardim e tudo!

16.A paisagem, que tranquilidade...

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #7
17.

18.No cimo da rocha

19.A minha mulher, ao lado de cogumelos gigantes

20.Estes espigueiros são autênticos T1

21.Acreditem, não se ouvia quase nada, só a natureza

22.Largo do Eiró. É um belo largo, pena os carros estacionados

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
lindos os espigueiros :) (e a vila tb), o meu avôzinho paterno tinha um espigueiro na zona de Viseu mas mais simples, os do Lindoso são elegantes e de uma robustez incrivel, a rataria ali não entra...

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #9
23.Fonte em Soajo

24.Pelourinho de Soajo, com um smiley

25.Será os Paços do Concelho?

26.

27.Igreja de Soajo

28.

THE END

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #11
lindos os espigueiros :) (e a vila tb), o meu avôzinho paterno tinha um espigueiro na zona de Viseu mas mais simples, os do Lindoso são elegantes e de uma robustez incrivel, a rataria ali não entra...
Sim, os cogumelos, como eu lhes chamei, servem para impedir a entrada dos ratos. Também vi os de Lindoso, bem bonitos.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #19

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter #20
1 - 20 of 168 Posts