SkyscraperCity banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Registered
632 Posts
Discussion Starter · #1 ·
o VLT! Vcs já viram o VLT de Porto? Parece ideial, pode ser subterrâneo, superfície e elevado, e é infitamente mais barato.. o de Porto é um exemplo!

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Tinha um projeto do aeromovel de POA! Só que como é brasileiro, ninguém quis levar à frente! Barato, nacional, limpo, silencioso (movido à ar, com velocidade máxima de 80km/h!), ideal para não ser produzido!

Qualquer cidade com mais de 1 milhão de habitantes poderia ter suas linhas! :)

www.aeromovel.com.br

·
Banned
2,419 Posts
^^ Eu sempre digo que o VLT é a solução, ninguém "me acredita"... :D mas poxa, ao menos cidades como Natal e Maceió, que são de médio porte, já estão começando a se mexer pra montar o VLT, como já mostraram aqui no SSC, acho que pra São Paulo seria bem interessante substituir as vias da EMTU pelo VLT, mas a quanto substituir o metrô pelo VLT, acho que já não é lá essas coisas, o metrô é mais "transporte de massas" que o VLT, que é bom pra curtas distâncias, coisa que em São Paulo não existe né.

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Não, ma o VLT não viria substituir nada, viria pra somar oras! Espalhar ele pela cidade inteira (já que é aereo e não ocupa muito espaço!)! E não falo só pra SP não, qualquer capital brasileira, e nas grandes cidades também (Campinas, São José dos Campos, Londrina, Uberlândia, Ribeirão, Santos!)!!! O Brasil precisa redescobrir o caminho dos trilhos! :)

·
Registered
8,986 Posts
Osasco Station said:
o VLT! Vcs já viram o VLT de Porto? Parece ideial, pode ser subterrâneo, superfície e elevado, e é infitamente mais barato.. o de Porto é um exemplo!
De superfície eu concordo, mas no que fazer VLT subterrâneo ou elevado seria muito mais barato do que construir um metrô nas mesmas condições ?

·
Registered
632 Posts
Discussion Starter · #10 ·
^^ sem mexer nas linhas existentes, eu tenho certeza que o VLT poderia substituir a construção de novas linhas, com muito mais vantagens... só o fator custo poderia alavancar a construção de várias linhas, EXATAMENTE nos mesmos locais que temos os nojentos corredores de ônibus.. exemplo: 9 de julho, Rebouças, etc.

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
Eu chego nos arquitetos brincando falando "a soluçao do transporte publico em SP se chama lotaçao"... eles ficam loucos hahahahahaha

VLT e Stadtbahn é a mesma coisa?

·
Registered
8,986 Posts
Heilig said:
Eu chego nos arquitetos brincando falando "a soluçao do transporte publico em SP se chama lotaçao"... eles ficam loucos hahahahahaha

VLT e Stadtbahn é a mesma coisa?
edit: sim. (não conhecia o termo em Alemão para VLT)

Straßenbahn = Tram = Bonde
Stadtbahn = Light-rail = VLT

·
Registered
632 Posts
Discussion Starter · #14 ·
rkj said:
E no que poderia mudar trocar o ônibus para VLT ? Só ganharia mais fios aéreos pela cidade...
O VLT transporta mais pessoas e é mais rápido, desde que seja corretamente implementado. Além disso, o VLT não polui.

·
Registered
8,986 Posts
Osasco Station said:
E qual a diferença? Número de vagões?
O VLT difere do bonde em usar vias exclusivas (não compartilhadas com o viário), ter carros/vagões (o bonde usualmente é de um carro só), e usar sistemas de sinalização. (às vezes todos esses atributos, às vezes só alguns)

·
Registered
8,986 Posts
Osasco Station said:
O VLT transporta mais pessoas e é mais rápido, desde que seja corretamente implementado. Além disso, o VLT não polui.
Há ônibus articulados que transportam tanta gente quanto um VLT... ser mais rápido varia muito, e há VLTs a Diesel (apesar da característica usual dele ser elétrico, mesmo).

Aliás, os ônibus híbridos diesel-elétricos que aproveitam a frenagem para acumular energia elétrica me parecem algo mais simples de colocar numa metrópole do que distribuir alimentação elétrica.

·
Registered
632 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^ veja que o do Porto tem mais vagões ou parece comportar mais pessoas que um ônibus biarticulado. Em países nos quais as pessoas são mais educadas e tem mais cultura, tenho certeza que o VLT desenvolve uma velocidade maior que um ônibus.

·
Registered
8,986 Posts
Osasco Station said:
^^ veja que o do Porto tem mais vagões ou parece comportar mais pessoas que um ônibus biarticulado. Em países nos quais as pessoas são mais educadas e tem mais cultura, tenho certeza que o VLT desenvolve uma velocidade maior que um ônibus.
Mas o tema do tópico era "Solução para o problema de São Paulo"... então temos que levar em conta os características locais.

Mas no que a velocidade faz tanta diferença ? A questão que mais atrapalha o transporte é o fluxo (paradas, semáforos), nem tanto a movimentação em si. O trem da linha C não é um campeão de velocidade, mas anda mais rápido que a marginal congestionada...

·
Registered
632 Posts
Discussion Starter · #20 ·
^^ ok, mas é claro que a velocidade é importante, e tendo o primeiro VLT é o primeiro passo para começarmos a mudar nossos conceitos. O número de carros atrapalha muito também e eu sou prova viva que até minha bicicleta é mais rápida que a marginal. CICLOVIA JAH!

1 - 20 of 30 Posts