SkyscraperCity Forum banner

[SP] Renovando o Centro: Palácio Campos Elíseos como sede do governo paulista

6971 Views 49 Replies 16 Participants Last post by  João Paulistano
Projeto prevê transferência de sede do governo de SP para o Palácio dos Campos Elíseos
da Folha Online

A coluna de Mônica Bergamo (íntegra disponível só para assinantes da Folha e do UOL) desta quinta-feira informa que está na mesa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), um projeto que prevê a transferência da sede do governo para o Palácio dos Campos Elíseos, na avenida Rio Branco, na região central da cidade. Hoje, a sede do governo está no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.
O projeto foi elaborado pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da USP) a pedido do governador, informa a coluna.

O projeto prevê ainda que quatro casas localizadas no entorno do Palácio dos Campos Elíseos, tombadas, passem a abrigar gabinetes de outros secretários de Serra. Também seria construído um bulevar no local.

Idéia de revitalizações são boas. Isso já é discutido há algum tempo inclusive, que começou no governo municipal de Luiza Erundina que transferiu a sede da prefeitura do parque do Ibirapuera para o Palácio das Indústrias no Parque D.PedroII
1 - 20 of 50 Posts
Eu não gosto muito dessa idéia.
O Palácio dos Bandeirantes é a cara do governo do estado de São Paulo.

Há coisas muito melhores para se fazer com o Campos Elíseos e revitalizar a região que torná-lo novamente a sede do governo. Torná-lo museu, centro cultural, etc.
O dinheiro que seria gasto na transferência da sede poderia ser totalmente utilizado apenas para a revitalização da região.
Mas o Palácio JÁ FOI sede do Governo do Estado, e deixou de ser porque era muito pequeno! Ali não cabe a estrutura necessária.
Poderiam sim tirar o terminal Princesa Isabel e transformar aquilo num parque, mandando os ônibus para locais próximos. Isso sim tornaria o local mais acolhedor, ainda mais agora que a cracolândia está sendo renovada. O local já recebe investimentos, se tivesse um projeto mais amplo quem sabe não seria necessário o Palácio do Governo se mudar para lá.
Vou repetir o que eu disse no tópico do "Notícias Paulistas":

eu sou bem favorável à mudança, tanto pelo bem que fará ao centro, quanto pelo que disse o Ligeirinho, não dá pra um dos poderes da cidade ficar láááá no Morumbi, região afastada da cidade, sem bom transporte público, etc... além do mais, há razões históricas para voltar aos Campos Elíseos!

Eu só sou contrário à sede NO Palácio dos Campos Elíseos... eu sou favorável a uma nova construção, monumental, atrás da Praça Princesa Isabel (que deveria ser, devidamente, recuperada), e o Palácio se transformar em residência oficial do governador...
^^
Residência oficial é uma boa idéia, ótima por sinal.
Mas como deveria ser essa construção monumental? Qual o estilo, a altura, o tamanho disponível para sua construção, etc?
^ Não sei exatamente, hahahaha... mas imagino uma construção bem leve, de uns 7/8 pisos, tipo essas "européias" de vidros transparentes... ela poderia ocupar todo o quarteirão atrás da Praça Princesa Isabel, e se integrar com umas 2 ou 3 casas do fim do século XIX que existem nesse quarteirão... ou seja, estaria a sede do governo, daí em frente estaria a Praça Princesa Isabel, e à direita (vistos da Rio Branco) o Palácio dos Campos Elíseos... isso tudo acompanhando de uma bela reurbanização do bairro e da Rio Branco... não seria uma boa? m))
meu sonho é ver a sede do governo onde eh a sec da educacao, na praca da republica
Não acho legal mudarem de prédio, prefiro o palácio dos bandeirantes...

Deu faniquito no Serra pra sair dali não sei pra que! Deve ser o fantasma do Mario Covas rondando o Morumbi...
^^

:lol::lol::lol:
Não acho legal mudarem de prédio, prefiro o palácio dos bandeirantes...

