SkyscraperCity banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Banned
Joined
·
8,524 Posts
Discussion Starter · #1 ·
13 Julho 2009 - 00h30

Sondagem: Portugueses são contra TGV e Aeroporto
Chumbo às Obras Públicas
A grande maioria dos portugueses está contra a construção do comboio de alta velocidade (TGV) e do novo aeroporto de Lisboa. Mais de 57 por cento dos inquiridos numa sondagem Correio da Manhã /Aximage revelam não concordar com as obras que o Governo considera essenciais.

A construção de um novo aeroporto para servir a capital, substituindo a actual infra--estrutura na Portela é rejeitada por 57,9 por cento dos portugueses e merece a aprovação de 36,3 por cento.

José Sócrates tem repetido que não pretende abdicar da construção das linhas de alta velocidade para trazer o TGV para o País, mas os portugueses discordam do primeiro--ministro: 57,5 por cento são contra o projecto que merece a aprovação de 35,7 por cento.

O ‘chumbo’ aos projectos é unânime em todas as regiões do País. O Litoral Norte é quem dá a maior nega aos investimentos, com 67,9 por cento dos inquiridos a afirmarem--se contra a construção de um novo aeroporto para Lisboa. Curioso é que 63,3 por cento dos nortenhos sejam contra o TGV, uma vez que a região sairia beneficiada com esta infra-estrutura, estando previstas ligações entre o Porto e Lisboa e entre o Porto e Vigo, em Espanha.

Tendo Alcochete sido a zona escolhida para o novo aeroporto da capital, não é de estranhar que o Litoral Centro Sul seja onde as opiniões estão mais divididas, com 43,2 por cento a concordar e 49,6 por cento a reprovar o investimento.

As opiniões espelham aquilo que se passa nas classes política e economista, com a recente apresentação de um manifesto que pedia a reavaliação dos investimentos no TGV e no novo aeroporto de Lisboa devido à crise. Dias depois surgiam dois contramanifestos a defender que estes investimentos são essenciais para fazer a economia avançar e criar emprego.

SÓ PS APROVA PROJECTOS EM MAIORIA

Apenas os eleitores que afirmam que vão votar no PS nas próximas eleições legislativas, marcadas para 27 de Setembro, aprovam a construção do novo aeroporto de Lisboa e do TGV. Assim, 66 por cento dos eleitores PS concordam com o projecto do novo aeroporto de Lisboa, enquanto 27,5 por cento estão contra.

Este investimento divide significativamente os eleitores que tencionam votar na CDU com 40,3 por cento a afirmar que concordae 56,4 por cento a discordar.

Já a alta velocidade merece o acordo de 59,6 por cento das intenções de voto no PS nas próximas legislativas e a discordância de 31,4 por cento. A maior rejeição a este projecto (87,4%) vem dos eleitores do CDS-PP.

APONTAMENTOS

2650 MILHÕES

A construção dos troços da linha de alta velocidade entre Lisboa e Poceirão e entre Caia e Poceirão tem um custo avaliado em 2650 milhões de euros.

CUSTOS

O custo da nova infra-estrutura aeroportuária foi avaliado, a preços de 2007, em 4926 milhões de euros pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

TERCEIRA TRAVESSIA

A ligação por TGV a Madrid e ao novo aeroporto de Lisboa obriga à construção de uma terceira travessia do Tejo na capital, entre Chelas e o Barreiro.

FUNDOS DA UE

A construção do TGV tem o apoio financeiro de Bruxelas. Para que estes fundos não se percam, será necessário renegociá-los para outros fins.

CONSTRUÇÃO CIVIL

O sector da construção civil teme que o não avanço das grandes obras públicas leve 30 mil empresas à falência, agravando a crise vivida nesta indústria que já perdeu 60 mil empregos desde o início da crise.

DISCURSO DIRECTO: "CRÍTICOS TÊM FALTA DE VISÃO PARA O PAÍS" ( Luís Nazaré, Ex-líder dos CTT)

Correio da Manhã – Na sondagem CM/Aximage, a maioria dos inquiridos é contra o TGV e o novo aeroporto. A causa é a crise económica ou a época eleitoral?

Luís Nazaré – Há um pouco de cada. Mas é também falta de informação sobre a forma como estes projectos são financiados. O esforço do Estado é comportável pela riqueza do País, pese embora a crise.

