SkyscraperCity banner
1 - 20 of 38 Posts

·
Registered
12,615 Posts
As primeiras fotos mostram uma região meio degradada, não me agradou muito. Mas tem toda a sua história e que com o tempo, se o poder público induzir o desenvolvimento corretamente, estará revitalizada e bem cuidada. (induzir o desenvolvimento não é deixar construir blocões residenciais feios e altos)

As ruas no entanto, estão em bom estado, calçadas, e as fotos a seguir mostram uma região mais bela da qual eu gostei bastante.

·
Rio de Janeiro
31,196 Posts
Belas fotos! Confesso que levei um susto com as primeiras fotos, mas depois fui acostumando. Tive a impressão de uma certa degradação, mas como fotos muitas das vezes não retrata a realidade, prefiro ficar por aqui.

Vlw por mostrar :eek:kay:

·
Registered
10,229 Posts
Viva!! ABC no SSC!!

Eu acho que nunca passei pelo bairro Fundação...
só quando saí pelo lado norte da estação uma vez, meio perdido.

Achei bem diferente dos outros bairros de SCS, bem mais "suburbio".

Com certeza pela proximidade com a fabrica dos Matarazzo, e sua decadência, o bairro acabou ficando meio de lado, mas ainda assim nada de tão terrível como em outras areas do ABC.

Excelente thread Eduardo!! :eek:kay:

·
Registered
7,290 Posts
Discussion Starter · #8 · (Edited)
As primeiras fotos mostram uma região meio degradada, não me agradou muito. Mas tem toda a sua história e que com o tempo, se o poder público induzir o desenvolvimento corretamente, estará revitalizada e bem cuidada. (induzir o desenvolvimento não é deixar construir blocões residenciais feios e altos)
As ruas no entanto, estão em bom estado, calçadas, e as fotos a seguir mostram uma região mais bela da qual eu gostei bastante.
Belas fotos! Confesso que levei um susto com as primeiras fotos, mas depois fui acostumando. Tive a impressão de uma certa degradação, mas como fotos muitas das vezes não retrata a realidade, prefiro ficar por aqui.
Vlw por mostrar :eek:kay:
haahahahaha

Pois é... eu estava só esperando alguém ter essa reação. Acreditem, isso aí também fica na cidade com maior IDH do país!

Existe uma diferença bem grande entre a São Caetano que fica entre o Tamanduateí e a Ferrovia (Bairros Fundação e Prosperidade) e a São Caetano além da Ferrovia (os demais bairros)...

O motivo?

População mais pobre, ocorrência de enchentes frequentes, proximidade com Heliópolis, Utinga e Sapopemba, entre outros.

As primeiras fotos foram tiradas em locais que, pelo menos uma vez por ano, são cobertos pelo Tamanduateí, e são próximos às antigas fábricas dos Matarazzo (zona essa que além de degradada é simplesmente inabitável!).

Os prédios e as casas de classe média alta já ficam numa parte onde o Tamanduateí não chega, o que valoriza muito os imóveis, também é uma área mais próxima da estação da CPTM, que está sendo utilizada cada vez mais pela classe média.

·
Registered
3,341 Posts
Infelizemente, você mostrou apenas a região da Rua Perrela.
O bairro é lindo,
principalmente depois de uma chuva beeem forte!!!!

:lol:

·
Cidadão
722 Posts
Eu gostei!
Acho super interessante esse bairros operários que ficam juntos as linhas do trem aqui na Grande São Paulo, adoraria morar numa vila dessas.
Pena que esses bairros muitas vezes ficam degradados, mas nada que uma revitalização decente e verdadeira, que não acabem com o bairro não resolva.

·
instagram: t.l.rekarte
59,565 Posts
Pensava que fosse bem pior,tipo uma favelas gigantes,om alguns bairros de classe media
ta bem legal,a cidade de Caetano do Sul

·
Banned
2,300 Posts
Bairro muito parecido com diversos da Zona Norte de São Paulo.
Obrigado por nos mostrar um outro lado de São Caetano.

·
Registered
446 Posts
Oi pessoal sou novo aq. Moro no Bairro Fundação na Rua Heloisa Pamplona em um dos predios que foi fotografado. rsrsr
O bairro foi incluido a pouco tempo no plano da cidade como bairro residencias, pois antes era industrial. Os melhoramentos estao sendo feitos no bairro, mas leva u tempo para tranformar todo ele.
Aposto que vai haver uma verticalização, pois o bairro esta muito proximo a td que o centro da cidade nos fornece assim como a Estação da CPTM e os terminais de onibus metropolitanos, intermucipais e rodoviario também.
Apesar do bairro estar um tanto degradado nao tenho oq reclamar de segurança por aq. As mudanças que precisam ser feitas mesmo sao esteticas e a remoção/ tranformação de galpões e industrias abandonadas em bem feitorias pra população.
A localização do bairro é muito boa, com acessos ao supermercados Carrefour e Sans Club, alem de estar de frenta para a avenida do estado.
Tomara que em pouco tempo a prefeitura consiga mudar a visão que as pessoas tem sobre o bairro, pois é muito tranquilo morar aq.

Se quiserem mais algumas fotos eu posso tirar e coloca-las aq.

Abraço.

·
Registered
446 Posts
Ah outro detalhe, vi alguns comentarios que aq é o bairro mais pobre de São Caetano do Sul, oq nao é verdade. O bairro Radialista é muito mais carente.
Pra vc ter uma ideia um apartamento no bairro da fundação hj em dia custa na faixa de R$200.000,00 nao acho q seja um valor para uma população carente.
Quato a enchentes, eu moro no bairro a quse 7 anos nunca teve enchente aq no bairro, as enchentes em São Caetano do Sul ficam limitadas as proximidades do Extra na divisa com São Paulo....... ali sim toda e estanção do córrego até chegar ao parque do Povo fica embaixo d'agua.

·
Registered
7,290 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Amigo, você mora na parte "alta" do bairro. Em fevereiro de 2008 e em março de 2009 o Tamanduateí subiu mais de um metro além da margem, a região entre as ruas 28 de Julho, Conde Francisco Matarazzo e Maximiliano Pamplona (área mais baixa, entre o Sam's Club e as IRFM) ficou debaido d'água... eu mesmo fiquei ilhado no centro de São Caetano tentando sair no dia da enchente, tive que atravessar o Tamanduateí no meio da lama por três dias e no meio da poeira por mais algumas semanas.

Procure andar um pouco à volta das IRFM e na parte do bairro que fica adjacente à Avenida do Estado.

·
Registered
31,534 Posts
Nossa, confesso que achei muito feio o que vi. Mas se a cidade tem o IDH alto como tem e acesso a São Paulo por trem metropolitano deve ser um bom lugar para morar. Parabéns pelas fotos, eduardo! :eek:kay:

·
Fepasão Loses !
2,475 Posts
Na minha humilde opinião São Caetano do Sul é uma cidade extremamente feia, aquela rua 24 horas é terrível, o resto da cidade é muito cinza, acho que por culpa de fazer divisa com uma das partes mais feias de São Paulo.

Mas é um lugar com mais qualidades que defeitos, por isso admiro o município:
1 - Você não vai encontrar favelas em SCS;
2 - O pib por cabeça é de pouco mais de 70.000,00 o quarto do estado;
3 - O melhor IDH;
4 - Ao Lado de Barueri e São Paulo são as únicas cidades da RMSP que não são consideradas dormitório segundo o SEADE.

1 - 20 of 38 Posts