SkyscraperCity banner

1 - 1 of 1 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter #1
03/08/2009
7 em cada 10 ônibus não passam no horário
Bruno Ribeiro
do Agora

Depender da pontualidade dos ônibus em São Paulo não é fácil. O Vigilante Agora percorreu a capital para verificar se o transporte respeita o relógio. Das 87 linhas analisadas, 42 tiveram atraso, 17 passaram antes da hora e só 28 estavam no horário (ou 32% do total).

Quem perde é o passageiro, que fica mais tempo do que deveria no ponto, seja porque o coletivo atrasou ou passou antes --neste caso, é prejudicado quem vai esperar ainda mais pelo próximo veículo.

A reportagem esteve em 20 pontos, em todas as regiões da cidade, nos horários de pico e fora deles. Os atrasos estavam tanto na periferia quanto no centro, dentro e fora dos picos, em pontos normais e em corredores exclusivos, em ônibus comuns e em lotações.

Dois foram os casos mais graves. A linha 2723-10 (Metrô Itaquera) deveria passar a cada 15 minutos. Já a 1301-10 (Circular-Praça do Correio) tem de rodar a cada 30 minutos. O Agora esperou os dois coletivos por mais de uma hora, até desistir.

Além dos atrasos (e de ônibus que passavam antes do que deveriam), foi possível notar que a superlotação também está espalhada pela cidade. Mas, diferentemente dos atrasos, que ocorrem durante todo o dia, fora do horário de pico a reportagem não encontrou nenhum carro lotado.

Sem relógio
Há linhas que parecem não ter horário fixo. A linha 5362-10 (Praça da Sé), por exemplo, que passa no corredor da avenida Robert Kennedy, Capela do Socorro (zona sul de SP), teve quatro ônibus em um intervalo de 15 minutos. Dois coletivos passaram em menos de dois minutos. Pela regra definida pelo governo Gilberto Kassab (DEM), a linha deveria ter intervalos de 15 minutos.

A lista com os intervalos de cada linha foi fornecida pela SPTrans (empresa da prefeitura que cuida das linhas municipais) ao Ministério Público Estadual. Há um inquérito da Promotoria que, desde maio, apura como o serviço de ônibus é oferecido.

http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u603961.shtml
 
1 - 1 of 1 Posts
Top