SkyscraperCity banner

1 - 20 of 5625 Posts

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Ribeirão Preto vai modernizar transporte coletivo, conceder gratuidade a estudantes, e pode servir de referência para outros municípios Entre as novidades, a principal é a concessão da gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual, mas outros itens se destacam pela operacionalidade






Prefeita Dárcy Vera anunciou gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual da Educação


As principais melhorias que serão implantadas na nova rede de transporte coletivo de Ribeirão Preto foram apresentadas pela prefeita Dárcy Vera e pelo diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, William Latuf, na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco.

Várias mudanças acontecerão ao longo do período de implantação do novo sistema de transporte, após a licitação. Entre as melhorias, estará a concessão da gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual de Educação.

De acordo com a prefeita serão beneficiados 49 mil estudantes da rede municipal e 50 mil alunos da rede estadual, devidamente cadastrados pela Transerp. Atualmente são beneficiados 16 mil alunos que pagam meia passagem. “Essa é uma reivindicação antiga, mas precisávamos buscar o caminho para conceder o benefício”, salientou a prefeita.

O representante da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, Fábio Sardinha, também estava presente para acompanhar o anúncio da gratuidade aos alunos. “A prefeita Dárcy Vera está atendendo uma reivindicação estudantil histórica. A reivindicação passou por diversas administrações e esta prefeita atendeu. Passe livre não é gasto para o governo e sim investimento na educação. Essa administração vai ficar na história da cidade”.

Outra mudança será a implantação de tarifa única, com passagem mais barata para quem utiliza o chamado bilhete esticadinho e permissão de três transbordos no período de duas horas pelo mesmo valor.

Os cobradores também devem voltar ao serviço nas estações de embarques. Devem ser contratados 80 cobradores. Os trabalhadores que já exerceram a função de cobrador terão prioridade na contratação.

Serão criadas sete novas linhas de ônibus: Jardim Orestes Lopes de Camargo, Parque de Exposições, Jardim Iara, Ribeirão Verde II, Recreio das Acácias, Jardim Palmares e Parque dos Pinus.

Também serão criados quatro corredores estruturais nos eixos norte-sul e leste-oeste; duas linhas circulares interligando os principais polos de atração da cidade; duas linhas perimetrais, promovendo conexão dos corredores estruturais e demais linhas com o Hospital das Clínicas e RibeirãoShopping. Ainda serão criadas e adequadas as linhas alimentadoras (Leva e Traz), com ampliação dos seus quadros de horários.

Serão construídos dois terminais na área central e oito estações de integração nos bairros. “Os ônibus serão zero quilômetro, com sistema de ar forçado, três portas largas, sendo uma delas com elevador para usuários de cadeira de rodas, com destaque para os do tipo padron, nas linhas estruturais, com maior capacidade, conforto e segurança”, explicou o diretor superintendente da Transerp, William Latuf.



O controle da operação será por sistema de monitoramento remoto, por GPS, e da instalação de câmeras em toda a frota e nos terminais. Implantação de sistema de informação ao passageiro (SIP), promovendo ampla divulgação da rede de transporte por meio de diversos meios de comunicação com os usuários.

“Os usuários do transporte coletivo da cidade ainda poderão contar com terminais de ônibus no RibeirãoShopping, Novo Shopping, Shopping Iguatemi e no futuro shopping que será instalado no prédio da antiga Antarctica. Em Bonfim Paulista também será construído um mini terminal”, anunciou a prefeita.

O presidente da Câmara Municipal, Nicanor Lopes, falou em nome de todos os vereadores presentes no evento. “Essa é uma manhã importante para a cidade, porque precisamos de um transporte coletivo melhor para deixarmos os carros em casa”.

“A última licitação do transporte coletivo aconteceu em 1984 e o nosso objetivo é melhorar a qualidade e desempenho do serviço proporcionando qualidades adequadas para sua utilização”, observou William Latuf.

Também estiveram no evento no Salão Nobre o vice-prefeito, Marinho Sampaio; os secretários de Governo, Jamil Albuquerque; da Administração, Marco Antônio dos Santos; do Meio Ambiente, Mariel Silvestre; da Educação Débora Vendramini; da Assistência Social, Maria Sodré; da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior; o coordenador do Ribeirão Jovem, Jason Albuquerque; os vereadores Marcelo Palinkas, Walter Gomes; Bebé, Nilton Gaiola, Saulo Rodrigues, Bertinho Scandiuzzi e Cícero Gomes da Silva.