– O endividamento gerado porestes projectos é suportável?

– Exactamente. Quem se tem manifestado contra estes investimentos tem uma grande falta de visão estratégica para o País.

– Os jovens são os mais favoráveis ao TGV e ao aeroporto. Porquê?

– Os jovens têm uma visão de futuro e não têm receios de pagar os activos que as gerações presentes lhes deixarem.

– Os inactivos são mais críticos. É um sinal de medo do futuro?

– As pessoas que estão inactivas receiam que deixe de haver dinheiro para lhes pagar o subsídio de desemprego, mas isso não acontecerá.

– O País está dividido sobre estes projectos. Que deve fazer o próximo Governo?

– O importante para o País é os projectos avançarem. Não é por haver maioria de opinião sobre um projecto que um Governo deve actuar. A função do Executivo é ter uma visão estratégica do País.

CONSTRUÇÃO DO TGV E DO NOVO AEROPORTO

COMBOIO DE ALTA VELOCIDADE, TGV: Pessoalmente, concorda ou não com a construção do comboio de alta velocidade, o TGV?

Concorda: 35,7%

Não concorda: 57,5%

Sem opinião: 6,8%

AEROPORTO: Pessoalmente, concorda ou não com a construção do novo aeroporto de Lisboa?

Concorda: 36,3%

Não concorda: 57,9%

Sem opinião: 5,8%

FICHA TÉCNICA
Objectivo Construção do TGV e do novo aeroporto Universo Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 749 entrevistas efectivas: 339 a homens e 410 a mulheres; 192 no Interior, 265 no Litoral Norte e 292 no Litoral Centro Sul; 225 em aldeias, 230 em vilas e 294 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 1, 2, 3 e 6 de Julho de 2009, com uma taxa de resposta de 68,3%. Erro probabilístico Para o total de uma amostra aleatória simples com 749 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,018 (ou seja, uma “margem de erro” - a 95% - de 3,60%). Responsabilidade do estudo Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

Sandra Rodrigues dos Santos/António Sérgio Azenha
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Eu estou contra o TGV, já estive mais com Aeroporto e sou 100% a favor da TTT!:D
 

·
Registered
Joined
·
2,906 Posts
Solução simplicíssima para evitar endividamento nas obras públicas: pagar as prestações durante 50 anos, e demorar o maior tempo possível a construí-las! :colgate: :lol: :rofl:

Agora mais a sério, eu não tenho dúvidas que o TGV e o Aeroporto podem ser adiados alguns anos sem grandes problemas, dando tempo para a economia purgar dos efeitos da recessão, evitando que ficamos sem fundos para pagar às empresas de construção.

A ordem das obras, muito provavelmente será a seguinte...
Aeroporto de Alcochete em 2020/2025.
Ligação TTT em 2015/2017
Ligação Lisboa/Madrid em 2017/2020
Ligação Lisboa/Porto/Vigo em 2020/2030
Ligação Porto/Aveiro/Salamanca em 2020/2030
Ligação Lisboa/Faro/Huelva em 2025/2035.

É o que prevejo para a construção e conclusão destas linhas :eek:hno:
 

·
Blackbird
Joined
·
11,321 Posts
Realmente os portugueses merecem o país que têm!


Mas o meu pais são iguais: um dia foram contra a instalação de TV Cabo em casa mas hoje não podem viver sem isso (e até ficam histéricos se o sinal tem problemas) :lol:
 

·
Registered
Joined
·
268 Posts
Eu não me estou ver a andar no TGV porque não tou para apanhar um comboio regional que demora mais de hora e meia para chegar de Viana do Castelo ao Porto para apanhar o TGV, quando de carro leva no máximo 45 minutos a 120km/ hora, e ao preço que dizem que vai ser o TGV mais vale andar de avião que fica mais barato! Eu que sou de Viana do Castelo e a CP e o Governo parece que se esqueceu desta região e falam de tgv quando chega perfeitamente um Alfa pendular para percorrer este pequeno pais!

P.S: Em Viana do Castelo nem Alfas existe!
 

·
Glory to Chairman Meow!
Joined
·
1,351 Posts
Dias depois surgiam dois contramanifestos a defender que estes investimentos são essenciais para fazer a economia avançar e criar emprego.
Voltamos ao modelo económico dos anos 80...? :eek:hno: Ou será que ainda não perceberam que isto só cria postos temporários? Talvez pretendam manter sempre um número elevado de obras públicas em construção de forma a reduzir o desemprego...mais uma vez, um estado ineficaz.


