SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Picture's Lover
11,049 Posts
Discussion Starter · #1 ·
SP 015 - Rodovia Professor Simão Faiguenboim - Marginal do Rio Tietê

A Marginal do Rio Tietê é uma via expressa da capital paulista, composta por uma série de avenidas que margeiam o rio Tietê. Esta, em conjunto com a Marginal do Rio Pinheiros forma o Anel Viário Metropolitano de São Paulo, nome dado à SP-015, Rodovia Professor Simão Faiguenboim.

É uma via de tráfego imprescindível, que possibilita o acesso as regiões da Lapa, Penha, o acesso às rodovias Castello Branco, Anhangüera, Bandeirantes, Presidente Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo.

Avenidas que compõem a Marginal do Rio Tietê

- Av. Marginal Direita do Tietê
- Av. Otaviano Alves de Lima
- Av. Assis Chateaubriand
- Av. Morvan Dias de Figueiredo
- Av. Embaixador Macedo Soares
- Av. Presidente Castelo Branco

Pontes

- Remédios
- Atílio Fontana
- Ulysses Guimarães
- Piqueri
- Freguesia do Ó
- Julio Mesquita Neto
- Limão
- Casa Verde
- Bandeiras
- Cruzeiro do Sul
- Vila Guilherme
- Presidente Jânio Quadros
- Presidente Dutra
- Tatuapé
- Aricanduva
- General Milton Tavares de Souza
- Imigrante Nordestino

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marginal_Tietê
http://www.der.sp.gov.br/malha/denominacoes.aspx?ler=rodov_az

Fotos de 2006

1 - Marginal do Rio Tietê, com Playcenter ao fundo...

2 - Outra da marginal. Notem o nível do rio, era um dia de muita chuva.

3 - Uma ponte da marginal, cujo nome esqueci...

4 - Outra da mesma ponte...

5 - Ponte Júlio de Mesquita Neto. Dá pra ver bem o nível do rio nessa foto, por conta da chuva.

Fotos de 2007

6 - Calha do Rio Tietê e ponte de acesso à Rodovia dos Bandeirantes.
(Cometi um pecado mortal, bati a foto com o flash ligado contra o vidro).

7 - Favela na região da saída para a Rodovia dos Bandeirantes.

8 - Outra ponte da marginal, cujo nome também não sei...

9 - Pista da marginal antes da recuperação.

Vídeo

1 - Pegando a Bandeirantes

:D

·
**16º ano**
Ano XVIII
36,932 Posts
Muito boa a a ideái do thread, só as fotos que estão meio "Dali", hehehehe

Eu estava mesmo querendo abrir um thread assim mas naos abia como, valeu bs eduardo :eek:kay:

Aliás vale dizer que a MArginal Tietê está ficando (por incrivel que pareça) bonita!! Várias árvores foram plantadas ao lado do rio e as plantas trepadrias já estaoc rescendo e cobrindo o concreto dar margesn, ai ficar muito bom esse paisagismo. Pra completar o asfaltoe stá um tapete, está uma delicia dirigir pela Marginel Tietê!

Além disso percebi que algumas grandes lojas como a Etna e uma outra de decoração se instalaram por lá, isso tb ta ajudando muito a melhorar avenida

Vou contribuir com umas fotos minha que tirei na semana passada :)

10 - Chegada à Marginal pela Rodovia Ayrton Senna, prestem atenção nas novas árvores no canto direito

11 - Detalhe para as trepadeiras crescendo sobre o concreto

12 - Um pouco mais pra frente

13 - Vejam como o asfalto esta lisinho lisinho

14 - Aqui logo após a pista se dividir em Expressa e local, essa foto é da local

15 - Foto ruim, mas esperar o que de uma foto do estádio do Corinthians. Sim, esse aí é o Pq São Jorge, ou Fazendinha para os intimos, hehe

