SkyscraperCity banner

9821 - 9840 of 10770 Posts

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,822
Um dos edifícios em construção no bairro Belchior (MBV II):

204628


Imagem: @dronenaengenharia

-----------------------------
Outros edifícios bem semelhantes a esse também estão sendo construídos no Parque das Nações (MBV I).
 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,823

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,824 (Edited)
Centro Histórico de Sobral será o 1º do Ceará a ter fiação subterrânea
Escrito por Honório Barbosa, [email protected] 12:02 / 12 de Junho de 2020.
Operários e técnicos trabalham no projeto que é pioneiro em cidades históricas cearenses


Patrimônio histórico tombado e reconhecido culturalmente, o casario do centro histórico da cidade de Sobral, na região Norte do Estado, ficará mais visível. Um projeto de internalização das redes elétrica (de alta e baixa tensão), telefônica e de internet, tornará a fiação, no Centro Histórico do Município, subterrânea. A obra é inédita no Ceará para uma cidade histórica.

Além do aspecto visual, reduzindo a poluição no espaço, a internalização deve melhorar o fornecimento de energia do local, aumentar a capacidade energética e garantir a segurança do fornecimento do serviço. A previsão dos técnicos é que a obra seja concluída até o fim deste ano.

A área pública beneficiada é de 27 hectares, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nela estão instalados diversos prédios que contam a história da Zona Norte, como igrejas, casarões, praças, o Museu Dom José e Museu do Eclipse. Hoje, Jericoacoara possui o único núcleo urbano com rede elétrica, telefônica e de internet subterrânea presente no Ceará.

A obra é realizada pela empresa Enel Distribuição Ceará e conta com recursos da Secretaria da Infraestrutura do Estado, do Iphan e da Prefeitura de Sobral.

Entenda


Em outubro de 2011, o então governador Cid Gomes e ex-prefeito de Sobral, chegou a assinar ordem de serviço para implantação do projeto Novos Ares, que agora começa a ser executado. De acordo com a Enel, a adoção de novas tecnologias de automação e de inteligência integrada vão permitir o serviço de instalação da rede elétrica subterrânea.

O secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes, explica que a obra pioneira vai melhorar o aspecto visual e arquitetônico do Centro Histórico do Município. “O objetivo do projeto é valorizar aquele trecho da cidade que guarda um riquíssimo valor histórico e cultural”, pontuou.

De acordo com o titular, já foi executada a instalação dos dutos para colocação dos cabos de telefonia e internet e, agora, em parceria com a Enel e a Prefeitura de Sobral, será executada a parte elétrica. Um grupo de 50 operários e técnicos trabalham no projeto.

Capacidade

A Enel prevê melhorias no fornecimento de energia elétrica para a área mediante um aumento de 50% da capacidade de carga, que passará de 1,2 MVA para 1,8 MVA. Desde o início, o projeto pretende modernizar a região urbana da cidade e manter a arquitetura histórica. O projeto prevê a instalação de cerca de 10 km de rede de média e baixa tensão, três centros de transformação com 630 KVA e um centro satélite.

O responsável por gestão, planejamento e desenvolvimento de rede, Glauco Valério, argumenta que o projeto servirá de modelo aos outros municípios. “Sobral será referência para mostrar que grandes cidades passarão a ter uma rede moderna com inteligência integrada em sua operação”, pontuou. “É o marco inicial para começarmos essa evolução”.

Espera

Sobral se destaca pelos prédios históricos ao longo do centro comercial. Ao todo, são mais de 2.500 imóveis tombados pelo Iphan, em 1999, distribuídos em duas áreas: o sítio histórico de Sobral, localizado no centro da cidade, e entorno. Entre estes, 250 são historicamente notáveis. Em outubro de 2011, o então governador Cid Gomes assinou, em solenidade realizada na margem do rio Acaraú, ordem de serviço para o início do projeto Novos Ares, com orçamento total de R$ 12,5 milhões. A previsão era de concluir os serviços de internalização dos fios de rede elétrica, de telefonia e de internet em 18 meses. "A riqueza arquitetônica do Centro Histórico de Sobral, formado por prédios, que contam a formação do nosso Município e da região, ficará mais visível com essa rede subterrânea", destacou na época, Cid Gomes.

 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,826
^^
Não sabia que estavam aproveitando a quarentena para dar andamento às obras de internalização da fiação aérea do Centro Histórico. De certa forma, isso foi até bom, pois causa menos transtornos, tanto ao andamento da obra, quanto à população, visto que, em tempos normais, estas vias do Centro são extremamente movimentadas, durante toda a semana.