– Os jovens são os mais favoráveis ao TGV e ao aeroporto. Porquê?

– Os jovens têm uma visão de futuro e não têm receios de pagar os activos que as gerações presentes lhes deixarem.
Comentário cínico...mas se eu não estiver em Portugal não vou ter receio por mim :lol:

– Os inactivos são mais críticos. É um sinal de medo do futuro?

– As pessoas que estão inactivas receiam que deixe de haver dinheiro para lhes pagar o subsídio de desemprego, mas isso não acontecerá.
Demagogia ridícula... :eek:hno:

– O importante para o País é os projectos avançarem. Não é por haver maioria de opinião sobre um projecto que um Governo deve actuar. A função do Executivo é ter uma visão estratégica do País.
Infelizmente o país arrisca-se a não ter um volume de tráfego de pessoas e de mercadorias suficiente para justificar a construção do TGV.
 

·
Registered user
Joined
·
10,687 Posts
Eu não me estou ver a andar no TGV porque não tou para apanhar um comboio regional que demora mais de hora e meia para chegar de Viana do Castelo ao Porto para apanhar o TGV, quando de carro leva no máximo 45 minutos a 120km/ hora, e ao preço que dizem que vai ser o TGV mais vale andar de avião que fica mais barato! Eu que sou de Viana do Castelo e a CP e o Governo parece que se esqueceu desta região e falam de tgv quando chega perfeitamente um Alfa pendular para percorrer este pequeno pais!

P.S: Em Viana do Castelo nem Alfas existe!
No dia em que vier o TGV começas a ter um comboiozinho a demorar 30 minutos Viana-Porto e dai vai na bisga pra lisboa. :lol:

E o Alfa Pendular É UM TGV ... não tem é linha aonde "correr" ... o problema não é o raio do COMBOIO ... é a LINHA que está cheia de trafego ... :cheers:


1/2 da ligação Lisboa-Porto em TGV são as LINHAS QUE FALTava arranjar/corrigir/quadruplicar ... MAIS VALE FAZER-SE logo o que falta decentemente do que andar com invenções carissimas tipo a "midernização" da linha do norte. :dunno:
 

·
Registered
Joined
·
268 Posts
No dia em que vier o TGV começas a ter um comboiozinho a demorar 30 minutos Viana-Porto e dai vai na bisga pra lisboa. :lol:

E o Alfa Pendular É UM TGV ... não tem é linha aonde "correr" ... o problema não é o raio do COMBOIO ... é a LINHA que está cheia de trafego ... :cheers:


1/2 da ligação Lisboa-Porto em TGV são as LINHAS QUE FALTava arranjar/corrigir/quadruplicar ... MAIS VALE FAZER-SE logo o que falta decentemente do que andar com invenções carissimas tipo a "midernização" da linha do norte. :dunno:
Já lá vão muitos anos que ouço falar na imprensa que faz falta electrificar e duplicar a linha do minho! Ainda não vi a falar em nenhum projecto em relação a isto antes pelo contrario que cada vez fazem menos investimento e reduzem o numero de comboios, e depois ainda dizem que não tem clientes! Se o serviço é mal e está desajustado aos interesses da população claro que ninguém anda neles!

Quanto ao ficar mais caro renovar a fazer tudo de novo eu não acredito! So de lembrar nas indemnizações a pagar pelas terras que vão ocupar a construção de pontes e viadutos "principalmente a norte" e os impactos ambientais que estes vão provocar, já nem sei o que é melhor! E depois disto tudo construído vão ter de modernizar na mesma as linhas convencionais!

