Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 30 Posts

·
Moderator
38,510 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Com nova lei, 4 são presos por dirigir depois de beber

Dificuldade da polícia para cumprir a mudança é que equipe tem de deixar blitz e levar suspeito à delegacia; PM quer fiscalização maior

Luis Kawaguti

A Polícia Militar prendeu quatro motoristas em blitze na capital paulista no primeiro fim de semana de vigência da nova lei de trânsito que impôs punições mais severas para quem dirigir após consumir álcool.

Antes da mudança, eles só seriam presos se, além de estarem bêbados, tivessem se envolvido em algum acidente ou fossem flagrados dirigindo perigosamente — como pela contramão ou em ziguezague.

A nova lei, sancionada pelo presidente Lula na quinta-feira da semana passada, prevê punições para motoristas que ingerirem qualquer quantidade de álcool. Antes, só eram punidos os motoristas que apresentassem quantidade igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue — o equivalente ao consumo de aproximadamente dois chopes.

Agora, passam a sofrer punições administrativas (multa por infração gravíssima, suspensão do direito de dirigir por um ano e retenção do veículo) todos os motoristas flagrados com mais de dois decigramas por litro de sangue ou 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro.

Na prática, qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida resultaria nesses índices. Porém, a quantidade de álcool no sangue quando se consome determinada quantidade de bebida varia de acordo com o peso e o organismo do condutor.

Já os motoristas flagrados com uma dosagem superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue ou 0,3 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro (dois chopes), não só recebem punições administrativas como respondem criminalmente.

O motorista é então preso em flagrante e a pena pode variar de seis meses a três anos de prisão. O suspeito também perde a condição de réu primário, se responder por outros crimes — o que não acontecia anteriormente, segundo o tenente Sérgio Marques, do batalhão especializado,na fiscalização do trânsito da Polícia Militar.

Desde agosto do ano passado, a PM realiza, aos fins de semana, operações para flagrar motoristas bêbados na capital. Entre a noite da última sexta-feira e a madrugada de ontem, 15 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Quatro delas registraram mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar no bafômetro e foram presas.

Três desses motoristas pagaram fiança e agora respondem ao inquérito em liberdade. O único motorista que continuava detido até ontem havia registrado índice de 0,59 mg de álcool por litro de ar no bafômetro da polícia.

"Usamos 50 policiais e montamos 16 bloqueios, a maior parte perto de bares e em bairros como a Vila Olímpia", disse o tenente. Ele avalia que a quantidade de pessoas autuadas deve dobrar a partir da nova lei que está em vigor.

A maior dificuldade encontrada pela PM para cumprir a nova lei, segundo Marques, foi o fato de que quando um motorista é preso, a equipe de policiais que o flagrou tem que deixar o bloqueio e levar o suspeito à delegacia. Por isso, o número de PMs envolvidos na operação deve aumentar no próximo fim de semana.

[+] Fiscalização - Estradas do Estado de São Paulo têm 82 bafômetros

A Polícia Rodoviária estadual tem 82 bafômetros à disposição para fazer a fiscalização dos 24 mil km da malha rodoviária paulista. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) forneceu 62 aparelhos, que se somaram aos 20 que já estavam em operação. Outros 30 — que apontam a concentração de álcool apenas com a aproximação do motorista — estão sendo testados. Nos trechos urbanos da capital, a Polícia Militar utiliza 15 bafômetros. Outros 45 aparelhos estão em fase de homologação.

Fonte: ANTP - Clipping
Link: http://www.antp.org.br/clip/Noticia.aspx?AspXPage=g_45CA5D012EDC4583A4C37954B9BF2CCA:%40ID=10685
Eu, pessoalmente, gostei dessa nova lei. Mas não sei se irão prender pessoas que não ingerirem bebidas alcoólicas e estiverem com mais de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no bafômetro irão ser presas. Se isso acontecer, acredito que vai ser injusto, né?

·
Ela olha no olho...
6,517 Posts
AI MEU PADIM, eu já tô urinando é caldo de bila, ontem foi minha primeira baladinha sem beber, FOI UM TRAUMA, nao sei se consigoo, agora temos q pagar um motorista pra dirigir pra nóis ne ?

hum.. nova medida do MULA = CRIAÇÃO DE VÁRIOS EMPREGOS = motorista de bebu véiii :lol::lol::lol:

·
Premium Member
1,074 Posts
No mesmo assunto... não seria interessante se a prefeitura e estado dessem incentivos fiscais a casas noturnas que se instalassem próximas ao metrô?!

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Pessoal... não pode mais nem beber caldo de cana antes de dirigir... acusa álcool, sério.

