SkyscraperCity banner

1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
Joined
·
7,221 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
(SP) São Paulo | Marginal Pinheiros | Edifício River One | 139,47m | 36 andares | Perkins+Wil

Perkins+Will: Edifício River One, São Paulo

Do plano para a arquitetura multifuncional

Incumbidos do estudo de viabilidade de um edifício comercial a ser implantado em terreno beirando a Marginal Pinheiros, na capital paulista, no lote em que funcionou uma unidade da Johnson & Johnson Farmacêutica, os arquitetos da Perkins & Will no Brasil mudaram o escopo e recorreram a alternativas do Plano Diretor Estratégico de São Paulo que incentivam a diversidade de usos das novas edificações - sobretudo os natureza semipública - em troca de aumento do potencial construtivo. A partir do remembramento de lotes vizinhos, então, desenvolveram simultaneamente hipóteses variadas de implantação, que evoluíram para a ideia de se criar um empreendimento até agora pouco usual no mercado brasileiro: um embasamento comercial de grande porte que, a partir da altura de 90 metros, se transforma em torre residencial. Foi assim que começou a ser esboçado o edifício River One, cuja execução aguarda neste início de 2018 a autorização para o início da demolição da edificação existente no lote.

O terreno tem ampla frente voltada para a avenida expressa e possui configuração de dupla esquina. Praça aberta e lojas/restaurante circundam os dois halls de acesso aos usuários - um residencial e o outro comercial -, estando as entradas recuadas da rua a fim de acomodar com segurança e conforto a diversidade de fluxos. Nesse sentido, Tolaine enfatiza a qualidade do projeto em ter preservado a massa verde do lote, que faz a transição do exterior para o interior do complexo.

No primeiro andar há um auditório (96 lugares) e cafeteria, além de vagas para estacionamento de carros e bicicletas; o programa corporativo começa no sexto pavimento (até lá há garagens de automóveis, o mesmo ocorrendo no primeiro e segundo subsolos). São escritórios com amplo pé-direito (4,15 metros), dispostos lado a lado nas lajes de 1,2 mil metros quadrados de área, classificados como AAA.

A transição para a torre residencial ocorre no 20º pavimento, em que serão implantadas as áreas de lazer das moradias: piscina, sala de ginástica e de festas. Já as lajes residenciais são compartimentadas com oito apartamentos por andar (na extremidade noroeste há duas unidades maiores, de 75 m2, com dois dormitórios), em parte voltados para a frente e em parte para os fundos do edifício. No total, há 120 unidades, distribuídas em 15 pavimentos.

Ficha Técnica

Início do projeto: 2015
Área do terreno: 5.000 m2
Área construída: 40.000 m2
Arquitetura: Perkins+Will
Paisagismo: Luciana Moraes
Fundações: Consultrix





















______________________________________________

Operários morrem ao cair de andaime no 15º andar de prédio na Zona Oeste de SP

Três funcionários de empresa de demolição despencaram de andaime, segundo os bombeiros. Um sobreviveu ao ficar dependurado.





 

·
Moderator
Joined
·
28,404 Posts
Putz.. complicado o começo do projeto. Como que o andaime cai assim desse jeito?

-------

Quanto ao prédio... é bonito com certeza. Agrega muito ao skyline da região.
Mas por ser Sao Paulo não vai ser nenhum destaque Ó que incrível
 

·
res severa, verum gaudium
Egal ob Baden oder Schwaben
Joined
·
6,489 Posts
Bonito, mas meio datado (não é impressionante pois está em SP, se fosse fora daí certamente seria uma sumidade)
 

·
Registered
Joined
·
1,398 Posts
Prédio comum se tratando de SP, só mais um na multidão.
 

·
Registered
Joined
·
18,983 Posts
Achei legal ser um mixed use, mas acho que poderia ter uma fachada mais arrojada visto que a localização é muitíssimo boa. Espero que o projeto amadureça e ajuste alguns detalhes.
 

·
Registered
Joined
·
7,587 Posts
Achei desproporcional o bloco menor com o maior, deveriam ter feito mais alto a torre residencial.
Gostei bastante da base ativa do projeto, achei que foi a parte que mais valorizada do projeto.
 

·
Registered
Joined
·
10,344 Posts
Agora ficou mais claro o motivo de ter esse espeto saindo do prédio... Gostei muito da proposta e acredito que vai ser excelente ter uma área de lazer no alto da parte comercial (imagina dar uma festa ali!). Mas o conjunto ficou muito estranho, tem um descompasso muito grande entre as partes que não foi bem resolvido.
 

·
LUSOROD
Joined
·
9,236 Posts
achei o prédio lindão. Poderiam ter ousado mais? SIM! Apesar disso achei o projeto bem lindo!
 

·
Registered
Joined
·
195 Posts
Prédio comum se tratando de SP, só mais um na multidão.
Discordo completamente, o que têm se construído aqui é muito mais comum que isso. Ele pode não impressionar, mas com certeza agregara ao skyline. Principalmente por ficar numa área com pouquíssimos prédios, eu sempre fico babando pelo prédio da Odebrecht que fica do lado, por mais "comum" que ele seja está muito acima da média do que se têm construído na cidade e reina isolado naquele trecho/lado da marginal.
 
W

·
Guest
Joined
·
0 Posts
Parece que desde o acidente em outubro passado, a demolição do predio atual está paralisada.
 
1 - 20 of 25 Posts
Top