Em tempos ouvi falar um "especialista" na TV a dizer que se pegassem em todos os passageiros que hoje em dia andam de comboio e os levassem para o TGV e ainda com mais uns milhares em cima, o TGV continuava a dar prejuízo! Não sei se isto é verdade!? :shifty:
 

·
Registered
Joined
·
4,676 Posts
Eu não me estou ver a andar no TGV porque não tou para apanhar um comboio regional que demora mais de hora e meia para chegar de Viana do Castelo ao Porto para apanhar o TGV, quando de carro leva no máximo 45 minutos a 120km/ hora, e ao preço que dizem que vai ser o TGV mais vale andar de avião que fica mais barato! Eu que sou de Viana do Castelo e a CP e o Governo parece que se esqueceu desta região e falam de tgv quando chega perfeitamente um Alfa pendular para percorrer este pequeno pais!
Não estás a ver bem a coisa: 1h30 Viana ao Porto + espera + 1h15 Porto a Lisboa = estás em Lisboa numas 3h. :colgate:
 

·
Registered
Joined
·
268 Posts
Não estás a ver bem a coisa: 1h30 Viana ao Porto + espera + 1h15 Porto a Lisboa = estás em Lisboa numas 3h. :colgate:
No total não é muito mas acho mal eu demorar mais tempo a percorrer 75 kms até ao Porto do que do Porto até Lisboa que são cerca de 320kms! Só se modernizarem as outras linhas convencionais para aceder com rapidez às estações onde existe TGV!

À uns anos atrás quando vinha de Lisboa para Viana do Castelo cheguei a apanhar o Intercidades ou o Alfa porque este era mais rápido a percorrer a distancia Lisboa/Porto em menos de 1 hora em relação ao Inter regional. Acontece quando chegava ao Porto tinha que esperar precisamente 1 hora na estação à espera do tal inter regional que vinha de Lisboa para chegar a Viana!! :nuts:
 

·
Registered
Joined
·
4,676 Posts
No total não é muito mas acho mal eu demorar mais tempo a percorrer 75 kms até ao Porto do que do Porto até Lisboa que são cerca de 320kms! Só se modernizarem as outras linhas convencionais para aceder com rapidez às estações onde existe TGV!

À uns anos atrás quando vinha de Lisboa para Viana do Castelo cheguei a apanhar o Intercidades ou o Alfa porque este era mais rápido a percorrer a distancia Lisboa/Porto em menos de 1 hora em relação ao Inter regional. Acontece quando chegava ao Porto tinha que esperar precisamente 1 hora na estação à espera do tal inter regional que vinha de Lisboa para chegar a Viana!! :nuts:
Agora já não há problemas desses.

Porque já não há IR Lisboa - Porto. Os tempos de transbordo continuam ridículos. :D
 

·
Profissional da desordem
Joined
·
4,994 Posts
Olá.

Pessoalmente não ligo nenhuma a sondagens, então se forem as da eurosondagem do oliveira e costa ... loooool

Cumprimentos,

RoadsterRunner
 

·
Registered
Joined
·
319 Posts
Ainda bem que a maior parte dos portugueses está contra.
Eu tenho 19 anos e quando essas obras "acabarem" lá para os meus 35 é que me vão servir de algo. (sim porque há sempre muiiittttaaaassss derrapagens financeiras e não só, nas obras publicas, vai-se lá saber porquê... o TGV não vai custar 2650 milhões, vai sim custar a volta dos 3400, 3900 milhões de euros) Mas, sinceramente não me vejo a pagar balúrdios por um bilhete para andar de TGV se posso dar esse mesmo dinheiro e andar de avião e possivelmente ir até mais longe.
Eu sou a favor do TGV quando o resto do país estiver suficientemente desenvolvido para se ligar ao resto da Europa.
De que me vale ter um TGV, se o interior de Portugal está como está? Vai-me ficar mais facil ir para Espanha, do que ir para o interior... desculpem, mas isto só me faz rir! Praticamente Portugal resume-se ao litoral :/ Se é a desculpa de criar emprego, então porque não usar esse dinheiro no apoio às PME's???? que são o grosso de uma economia avançada! Ou do desenvolvimento das cidades???? nomeadamente das do interior???? porque não dar um incentivo financeiro para as pessoas terem filhos, essencialmente no interior???? para ter pessoas lá e fazer crescer ainda mais aquilo, porque se aquelas cidades tiverem a crescer, vai ser necessária mão de obra e nada melhor que... ter filhos lá para as fazer crescer ;) Porque não fazer melhores acessos rodoviários a Bragança, a Castelo Branco, à Guarda, a Évora, a Beja, a Faro etc etc??? isso cria emprego também!!! Porque não construir melhores escolas, hospitais etc nessas cidades???
Eu falo no interior, porque é este que está mais afectado! Porto e Lisboa não devem parar de evoluir como é óbvio. Mas também não nos podemos centralizar nestas duas cidades porque é um erro muito grande.

