SkyscraperCity banner
1 - 20 of 42 Posts

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Irreverente e racional, casa-praça ocupa platô formado por laje plana
Dois arquitetos, duas linguagens: uma austera, ortogonal; a outra irreverente, feita da soma de planos inclinados. É nessa associação que reside a identidade da casa em Nova Lima, MG, concebida por Fernando Maculan e Pedro Morais. Ex-sócios e atuais parceiros esporádicos, eles se valeram da contraposição formal para tirar partido do potencial paisagístico e da topografia acidentada do lote. A distinção de linguagens é indício de entrosamento profissional, e não de incompatibilidade criativa.
A casa está situada em condomínio residencial no município de Nova Lima, ao sul de Belo Horizonte, um dos mais recentes e de maior poder aquisitivo vetores de crescimento da capital mineira.

A implantação da residência resulta do equacionamento de duas demandas de ordem diversa: por um lado, o cliente - um jovem casal sem filhos - a desejava na cota mais alta possível, a fim de apreciar a paisagem do entorno com liberdade e privacidade; por outro lado, os 60% de inclinação do lote impunham restrições quanto à trajetória ideal e menos agressiva da rampa de acesso à edificação. O plano inclinado da circulação de veículos possui desenho em V, alternando no percurso concordância e discordância com as curvas de nível.

O posicionamento do platô é um dos pontos-chaves do projeto. A laje plana que o conforma tem quase a largura total do terreno e excede confortavelmente a área de projeção da edificação, gerando um terraço contínuo ao redor da construção. É uma casa-praça, na definição dos autores. Os ambientes sociais da residência - sempre receptiva aos hóspedes e às confraternizações, assinalam os arquitetos - têm como piso a laje do platô, que funciona também como cobertura das áreas íntimas e de serviço. Se o primeiro setor tem linguagem irreverente, jovial, conforme demanda inicial dos clientes, conhecedores do trabalho de Maculan e Morais (que já haviam desenhado uma casa para um membro da família), o bloco dos dormitórios é um volume de linguagem racional: um paralelepípedo branco com aberturas modestas, embora ambientalmente confortáveis.

Essa contraposição faz com que a casa, ainda que distribuída em dois pavimentos, pareça uma residência térrea, do tipo pavilhonar. Destaca-se, assim, o grande entrosamento entre interiores e exteriores no domínio da laje plana da praça, resultante das fachadas envidraçadas. Os ambientes compartimentados - a sala de televisão e a cozinha - estão localizados ao lado, em volumes autônomos.
Seria, no entanto, um pavilhão à mineira. Se é que se pode, nesses termos, fazer menção à correspondência entre os sucessivos ângulos oblíquos - desde a forma da laje até o plano inclinado da abertura zenital e a angulação das paredes - e as cotas de nível da topografia acidentada, recorrente em Minas Gerais. Nada muito literal, mas, de qualquer forma, diverso da arquitetura de casas pavilhonares paulistas. É dessa dualidade proveitosa que se nutre o projeto, a um só tempo racional e irreverente, moderno e contemporâneo.

Por ora os arquitetos não têm planos para desenvolver novos trabalhos em parceria. Fernando Maculan, admirador de duas residências que ficam no entorno desta - uma desenhada por Camila Fabrini e outra por Carlos Teixeira -, está concebendo uma espécie de casa de cultura mineira em São Paulo. Já Pedro Morais desenvolve o projeto de instalação de um artista argentino, cuja inauguração está prevista para outubro próximo, no Centro de Arte Contemporânea Inhotim, na cidade mineira de Brumadinho. “É o projeto de uma piscina”, ele explica.

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
Nova Lima's architecture style

·
Registered
6,607 Posts
A casa tem uma forma interessante, mas eu não achei bonita. Parece velha. =P
Prefiro as outras construções de Nova Lima.

·
Registered
30,249 Posts
Eu gostei!