O que muda com a implantação da nova rede de transporte coletivo:

· Concessão da gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual de Educação

· Implantação de tarifa única

· Retorno do cobrador nas estações de embarques

· Ampliação de frota em diversas linhas

· Criação de sete linhas novas

· Criação de 4 (quatro) corredores diametrais

· Criação de duas linhas Circulares

· Criação de duas linhas Perimetrais

· Criação e adequação de linhas alimentadoras (Leva e Traz), com ampliação dos seus quadros de horários;

· Utilização de ônibus zero quilômetro, com sistema de ar forçado, três portas largas, sendo uma delas com elevador para usuários de cadeira de rodas, com destaque para os do tipo padron, nas linhas estruturais, com maior capacidade, conforto e segurança;

· Construção de dois 2 (dois) terminais na Área Central;

· Construção de 8 (oito) estações de integração nos bairros;

· Implantação de 40 km de corredores estruturais;

· Controle da operação através de sistema de monitoramento remoto, por GPS, e da instalação de câmeras em toda a frota e nos terminais;

· Implantação de sistema de informação ao passageiro (SIP), promovendo ampla divulgação da rede de transporte através de diversos meios de comunicação com os usuários;

· Melhoria das facilidades de acesso e de utilização dos cartões eletrônicos mediante a ampliação do número de lojas de atendimento e dos postos de recarga;

· Atendimento qualificado para os passageiros preferenciais, contemplando criação de código de conduta, treinamento periódico para os operadores, campanhas de esclarecimento à população, identificação dos assentos e sistema de identificação das linhas para deficientes visuais;

· Implantação do novo regulamento do transporte coletivo, como importante instrumento de gestão;

· Criação de sistema de indicadores e metas para monitoramento da qualidade do serviço prestado.



Fonte: www.ribeiraopreto.sp.gov.br

Créditos: RaphaelZR - RP

Matéria e imagens publicadas no Jornal A cidade de hoje (18/12):



Créditos: Andre RP



Créditos: Lemão
 

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #2
Novos chassis VOLVO começam a chegar em Ribeirão



Entrega dos primeiros carros será na próxima semana pela permissionária TRANSCORP.



Coincidentemente amanhã a Prefeita anuncia novidades sobre o tão urgente e necessário Processo licitatório do Transporte da cidade.





http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=20767

Créditos: Andre RP
 

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #3 (Edited)
Serão criadas sete novas linhas de ônibus:
Jardim Orestes Lopes de Camargo
Parque de Exposições
Jardim Iara
Ribeirão Verde II
Recreio das Acácias
Jardim Palmares
Parque dos Pinus
.

Também serão criados quatro corredores estruturais nos eixos norte-sul e leste-oeste; duas linhas circulares interligando os principais polos de atração da cidade; duas linhas perimetrais, promovendo conexão dos corredores estruturais e demais linhas com o Hospital das Clínicas e RibeirãoShopping. Ainda serão criadas e adequadas as linhas alimentadoras (Leva e Traz), com ampliação dos seus quadros de horários.

André, posta (ou cola) ai aquela lista dos locais dos futuros mini-terminais que voce fez.
 

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #4


Fonte: EPTV

Os novos onibus da Transcorp mostrados acima (na segunda mensagem), não fazem parte da nova licitação.
 

·
Registered
Joined
·
4,128 Posts
Primero passo para uma revolução em mobilidade urbana.

Sorocaba investiu muito em transporte individual na atual administração, espero que esse investimento ao menos facilite à proxima gestão investir no transporte coletivo com implantação de corredores e faixas exclusivas.
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
64,186 Posts
Há algum projeto de reativação dos trólebus de Ribeirão Preto?


Kyo, se o Amary ganhar, praticamente já estarei dentro da URBES. :)
 

·
on the road
Joined
·
32,515 Posts
Eu espero que o projeto falhe grotescamente e seja abandonado.

Ribeirão Preto, apesar de ser uma cidade com cerca de 600.000 habitantes, trasnporta hoje em ônibus menos do que transportava em 1990, a despeito do aumento de 50% da população. A cidade é rica, e o número de carros por habitante, elevado.

Pretendem fazer os tais corredores eliminando estacionamento em algumas avenidas. É até positiva a eliminação de estacionamento, embora o ideal seja entregar essas faixas para os carros.

Acredito que vá haver grande pressão política e os corredores serão abandonados. Espero que esse seja o resultado.

O ideal é reduzir o tráfego de ônibus, racionalziando o serviço apenas nos bairros onde o mesmo é necessário e reduzindo frequências onde o uso é menor.

É um projeto extremamente simples: pintar umas faixas, e construir uns pontos de ônibus mais modernos. Falam apenas em "venilação de ar forçada", sequer em veículos equipados com ar-condicionado, essencial em cidades do Norte do estado de SP devido ao clima. Não vão atrair nenhum passageiro de carro dessa forma!
 

