SkyscraperCity Forum banner

Southern Brazil 1942

5627 Views 37 Replies 18 Participants Last post by  Barriga-Verde
Vejam este documentário americano de 1942 falando do Sul do Brasil!

Deveras interessante!

1 - 20 of 38 Posts
Fantástico este vídeo, dá bem a dimensão da proeminência do RS do passado, principalmente da importância de Rio Grande e Pelotas. E que belas imagens dos pampas tb!

Valeu pelo achado!
poxa! q saudade me deu daquela epoca! podemos voltar como era antes? devo ter nascido na epoca errada!
Impressionante como o RS era um estado mais importante antigamente, mas da metade do video é sobre o estado e demonstra como a região estava se desenvolvendo rapidamente.

"Onde erramos?" é oq me vem a mente quando vejo um documentário como esse.
hehehe Não sei, mas por enquanto eu ainda acho o RS o estado mais importante do sul! Mas o Paraná está correndo a passos largos...

Quanto a quantidade de tempo, tem um comentário no youtube que dimensiona bem a preferência neste vídeo pelo RS, os americanos e europeus eram (e ainda são) fascinados pela cultura pilchada... Eu digo a cultura do laço, da bombacha, da lida, do chimarrão... Para mim, apesar da prostituição com estes grupos musicais que se reproduzem como bandas de axé hoje em dia, a cultura gaúcha é muito interessante, é algo forte, com personalidade e isto faz com que realmente se sobressaia de qualquer região (eu diria) do Brasil...
"Onde erramos?" é oq me vem a mente quando vejo um documentário como esse.
30 anos de estado falido, com deficits altissimos. E agora q a Yeda está consertando, os gaúchos não vão aceitar a realidade de não ter deficit e vão votar em massa contra ela nas próximas eleições.
Fantástico este video, ainda é possível ver nossas cidades sem tantas construções de mal gosto e que imagens dos pampas, que glamour havia nelas, e de fato se percebe a importancia gritante que havia do RS no passado, concordo com o Mr. Canello, o RS continua sendo o mais importante, principalmente por ser a sede regional de todos os órgãos públicos federais, mas no quesito econômico industrial, tem hoje o Paraná que se desenvolve bem e ainda se expande e tem aproveitado com inteligência esta expansão e rivaliza nesse quisito em importância com o RS, o que pra mim é natural, não sei se mesmo sem os 30 anos de déficit isto seria tão diferente ou se ainda estariamos tão distantes deles quanto já fomos no passado, até pq nas últimas décadas o desenvolvimento se interiorizou e isso aconteceu em regiões pouco tradicionais e a tendência segue essa acredito, só falhará se os estados não se prepararem e não se atentarem na melhoria do ensino e na oferta de novos cursos que supram as necessidades trazidas por novos investimentos. Mesmo fortes não estamos livres de uma concorrência de igual para igual.
See less See more
Nesse tempo grande parte do Paraná era mata atlântica, só faltou lembrar isso. :D
^^
E nesse tempo SC praticamente nem existia heh (pelo menos o Oeste :D). Acho que tínhamos meia dúzia de cidades com mais de 15 mil habitantes heh.
Nesse tempo grande parte do Paraná era mata atlântica, só faltou lembrar isso. :D
...e infelizmente devastaram maior parte em nome do progresso, não que eu seja contra o progresso, mas é lamentável que naquela época não havia consciência de preservação (acho que nem hoje hehehe)... Espero que não extinguam a Araucária...

^^
E nesse tempo SC praticamente nem existia heh (pelo menos o Oeste :D). Acho que tínhamos meia dúzia de cidades com mais de 15 mil habitantes heh.
O fato é que o presidente da república nesta época era Getúlio Vargas, os estados de SC e PR sendo relevantes ou não no cenário nacional, iriam ser ofuscados pelo RS de qualquer maneira hahahaha
Não subestimem SC. Ainda vamos alcançar os dois irmãos mais velhos! :D
^^ O Paraná eu sei que é mais novo que SC, mas o RS?
O RS é o estado mais velho do Sul e o PR o mais novo. SC naquela época pertencia a SP, certo?
Nao seria Sao Chico uma das mais antigas do país?
O RS é o estado mais velho do Sul e o PR o mais novo. SC naquela época pertencia a SP, certo?
SC nunca pertenceu a SP. Era o PR quem pertencia.
^^ SC toda era RS?

Nao seria Sao Chico uma das mais antigas do país?
Sim, é a terceira, mas não existia o estado de Santa Catarina naquela época. Não sei o que/de quem Santa Catarina pertencia.
O Paraná e Santa Catarina cresceram a passos largos desde aquela época.

Antigamente o RS comandava mesmo, mas hoje em dia acredito que há uma certa igualdade entre os três estados, com o RS ainda sendo levemente o mais importante atualmente.

Mas, para mim, hoje em dia, PR e SC crescem mais que o irmão mais velho.

Também gostaria de saber a quem Santa Catarina pertenceu e como surgiu.
:)
1 - 20 of 38 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.