SkyscraperCity Forum banner

SP "incomoda"

5705 Views 49 Replies 28 Participants Last post by  Tiago Costa
Alencar critica hegemonia paulista e pede a eleitores do "Dilmasia" que confirmem voto em Dilma

O vice-presidente José Alencar, com anuência do presidente Lula, reuniu-se com a maioria das lideranças de partidos da base aliada em Minas Gerais, nesta terça-feira (5), e cobrou empenho no segundo turno em favor da presidenciável Dilma Rousseff (PT). A reunião foi a portas fechadas no escritório político de Alencar, localizado no prédio da Coteminas, em Belo Horizonte, empresa do qual ele é dono.

Após a reunião, Alencar deu recados duros em relação ao que classificou de “hegemonia de São Paulo”, em relação ao domínio político, e até conclamou tucanos do Estado a confirmar, no segundo turno, o voto denominado “Dilmasia”, voto casado em Dilma e no governador eleito Antonio Anastasia (PSDB), que se confirmou no primeiro turno das eleições.

Alencar procurou justificar o desempenho de Dilma no primeiro turno relembrando que em 2002 e 2006, quando ele e Lula disputaram a eleição e a reeleição, os pleitos só se decidiram em segundo turno. “Só que naquela época, os números não eram tão exuberantes como os de hoje. O quadro é de vitória. Apenas não queremos, de forma alguma, calçar salto alto”.

Ele disse que a petista ganhou de Serra no primeiro turno. “Nós ganhamos a eleição no primeiro turno [em Minas Gerais], só que a regra do jogo exige que nós ganhemos novamente. Então nós estamos indo para a segunda vitória, para confirmar a primeira”, disse.

O vice-presidente delineou como será a estratégia no Estado. Segundo ele, a ênfase vai ser em relembrar os eleitores mineiros que Dilma nasceu no Estado, é mineira e que o Estado está há muitos anos sem assumir a Presidência da República.

“Minas é uma síntese do Brasil. Minas quando está presente significa participação de todo um país. Nós temos uma preocupação muito grande com a hegemonia de São Paulo. São Paulo é a matriz econômica do Brasil, então é muito importante que as forças políticas estejam presentes, mas contemplando o Brasil como um todo.”

Alencar disse que há muitos anos “estamos oferecendo apenas vice-presidentes”. Em seguida, ressaltou a participação de Dilma no desempenho do governo Lula como um fator preponderante. A todo o tempo ele frisou a importância de um presidente mineiro”.

“É preciso que nós estejamos atentos porque temos a responsabilidade de sermos mineiros, e o Brasil tem saudade de Minas.” De forma prática, Alencar revelou que o presidente estadual do PT em Minas Gerais, o deputado federal Reginaldo Lopes, vai coordenar os contatos com prefeitos, deputados e apoiadores no interior do Estado para que não falte material e eles saibam com quem falar.

Marina Silva e Aécio Neves

O vice-presidente José Alencar procurou elogiar tanto Marina Silva quanto o recém-eleito senador Aécio Neves. Ele afirmou que foi amigo de Marina Silva no Senado, tendo participado de projetos conjuntos. "Somos grandes admiradores dela e a respeitamos muito. Ela demonstrou muito valor nessa campanha. Ela deu uma demonstração de que é a grande mulher brasileira, da selva amazônica, que encanta o mundo. O mundo inteiro torce por Marina por causa das questões ambientais que ela defende".

Alencar disse respeitar a decisão de Marina, de apoiar Serra ou Dilma, e procurou ressaltar que o presidente Lula deu, no entendimento dele, total autonomia a ela quando ocupou a pasta do Meio Ambiente.

Na sequência, Alencar disse que não tem nada contra o governador reeleito, Antonio Anastasia (PSDB) e desejou a ele que faça um “grande governo”, e disse que o ex-governador Aécio Neves "teve uma grande vitória e ele mereceu isso”.