O novo aeroporto... eu sou a favor do novo aeroporto! Mas não como o querem pintar!
É verdade que realmente o da Portela está um caos :X Aquilo precisa mesmo de ser mudado/remodelado. Mas porque não, o aeroporto da Portela sofrer obras e expandir???? não há espaço? então ai sim... muda-se para outro lugar, mas acaba-se com este!!!! Li a uns tempos que os Lisboetas estão "aborrecidos" com os aviões a passar por cima... pois acredito nisso e se mora-se lá também não ia gostar. Mas se vão fazer um novo aeroporto então o antigo tem de acabar, porque se o problema são os aviões... ;) Ao fazerem um novo e construírem uma ou duas infraestruturas no antigo, cria emprego!!!
Sinceramente penso que em Alcochete não é a melhor solução... vejo sim, um pretexto para se criar uma terceira ponte por lá!
Seria melhor melhorarem o actual da Portela e construir um mais perto da fronteira e "sacar" uns espanhóis para este lado... seria muito mais inteligente.

Os empregos que estão a dizer que vão criar, são empregos de pouca duração... será uma camuflagem que não vai durar muito tempo. A solução disto (Portugal) é deixar de pensar nos próximos 10 anos e sim pensar nos próximos 30!
E não estou aqui a falar devido a alguma posição partidária... antes do interesse de um partido, está o interesse da nação e quando a nação rema para o mesmo lado, não há partido que se imponha.

Como disse no inicio deste post, mais vale primeiro ligar cá dentro e só depois ligar lá fora.
Uma maçã pode ser muito bonita por fora, ter uma casca linda, mas quando se vê o interior dela, perde-se a graça.

cumps ;)
 

·
Banned
Joined
·
8,524 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Ainda bem que a maior parte dos portugueses está contra.
Eu tenho 19 anos e quando essas obras "acabarem" lá para os meus 35 é que me vão servir de algo. (sim porque há sempre muiiittttaaaassss derrapagens financeiras e não só, nas obras publicas, vai-se lá saber porquê... o TGV não vai custar 2650 milhões, vai sim custar a volta dos 3400, 3900 milhões de euros) Mas, sinceramente não me vejo a pagar balúrdios por um bilhete para andar de TGV se posso dar esse mesmo dinheiro e andar de avião e possivelmente ir até mais longe.
Eu sou a favor do TGV quando o resto do país estiver suficientemente desenvolvido para se ligar ao resto da Europa.
De que me vale ter um TGV, se o interior de Portugal está como está? Vai-me ficar mais facil ir para Espanha, do que ir para o interior... desculpem, mas isto só me faz rir! Praticamente Portugal resume-se ao litoral :/ Se é a desculpa de criar emprego, então porque não usar esse dinheiro no apoio às PME's???? que são o grosso de uma economia avançada! Ou do desenvolvimento das cidades???? nomeadamente das do interior???? porque não dar um incentivo financeiro para as pessoas terem filhos, essencialmente no interior???? para ter pessoas lá e fazer crescer ainda mais aquilo, porque se aquelas cidades tiverem a crescer, vai ser necessária mão de obra e nada melhor que... ter filhos lá para as fazer crescer ;) Porque não fazer melhores acessos rodoviários a Bragança, a Castelo Branco, à Guarda, a Évora, a Beja, a Faro etc etc??? isso cria emprego também!!! Porque não construir melhores escolas, hospitais etc nessas cidades???
Eu falo no interior, porque é este que está mais afectado! Porto e Lisboa não devem parar de evoluir como é óbvio. Mas também não nos podemos centralizar nestas duas cidades porque é um erro muito grande.

O novo aeroporto... eu sou a favor do novo aeroporto! Mas não como o querem pintar!
É verdade que realmente o da Portela está um caos :X Aquilo precisa mesmo de ser mudado/remodelado. Mas porque não, o aeroporto da Portela sofrer obras e expandir???? não há espaço? então ai sim... muda-se para outro lugar, mas acaba-se com este!!!! Li a uns tempos que os Lisboetas estão "aborrecidos" com os aviões a passar por cima... pois acredito nisso e se mora-se lá também não ia gostar. Mas se vão fazer um novo aeroporto então o antigo tem de acabar, porque se o problema são os aviões... ;) Ao fazerem um novo e construírem uma ou duas infraestruturas no antigo, cria emprego!!!
Sinceramente penso que em Alcochete não é a melhor solução... vejo sim, um pretexto para se criar uma terceira ponte por lá!
Seria melhor melhorarem o actual da Portela e construir um mais perto da fronteira e "sacar" uns espanhóis para este lado... seria muito mais inteligente.

