Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 1255 Posts

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Prefeitura de SP pretende fazer nova ponte sobre rio Pinheiros

CONRADO CORSALETTE da Folha de S.Paulo in http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u604018.shtml

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), quer iniciar ainda neste ano a construção de uma nova ponte sobre o rio Pinheiros, na zona sul.

A obra, que ligará o Jardim Santo Antônio ao Morumbi, deve criar polêmica: um dos lados da ponte acabará nas imediações do parque Burle Marx, uma das poucas áreas verdes cravadas do município. As alças ficarão sobre parte da área.

O custo da intervenção na região ficará em torno de R$ 330 milhões, incluindo o prolongamento da avenida Chucri Zaidan, que ganhará mais 3.240 metros até a avenida João Dias.

Será preciso desapropriar 117 imóveis residenciais e 64 imóveis comerciais ou industriais.

As obras estão incluídas na Operação Urbana Água Espraiada. Uma operação urbana possibilita a construção de empreendimentos imobiliários acima dos limites do zoneamento de certa região em troca de pagamentos à prefeitura, que só pode usar o dinheiro em melhorias nessa mesma região.

A conta-corrente da operação Água Espraiada dispõe atualmente de R$ 300 milhões.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana, responsável pela obra, informou que o projeto da nova ponte "teve como diretriz respeitar os limites do parque Burle Marx, sem que fossem atingidos ou comprometidos sua vegetação e acessos".

O engenheiro Luiz Célio Bottura, que já presidiu a Dersa (estatal que administra rodovias), afirma que a ponte Burle Marx, ao se tornar uma nova opção, vai prejudicar o trânsito em vias de acesso, em especial do lado do Morumbi.

Sobre o impacto no parque, ele questiona: "Você já viu alguma ponte onde embaixo não é um lixo?". Sobre o fato de a prefeitura dizer que não vai derrubar árvores, ele comenta: "Os apartamentos ao redor do Minhocão [elevado Costa e Silva, que liga as zonas leste e oeste da capital] estão no mesmo lugar. Mas veja em que condições".

A nova ponte integra pacote de obras que Kassab pretende entregar em seu segundo mandato. Prevê ainda construção de grandes túneis em ao menos quatro pontos de São Paulo.

·
Registered
8,914 Posts
^^

Perceberam que no desenho do artigo, as alcas do lado do Parque sao MUITO MAIORES que as alcas dos lados dos galpoes??
Ou o projeto quer mesmo comer o parque ou o desenho quer dar uma impressao falsa de que o parque praticamente desaparecera!

·
Viagem Interna
5,483 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^

Perceberam que no desenho do artigo, as alcas do lado do Parque sao MUITO MAIORES que as alcas dos lados dos galpoes??
Ou o projeto quer mesmo comer o parque ou o desenho quer dar uma impressao falsa de que o parque praticamente desaparecera!

Tia , bem observado. Percebam que o desenho já está indisponível, já devem estar revisando.

·
Registered
8,914 Posts
Tia , bem observado. Percebam que o desenho já está indisponível, já devem estar revisando.
Eh mesmo! Devem ter escutado a tia!
ahahahahaahhahaha
Um beijo!!!

·
CHECKMATE!
162 Posts
O esquema menos danoso ao parque, seria este, ao meu ver:

Semelhante à nova ponte estaiada e à interseção da Rod. dos Bandeirantes com a marginal Tietê.

Porém, se a ponte for construída como indicado no desenho da matéria, provavelmente será por ter custo menor.

·
Registered
650 Posts
Eu ia comentar dessa solução das vias diretas, sem fazer o contorno.. Se quiserem mesmo que a obra saia, é melhor gastar mais nessa solução do que ficar brigando pela solução que corta o parque

·
Registered
21 Posts
Show de Bola!!!!

Espero que o Kassab agilize esta obra como o prolongamento da Chucri Zaidan. Esta ligação da Berrini com Santo Amaro será valiosa, tanto que a Nestle já se moveu para mais perto, novos prédios de alta tecnologia e beleza, como o Rochaverá e cia.

Alguem já tem mais imagens ou perspectivas ? E alguma notícia do que vai ser no terreno gigante da Monark ?

·
Registered
2,321 Posts
Pô, não é melhor fazer o túnel até a Imigrantes antes?! Antes de se pensar em uma nova ponte. Por que acho que não vai adiantar nada, várias pontes, sem escoar o tráfego no outro lado. E a Imigrantes é bastante requisitada nesse sentido.

·
Registered
2,772 Posts
A ponte se chamará Ponte Burle Marx. Alguém sabe qual será o método construtivo, se será pêncil, estaiada, comum...

Bem que poderiam fazer uma estação da CPTM nessa região também, a distância entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro é enorme.

·
bye Iguaçu, hi Tietê
12,269 Posts
Eu imagino - e espero, com todas as lamparinas do meu juízo e do dos responsáveis na Secretaria de Infraestrutura - que o desenho da ponte tenha sido um rascunho malfeito do jornalista, e não um projeto real. Além das alças indecentemente invadindo o parque, não faz nenhum sentido ter uma via razoavelmente larga na margem morumbiense - a av. Da. Helena Pereira de Morais - incapacitada de acessar a ponte. Este seria o acesso mais óbvio à futura Perimetral Sul, a avenida que cortará Paraisópolis, desafogando a Giovani Gronchi. A meu ver, a ponte deveria conectar esta avenida à prof. Alceu Maynard Araújo, com os devidos acessos facilitados à marginal. Ademais, já deveria prever o suporte para a Linha 17 do metrô.