Mary, bem sei que Nova Lima é um Município autônomo de BH. Mas na prática, este município é o novo polo desenvolvimento de BH, não? É como se fosse uma Barra da Tijuca / Recreio dos Bandeirantes de BH, não? O novo sonho de consumo da classe média de BH, não?

·
Banned
4,637 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Eu gostei!

Mary, bem sei que Nova Lima é um Município autônomo de BH. Mas na prática, este município é o novo polo desenvolvimento de BH, não? É como se fosse uma Barra da Tijuca / Recreio dos Bandeirantes de BH, não? O novo sonho de consumo da classe média de BH, não?
Exato, Osmar.

E ainda incluiria aí o Belvedere.

·
Registered
2,724 Posts
Mary, você é um diferencial do SSC. A casa é linda! É elegante, discreta e você sabe que quando não me convence eu caio matando. Mas, é um projeto singular, excelente.

·
22°52'S 47°03'W
20,693 Posts
Há muitas construções modernas que nunca me passaram a sensação de aconchego: é tudo sempre devassado, amplo, branco...mas com esta casa foi diferente. Os tons mais terrosos da parte externa deram-lhe uma maior integração com o entorno, fazendo a construção inserir-se no contexto. Ficou ótima!

·
Registered
6,325 Posts
A casa é muito bonita, mas falta a sofisticada residência, um sofisticado carro, pq um Ka, ng merece! :lol:

·
22°52'S 47°03'W
20,693 Posts
^^
Desde que não seja 1.0, 'tá valendo! :lol:
Se bem que não deve ser mesmo. Os morros de MG não são para carrinhos com motorzinhos. Tem que ter motor para subir a esses condomínios exclusivíssimos! :yes:

·
Rio de Janeiro
31,235 Posts
Confesso que já vi coisas MUITO MELHORES de Maria Theresa aqui no SSC. Achei uma casa até simples em comparação as casas maravilhosas que ela já mostrou aqui.
Enfim, gosto não se discute :)

Vlw por mostrar :eek:kay:

·
Registered
31,924 Posts
^^
Desde que não seja 1.0, 'tá valendo! :lol:
Se bem que não deve ser mesmo. Os morros de MG não são para carrinhos com motorzinhos. Tem que ter motor para subir a esses condomínios exclusivíssimos! :yes:
Tem ladeira no meu bairro que Ford Ka dessa geração da foto literalmente não consegue subir. Até 53cv pode ter certeza que não sobe muito lugar por aqui. Mas eu não lembro se essa geração tinha uma versão com motor mais potente.

·
Registered
9,592 Posts
Eu achei interessante a integração de duas idéias de dois arquitectos distintos numa mesma casa,embora para mim a linguagem de um seja muito parecida com a do outro.
A integração da casa no terreno,arrazando o terreno com muros de arrimo,é que é um pouco questionável :|

·
Registered
4,033 Posts
Pois é, falaram que a casa é discreta... Não é mesmo, principalmente de longe. Ficou terrível o corte no morro.

Inclusive o fotógrafo teve que se virar nas fotos de perto para esconder a 'ferida' que abriram.

·
Registered
31,924 Posts
^^ É um município da região metropolitana de Belo Horizonte.

·
SubTropical lands
3,740 Posts
ixii... fui conhecer beagá esses tempos, e todo o esforço que o Borini faz pra colocar uma imagem de luxuria a essa cidade veio abaixo... Beagá é uma cidade no mínimo humilde!
Salvo algumas pequenas ilhas de luxo como Savassi e etc...

·
Registered
31,924 Posts
^^ Definitivamente você não veio a BH. Falar que Savassi é luxo... É um bairro nobre, mas luxo é Lourdes.

·
trinta zero zero
3,835 Posts
Nossa, amei demais essa casa, é de um modernismo atualizado e (não sei explicar por quê), bem mineira!

1 - 20 of 42 Posts