Impressisonante a quantidade de críticas que SP vem recebendo durante e depois das eleições. Muito exagerado esse título. Se vc achar que realmente SP não está fazendo nada, dê uma passadinha lá na página de Transporte Ferroviário.
E também no transporte rodoviário
Com 6 milhões de veículos até que o trânsito flui, há cidades no mundo com muuuito menos e é tudo parado. Esse título é injusto com São Paulo.
Na verdade já são 6,5 milhões de veiculos....

kay:
Bom, o texto pode parecer exagerado para muita gente, mas o fato é que SP tem um dos piores trânsitos do mundo em km congestionados.
Ainda que se tenha investido em infraestrutura e transporte público, desde quando?
Antes da estação Chácara Klabin da L2, qual outra tinha sido inaugurada e quando?
É verdade que está se recomeçando a investir outra vez em infra-estrutura, mas é insuficiente e mal-gestionado, na minha opinião. Como disse o samuca, melhor investir em BRT ou metrô que em avenida nova. No entanto, creio que se reduzir os investimentos de metrô em 5% e passar esses recursos pra fazer BRTs dá pra melhorar muito o trânsito em diversas áreas da cidade.
Bom, os investimento em transporte público "de verdade" só passou a ocorrer de 2007 para cá. Nesse tempo, foram inauguradas as estações
Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduatei e V.Prudente da L2, Paulista e Faria Lima da L4, isso no metrô. Na CPTM, na parte que fica dentro do municipio de São Paulo, foram inauguradas as estações
Autodromo, Interlagos e Grajaú na L9,
Usp Leste, Jardim helena-Vila Mara e Jardim Romano na L12, isso só contando as estações novas, sem contar as reconstruídas.
Além do metrô, os investimentos na malha de 260,8km da rede da CPTM deram e estão dando vida nova aos trens metropolitanos, aproveitando principalmente que mais de 100km do total ficam dentro de São Paulo. E esses investimentos fizeram a demanda da CPTM aumentar de cerca de 1,5 milhão em 2005 para 2,2 milhões nesse ano. Muita gente que não usava os trens antes, passaram a usar, e com isso tem ajudado bastante na mobilidade, sendo que antes as opções em matéria de transporte publico sobre trilhos era só o metrô.
Então se o metrô não recebeu tantos investimentos como deveria,foi pq agora passou-se a investir pesado nos trens metropolitanos da CPTM tb. Afinal, é um desperdicio os mais de 100km da rede dentro da cidade de são paulo sendo subutilizada por causa do sucateamento que eram os trens na decada de 80 e 90.
Só que, esses investimentos vieram muito tarde. Se tivessem vindo no final dos anos 90 ao invés do final dos anos 2000, hj o transito estaria menos "pior"
Porém para reverter o quadro que SP se encontra atualmente, somente com a continuidade dos investimentos pesados em transporte publico em geral. Diga-se Metrô, trem, VLT, ônibus, monotrilhos, etc.....como já vem ocorrendo atualmente.