·
Registered
12,659 Posts
No mesmo assunto... não seria interessante se a prefeitura e estado dessem incentivos fiscais a casas noturnas que se instalassem próximas ao metrô?!
Mas o metrô não funciona de madrugada, afinal em algum momento tem que parar os trens pra fazer manutenção. Além de que, alguns poucos bebuns devem sujar mais os trens do que se eles estivessem cheios em horário de pico, com 500 pessoas.

Eu apoio essa medida, desde que a fiscalização seja rígida e eficiente. Até porque se o cara estiver muito bêbado dificilmente vai estar em condições de corromper o policial, ou seja, os casos mais graves vão ser certamente punidos.

·
Banned
3,149 Posts
ai o governo teria que dar incentivos tb para as pessoas morarem perto do metrô

agora, quando eu quero sair pra beber, eu pego um táxi, é bem melhor, e se alguém vomitar não é no meu carro :lol:

·
Fasten your seat belt
1,508 Posts
A maior dificuldade encontrada pela PM para cumprir a nova lei, segundo Marques, foi o fato de que quando um motorista é preso, a equipe de policiais que o flagrou tem que deixar o bloqueio e levar o suspeito à delegacia. Por isso, o número de PMs envolvidos na operação deve aumentar no próximo fim de semana.
Uma forma de resolver isso é jogar todo mundo em uma van e depois despejar tudo de uma vez na delegacia.

·
UNICAMP
1,195 Posts
Pessoal... não pode mais nem beber caldo de cana antes de dirigir... acusa álcool, sério.
:lol::lol::lol:
só se esse "caldo de cana" estiver bem fermentado né!
caldo de cana não contém álcool! só é claro quando fermentado, e se você destilar ai fica demai!:cheers:

·
Registered
2,785 Posts
Politicamente correta, mas posso me danar com essa lei algum dia.......

O pior é que na Argentina a 'promoção' que estão fazendo. Se o motorista é parado pela policia e não é encontrado vestigio de alcool ele ganha algum prêmio, tipo entrada pra algum show..

·
Premium Member
1,074 Posts
Mas o metrô não funciona de madrugada, afinal em algum momento tem que parar os trens pra fazer manutenção. Além de que, alguns poucos bebuns devem sujar mais os trens do que se eles estivessem cheios em horário de pico, com 500 pessoas.

Eu apoio essa medida, desde que a fiscalização seja rígida e eficiente. Até porque se o cara estiver muito bêbado dificilmente vai estar em condições de corromper o policial, ou seja, os casos mais graves vão ser certamente punidos.
1) Muita gente vai pra balada de metrô... e volta quando ele abre. É perfeitamente possível ficar até as 4h30 na balada.

2) Francamente, é muito mais barato limpar os trens do que o preço que se paga pelas vidas perdidas nos acidentes, custos de atendimento de resgate e hospitais etc.

ai o governo teria que dar incentivos tb para as pessoas morarem perto do metrô

agora, quando eu quero sair pra beber, eu pego um táxi, é bem melhor, e se alguém vomitar não é no meu carro :lol:

A própria existência do metrô já é um incentivo para a pessoa querer morar perto de uma estação. A concentração de casas noturnas próximas às estações também seria outro incentivo.

Entretanto, concordo que isso ainda seja pouco. O ideal é que as áreas adjascentes às estações fossem altamente verticalizadas.

Quanto ao táxi, aqui em São Paulo fica caríssimo, dependendo de onde vc mora. Da minha casa até a Vila Madalena, por exemplo, eu gastaria mais de R$ 100 ida e volta. Por esse motivo, sempre que saio durmo na casa de um amigo, que mora em Pinheiros hehehe

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Apoiado tb. Tolerância zero com irresponsáveis!

Ao invés de impostos altos, que se arrecadem dinheiro através do pagamento de multas pesadas!!

chega de moleza!

·
Registered
7,546 Posts
Concordo que fechem o cerco, mas acho que criaram uma regra dura demais para ser aplicada isenta de corrupções. Imagino a quantidade de guardar subornados por motoristas parcialmente alcoolizados.
é preciso tb combater a corrupção policial

·
ALLSP
47 Posts
muito boa a lei, mas em parte ela é inconstitucional. Do que adianta ter vontade se não sabem legislar direito?
e eu acho que qdo uma lei é muito rigorosa acaba não "pegando".
Bom, vamos ver o que acontecerá daqui pra frente.

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
:lol::lol::lol:
só se esse "caldo de cana" estiver bem fermentado né!
caldo de cana não contém álcool! só é claro quando fermentado, e se você destilar ai fica demai!:cheers:
Sei não... o líquido que sai do caule já sofre um processo de fermentação natural, mínimo, mas sofre... e isso acaba acusando no bafômetro. ^^

Pior ainda se o motorista inventar de comer bombom com recheio de licor ou salada com vinagre antes de dirigir... aí acusa com certeza.

1 - 20 of 30 Posts