Os empregos que estão a dizer que vão criar, são empregos de pouca duração... será uma camuflagem que não vai durar muito tempo. A solução disto (Portugal) é deixar de pensar nos próximos 10 anos e sim pensar nos próximos 30!
E não estou aqui a falar devido a alguma posição partidária... antes do interesse de um partido, está o interesse da nação e quando a nação rema para o mesmo lado, não há partido que se imponha.

Como disse no inicio deste post, mais vale primeiro ligar cá dentro e só depois ligar lá fora.
Uma maçã pode ser muito bonita por fora, ter uma casca linda, mas quando se vê o interior dela, perde-se a graça.

cumps ;)
Interessante, uma pessoa que pensa mais ao menos como eu de ver as coisas! :lol: So uma coisa...a holanda nao tem um TGV, mas olham para eles...eles nao estao a se queichar do sistema caminho de ferro que tambem esta no mesmo nivel como ao Portugues, tambem muitos politicos holandeses gostavam de ter um TGV como os politicos Portugueses.. interessante nao? :lol: Mas olha para a Holanda e um pais rico sem um TGV, mas eles gostam mais do Aviao que e mais barato ao do comboio rapido.... tambem estao investir mais na coisas que se precisa exemplo, educacao sciencia tecnologias e engenheria e fabricacao de produtos para os bens e muito mais, tambem cum uma das maior economias da Europa cum um alto nivel de viver, entao ninguem esta a se queichar na Holanda do sistema do caminhos de ferro deles... mas vao todos para o Aviao. Como eu penso Portugal devia ter um TGV entre o norte e o sul para comecar a experiencia do comboios rapidos.
 

·
Registered user
Joined
·
10,687 Posts
Já lá vão muitos anos que ouço falar na imprensa que faz falta electrificar e duplicar a linha do minho! Ainda não vi a falar em nenhum projecto em relação a isto antes pelo contrario que cada vez fazem menos investimento e reduzem o numero de comboios, e depois ainda dizem que não tem clientes! Se o serviço é mal e está desajustado aos interesses da população claro que ninguém anda neles!

Quanto ao ficar mais caro renovar a fazer tudo de novo eu não acredito! So de lembrar nas indemnizações a pagar pelas terras que vão ocupar a construção de pontes e viadutos "principalmente a norte" e os impactos ambientais que estes vão provocar, já nem sei o que é melhor! E depois disto tudo construído vão ter de modernizar na mesma as linhas convencionais!

Em tempos ouvi falar um "especialista" na TV a dizer que se pegassem em todos os passageiros que hoje em dia andam de comboio e os levassem para o TGV e ainda com mais uns milhares em cima, o TGV continuava a dar prejuízo! Não sei se isto é verdade!? :shifty:
1- a linha do minho duplicada ... sim sim .. .conta-me historias ...

Barcelos-Viana-Caminha-Valença é um canedo no meio das casas , ou enfiado no meio das hortas ... quanto muito electrifica-se a linha. :cheers:


2- prejuios ???

hipote-se A = construir o que falta da quadruplicação da l.norte (ou seja METADE)
hipotese B = construir essa 1/2 como AV e acabar o resto

qual prejuizo ??? se ligas a R.Maior em 20 minutos , Caldas em 30 minutos , Leiria em 30 Minutos , Coimbra em 50 minutos , Porto em 1h15 ... bye bye portagens da A1

Depois tens os comboios para norte (braga, viana , regua) , centro (viseu , guarda) e para sul (evora , beja , algarve) que ajudam a ligar o pais inteiro e irão usar total ou parcialmente as LAV ... :lol:
 

