Joined
·
8,071 Posts
Projeto arquitetônico - http://www.hf.arq.br/projeto/museu-paulista/USP anuncia vencedores do concurso de restauro do Museu Paulista
A empresa vencedora ganhou o direito de celebrar o contrato para o desenvolvimento do projeto executivo das obras
![]()
O projeto vencedor prevê um mirante no topo do edifício-monumento e a criação de uma área de exposição no subsolo – Fotomontagem: Hereñu + Ferroni Arquiteto Ltda
A USP anunciou, no dia 18 de dezembro, os projetos vencedores do concurso nacional de arquitetura para o restauro e a modernização do edifício-monumento do Museu Paulista (MP), localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Com o anúncio do projeto vencedor, o Museu do Ipiranga já começa a ter um retrato de como ficará em 2022. “Estamos agora entrando na reta final para equacionar as necessidades e os problemas diagnosticados no edifício-monumento nos trabalhos de prospecção realizados nos últimos anos”, explica a diretora do museu, Solange Ferraz de Lima. “A elaboração do projeto executivo pela empresa vencedora será o último ponto de inflexão em nosso planejamento para as obras e garantirá o início da execução do restauro e modernização com a segurança necessária a um trabalho desse porte”, completa.
O vencedor terá o prazo de 12 meses, a contar da assinatura do contrato, para a elaboração do projeto executivo, com um custo de R$ 5,6 milhões. Com o projeto finalizado, a USP poderá efetuar a licitação das obras, que deverão ter início em 2019. A previsão é que o museu seja reaberto em 2022, nas celebrações do Bicentenário da Independência. O edifício passará a ser dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental.
O Museu do Ipiranga foi fechado à visitação pública em 2013 e, desde então, o prédio vem passando por uma série de intervenções estruturais. Paralelamente, o museu começou a tratar da transferência de seus acervos para viabilizar a execução das obras, tendo sido concluídas e reabertas ao público a Biblioteca e a área de Documentação Histórica e Iconografia.















