Boa noite, pessoal!
Mais um projeto fresquinho que tenho para mostrar aqui, e como vocês já notaram, seguem sempre uma linha ligada aos equipamentos públicos e de transporte. Desta vez, resolvi trazer uma ideia para a reabilitação do terminal de ônibus da cidade de Araraquara, São Paulo.
Todos sabem que, ao lado das rodoviárias, no geral, os terminais de ônibus e praças com camelôs são o que há de mais desgradado e como fator degradante no centro de uma cidade. Para quem se preocupa com o ambiente da cidade, a qualidade de vida e a estética urbana (além do patrimônio histórico), claro que sempre pensará em como melhorar o espaço público de acordo com as nossas circunstâncias econômicas e sociais (além das regionais).
Mas eis o projeto! Primeiramente algumas fotos atuais, em que figuram o terminal e seu estado bastante degradado; seja pela falta de manutenção, seja pelo excesso de poluição sonora e de detritos dos ônibus a diesel.
O terminal pertence à empresa pública CTA, outrora um exemplo no país e atualmente sendo explicitamente sucateada para fins obscuros.
1.
www.portalternurafm.com.br
2 - Uma interna, com comércio popular: bares, sorveteria, barbeiro, lanchonetes.
http://prototipo.techs.com.br/prefeituraararaquara2012/Noticia/Noticia.aspx?IDNoticia=5369
3 - A foto de Anselmo Seles mostra uma panorâmica da região, com seus muitos casarões curiosamente de pé, por se tratar da parte mais renegada do centro da cidade, próxima a estação ferroviária desativada para fins de passageiros, repleta de inferninhos e comércio bastante popular, além dos hoteis e pensões de padrões inferiores.
4 - Eis agora o projeto da área em questão:
5 - Começando por uma visão panorâmica do projeto. O que proponho é valorizar algumas linhas do original, feito nos anos 70-80; sem dúvida muito inteligente e econômico (fica suspenso sobre uma via expressa e ao lado de dois viadutos no fundo de um vale).
A ideia do projeto novo, entretanto, é dar leveza às linhas duras do concreto, incorporando elementos verdes e de soluções tropicais que visam amenizar o microambiente local, carente de árvores e abundante em barulho e calor.
6 - Para isso, um teto verde seria uma solução interessante; também incorporamos um ar-condicionado central e aquecimento solar:
7 - Os elementos vazados foram pensados para deixar entrar o ar e equilibrar a luz no período manhã-tarde, de acordo com a posição da construção e também os períodos do ano. No teto, os teremos também, como escape da fumaça gerada pelos ônibus e como fonte de luz natural
8 - Podemos ver a padronização das calçadas e do mobiliário urbano. Na foto, detalhes dos elementos vazados do teto, que incidirão diretamente na via, não trazendo incômodos aos passageiros na plataforma.
9 - Detalhe dos elementos componentes das fachadas laterais: a pedra, a madeira e o concreto; além dos jardinhs na parte subterrânea, como elemento amenizador do ambiente desconfortável
10 - Outra panorâmica:
11 - O vidro temperado irá compor a gare, dando claridade. Detalhe da panorâmica:
12 - As vias exclusivas serão separadas entre ônibus e particulares. Panorâmica geral:
13 - Como dito, o terminal é suspenso sobre uma via expressa, no horizonte seu desenho se destacará; sendo o prédio também um ponto de observação interessante a partir de sua topografia frente à cidade:
14 - Frontal:
15 - Aérea com mapa:
16 - No interior, as linhas que se destacarão serão o conforto, a praticidade, a claridade e a harmonia, com elementos sóbrios, como o vidro, a pedra, o tijolo aparente e o alumínio:
17 - Procura-se revigorar e inovar no comércio local também, sem perder suas função popular. Detalhe da gare:
18 - O projeto se justifica, no entanto, em um contexto de melhora substancial da oferta e serviço de transporte público como um todo, não apenas um embelezamento do terminal. Detalhe do espaço de circulação com kiosks.
19 - Detalhe interno:
20 - Detalhe da plataforma e gare. Os materiais utilizados deverão ter boa qualidade, assim como (deveriam) ser os serviços públicos, vista a carga de impostos.
21 - Gare:
22 - Externa. Elementos novos: automatização da recolha das tarifas, com cartões e tickets por período de uso.
23 - Panorâmica interna:
24 - Perspectiva:
25 - Uma das linhas principais é encontrar uma arquitetura tropical e ambientalmente sustentável.
26 -Detalhe para a ciclovia paralela:
27 - Frontal 1
28 - Frontal 2
29 - Fachada sul:
30 - Chegou o nosso ônibus:
E é isto, pessoal,
Espero que tenham gostado e comentem!