Deu faniquito no Serra pra sair dali não sei pra que! Deve ser o fantasma do Mario Covas rondando o Morumbi...
Ué, faz tempo que isso é discutido... ou vai dizer que nunca viu que uma das ações pra revitalizar o centro foi a transferência de tudo quanto é secretaria pra região central? O que é totalmente incoerente é só o poder executivo não tomar o mesmo rumo, além de que, é ridículo ficar isolado lá num bairro afastado como o Morumbi, enquanto o centro da cidade tá abandonado...
E mesmo por razões históricas, por 50 anos o Palácio dos Campos Elíseos foi sede/residência do governo do estado de São Paulo, mais tempo do que o Palácio dos Bandeirantes... ou seja, tratar como se fosse uma coisa saída do nada, é que não tem cabimento...
O Palácio dos Campos Elísios é muito mais bonito... O Bandeirante é sei lá... bonitnho... Mas o Campos Elisios nao seria muito pequeno?
^ Não sei exatamente, hahahaha... mas imagino uma construção bem leve, de uns 7/8 pisos, tipo essas "européias" de vidros transparentes... ela poderia ocupar todo o quarteirão atrás da Praça Princesa Isabel, e se integrar com umas 2 ou 3 casas do fim do século XIX que existem nesse quarteirão... ou seja, estaria a sede do governo, daí em frente estaria a Praça Princesa Isabel, e à direita (vistos da Rio Branco) o Palácio dos Campos Elíseos... isso tudo acompanhando de uma bela reurbanização do bairro e da Rio Branco... não seria uma boa? m))
Sim, parece boa a idéia. Agora parece bem claro. Isso realmente valorizará a região e lhe tirará aquele ar de estagnação. :yes:
Ué, faz tempo que isso é discutido... ou vai dizer que nunca viu que uma das ações pra revitalizar o centro foi a transferência de tudo quanto é secretaria pra região central? O que é totalmente incoerente é só o poder executivo não tomar o mesmo rumo, além de que, é ridículo ficar isolado lá num bairro afastado como o Morumbi, enquanto o centro da cidade tá abandonado...
E mesmo por razões históricas, por 50 anos o Palácio dos Campos Elíseos foi sede/residência do governo do estado de São Paulo, mais tempo do que o Palácio dos Bandeirantes... ou seja, tratar como se fosse uma coisa saída do nada, é que não tem cabimento...
Ai foi mal, sou do interiorrrrrr fio, não sei o que se passa na "capitar"... :eek:hno:

Ou sou muito mal informado mesmo... :lol:
Achei BASTANTE interessante o projeto.
A matéria do GLOBO tem mais detalhes, vale uma lida.
- - -

Palácio dos Campos Elíseos pode voltar a ser sede do governo paulista
Plantão | Publicada em 20/03/2008 às 15h03m
Fabiana Parajara, O Globo Online

SÃO PAULO - A sede do governo paulista pode sair do Morumbi. O Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do governador desde 1964, pode ser trocado pelo Palácio dos Campos Elíseos, na Avenida Rio Branco. Projetado por um arquiteto alemão por encomenda de um dos barões do café, o palácio vizinho ao centro da cidade foi sede do governo paulista por 53 anos. Durante muitos anos foi ocupado por diversas repartições públicas, até ser reformado e ocupado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Há dois meses, um grupo de cerca de 15 professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP se dedica a desenhar o projeto da nova residência oficial, a pedido do governador José Serra. A idéia dos arquitetos é modificar todo o entorno do palácio, de forma a integrar os bairros de Campos Elíseos, Bom Retiro e Pari. O relatório final deve ser entregue na segunda-feira, segundo o professor Sylvio Sawaya, diretor da FAU e amigo pessoal de Serra. Mas, parciais do projeto já estão com o governador.

- É um projeto belíssimo, que vai criar um novo tecido urbano valorizando tudo que já está construído. O tráfego passará por baixo, em túneis, ou por cima, para poder dar aproveitamento total à área, privilegiando aparelhos culturais - afirma Sawaya, sem revelar quanto pode custar a reforma toda.

Uma coisa, porém, é certa: Serra não deve habitar o novo palácio. Apesar de seu empenho pessoal no projeto, as intervenções mínimas para mudança só ficariam prontas em dois anos. Se começar este ano, o prazo é 2010, último ano da gestão do governador, que sonha com outro palácio, o da Alvorada, em Brasília. Ao novo governador caberá, então, a decisão final de mudar.

Pelo projeto, o Palácio dos Campos Elíseos seria integrado a outros quatro prédios tombados da região, que serviriam como gabinetes para secretarias de estado.

A Avenida Rio Branco seria parcialmente ajardinada e o tráfego passaria por baixo, num túnel entre a Alameda Nothmann e a Avenida Duque de Caxias. De acordo com Sawaya, o palácio seria rodeado por um jardim entre 10 e 15 metros, o que evitaria também o problema de barulho. Outras intervenções ocorreriam pontualmente em toda a vizinhança para revitalizar a região.

Para transformar parte do prédio em residência, segundo Sawaya, as reformas não são grandes. No subsolo, térreo e jardins ficariam as áreas públicas e de administração. Junto com os jardins, os salões seriam usados para receber autoridades. No primeiro andar ficaria o gabinete e, no último piso, a residência oficial.

- Basicamente, teríamos de remover algumas colunas para ficar plenamente habitável (o último piso) - diz Sawaya.

Ainda entre as medidas planejadas pelos arquitetos está a transferência do terminal de ônibus Princesa Isabel para outro local.

- Ali, teríamos um espaço aberto à população, com capacidade para até 5 mil pessoas, numa espécie de praça aberta para shows e apresentações - afirma o professor.

