SkyscraperCity banner
1 - 20 of 173 Posts

·
Registered
4,718 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A Rodovia Presidente Castelo Branco(SP-280) é a principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Oeste Paulista, iniciando-se no acesso às vias marginais Tietê e Pinheiros em São Paulo e com término no entroncamento com a SP-225 em Santa Cruz do Rio Pardo.

A rodovia Castelo Branco (SP 280) representou um marco no rodoviarismo brasileiro. Nela foram introduzidas novas técnicas de engenharia rodoviária que serviram de base para os projetos da Bandeirantes, que liga São Paulo a Campinas, Ayrton Senna e Carvalho Pinto.
Os primeiros estudos da sua construção são de 1953, segundo o DER-SP, já o projeto é de 1961. A construção teve início em 1963, quando foi criada a Comissão para Obras Especiais, no governo Ademar de Barros. Na época, a rodovia era denominada de Auto- Estrada do Oeste. Sua função seria abrir um novo caminho em direção a Mato Grosso e Paraná. Em 1967, através do decreto 48.275 passou a ser denominada de Rodovia Castelo Branco, homenagem do Governador do Estado de São Paulo de então, Roberto de Abreu Sodré, ao ex-presidente, que apoiou a construção, apesar de ser considerada por muitos uma obra faraônica de Ademar de Barros, mal visto pelo governo militar.

A Castelo Branco foi inaugurada em três etapas. A primeira, em 10 de novembro de 1968, ligando São Paulo a Torre da Pedra, numa extensão de 170km. O segundo trecho foi em 31 de janeiro de 1971, com mais 58 km até o entroncamento de São Manuel e Avaré. A terceira e última fase, com 74km, foi até o acesso a SP 225, já próximo do norte do Paraná.
Na década de 60, foi considerada a maior rodovia da América Latina. O traçado original foi respeitado até hoje e a rodovia é considerada uma das mais seguras do país. Foi a primeira rodovia do Brasil com três faixas de rolamento de cada lado, com trechos em que o canteiro central possui 30 metros de largura.

Algumas fotos dessa excelente estrada:

01-Região de Boituva (por Nilson Kabuki)

02-Ainda próximo de Boituva (por André Bonacin)

03-Trevo de Sorocaba (por André&Andrei)

04-Próximo à Tatuí (por Vanderlei Dutra Ribeiro)

05-Saída para Itu (por Nilson Kabuki)

06- RM de São Paulo (por Anderson Alves)

07-KM 29 (por rtomazela)

08-Pedágio de Itapevi KM 30 (por Emerson Alta Imagem)

09-Congestionamento na saída para o feriado, proximidades de São Paulo (por LeoCaobelli)

10-Vista da rodovia passando por Osasco, reparem que a pista sentido interior estava toda remendada, mas já foi completamente recapeada. (by caionewscopter)

11-Vista do Cebolão, trevo de acesso com as Marginais Pinheiros e Tietê e início da Rodovia Castelo Branco (por André Bonacin)

.

·
Registered
8 Posts
Ótimas imagens, vitinhooo! Lembrando que agora, depois da entrada para Sorocaba (SP), os ônibus tiveram sua velocidade máxima aumentada de 90km/h para 100km/h, devido ao bom traçado da rodovia e de sua boa conservação!
Só um alerta: também devido ao traçado dela, com muitas retas, a probabilidade de "cochilar" ao volante é bem grande...(rsrs)
Abraços.

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Uma das minhas rodovias favoritas no estado! O traçado é perfeito, as curvas são muito suaves, o asfalto é de excelente qualidade e a sinalização noturna chega a impressionar!

·
Grande Campinas (S.Paulo)
47,549 Posts
^^ Eu acho que existe outros trajetos para o oeste paulista, cidades como Marília, Tupã, Dracena.
Muito Bom e até melhor que pela Castelo Branco.
O trajeto Rodovia dos Bandeirantes, até a Washington Luis e de la até Bauru, é um trajeto, muito lindo de se fazer e com excelente estrada que é a Rodovia dos Bandeirantes.

·
22°52'S 47°03'W
20,646 Posts
Nunca andei por essa rodovia, mas é muito bom saber como ela foi a "mãe" de outras rodovias importantes, como a Bandeirantes.

·
47,549 Posts
Zolin. Mas pelo trajeto citado pelo colega, o custo de pedágio e a distância não aumentam consideravelmente??
^^^^ Eu acho que não.!!
De São Paulo, até Campinas são dois.!!!
De Campinas até a Washington Luis são mais dois.!!
Na Washington até a cidade de Bauru, não me lembro ao certo quentos pedagios são.!!
Mas lembro do valor que fica mais ou menos R$ 43.00.!!
Depois de Bauru até Dracena, não se tem mais pedagios.!!!

