SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.

SP "incomoda"

6K views 49 replies 28 participants last post by  Tiago Costa 
#1 ·
Alencar critica hegemonia paulista e pede a eleitores do "Dilmasia" que confirmem voto em Dilma

O vice-presidente José Alencar, com anuência do presidente Lula, reuniu-se com a maioria das lideranças de partidos da base aliada em Minas Gerais, nesta terça-feira (5), e cobrou empenho no segundo turno em favor da presidenciável Dilma Rousseff (PT). A reunião foi a portas fechadas no escritório político de Alencar, localizado no prédio da Coteminas, em Belo Horizonte, empresa do qual ele é dono.

Após a reunião, Alencar deu recados duros em relação ao que classificou de “hegemonia de São Paulo”, em relação ao domínio político, e até conclamou tucanos do Estado a confirmar, no segundo turno, o voto denominado “Dilmasia”, voto casado em Dilma e no governador eleito Antonio Anastasia (PSDB), que se confirmou no primeiro turno das eleições.

Alencar procurou justificar o desempenho de Dilma no primeiro turno relembrando que em 2002 e 2006, quando ele e Lula disputaram a eleição e a reeleição, os pleitos só se decidiram em segundo turno. “Só que naquela época, os números não eram tão exuberantes como os de hoje. O quadro é de vitória. Apenas não queremos, de forma alguma, calçar salto alto”.

Ele disse que a petista ganhou de Serra no primeiro turno. “Nós ganhamos a eleição no primeiro turno [em Minas Gerais], só que a regra do jogo exige que nós ganhemos novamente. Então nós estamos indo para a segunda vitória, para confirmar a primeira”, disse.

O vice-presidente delineou como será a estratégia no Estado. Segundo ele, a ênfase vai ser em relembrar os eleitores mineiros que Dilma nasceu no Estado, é mineira e que o Estado está há muitos anos sem assumir a Presidência da República.

“Minas é uma síntese do Brasil. Minas quando está presente significa participação de todo um país. Nós temos uma preocupação muito grande com a hegemonia de São Paulo. São Paulo é a matriz econômica do Brasil, então é muito importante que as forças políticas estejam presentes, mas contemplando o Brasil como um todo.”

Alencar disse que há muitos anos “estamos oferecendo apenas vice-presidentes”. Em seguida, ressaltou a participação de Dilma no desempenho do governo Lula como um fator preponderante. A todo o tempo ele frisou a importância de um presidente mineiro”.

“É preciso que nós estejamos atentos porque temos a responsabilidade de sermos mineiros, e o Brasil tem saudade de Minas.” De forma prática, Alencar revelou que o presidente estadual do PT em Minas Gerais, o deputado federal Reginaldo Lopes, vai coordenar os contatos com prefeitos, deputados e apoiadores no interior do Estado para que não falte material e eles saibam com quem falar.

Marina Silva e Aécio Neves

O vice-presidente José Alencar procurou elogiar tanto Marina Silva quanto o recém-eleito senador Aécio Neves. Ele afirmou que foi amigo de Marina Silva no Senado, tendo participado de projetos conjuntos. "Somos grandes admiradores dela e a respeitamos muito. Ela demonstrou muito valor nessa campanha. Ela deu uma demonstração de que é a grande mulher brasileira, da selva amazônica, que encanta o mundo. O mundo inteiro torce por Marina por causa das questões ambientais que ela defende".

Alencar disse respeitar a decisão de Marina, de apoiar Serra ou Dilma, e procurou ressaltar que o presidente Lula deu, no entendimento dele, total autonomia a ela quando ocupou a pasta do Meio Ambiente.

Na sequência, Alencar disse que não tem nada contra o governador reeleito, Antonio Anastasia (PSDB) e desejou a ele que faça um “grande governo”, e disse que o ex-governador Aécio Neves "teve uma grande vitória e ele mereceu isso”.

“O governo de Minas foi vitorioso e constituído também com votos da Dilma por causa do ‘Dilmasia’. Isso é um fato”, disse Alencar convocando os eleitores tucanos a participar de “um momento histórico de responsabilidade cívica” e disse que não há razão para que todos os eleitores mineiros não estejam ao lado da candidata que devolve “a grande oportunidade a Minas de servir ao Brasil”.

“Me atrevo a dizer, é claro que isso é impossível, mas [esse movimento] deveria ter à frente o próprio governo vitorioso [de Minas Gerais]”, completou ele.