·
Registered user
Joined
·
10,687 Posts
Ainda bem que a maior parte dos portugueses está contra.
Eu tenho 19 anos e quando essas obras "acabarem" lá para os meus 35 é que me vão servir de algo. (sim porque há sempre muiiittttaaaassss derrapagens financeiras e não só, nas obras publicas, vai-se lá saber porquê... o TGV não vai custar 2650 milhões, vai sim custar a volta dos 3400, 3900 milhões de euros) Mas, sinceramente não me vejo a pagar balúrdios por um bilhete para andar de TGV se posso dar esse mesmo dinheiro e andar de avião e possivelmente ir até mais longe.
Eu sou a favor do TGV quando o resto do país estiver suficientemente desenvolvido para se ligar ao resto da Europa.
De que me vale ter um TGV, se o interior de Portugal está como está? Vai-me ficar mais facil ir para Espanha, do que ir para o interior... desculpem, mas isto só me faz rir! Praticamente Portugal resume-se ao litoral :/ Se é a desculpa de criar emprego, então porque não usar esse dinheiro no apoio às PME's???? que são o grosso de uma economia avançada! Ou do desenvolvimento das cidades???? nomeadamente das do interior???? porque não dar um incentivo financeiro para as pessoas terem filhos, essencialmente no interior???? para ter pessoas lá e fazer crescer ainda mais aquilo, porque se aquelas cidades tiverem a crescer, vai ser necessária mão de obra e nada melhor que... ter filhos lá para as fazer crescer ;) Porque não fazer melhores acessos rodoviários a Bragança, a Castelo Branco, à Guarda, a Évora, a Beja, a Faro etc etc??? isso cria emprego também!!! Porque não construir melhores escolas, hospitais etc nessas cidades???
Eu falo no interior, porque é este que está mais afectado! Porto e Lisboa não devem parar de evoluir como é óbvio. Mas também não nos podemos centralizar nestas duas cidades porque é um erro muito grande.

O novo aeroporto... eu sou a favor do novo aeroporto! Mas não como o querem pintar!
É verdade que realmente o da Portela está um caos :X Aquilo precisa mesmo de ser mudado/remodelado. Mas porque não, o aeroporto da Portela sofrer obras e expandir???? não há espaço? então ai sim... muda-se para outro lugar, mas acaba-se com este!!!! Li a uns tempos que os Lisboetas estão "aborrecidos" com os aviões a passar por cima... pois acredito nisso e se mora-se lá também não ia gostar. Mas se vão fazer um novo aeroporto então o antigo tem de acabar, porque se o problema são os aviões... ;) Ao fazerem um novo e construírem uma ou duas infraestruturas no antigo, cria emprego!!!
Sinceramente penso que em Alcochete não é a melhor solução... vejo sim, um pretexto para se criar uma terceira ponte por lá!
Seria melhor melhorarem o actual da Portela e construir um mais perto da fronteira e "sacar" uns espanhóis para este lado... seria muito mais inteligente.

Os empregos que estão a dizer que vão criar, são empregos de pouca duração... será uma camuflagem que não vai durar muito tempo. A solução disto (Portugal) é deixar de pensar nos próximos 10 anos e sim pensar nos próximos 30!
E não estou aqui a falar devido a alguma posição partidária... antes do interesse de um partido, está o interesse da nação e quando a nação rema para o mesmo lado, não há partido que se imponha.

Como disse no inicio deste post, mais vale primeiro ligar cá dentro e só depois ligar lá fora.
Uma maçã pode ser muito bonita por fora, ter uma casca linda, mas quando se vê o interior dela, perde-se a graça.

cumps ;)
LOOOOOOOOOOOOL


Porque não fazer melhores acessos rodoviários a Bragança, a Castelo Branco, à Guarda, a Évora, a Beja, a Faro etc etc??? isso cria emprego também!!! Porque não construir melhores escolas, hospitais etc nessas cidades???

Bragança = aerodromo + univ. + hospital + IP4 a virar A4 + TGV espanhol a 20km +...

Guarda = hospital + univ. + A23 + A25 + L.BeiraALta(coimbra-espanha/frança) + L.B.Baixa(fechada para modernização ali) + ...

Evora = Hospital + Univ. + aerodromo + A6 (lisboa-madrid) + futuro TGV (ja tem linha pra 250km/h lisboa-evora)

Beja = aeroporto novo + hospital + univ. + l.comboio + IP8/AE em projecto + ...

Faro = é a cidade mais "litoral" do pais (é a unica que não tem areal entre a terra em si e o mar) = aeroporto(o 2º do pais) + univ. + A22 + l.comboio (com pendulares para lisboa e porto) + ...

:nuts:
 
1 - 20 of 32 Posts
Top