“O governo de Minas foi vitorioso e constituído também com votos da Dilma por causa do ‘Dilmasia’. Isso é um fato”, disse Alencar convocando os eleitores tucanos a participar de “um momento histórico de responsabilidade cívica” e disse que não há razão para que todos os eleitores mineiros não estejam ao lado da candidata que devolve “a grande oportunidade a Minas de servir ao Brasil”.

“Me atrevo a dizer, é claro que isso é impossível, mas [esse movimento] deveria ter à frente o próprio governo vitorioso [de Minas Gerais]”, completou ele.

O encontrou, realizado um dia depois da visita de José Serra (PSDB) a Belo Horizonte, contou com mais de 70 lideranças entre deputados, representantes dos partidos da base aliada do governo em Minas Gerais, além do ex-ministro Hélio Costa (PMDB), Patrus Ananias (PT), candidatos a governador e vice-governador derrotados, e Fernando Pimentel (PT), que também não conseguiu se eleger senador no último domingo.

http://eleicoes.uol.com.br/2010/min...-do-dilmasia-que-confirmem-voto-em-dilma.jhtm
See less See more
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 50 Posts
seria mais um topico idiota para causar polemica spxbrasil¿¿¿¿¿¿¿
Alencar devia cuidar da saúde dele e não ficar de mimimi contra São Paulo.
Aliás, onde é mesmo que ele se trata? :naughty:
Não acho que seja um incômodo com SP. A questão é só que a Dilma necessitará muito do apoio do 2º maior colegio eleitoral do país neste segundo turno. Pois ao contrário do que Alencar disse, a eleição ainda não está ganha. Eles têm que lutar pelos 20% de eleitores que votaram na Marina. Este apelo anti-paulista é tão somente para conclamar os eleitores mineiros a votar no PT. Não devemos dar tanto alarde a um assunto tão pequeno. Os políticos são baixos e mesquinhos, logo sua visão é bem menor do que muitas vezes nos parece. Eles não têm nada contra São Paulo. Têm é a favor de seus bolsos.
See less See more
^^
Esquecendo o que convém, defendendo o que interessa...e la nave va...
Os "PHAs" estão crescendo, ano a ano. Jornalista, político, economista, advogado, ou seja lá o que for. Talvez se fosse apenas uma coisinha aqui, outra acolá, que deixe-os, mas não é a primeira vez que coisas deste tipo são ditas por gente de peso no cenário nacional (e não apenas políticos).

Para o bem ou para o mal, felizmente, eles têm o direito de se expressar, mas como disse um certo político bem recentemente: "(...) Ao eventual ódio, eu reajo com a serenidade de quem tem São Paulo e o Brasil no Coração".

É o famoso "SP x Brasil" mesmo, mas, certamente, não é SP que o faz florescer. Bem, talvez a resposta mais serena seja o silêncio, mas com a atuação, de quem não tem nada a temer. Há os que gostam de evoluir construtivamente, e há os que preferem o método destrutivo e segregacionista... Se o Alencar, por fim, gosta de Minas, pois então que cuide de Minas, mas que não venha querer cutucar a vida dos outros, ainda mais desta maneira, mesmo em se tratando de um tema eleitoral nacional... Por outro lado, é mais um apenas, dentre tantos. Há o que pensar sobre isto.
See less See more
sp só é o que é graças ao BRASIL INTEIRO. Nao foram só os paulistas que construiram SP.
^^
Se São Paulo ficasse só dependendo do Brasil e não andasse com as próprias pernas, São Paulo estava ferrado, porque o maior sonho do restante do Brasil é ver São Paulo afundar.
sp só é o que é graças ao BRASIL INTEIRO. Nao foram só os paulistas que construiram SP.
Nossa que legal néh.....mil beijos Brasil ! Vlw ai ein ! :)
^^
Se São Paulo ficasse só dependendo do Brasil e não andasse com as próprias pernas, São Paulo estava ferrado, porque o maior sonho do restante do Brasil é ver São Paulo afundar.

Infelizmente isso é fato!


Concordo plenamente com seu comentário.
See less See more
sp só é o que é graças ao BRASIL INTEIRO. Nao foram só os paulistas que construiram SP.
Só falta dizerem que foi o Lula que ajudou SP virar a potência que é hoje.