·
Registered
26 Posts
nova ponte

Não tem sentido a ponte não dar acesso da R Da Helena P Morais para o sentido oposto da Marginal Pinheiros, sentido Castelo. Quem sai do Morumbi, V Andrade e Campo Limpo é obrigado a cair na Marg Pinheiros sentido Interlagos e fazer o retorno só na saturada ponte João Dias. Escrevi para Prefeitura para rever a posição da ponte. Se mantiverem este projeto apresentado na Folha, quem estiver no Morumbi e quiser pegar a alça de acesso para Marginal Pinheiros sentido Castelo, terá que entrar no Extra por de trás para sair na Marginal Pinheiros sentido Interlagos e conseguir acessá-la para cruzar na nova ponte. Um absurdo!!! Concordo plenamente com Gerd.Jak!!! A R. Da Helena de Morais deve ser uma extensão da Av. prof. Alceu Maynard Araújo no lado do Jd Santo Antonio. Se não houver este acesso, os moradores do Morumbi continuarão engarrafados na Ponte João Dias e na rota Giovane Gronchi, Flávio Maurando, Av. Morumbi e Ponte do Morumbi.

·
Nem td que reluz é trilho
4,030 Posts
A ponte se chamará Ponte Burle Marx. Alguém sabe qual será o método construtivo, se será pêncil, estaiada, comum...

Bem que poderiam fazer uma estação da CPTM nessa região também, a distância entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro é enorme.
Off: seria mais útil uma estação junto à Ponte João Dias, eu acho.

·
Moderator
38,511 Posts
E lá já existe o espaço para a implantação da Estação João Dias, projetada pela Fepasa, mas nunca implantada, muito provavelmente por causa da mudança de planos da Linha 5, que faria integração com a Linha 9 nessa estação e não na Estação Santo Amaro.

·
Registered
429 Posts
Não tem sentido a ponte não dar acesso da R Da Helena P Morais para o sentido oposto da Marginal Pinheiros, sentido Castelo. Quem sai do Morumbi, V Andrade e Campo Limpo é obrigado a cair na Marg Pinheiros sentido Interlagos e fazer o retorno só na saturada ponte João Dias. Escrevi para Prefeitura para rever a posição da ponte. Se mantiverem este projeto apresentado na Folha, quem estiver no Morumbi e quiser pegar a alça de acesso para Marginal Pinheiros sentido Castelo, terá que entrar no Extra por de trás para sair na Marginal Pinheiros sentido Interlagos e conseguir acessá-la para cruzar na nova ponte. Um absurdo!!! Concordo plenamente com Gerd.Jak!!! A R. Da Helena de Morais deve ser uma extensão da Av. prof. Alceu Maynard Araújo no lado do Jd Santo Antonio. Se não houver este acesso, os moradores do Morumbi continuarão engarrafados na Ponte João Dias e na rota Giovane Gronchi, Flávio Maurando, Av. Morumbi e Ponte do Morumbi.
Finalmente alguém que além de mim também entende e passa por esse drama: saindo daqui da R. Dep. João Sussumu Hirata, ter que ir até a ponte João Dias congestionadíssima, com um alça por baixo do metrô perigosíssima, para pegar a Marginal Pinheiros sentido Castelo.

Essa futura ponte sem ligação da Av. Dona Helena Pereira de Morais com a Av. Prof. Alceu Maynard Araújo é um ABSURDO.

E também que se conclua por completo (até a USP) a linha 17!:D

·
Banned
993 Posts
Tbm estou curioso para saber como será essa nova ponte....espero que seja bem moderna...
Daí depende do teu conceito de moderna... Acho que todos os modelos são bem antigos.

Mas bem que poderiam construir uma pensil agora e com algum equipamento na própria ponte (um museu rodoviário ou um restaurante ou um mirante ou ou ou), fazer a Marginal Pinheiros mais um cartão postal para a cidade.

·
Registered
21 Posts
Daí depende do teu conceito de moderna... Acho que todos os modelos são bem antigos.

Mas bem que poderiam construir uma pensil agora e com algum equipamento na própria ponte (um museu rodoviário ou um restaurante ou um mirante ou ou ou), fazer a Marginal Pinheiros mais um cartão postal para a cidade.
Ótima idéia! 100% agree!

·
Ed
4,785 Posts
Update

Fui numa reuniao de associação de bairro e segue ultimo projeto da ponte do Burle Marx - que somos contra pois a Av. Dona Helena Pereira de Moraeis não vai suportar aquele afunilamento todo e todo volume de carros. A idéia de mais um acesso para sair do Panamby é boa mas deve ser melhorado e diminuido o impacto.

Pelo visto não está prevista nesse ponte o monotrilho da linha 17 - Ouro(acredito que não pelo que vi no projeto)

1 - 20 of 1255 Posts