O encontrou, realizado um dia depois da visita de José Serra (PSDB) a Belo Horizonte, contou com mais de 70 lideranças entre deputados, representantes dos partidos da base aliada do governo em Minas Gerais, além do ex-ministro Hélio Costa (PMDB), Patrus Ananias (PT), candidatos a governador e vice-governador derrotados, e Fernando Pimentel (PT), que também não conseguiu se eleger senador no último domingo.

http://eleicoes.uol.com.br/2010/min...-do-dilmasia-que-confirmem-voto-em-dilma.jhtm
 
See less See more
#5 ·
Não acho que seja um incômodo com SP. A questão é só que a Dilma necessitará muito do apoio do 2º maior colegio eleitoral do país neste segundo turno. Pois ao contrário do que Alencar disse, a eleição ainda não está ganha. Eles têm que lutar pelos 20% de eleitores que votaram na Marina. Este apelo anti-paulista é tão somente para conclamar os eleitores mineiros a votar no PT. Não devemos dar tanto alarde a um assunto tão pequeno. Os políticos são baixos e mesquinhos, logo sua visão é bem menor do que muitas vezes nos parece. Eles não têm nada contra São Paulo. Têm é a favor de seus bolsos.
 
#7 ·
Os "PHAs" estão crescendo, ano a ano. Jornalista, político, economista, advogado, ou seja lá o que for. Talvez se fosse apenas uma coisinha aqui, outra acolá, que deixe-os, mas não é a primeira vez que coisas deste tipo são ditas por gente de peso no cenário nacional (e não apenas políticos).

Para o bem ou para o mal, felizmente, eles têm o direito de se expressar, mas como disse um certo político bem recentemente: "(...) Ao eventual ódio, eu reajo com a serenidade de quem tem São Paulo e o Brasil no Coração".

É o famoso "SP x Brasil" mesmo, mas, certamente, não é SP que o faz florescer. Bem, talvez a resposta mais serena seja o silêncio, mas com a atuação, de quem não tem nada a temer. Há os que gostam de evoluir construtivamente, e há os que preferem o método destrutivo e segregacionista... Se o Alencar, por fim, gosta de Minas, pois então que cuide de Minas, mas que não venha querer cutucar a vida dos outros, ainda mais desta maneira, mesmo em se tratando de um tema eleitoral nacional... Por outro lado, é mais um apenas, dentre tantos. Há o que pensar sobre isto.
 
#8 ·
sp só é o que é graças ao BRASIL INTEIRO. Nao foram só os paulistas que construiram SP.
 
#16 ·
Com certeza... ou você tem dúvidas disso?

O mundo não consome os produtos americanos? As empresas americanas não são transnacionais?

O Brasil não consome os produtos paulistas? milhões de nordestinos nao ajudaram a erguer são paulo? O que seria das empresas de sp sem os consumidores do BR inteiro? Seriam tão grandes como sao hoje?

Ninguem no Brasil quer ver são paulo se afundar, como um camarada disse aí... o que o Brasil quer é que SP baixe a bolinha dele, isso sim... tem muito paulista se achando aqui.
 
#11 ·
^^
Se São Paulo ficasse só dependendo do Brasil e não andasse com as próprias pernas, São Paulo estava ferrado, porque o maior sonho do restante do Brasil é ver São Paulo afundar.

Infelizmente isso é fato!


Concordo plenamente com seu comentário.
 
#15 ·
O ACM era baiano, criticava o "Paulistério" (ministérios do FHC formados por paulistas) e morreu paulistano, não teve a dignidade de morrer nem mesmo na sua terra. José Alencar pode ter o mesmo destino, assim como Sarney que estava pronto pra ser transferido pra cá. Tem um ex-governador, acho que de Rondônia ou Roraima, que também aqui morreu, assim como Tancredo. Dilma e Fernando Lugo também sobem pra cá pra se tratar, outros descem do N/NE/CO e MG.

O caso não é esse, mas se São Paulo tem hegemonia pra cuidar da saúde dos políticos, por que não pode ter também na hora de lançar candidaturas?
 
#19 ·
Concordo plenamente. A questão do Thread é o comentário infeliz do Sr. vice-presidente e não criar atrito entre São Paulo e demais estados brasileiros.
Méritos e desméritos não deveriam ter sido levantados já que a questão aqui não é a importância ou a história dos estados brasileiros e sim o presente políticos e suas respectivas polêmicas.