O BRASIL INTEIRO ajuda SP né? Dá pra ver mesmo o tanto que o Governo Federal investe aqui mesmo... Valeu Brasil!!! Muuuuuito obrigado.
See less See more
sp só é o que é graças ao BRASIL INTEIRO. Nao foram só os paulistas que construiram SP.
Assim como não foram só os mineiros que construiram Minas e nem só os baianos construiram a Bahia. Mas São Paulo se destacou.:)
sp só é o que é graças ao BRASIL INTEIRO. Nao foram só os paulistas que construiram SP.
Concerteza, e seguindo o seu raciocínio os EUA só são oque são graças ao mundo, né?
O ACM era baiano, criticava o "Paulistério" (ministérios do FHC formados por paulistas) e morreu paulistano, não teve a dignidade de morrer nem mesmo na sua terra. José Alencar pode ter o mesmo destino, assim como Sarney que estava pronto pra ser transferido pra cá. Tem um ex-governador, acho que de Rondônia ou Roraima, que também aqui morreu, assim como Tancredo. Dilma e Fernando Lugo também sobem pra cá pra se tratar, outros descem do N/NE/CO e MG.

O caso não é esse, mas se São Paulo tem hegemonia pra cuidar da saúde dos políticos, por que não pode ter também na hora de lançar candidaturas?
See less See more
Concerteza, e seguindo o seu raciocínio os EUA só são oque são graças ao mundo, né?
Com certeza... ou você tem dúvidas disso?

O mundo não consome os produtos americanos? As empresas americanas não são transnacionais?

O Brasil não consome os produtos paulistas? milhões de nordestinos nao ajudaram a erguer são paulo? O que seria das empresas de sp sem os consumidores do BR inteiro? Seriam tão grandes como sao hoje?

Ninguem no Brasil quer ver são paulo se afundar, como um camarada disse aí... o que o Brasil quer é que SP baixe a bolinha dele, isso sim... tem muito paulista se achando aqui.
See less See more
Só falta dizerem que foi o Lula que ajudou SP virar a potência que é hoje.

O BRASIL INTEIRO ajuda SP né? Dá pra ver mesmo o tanto que o Governo Federal investe aqui mesmo... Valeu Brasil!!! Muuuuuito obrigado.
Isso é relativo.. se vc olhar a constituição... vai ver que um dos principios é o de reduzir as desigualdades... certamente outros estados da federação necessitam mais da ajuda federal do que SP... ou não?

E outra... a redução do IPI, por exemplo... salvou milhares de empregados das empresas paulistas... principalmente no setor automobilistico... isso nao é ajudar SP não?

O Governo federal ajudar outros estados ao inves de SP é bom inlusive pra vcs... pois reduz as desigualdades regionais e impede que ondas migratórios se dirijam a SP para favelizar o estado (que alias tem muuuiitasss favelas).

A quem interessa um vizinho pobre?

Ta mais que certo o Governo Federal ajudar os outros estados mais do que ajuda SP.
See less See more
Acho que o propósito desse thread era discutir a "inveja" que José Alencar tem de São Paulo, mas infelismente virou um SP x Brasil :eek:hno: merece ser trancado
Acho que o propósito desse thread era discutir a "inveja" que José Alencar tem de São Paulo, mas infelismente virou um SP x Brasil :eek:hno: merece ser trancado

Concordo plenamente. A questão do Thread é o comentário infeliz do Sr. vice-presidente e não criar atrito entre São Paulo e demais estados brasileiros.
Méritos e desméritos não deveriam ter sido levantados já que a questão aqui não é a importância ou a história dos estados brasileiros e sim o presente políticos e suas respectivas polêmicas.

E, ao contrário do que o "amigo" catarinense lá em cima comentou (comentário INFELIZ diga-se de passagem), em nenhum momento publicaria uma notícia com o intuito de gerar intrigas e polêmicas com pessoas dos outros estados brasileiros. Conheça-me antes de tecer qualquer tipo de comentário a respeito de qualquer intenção minha.
See less See more
1 - 20 of 50 Posts
Status
Not open for further replies.
Top