·
Registered
8 Posts
^^^^ Eu acho que não.!!
Na Washington até a cidade de Bauru, não me lembro ao certo quentos pedagios são.!!
Fiz um "trajeto" saindo de SP até Bauru (SP).
Pela Rodovia Castello Branco são aproximadamente 330kms e 08 pedágios.
Pela Bandeirantes e Washington Luis, são aproximadamente 383kms e 09 pedágios.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Já viajei muito pela Castello Branco, e eu adoro essa rodovia.

Antes da construção dela, o único acesso para Sorocaba era pela Raposo Tavares, uma estrada que já nasceu obsoleta (foi inaugurada em 1951; antes, a estrada para São Paulo era caminho de boi, literalmente) e muito perigosa, com trechos urbanos e de serra; hoje, a Raposo está bem melhor, mas a estrada era tão perigosa quanto a Régis Bittencourt.

Me lembro também da decadência da Castello Branco, por volta de 1997, quando o governo largou a estrada e até buracos apareceram nas pistas.

·
Registered
5,770 Posts
Conheço a Castelo de São Paulo à Tatuí e realmente ela esbanja segurança, tirando a RM de SP a única cidade que ela corta a parte urbana é Araçariguama, ela é muito segura!!!!

^^^^ Eu acho que não.!!
zolin, o percurso SP-Campinas pode ser feito pelo sistema Anhanguera/Bandeirantes com 2 pedagios (na Anhanguera é Perus e Valinhos e na Bandeirantes é Campo Limpo e Itupeva), passa Campinas e até a Washington Luis que pode ser acessada na cidade de Cordeirópolis tem mais 2 pedagios na Anhanguera (Nova Odessa e Limeira) e tb na Bandeirantes (Sumaré e Limeira). Na Washington Luis no trecho Cordeiropolis-Itirapina se não me engano tem pedágio em Rio Claro depois acessa a SP-225 e vai embora!!!!!!tem mais uns 3 pedágios ainda.

·
47,549 Posts
Conheço a Castelo de São Paulo à Tatuí e realmente ela esbanja segurança, tirando a RM de SP a única cidade que ela corta a parte urbana é Araçariguama, ela é muito segura!!!!

zolin, o percurso SP-Campinas pode ser feito pelo sistema Anhanguera/Bandeirantes com 2 pedagios (na Anhanguera é Perus e Valinhos e na Bandeirantes é Campo Limpo e Itupeva), passa Campinas e até a Washington Luis que pode ser acessada na cidade de Cordeirópolis tem mais 2 pedagios na Anhanguera (Nova Odessa e Limeira) e tb na Bandeirantes (Sumaré e Limeira). Na Washington Luis no trecho Cordeiropolis-Itirapina se não me engano tem pedágio em Rio Claro depois acessa a SP-225 e vai embora!!!!!!tem mais uns 3 pedágios ainda.
^^^^ È isso mesmo.!!!

Eu acho este trajeto, bom porque não tem quebradeira...
Para chegar em Dracena, via a Castelo Branco, quando termina a rodovia, começa a quebradeira até Dracena....

:lol::lol:

·
Crucismogiensis
8,403 Posts
Faz 2 anos que não passo pela Castello, mas no próximo domingo (26/07) matarei a saudade, quando irei aqui de Mogi das Cruzes para Porto Feliz. Vou ver se tiro algumas fotos.

·
Crucismogiensis
8,403 Posts
Apenas 5 rodovias no país possuem esse método de construção utilizado na Castello Branco, com com graus de curvas e inclinação limitados e acessos também limitados (as denominadas free-ways):

- Castello Branco (São Paulo - Santa Cruz do Rio Pardo);
- Bandeirantes (São Paulo - Cordeirópolis);
- Imigrantes (São Paulo - Praia Grande);
- Ayrton Senna/Carvalho Pinto (São Paulo - Taubaté);
- Free-way (Porto Alegre - Osório).

·
YakisobRa lover
635 Posts
Essa rodovia é muito boa...ela, bandeirantes e carvalho pinto.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Aliás, a Castello Branco está sofrendo duas grandes obras em seu trecho metropolitano:

- A construção de mais um viaduto no Cebolão, sentido Marginal Tietê, paralela à ponte já existente;
- Remodelação total do trevo de Itapevi e Jandira, que se tornará um complexo viário.

Além, claro, dos pedágios nas pistas expressas também. Sou a favor desta medida, pois o preço dos pedágios irão baixar e o usuário poderá optar pelas marginais sem precisar usar a expressa só porque não tem dinheiro suficiente para a portagem.

Sinceramente, acho que esta rodovia deveria ser estendida até Marília e Panorama, podendo também ser esticada até Campo Grande, formando assim mais uma via de acesso ao Centro-Oeste e à Bolívia.

·
Registered
4,718 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^ Ainda tem a construção do viaduto da pista sentido interior da Castelo, na altura do KM 200, na Serra de Botucatu, uma obra que FINALMENTE será feita...

1 - 20 of 173 Posts