SkyscraperCity Forum banner

(SP) São Paulo | Centro | Shopping Metrô Luz, Faculdade, Hotel e Centro Integrado de Ensino Tecnológico

6056 Views 21 Replies 19 Participants Last post by  One Sky
Nova Estação da Luz terá faculdade, hotel ou shopping

Ideia da concessionária da Linha 4-Amarela é criar 'receitas acessórias'; terminal da Vila Sônia deve ganhar centro de compras

Inaugurada hoje, a Estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo deve ganhar uma faculdade, um shopping ou um hotel nos próximos anos. A intenção da concessionária ViaQuatro, responsável pela linha, é firmar uma parceria com um empreendedor privado e montar o negócio no terreno ao lado da praça sobre a parada, para criar "receitas acessórias".

Há outras iniciativas parecidas com essa para a Linha 4. Um shopping center está sendo construído em uma área vizinha da Estação Faria Lima e outro poderá ser erguido no terreno da futura Estação Vila Sônia, ambas na zona oeste. Esses imóveis vão atrair ainda mais pessoas para o ramal que, segundo as previsões da concessionária, deve transportar 700 mil passageiros por dia a partir do ano que vem. Hoje, são quase 210 mil.

Segundo Luís Valença, presidente da ViaQuatro, os estudos preliminares apontam que o melhor uso para o empreendimento da Luz é o do ensino superior. "A construção vai ser vertical", explica Valença. Ele diz que o prédio será conectado à estação de metrô e ajudará a revitalizar a área, degradada. A obra vai ocupar um espaço de 6 mil metros quadrados.

Faria Lima. Assim como no caso da Luz, o centro comercial em construção na Avenida Faria Lima, na esquina coma Rua Teodoro Sampaio, se ligará à estação por uma passagem subterrânea. "As pessoas não vão precisar sair do shopping para chegar ao metrô", afirma Valença. Mas, diferentemente dos projetos da Luz e da Vila Sônia, esse terreno pertence a terceiros.

Valença explica que haverá "uma cooperação operacional" e um "conjunto de compensações" entre a ViaQuatro e os proprietários do shopping, para criar receita. Procurada ontem, a incorporadora Yuni, responsável pelo empreendimento, não se manifestou sobre quando o espaço será aberto. A obra, de acordo com funcionários, começou há quatro meses.

No caso do shopping sobre a Estação Vila Sônia - que só deve abrir entre 2013 e 2014 -, Valença afirma que na região faltam centros comerciais do gênero. Ainda não há prazo para as obras começarem, assim como na Estação Luz.

Polos. Para o arquiteto e urbanista Cândido Malta, da Universidade de São Paulo (USP), a medida é positiva. "Vai atrair mais gente para a linha, mas isso, no fundo, é bom. A cidade de São Paulo seria muito melhor se as linhas de metrô tivessem sido adensadas desde o início, para permitir uma mescla de usos", explica.

Malta diz que polos de serviços, como shoppings, ou de educação, como faculdades, com acesso facilitado por meios de transporte de alta capacidade, caso do metrô, induzem as pessoas a recorrer menos aos carros para chegar até eles.

Mas o urbanista ressalta que o principal objetivo da ViaQuatro é zelar pelo serviço de qualidade na Linha 4-Amarela.

Passageiros da Linha 4 se dividem sobre a construção de shoppings perto das estações do ramal. "Acho bom. Dentro de um shopping a gente se sente mais segura. Além disso, vai dar uma renovada no pedaço", diz a fonoaudióloga Adriane Dias, de 34 anos, usuária da Estação Faria Lima. "Faculdade acho positivo, mas shopping já tem demais", afirma o assessor sindical Regis Munhoz, de 24 anos, que também usa a parada.











Projeto arquitetônico: Padovani Rodrigues Arquitetos Associados
Autor: Lucas Padovani
Metragem: 7.000 m²

Em terreno situado em frente a estação Luz da Linha 1-Azul e 4-Amarelo, numa região que atualmente vem se reconfigurando, este centro busca potencialzar as caraterísticas tecnológicas já existentes no local, propondo um complexo de ensino que funciona de forma integrado em diversos setores tecnologia e pesquisa.

Duas lâmpinas conectadas sobre uma grande praça pública liberam o térreo para a livre circulação, distribuem o programa e reorganizam os fluxos existentes. No subsolo usos mais públicos se apresentam, e dialogam com metrô e estação Luz. Aberturas estratégicamente situadas criam perpectivas para o interessante entorno que envolve e valoriza este equipamento.
See less See more
6
1 - 20 of 22 Posts
:applause:

Excelente! Adoro essas propostas. Espero que, na prática, tudo seja construído de modo fiel ao que foi concebido no projeto.
Interessante, Torço que vá pra frente e ajude a melhorar a região que está extremamente degradada, a faculdade é uma boa pois vai ajudar a melhorar um pouco o nível das pessoas por ali (não me entendam mal, mas a verdade é que a maioria das pessoas que circulam pela região são prostitutas, drogados, bandidinhos, etc).
See less See more
tomara que saia, tem muitos turistas que vao visitar os centros culturais da regiao e nao tem mais o que fazer ai... sera uma atrativo mais.
Muito bom. Contribuirá significativamente pra dar um up na região da Luz.
Gostei do projeto, é simples e um pouco mais de verde não lhe faria mal, mas respeita bem as construções históricas vizinhas além de ser outro equipamento que vai ajudar a revitalizar a região. Espero que tratem as empenas dos prédios vizinhos de alguma forma, seja com um painel ou grafite, pois se ficar deste jeito...

*pohan, como eu odeio esse palito amarelo escalonado do outro lado da avenida, acaba com a sequencia de belos casarões. :eek:hno:
See less See more
Lindo, muito bom, achei ótimo o aproveitamento dessa enorme praça que se criou e que está vazia triste e sem frequentadores encima da estação da Linha Amarela...

Achei que caiu como uma luva para a região. Espero que com isso haja interesse imobiário residencial na região e se crie um círculo virtuoso sem descaracterizar o local. Fiquei feliz e esperançoso pra essa região agora :)
See less See more
Poucos lugares tem uma estação de trem tão linda como a Luz... o shopping ficará muito bom!
Eu sei que urbanistas e arquitetos criticam muito a construção de shoppings, mas NMO é a melhor forma comprovada de se revitalizar uma região. É falacia acreditar que no Brasil o comércio de rua pode se fortalecer nesse momento em que a população busca conforto e principalmente segurança!! E acredito que com a construção do shopping é bem capaz de fortalecer o comércio de rua.
See less See more
Só nao pode ser um shopping igual o light, que é tão bonito mas completamente vazio, só vale a pena a praça de alimentação e as lojas do térreo.
O projeto é bonito e a instalação de shoppings anexos às estações é interessante pois facilita o acesso para quem usa o metrô, diminuindo assim a necessidade do uso de carro.
1 - 20 of 22 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top