Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 71 Posts

·
Registered
Joined
·
7,879 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Material aparece em diversas formas e utilizações em espaço cultural e educacional na zona Leste de São Paulo



























O Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA) convidou os arquitetos da FGMF para projetar o Museu do Aço, um equipamento cultural e educacional na zona Leste de São Paulo.

O programa inclui um teatro completo para 500 pessoas, espaço de exposições temporárias, o próprio museu do aço e salas de capacitação profissional. O edifício demonstra o uso do aço em diversas aplicações e formas, e deve se tornar uma referência prática da versatilidade do material.

A proposta arquitetônica, porém, não partiu de um elemento sólido, mas de um vazio: o principal gerador do partido é o espaço público. "Mais que uma construção, queríamos que o museu fizesse parte do tecido urbano, que fosse experimentado em todos os momentos e por todas as pessoas, e não somente por aqueles que se dispusessem a entrar no espaço expositivo", explica Lourenço Gimenes, da FGMF.

No terreno de 400 m de frente para uma via expressa, ao lado de uma estação de metrô, o térreo foi liberado para deixá-lo visual e fisicamente permeável. Uma praça escavada, de acesso mais controlado, serve de abrigo ao foyer do teatro, às salas de aula, a um café e a espaços técnicos do complexo, além de se resguardar do barulho da avenida.

Sobre esse vazio - que também simboliza as minas de onde é extraído o minério de ferro - paira um enorme volume revestido de aço corten, suspenso por finas hastes tracionadas presas a uma estrutura periférica simples e esbelta. O volume inusitado e orgânico contrasta com a rigidez e precisão da estrutura que o sustenta.

O espaço interno também possui contornos irregulares, com mezaninos soltos e interligados por rampas. A forma irregular transforma-se em um espaço rico e de dimensões variadas no interior, com aberturas eventuais de vidro e tela perfurada que permitem vislumbrar a praça logo abaixo.

A tela metálica, durante o dia, deixa o grande volume do museu ligeiramente enevoado, indefinido. Em rasgos estratégicos na tela, por onde se dão os acessos ao espaço público, podem-se ver pedaços desse elemento. Já à noite, iluminado, o museu surge com força na paisagem.

Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/fgmf-projeta-museu-do-aco-194188-1.asp

Endereço: Av. Alcântara Machado, ao lado da estação Belém da Linha 3
 

·
Recursive
Joined
·
11,712 Posts
GEEEEEENTE, vai ser o nosso Hayden Planetarium!!! :shocked:



Só que sem um planetário :lol::lol:

Que projeto MARAVILHOSO! Quase beira a perfeição!!! :happy:

Quisera que houvem mais iniciativas do gênero no país, aff
 
1 - 20 of 71 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top