·
on the road
Joined
·
32,515 Posts
Há algum projeto de reativação dos trólebus de Ribeirão Preto?
A operação de trólebus é algo inviável, economicamente, principalmente devido ao custo de energia elétrica em horário de pico (justamente quando há maior demanda por transporte).

Vale lembrar que, ao menos isso, o sistema de transportes em Ribeirão Preto não é subsidado, todo o custo é pago com tarifas, e essas teriam de aumentar muito para justificar a implantação de trólebus.
 

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #9
Em 2003 circulavam esses onibus Padron da foto abaixo, com ar condicionado:



Eles operavam nas linhas Hospital das Clinicas e Forum.

Espero que eles voltem e que sejam das linhas dos corredores.Deveriam tirar a cor amarela da Transcorp e colocar um vermelho.
 

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #10
Minhas apostas para as possiveis linhas pertencentes e suas respectivas empresas:

Jardim Orestes Lopes de Camargo (Transcorp)
Parque de Exposições (Turb)
Jardim Iara (Turb)
Ribeirão Verde II (Turb)
Recreio das Acácias (Rápido d'oeste)
Jardim Palmares (Transcorp)
Parque dos Pinus (Turb)

As duas linhas circulares: (Rápido d'oeste)
As duas linhas perimetrais:(Rápido d'oeste e Turb)
 

·
Registered
Joined
·
1,523 Posts
Eu gostei das idéia do Suburbanist, com excessão dos corredores de ônibus que eu sou a favor. O trólebus eu acho um transporte ultrapassado, prefiro que se invista no biodiesel. Os corredores exclusivos de ônibus eu acho que poderiam ser criados nas Avenidas Independência, Presidente Vargas, Francisco Junqueira e talvez na Maurílio Biagi, porque essas avenidas são largas e ainda sobrariam duas faixas de rolamento p/ os carros, não iria comprometer o fluxo regular de veículos, seria um bom incentivo principalmente para quem mora fora do Centro e lá trabalha, porque aí os ônibus não compartilhariam do tráfego pesado de veículos que se dá no horário de pico. Mas assim como o Suburbanist ressaltou é necessário para o transporte público em Ribeirão ser atraente que todos os ônibus tenham sistema de ar condicionado, porque numa cidade como a nossa isso não é nenhum luxo, é uma necessidade.
 

·
Scooter/motorbike lover
Joined
·
64,186 Posts
Eu espero que o projeto falhe grotescamente e seja abandonado.

Ribeirão Preto, apesar de ser uma cidade com cerca de 600.000 habitantes, trasnporta hoje em ônibus menos do que transportava em 1990, a despeito do aumento de 50% da população. A cidade é rica, e o número de carros por habitante, elevado.

Pretendem fazer os tais corredores eliminando estacionamento em algumas avenidas. É até positiva a eliminação de estacionamento, embora o ideal seja entregar essas faixas para os carros.

Acredito que vá haver grande pressão política e os corredores serão abandonados. Espero que esse seja o resultado.

O ideal é reduzir o tráfego de ônibus, racionalziando o serviço apenas nos bairros onde o mesmo é necessário e reduzindo frequências onde o uso é menor.

É um projeto extremamente simples: pintar umas faixas, e construir uns pontos de ônibus mais modernos. Falam apenas em "venilação de ar forçada", sequer em veículos equipados com ar-condicionado, essencial em cidades do Norte do estado de SP devido ao clima. Não vão atrair nenhum passageiro de carro dessa forma!
Sabe que é verdade?

A prefeitura também poderia estimular o uso da moto (sob pesada campanha contra acidentes e fiscalização contra os "cachorros-loucos") e preparar a cidade para um tráfego mais seguro dos motociclistas.
 

·
Registered
Joined
·
686 Posts
Uma dúvida, estas linhas Norte-Sul e Leste-Oeste serão tipo expressa, (pontuais) ou com paradas? Se for com paradas, serão tipo as de Uberlândia e de Curitiba?
 

·
Registered
Joined
·
10,872 Posts
Em 2003 circulavam esses onibus Padron da foto abaixo, com ar condicionado:



Eles operavam nas linhas Hospital das Clinicas e Forum.