16 - Pista local, mais pra frente

17 - E mais um pouco

18 - Chegando na Ponte do Tatuapé, onde eu me despediria da Marginal

19 - Por cima da Ponte, olhem o skyline ao fundo que legal aparecem todos os predios altos do centro

20 - Por cima, reparem nas árvores plantadas

E a pista sentido Penha, tb com árvores novas

Pra finalizar uma resolução maior do skyline visto da Ponte do Tatuapé:
Reparem, aparece desde o Forum Joao Mendes Jr, no canto direito, a Secretaria da fazenda, o Banespa, BB, Itália, Mirante do Vale, Unibanco, os predios do Anhagabau e tb o Ed. Sao Luis, o Conjunto Nacional, o Cetenco Plaza e o Cyragan na Paulista, que vista!

·
I bet you got me wrong...
1,006 Posts
A marginal tá melhorando mesmo, mas nos canteiros entre a via local e a expressa, o trabalho de um bom paisagista ainda faz falta (mas pelo menos ja fizeram o principal: plantaram arvores!).

O que eu sinto falta na marginal são prédios fodas. Tinha tudo pra ser uma Marginal Pinheiros da vida, mas tem vários predios baixos, como as megastores por exemplo.

·
ontogeny recapitulates...
3,383 Posts
O asfalto da marginal está num estado que dá gosto de ver.. btw, passei por lá ontem.. :)

Outro aspecto que normalmente passa despercebido, mas que não obstante é deveras relevante, é a "civilização" das marginais: antigamente, tanto a Tietê quanto a Pinheiros tinham um trânsito muito agressivo e caótico, tal qual o trânsito da Avenida Brasil no Rio. Porém, com a melhoria no asfalto, nas faixas de trânsito, sinalização e, talvez principalmente, com radares a cada 500m, o trânsito anda muito civilizado... :banana:

P.S.: citei aqui a Avenida Brasil, pois passei por ela recentemente (começo deste ano), e ela segue praticamente como era há 5, 10 anos, ao contrário das marginais de SP, que sofreram as melhorias aqui apresentadas.. sem bairrismos nem nada, pois essas medidas também são passíveis de implementação na principal via expressa carioca!

·
Picture's Lover
11,049 Posts
Discussion Starter · #13 ·
O asfalto da marginal está num estado que dá gosto de ver.. btw, passei por lá ontem.. :)

Outro aspecto que normalmente passa despercebido, mas que não obstante é deveras relevante, é a "civilização" das marginais: antigamente, tanto a Tietê quanto a Pinheiros tinham um trânsito muito agressivo e caótico, tal qual o trânsito da Avenida Brasil no Rio. Porém, com a melhoria no asfalto, nas faixas de trânsito, sinalização e, talvez principalmente, com radares a cada 500m, o trânsito anda muito civilizado... :banana:

P.S.: citei aqui a Avenida Brasil, pois passei por ela recentemente (começo deste ano), e ela segue praticamente como era há 5, 10 anos, ao contrário das marginais de SP, que sofreram as melhorias aqui apresentadas.. sem bairrismos nem nada, pois essas medidas também são passíveis de implementação na principal via expressa carioca!
Tem radares a cada 500m na marginal? Nem sabia disso...

·
Crucismogiensis
11,481 Posts
Putz, que belas imagens, eduardo e rafael. Faltava um thread sobre a marginal tietê mesmo, a qual enfrento todas as semanas.

Mas eduardo, on de você foi tirar esse nome dela, nunca havia ouvido falar.

O bom é ver que ela hoje está com um asfasto impecável, diferentemente do que ocorria até o ano passado, quando ele era precário em sua maior extensão.

Aqui vai minha contribuição com algumas fotos que fiz de dentro do carro no final do ano passado(http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=419026), quando fui até o Hopi Hari, passando pelas Rodovias Ayrton Senna e Bandeirantes, além da Marginal Tietê. Pena que as fotos não ficaram tão boas por causa do tempo chuvoso e nublado:

6. Marginal Tietê, no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo. O que chama atenção é aquele mega-condomínio em construção, são mais de 10 torres. Por um acaso no canto direito saiu o estadiozinho do time da marginal-sem-número, aquele que não tem Libertadores.