Espero que as obras já estejam próximas da finalização, para que quando a rotina da cidade for totalmente retomada, as obras já tenham sido concluídas (Pelo menos essa parte da escavação e instalação das tubulações, que são mais invasivas).
 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,829
Relatório final do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral (PDUI-RMS), elaborado entre 2017 e 2018 e aprovado pela ALCE em 2019. É o mais completo estudo e levantamento de dados sobre a região já feito até agora:

 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,830
Expansão urbana e imobiliária nos bairros Belchior e Parque das Nações - Junho de 2020:

http://instagr.am/p/CBTyTZcDhPG/
Com a transformação dos loteamentos Moradas da Boa Vizinhança I e II em bairros, a expansão das áreas dos mesmos para as áreas disponíveis no entorno foi facilitada. Estão abrindo novas vias, criando novos lotes e novas construções vão aparecendo ao mesmo ritmo.

Agora só falta a Prefeitura melhorar a insfraestrutra dessas vias para acompanhar o crescimento e adensamento constante desses bairros.
 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,835
Há um terreno murado da TGC/Stevn em frente ao Ícone Health & Residence, no Brisa da Serra, Av. Cleto Ponte, que está pintado inclusive com as marcas e cores das construtoras; o terreno é um pouco maior que o terreno do Ícone. Talvez haja algum projeto futuro pra esse espaço, assim como os terrenos reservados da Caltech no Jocely Dantas, por exemplo.
 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,836
Reuniões Setoriais para a revisão do Plano Diretor de Sobral (PDS-2020)

A equipe do Plano Diretor realizou, entre os dias 05 e 06 de março, reuniões setoriais que tiveram como objetivo agregar conhecimento, ampliar discussões e ajudar na elaboração da Revisão do Plano Diretor de Sobral. Participaram dos momentos alunos e professores das universidades do município, servidores da Secretaria do Orçamento e Finanças (Sefin) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), além de integrantes dos Conselhos de Habitação e do Direito da Pessoa com Deficiência. O Plano Diretor é a principal legislação municipal que orienta o desenvolvimento urbano, sendo definido como um conjunto de normas elaboradas pela Prefeitura, em parceria com a população, para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

05/03/2020
Reunião Setorial com Conselho Municipal de Habitação Social

Na reunião foi apresentado o Plano Diretor, com foco na discussão de instrumentos do Estatuto da Cidade com referência à questão da habitação na cidade de Sobral. Os participantes discutiram sobre como implementar esses instrumentos na situação atual do município e foi demandado sistematizar algumas informações sobre os terrenos públicos e fundo municipal de terras, com a intenção de verificar no mapa de vazios urbanos quais são terrenos públicos e quais teriam capacidade de virar Zona Especial de Interesse Social (ZEIS).

06/03/2020
Reunião Setorial com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD)

Na reunião foram discutidos sobre pontos críticos de acessibilidade, a necessidade de corrigir a sinalização em algumas obras recentes e a importância de estender os projetos de padronização de calçadas para toda a cidade. Foi rapidamente apresentada a espacialização sobre pessoas com deficiência segundo o Cadastro Único, e a importância dessa informação para direcionar a ampliação dos projetos de acessibilidade. Da mesma forma se mencionou a necessidade de um mapeamento e divulgação de todas as áreas da cidade onde existe piso tátil. O conselho sugeriu uma caminhada com as pessoas com deficiência para que haja uma percepção além de técnica da acessibilidade, uma percepção também prática que essas pessoas enfrentam para orientar as diretrizes e ações dos planos.

06/03/2020
Reunião Setorial com Universidades

No dia 06 de março de 2020, às 14:00hs no Memorial de Educação Superior de Sobral, ocorreu a Reunião Setorial com as instituições de ensino superior do município de Sobral, para contribuições referentes a revisão da Lei do Plano Diretor. Estiveram presentes professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente dos cursos de biologia, geografia e arquitetura. A Reunião iniciou com a apresentação e agradecimento da presença de todos pela Coordenadora da SEUMA, Raquel Morano. Em seguida Carolina Rocha, da empresa GreenBrazil, falou um pouco sobre o processo participativo da Revisão da Lei do Plano Diretor, as etapas que irão seguir e em que ponto do cronograma o plano se encontra. A participação dos mais variados seguimentos no que se refere as instituições de ensino, como professores e alunos, possibilitou uma boa troca de informações, variadas indagações e ricas contribuições que serão importantes no processo. Entre elas estão: Uso e Ocupação do Solo, descompasso temporal da legislação urbanística e as legislações complementares que cumpriam a função até o momento da revisão da Lei do Plano Diretor.

 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,837
Paralelo às obras de implantação dos jardins biofiltrantes do Riacho Pajeú, estão fazendo a limpeza e desobstrução do leito do riacho e canais afluentes adjacentes, na região dos bairros Campo dos Velhos e Coração de Jesus - Imagens de 09/06/20:

217341

217343

217344

217345

217351


Nova vegetação sendo plantada nas margens do riacho:

217354


Imagens: Leorny Mendes
 

·
Pedro_Eduardo :):
Joined
·
7,997 Posts
Discussion Starter #9,839
Ampliação do Sistema de Sanemento Básico dos Bairros Expectativa e Parque Silvana
Expectativa/Parque Silvana I e II - Obras - Junho de 2020

218803

218805

218807


Imagem: Tony de Paulo
 
9821 - 9840 of 10770 Posts
Top