SkyscraperCity banner

1 - 20 of 149 Posts

·
President and CEO
17,597 Posts
ALDEIA SALOIA DE JOSÉ FRANCO

No Sobreiro, meio caminho entre Mafra e Ericeira, José Franco, recuperou os usos e os costumes das gentes do concelho. Paragem obrigatória numa das “aldeias” mais famosas do mundo.
José Franco não se coibiu de fazer renascer a sua velha sala de aulas, com as pequenas mesas em madeira, o imponente armário da professora, a ardósia; na loja do barbeiro-dentista um freguês submete-se a um corte de barba, na mercearia a Ti Helena serve um copo de vinho… ambientes a convidarem a viagens no tempo.

Sobreiro, na estrada que liga Mafra – Ericeira

Boas pessoal, ontem fui à Ericeira e fui visitar a Cerâmica José Franco. Espero que gostem das fotos.

·
Registered
7,667 Posts
Conheço bem esse local, já lá fui variadíssimas vezes, chama-se “sobreiro”, gosto muito, especialmente do Pão com chouriço que é do melhor ainda por cima é feito com pão saloio, fred_mendonca não comeste o Pão com chouriço? :D

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
O Sobreiro é 1 clássico para as gentes de Lisboa! Ai o pão com chouriço...:drool:

·
President and CEO
17,597 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Pode-se dizer que sim. O objectivo é demonstar o modo de vida nas aldeias.

·
I Love You... Soraia
27,947 Posts
FOSGASSE! LINDOOOOOO!!!! adorei as primeiras fotos! um autentico regresso ao passado... aquele ambiente rústico super acolhedor comoveu-me :lol: juro! adorei!!

axei piada à casa da música tambem :D

·
Moderator
177,723 Posts
Sobreiro - Aldeia Saloia de José Franco

José Franco nasceu em 1920. Teve 15 irmãos; seus pais, extremamente pobres, eram oleiros de profissão, fabricantes das pequenas cerâmicas que os camponeses da região utilizavam nas suas casas: os pratos, as travessas, os jarros de vinho e água, os vasos para flores e pequenas peças de decoração, que também ele começou a fabricar e a vender à porta da sua pequena olaria e nas festas populares e feiras, transportando-as no burrito, que o acompanhava de terra em terra.

Por volta de 1945 José Franco sonhou que poderia, nas horas vagas, construir ao pé da casa em que vive e da sua oficina de oleiro um museu vivo da sua terra, uma espécie de um grande presépio, que reproduzisse os costumes e actividades laborais do tempo da sua infância e alguns aspectos fundamentais e actividades da vida campesina. E assim, dia a dia, a sua obra foi nascendo e crescendo.

A parte mais deliciosa deste maravilhoso conjunto é constituída pelos cenários construídos em jeito e escala de presépio, com figurinhas de barro moldadas por José Franco e que reprosuzem uma aldeia com as moradias que são cópias fieis das casas dos arredores de Lisboa dos fins do século passado, as actividades exercidas, como as serrações de madeira, os moinhos do cercal, o trabalho dos campos, com os figurantes habilidosamente movidos a água, as actividades piscatórias com a reprodução, também em escala reduzida, da pequena vila de pescadores da Ericeira, que fica a 5 km de distância.

http://members.tripod.com/~virgiliomafra/Franco.html

A aldeia é o Sobreiro, Mafra e todas as crianças devem ir lá pelo menos uma vez na vida :yes: eu fui lá quando pequeno e fiquei fascinado...
Os mais adultos também deverão ir ao local, já que fazem um pão com chouriço divinal :drool:

Fotos minhas 10.2.2008

Escola Primária

·
Moderator
177,723 Posts
^^ Na minha opinião bem mais típica :yes:

o PP tem um bom ordenamento do terrítório... ali é tudo ao monte.

Ainda faltam algumas fotos :yes:

·
Registered
52,555 Posts
:D quando vejo fotos do Sobreiro lembro-me logo do pãozinho com chouriço quentinho :drool: bonitas pics Barras :eek:kay:

1 - 20 of 149 Posts