Espero que eles voltem e que sejam das linhas dos corredores.Deveriam tirar a cor amarela da Transcorp e colocar um vermelho.
Não só circulavam nestas linhas que você citou Léo, mas em 7 (sete) linhas:

Hospital das Clínicas - Operado pela Rápido d'Oeste
Vila Virginia - Rápido d'Oeste
Iguatemi - Transcorp
Fórum - Transcorp
Jd. Independência - Andorinha (atual Turb)
Presidente Dutra - Andorinha (atual Turb)
Sumarezinho - Andorinha (atual Turb
)
 

·
Registered
Joined
·
10,872 Posts
Uma dúvida, estas linhas Norte-Sul e Leste-Oeste serão tipo expressa, (pontuais) ou com paradas? Se for com paradas, serão tipo as de Uberlândia e de Curitiba?
As linhas Norte-Sul e Leste-Oeste utilizarão o trajeto dos corredores, e com paradas:


 

·
Registered
Joined
·
10,872 Posts
Minhas apostas para as possiveis linhas pertencentes e suas respectivas empresas:

Jardim Orestes Lopes de Camargo (Transcorp)
Parque de Exposições (Turb)
Jardim Iara (Turb)
Ribeirão Verde II (Turb)
Recreio das Acácias (Rápido d'oeste)
Jardim Palmares (Transcorp)
Parque dos Pinus (Turb)

As duas linhas circulares: (Rápido d'oeste)
As duas linhas perimetrais:(Rápido d'oeste e Turb)
Pessoal, o edital de Licitação ainda não foi publicado, e poderemos ter outras empresas / consórcios operando o sistema ou seja, a Turb, Transcorp e Rápido 'dOeste poderão deixar de operar.
Cabe às empresas oferecerem o melhor serviço pelo menor custo. Vence a melhor.

Tudo o que postamos aqui é divulgação de Prefeitura e da Imprensa. O edital oficialmente ainda será lançado este mês, segundo Dárcy.
 

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #17
Pessoal, o edital de Licitação ainda não foi publicado, e poderemos ter outras empresas / consórcios operando o sistema ou seja, a Turb, Transcorp e Rápido 'dOeste poderão deixar de operar.
Cabe às empresas oferecerem o melhor serviço pelo menor custo. Vence a melhor.

Tudo o que postamos aqui é divulgação de Prefeitura e da Imprensa. O edital oficialmente ainda será lançado este mês, segundo Dárcy.
Que bom!!!

Essa Trascorp e essa Turb tem que sair fora e ficar apenas a Rápido 'dOeste, com todos os seus onibus com fachadas de cores azuis.

Mas e esses novos onibus da Transcorp da chassi VOLVO? ...Serão apenas temporàrios?
 

·
L. Maraba Derzhi Gaz
Joined
·
20,080 Posts
Discussion Starter #18
Não só circulavam nestas linhas que você citou Léo, mas em 7 (sete) linhas:

Hospital das Clínicas - Operado pela Rápido d'Oeste
Vila Virginia - Rápido d'Oeste
Iguatemi - Transcorp
Fórum - Transcorp
Jd. Independência - Andorinha (atual Turb)
Presidente Dutra - Andorinha (atual Turb)
Sumarezinho - Andorinha (atual Turb)
Eu não sabia que foram todas essas linhas...
 

·
Registered
Joined
·
10,872 Posts
Que bom!!!

Essa Trascorp e essa Turb tem que sair fora e ficar apenas a Rápido 'dOeste, com todos os seus onibus com fachadas de cores azuis.

Mas e esses novos onibus da Transcorp da chassi VOLVO? ...Serão apenas temporàrios?
Se for analisar, a empresa que mais cumpre regras dentro do atual sistema é a Turb. É a frota mais nova e bem cuidada. Somente este ano foram entregues 60 carros zero km pela empresa, e as outras (Rápido d'Oeste e Transcorp) não entregaram NENHUM veículo novo neste ano.

Quanto aos novos carros da Transcorp na semana que vem, indica que o grupo Passaredo (dono da Transcorp) entrará na concorrência, mas competirá com vários outros grupos um consórcio ou grupo para explorar o transporte.

Tenho amigo na Turb e disse que o grupo entrará na concorrência com 14 empresas diferentes.

Pra quem não sabe, a Turb pertence ao Grupo Constantino, dono de várias empresas no país, como: União, Empresa Cruz, Itamarati, as três empresas urbanas de Bauru, algumas em Londrina, Itapemirim, e na aviação detém a Gol. Grupo fortíssimo, que entra na 'briga' pra ganhar, e pode até vencer sozinha a licitação.
 

·
Registered
Joined
·
10,872 Posts
Sabe que é verdade?

A prefeitura também poderia estimular o uso da moto (sob pesada campanha contra acidentes e fiscalização contra os "cachorros-loucos") e preparar a cidade para um tráfego mais seguro dos motociclistas.
Eu gosto da maneira como a engenharia de trânsito em BH trata o fluxo de motos. Há muita campanha educativa em busdoor, placas de sinalização e outras mídias, algo do tipo "Motoqueiro, seja visto! Evite o ponto cego" evitando que o motociclista transite pela faixa 'cega' do retrovisor dos carros.
 
1 - 20 of 5625 Posts
Top