7. Ainda na Marginal Tietê, pode ser visto no fundo, ao centro, as torres de iluminação do Estádio do Canindé, de propriedade da Portuguesa de Desportos.

8. Hotel Holiday Inn na Zona Norte, entre Pavilhão de Convenções do Anhembi e o Sambódramo. Se não me engano é o maior hotel de São Paulo em número de leitos.

9. Ao fundo está o bairro da Barra Funda, com o Fórum Trabalhista Rui Barbosa ao centro, o prédio do Lalau. Aquela torre próxima ao prédio é a da TV Record.

10. Adoro este prédio à esquerda. Acho que ali é a Freguesia do Ó, Zona Norte.

11. Ainda na Maginal Tietê, bairro da Freguesia do Ó, Zona Norte.

12. Os espetaculares viadutos de acesso à Rodovia dos Bandeirantes.

·
Picture's Lover
11,049 Posts
Discussion Starter · #16 ·

·
Crucismogiensis
11,481 Posts
E a pista sentido Penha, tb com árvores novas
Que fantástica esta imagem, Rafael.

Vejam como o relevo do centro paulistano cria a falsa impressão que o Edifício Itália é mais alto que o Mirante do Vale.

Só para constar: este viaduto é para acessar a Rodovia Fernão Dias para quem vai para Belo Horizonte e o Sul de Minas. Também é possível acessar por ele a Rodovia Presidente Dutra (que começa no viaduto anterior) para quem vai ao Rio de Janeiro e também a cidade de Guarulhos.

·
policial disfarçado
23,651 Posts
Ótimo thread e ótimas fotos!

A marginal melhorou MUITO!

Quem começou com a obra de melhora do Tietê foi o Covas ou o Alckmin?

Essa obra foi fantástica, o paisagismo está excelente, assim como as vias em si!

O que estraga é o entorno, mas a via expressa e a margem do rio não poderia estar melhor! Agora é só esperar as arvores crescerem mais ainda e torcer para que cuidem bem do que foi feito!

·
Koolgreen
559 Posts
Que fantástica esta imagem, Rafael.

Vejam como o relevo do centro paulistano cria a falsa impressão que o Edifício Itália é mais alto que o Mirante do Vale.

Só para constar: este viaduto é para acessar a Rodovia Fernão Dias para quem vai para Belo Horizonte e o Sul de Minas. Também é possível acessar por ele a Rodovia Presidente Dutra (que começa no viaduto anterior) para quem vai ao Rio de Janeiro e também a cidade de Guarulhos.
Caco, na verdade este viaduto, se não me engano, é o que acessa a Via Dutra (a pista local para Bagulhos) repare que ao fundo se vê o viaduto que dá a pista expressa da Dutra!!!!
Mas acredito que o viaduto que vc se referia era o Aricanduva, que começa lá no final da Av. homônima, antes da radial, corta a Penha, desce, craza a Marginal e lá na frente vira a Fernão Dias!!!!!!!!! diga-se de passagem o estado de conservação tanto do viaduto quanto do início da Fernão Dias é péssimo!!!!!

Quanto as marginais!!!! eram a coisa mais feia que havia em SP (depois do minhocão) foi só recapearem e repintarem as faixas da via que o fluxo melhorou muito.....coisa que nunca tinha vista fazer, nem uma recapeada em meus vinte anos de existência!!!! e tb botaram um monte de ávores pra enfeitar!!!!

Agora me querem derrubar tudo pra 3ª pista?!?!?!?!?!?!!? 3ª pista é a mãe....a Marginal precisa mesmo é de manutenção regular!!!!!!!

1 - 20 of 25 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.