E, ao contrário do que o "amigo" catarinense lá em cima comentou (comentário INFELIZ diga-se de passagem), em nenhum momento publicaria uma notícia com o intuito de gerar intrigas e polêmicas com pessoas dos outros estados brasileiros. Conheça-me antes de tecer qualquer tipo de comentário a respeito de qualquer intenção minha.
 
#25 ·
Pois é, mas há controvérsias em relação há isso. Pois aí a nossa indústria teria que importar a matéria prima do Brasil, e também o Brasil poderia importar os produtos de outros países, enfim... Isso gera uma discussão quase que infinita (separatismo).

Sinceramente, prefiro deixar como está. Só precisamos de mais recursos do GF, que é de direito.
 
#34 · (Edited)
"Incomoda" foi entre aspas, abrindo margem pra uma clara interpretação, sem o uso desta palavra em seu sentido literal e bruto. SP incomoda os planos do PT a partir do momento em que existe a tal hegemonia paulista citada pelo Sr. vice-presidente. Pra bom entendedor, meia palavra basta. Em nenhum momento, matéria e título citaram alguma intriga entre estados e sim o "brilhante" comentário do político.

Engraçado como tem gente que possui uma certa dificuldade em discutir determinados assuntos sem apelação e, a partir daí, perde o controle da palavra, toca em assuntos que nada tem a ver com a proposta do tema, e ajuda a colocar lenha na fogueira.
Se querem criar guerras ou picuinhas desncessárias por conta de palavra, uma única palavra mal interpretada, eu lavo minhas mãos.
 
#31 ·
Quando vi o título do Thread, tinha certeza das guerrinhas, que viriam. Pq diabos esse Jose Alencar vai levantar uma polêmica boba dessas? Todos os estados são dependentes entre si e esse tipo de polêmica só levanta bairrismo desnecessário.

Obs. Concordo que São Paulo deveria receber investimentos exatamente proporcionais ao que tributa, nem mais nem menos.
 
#33 · (Edited)
Essa questão de separatismo, para mim, é meio ultrapassada, mas, evidentemente, respeito quem a defende. Talvez se ela fosse abordada na primeira metade do século XX, eu apoiaria, mas não hoje, especialmente em razão de questões relacionadas a integração econômica, possíveis conflitos civís, e maior dificuldade de apoio.

Atualmente, sou plenamente favorável, também, a que os Estados tenham maior autonomia, o que, aliás, é algo perfeitamente natural, ocorrendo com muita serenidade em vários países, e inclusive poderia beneficiar os Estados de uma forma geral. A injustiça que ocorre com SP em relação aos tributos me faz ficar indignado. Pelo menos, agora temos alguém no senado, o Aloysio Nunes, que conhece estes números, e vai a luta, conforme, inclusive, foi abordado durante a sua campanha. Isto sem falar em determinadas reformas tributárias, legislação de telecomunicações, dentre outros, cujos Estados não tem autoridade para legislar, e precisam se submeter às imposições do Governo Federal, especialmente tendo em vista que, em razão de o Brasil ser tão grande, uma certa medida adotada pelo Governo Federal pode favorecer um e prejudicar outro.

É preciso observar, neste contexto, que o José Alencar não é um político qualquer, mas sim o vice-presidente da república. Na medida em que o vice-presidente da república lança palavras de cunho imoral contra determinado Estado da federação, este tem o direito de responder em mesmo tom, a quem o faz representar. Não é uma banalidade, mas sim uma questão que possui um espectro maior, e não pode ser jogada para debaixo do tapete, como muitos querem, e como ocorre com tudo neste país que é visto como inconveniente, especialmente em se tratando de senso comum, uma vez que tais questões influem na qualidade de vida dos Paulistas e no desenvolvimento do Estado. Se o José Alencer, que é vice-presidente, pensa assim e tem a coragem de mencionar, além dos que já conhecemos, imaginemos então quantos tem lá dentro daquela muvuca petista que compactuam de alguma forma com isto. Certamente, isto pode ser expressado pela quantidade de recursos federais que São Paulo recebe, disparadamente o menor do Brasil 'Per Capita', e se levar em consideração a economia de São Paulo, então, nem é preciso dizer...