O projeto cai como uma luva em outro plano, o da Prefeitura de São Paulo, que já está em andamento, de transformar a área conhecida como Cracolândia num pólo cultural. Serra lançou a revitalização da área no ano que esteve à frente da Prefeitura da capital. A região já abriga o Museu da Língua Portuguesa, a Sala São Paulo e a Pinacoteca. Em breve haverá também um Teatro de Dança, no prédio da antiga rodoviária da cidade, até agora ocupado por um shopping e que foi desapropriado.

- Propomos uma ampliação da Pinacoteca, a criação de um museu da Ciência na Avenida Tiradentes, ao lado da Pinacoteca; e a transformação do antigo prédio da Poli em um centro de referência em Engenharia e Arquitetura - conta o arquiteto.

Sawaya afirma que as intervenções serão feitas de modo a preservar o comércio e, principalmente, as confecções que ficam na área. Pelo levantamento da FAU, o Bom Retiro abriga atualmente o segundo maior pólo de confecções do mundo, atrás apenas de Nova York.

Para a revitalização da Luz, estão previstos incentivos fiscais para que empresas ocupem a região e ainda a mudança de órgãos públicos, como a Prodam, para lá. Para os urbanistas da FAU, a revitalização pode atravessar a Avenida Tiradentes e beneficiar ainda os prédios da Cavalaria da Polícia Militar e a Igreja de São Cristóvão, entre outros.

- Para mim, que conheço o governador desde os bancos escolares, o projeto tem um fundo afetivo. Quando meninos, ele morava na Mooca e eu na Barra Funda, mas costumávamos atravessar todo o centro a pé. Um projeto assim tornaria isso possível novamente, mas mantendo a malha viária que já está construída - afirma o professor.

Segundo ele, a proposta já foi avaliada também pelo Comando da Polícia, que o considerou viável mesmo em casos de manifestação. Ou seja: o palácio pode ser isolado do povo em caso de protestos.

O arquiteto não sabe que destino será dado ao Palácio dos Bandeirantes em caso de mudança da sede do governo para o centro.

- O Bandeirantes foi originalmente projetado para ser uma universidade. Talvez ele retome essa função original, passando, por exemplo, para a Unesp, já que as outras duas faculdades públicas já estão estabelecidas. Mas os parques, que são maravilhosos, poderiam virar área pública - diz Sawaya.

A construção do Bandeirantes começou em 1955, para abrigar a Universidade Fundação Conde Francisco Matarazzo. Acabou sendo usado como sede do governo. Atualmente, abriga, além do governador, um rico acervo com mais de 1,5 mil obras, boa parte delas do século XIX.

Campos Elíseos é projeto de arquiteto alemão

O Palácio dos Campos Elíseos foi um projeto do arquiteto do alemão Matheus Häusler para o barão do café Elias Antônio Pacheco e Chaves. O prédio foi inaugurado em 1898 com muitas novidades trazidas exclusivamente da Europa, como maçanetas de porcelana, terracotas da Itália e fechaduras e dobradiças dos Estados Unidos.

Em 1911, o palácio virou sede do governo e residência oficial do governador, que na época era Manuel Joaquim de Albuquerque Lins do Estado de São Paulo. Logo depois, os gradis que circundavam o prédio deram lugar a muros altos que escondiam o prédio de quem passasse pela Avenida Rio Branco. Em 1964, o governo foi transferido para o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

Em 1967, o edifício sofreu um incêndio que destruiu o seu telhado e interior, após o qual foi restaurado. Em 2006, uma nova reforma foi feita e o prédio passou a abrigar a Secretaria da Ciência e Tecnologia. O imóvel foi tombado em 1977.

LINK:
http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008...ar_ser_sede_do_governo_paulista-426381748.asp
See less See more
^^
Mas o apelo do Troféu do Campeonato Paulista vai diminuir!
É tão legal a taça com o formato do Palácio dos Bandeirantes...:|
Terão de inventar outro formato.
^ Isso é o que eu sempre me pergunto (e não só para o projeto atual, mas sim para os meus projetos de sonho, hehehehe): o que fazer com o Palácio dos Bandeirantes, após deixar de ser a sede do governo?

Tem hora que eu acho que poderia ser um belo museu (tipo Museu de História Natural, por exemplo), mas quando penso na localização dele, desanimo... sinceramente, acho que nenhum grande museu da cidade deve ficar num bairro distante e residencial como o Morumbi. É bem inacessível pra imensa maioria da cidade...
Devem restaurar os edificios da região, mas acho que o governo tem que continuar no Palacio dos Bandeirantes.
E o acervo do Palácio dos Bandeirantes, seria repassado à tal faculdade ou iria para algum outro museu?
Deixa do jeito que esta o custo disso seria maior do que simplesmente reurbanizar a área.
1 - 20 of 50 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.