SkyscraperCity Forum banner

(SP) Araraquara | Reabilitação do terminal de ônibus urbano

4293 Views 4 Replies 4 Participants Last post by  brunoJP77
30
Boa noite, pessoal!

Mais um projeto fresquinho que tenho para mostrar aqui, e como vocês já notaram, seguem sempre uma linha ligada aos equipamentos públicos e de transporte. Desta vez, resolvi trazer uma ideia para a reabilitação do terminal de ônibus da cidade de Araraquara, São Paulo.

Todos sabem que, ao lado das rodoviárias, no geral, os terminais de ônibus e praças com camelôs são o que há de mais desgradado e como fator degradante no centro de uma cidade. Para quem se preocupa com o ambiente da cidade, a qualidade de vida e a estética urbana (além do patrimônio histórico), claro que sempre pensará em como melhorar o espaço público de acordo com as nossas circunstâncias econômicas e sociais (além das regionais).

Mas eis o projeto! Primeiramente algumas fotos atuais, em que figuram o terminal e seu estado bastante degradado; seja pela falta de manutenção, seja pelo excesso de poluição sonora e de detritos dos ônibus a diesel.
O terminal pertence à empresa pública CTA, outrora um exemplo no país e atualmente sendo explicitamente sucateada para fins obscuros.

1.

www.portalternurafm.com.br

2 - Uma interna, com comércio popular: bares, sorveteria, barbeiro, lanchonetes.


http://prototipo.techs.com.br/prefeituraararaquara2012/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=5369


3 - A foto de Anselmo Seles mostra uma panorâmica da região, com seus muitos casarões curiosamente de pé, por se tratar da parte mais renegada do centro da cidade, próxima a estação ferroviária desativada para fins de passageiros, repleta de inferninhos e comércio bastante popular, além dos hoteis e pensões de padrões inferiores.



4 - Eis agora o projeto da área em questão:



5 - Começando por uma visão panorâmica do projeto. O que proponho é valorizar algumas linhas do original, feito nos anos 70-80; sem dúvida muito inteligente e econômico (fica suspenso sobre uma via expressa e ao lado de dois viadutos no fundo de um vale).
A ideia do projeto novo, entretanto, é dar leveza às linhas duras do concreto, incorporando elementos verdes e de soluções tropicais que visam amenizar o microambiente local, carente de árvores e abundante em barulho e calor.


6 - Para isso, um teto verde seria uma solução interessante; também incorporamos um ar-condicionado central e aquecimento solar:


7 - Os elementos vazados foram pensados para deixar entrar o ar e equilibrar a luz no período manhã-tarde, de acordo com a posição da construção e também os períodos do ano. No teto, os teremos também, como escape da fumaça gerada pelos ônibus e como fonte de luz natural



8 - Podemos ver a padronização das calçadas e do mobiliário urbano. Na foto, detalhes dos elementos vazados do teto, que incidirão diretamente na via, não trazendo incômodos aos passageiros na plataforma.



9 - Detalhe dos elementos componentes das fachadas laterais: a pedra, a madeira e o concreto; além dos jardinhs na parte subterrânea, como elemento amenizador do ambiente desconfortável



10 - Outra panorâmica:



11 - O vidro temperado irá compor a gare, dando claridade. Detalhe da panorâmica:



12 - As vias exclusivas serão separadas entre ônibus e particulares. Panorâmica geral:


13 - Como dito, o terminal é suspenso sobre uma via expressa, no horizonte seu desenho se destacará; sendo o prédio também um ponto de observação interessante a partir de sua topografia frente à cidade:



14 - Frontal:



15 - Aérea com mapa:



16 - No interior, as linhas que se destacarão serão o conforto, a praticidade, a claridade e a harmonia, com elementos sóbrios, como o vidro, a pedra, o tijolo aparente e o alumínio:



17 - Procura-se revigorar e inovar no comércio local também, sem perder suas função popular. Detalhe da gare:



18 - O projeto se justifica, no entanto, em um contexto de melhora substancial da oferta e serviço de transporte público como um todo, não apenas um embelezamento do terminal. Detalhe do espaço de circulação com kiosks.



19 - Detalhe interno:



20 - Detalhe da plataforma e gare. Os materiais utilizados deverão ter boa qualidade, assim como (deveriam) ser os serviços públicos, vista a carga de impostos.



21 - Gare:




22 - Externa. Elementos novos: automatização da recolha das tarifas, com cartões e tickets por período de uso.



23 - Panorâmica interna:



24 - Perspectiva:



25 - Uma das linhas principais é encontrar uma arquitetura tropical e ambientalmente sustentável.



26 -Detalhe para a ciclovia paralela:




27 - Frontal 1



28 - Frontal 2



29 - Fachada sul:



30 - Chegou o nosso ônibus:





E é isto, pessoal,
Espero que tenham gostado e comentem! :)
See less See more
  • Like
Reactions: 5
1 - 5 of 5 Posts
eXcelente projeto digno de muitos prêmios aqui, Parabéns, pelo seu trabalho e dedicação, e continue assim:cheers:
Excelente, moderno, otimizado , vc já mostrou esse projeto para alguem da prefeitura???Tem de fazer esse projeto chegar as nossas autoridades, sejam elas do governo ou da camara de vereadores.Parabéns!!!!
Sei que é antigo o thread, mas parabéns, considero que está cerceado de bons fundamentos.

As prefeituras se quisessem recuperariam estas áreas. Com obras de adequação sanitária, ambientação, ordenamento do trânsito, gerenciamento de resíduos, remoção de animais doentes, cadastramento dos que trabalham sem vínculo e com vínculo, cursos de capacitação dentro do foco, melhores acessos, iluminação interna, ambientação interna. Faltam ações, inclusive da sociedade.

A rodoviária de João Pessoa é fedorenta, suja de lixo, tem ratos aos milhares, animais nas ruas, camelôs totalmente desordenados. Também tem uma galeria próxima. O ambiente é escuro, em tons de cinza de cimento e laranja, não tem apelo confortante. Tem goteiras por toda parte, o acesso dos carros é estreito e dificultado por blocos dispostos na via. Não tem bicicletário e nem ciclovia de acesso.
É um terminal de projeto bem espraiado no terreno, ficando próximo a ferroviária e ao terminal de integração de ônibus. As calçadas são quebradas ou inexistentes.
Conta com quiosques internos de comidas e boxes de produtos diversos.

Não parece ser tão desprovida de qualidades, porém é mal cuidada e eu não lancharia nos quiosques.
See less See more
1 - 5 of 5 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top