Se alguém aqui tiver interesse, a propósito, em defender o sistema Federalista mais diretamente, recomendo ler o Estatuto do MRSP, a dispor:
http://www.nacaopaulista.net/
 
#37 ·
Já fui defensor do MRSP, não me cadastrei, mandei um e-mail em dezembro para a direção e me responderam dizendo que novos cadastros estavam suspensos até janeiro, quando o estatuto seria registrado em cartório e os membros receberiam o cartão de membro, mas o movimento demonstrou que não fará muita coisa pela causa que se propõe a defender, então desisti e refletindo também cheguei a conclusão que o melhor é o federalismo de fato e não o pseudo-federalismo praticado hoje e por isso eu defendo o partido federalista e espero que na próxima eleição o partido já tenha as 500.000 assinaturas exigidas para participar das eleições, nessa não deu.

http://www.federalista.org.br/
 
#39 ·
Não. A maioria já é vacinada contra trollagem.
 
#44 · (Edited)
ta nervoso?

É tão simples... apenas disse o que eu penso. Só. Basta ler e desconsiderar... mas se as pessoas estão dando tanta corda é pq se importaram. Agradeço, mas nao era meu objetivo não.
 
#43 · (Edited)
Muito engragraçado ouvir gente falando que paulista tem que "baixar a bola", horas, o querem? que SP fique passivo e omisso diante dos desmandos dos coroneis (populistas que são eleitos na base de voto comprado com dentadura e bolsa esmola) que fazem descalabros em seus estados e em Brasília, que SP ficasse quieto e comçase a afundar junto com o resto do Brasil, ao invés de se impor e defender algo mais ambicioso para sí e consequantemente para o conjunto? é cada uma que agente escuta no SCC :lol:

E essa história de que os brasileiros de todas as regiões são responssáveis pela contrução de São Paulo é uma falácia ridícula, não adianta querer romantizar a história, São Paulo começou a crescer a taxas elevadas no ciclo do café quando, depois da abolição dos escravos, o governo de SP iniciou uma forte política de atração de mão de obra extrangeira especializada para trabalhar nas lavouras, aproveitando-se da situação difícil vivida pricipalmente por europeus na época, ISSO SIM foi o que deu o folego inicial para o desenvolvimento do estado, e que despertou a cobiça de multidões de flagelados de outras regiões que viram em SP a única chance de terem vida digna, o resto todo mundo já sabe, milhões emigraram, as favelas começaram a aparecer a capital e o estado incharam pois o fluxo não cessava e os grandes problemas de hoje são basicamente fruto da superpopulação, ainda sim, com 40 milhõs de brasileiros em SP (grande parte oriundda de outros estados) o GF acha que Sâo Paulo tem que dar conta de tudo contando com uma parte infima daquilo que o estado envia aos cofres federais, finaciando as grandes obras de infraestrutura praticamente sem recurssos federais, por isso acho que seria melhor para todos os estados se ouvesse almenos uma grande autonomia, já que o ideal seria ser independente!
 
#45 ·
Referente ao assunto principal do thread, as declarações do José Alencar.. acho que ele fez a parte dele como integrante do governo atual, de defender e tentar atingir o adversário ..

mas aproveito pra deixar minha opinião, como vice presidente achei que o Alencar deixou muito a desejar .. Claro, a doença complicou bastante as chances dele ser mais atuante .. mas mesmo antes de ela se manifestar com mais força ele já era uma figura apagada..
Sei que vice nao faz muita coisa aqui mesmo.. mas ele sendo quem é.. um dos maiores empresários do Brasil, achei que ele ia ter uma atuaçao mais expressiva.

Quanto ao assunto paralelo .. SAo Paulo x Brasil

Pros outros estados nao sei, mas acho que aqui pra nós no Paraná, a proximidade com São Paulo traz mais vantagens que desvantagens .. Percebo uma sinergia bem grande entre Sao Paulo e Paraná ...
e nao foram poucas as vezes que conversando com amigos e empresários de São Paulo escutei deles que essa cultura de trabalho e empreendedorismo típico do paulista tem muita semelhança com o estilo paranaense .. e por isso era bem mais facil pra eles se integrarem aqui do que em outras paragens..
entao na minha opinião, pros paranaenses, Sao Paulo nao incomoda.. pelo contrário...
 
#49 ·
Sao Paulo

Concordo com o Slice Shot!

Acho tb q o governo devia cuidar e controlar as deficiencias de cada estado , separadamente, para que não houvesse a migraçao superpopulação, criança abandonada, favela, rio poluido, lixo e tudo mais que a gente ja conhece ... em Sampa e Rio...
Sera q nunca conseguiremos ter uma cidade em ordem?
 
Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.
Top