As cocheiras são tombadas, meu deus! :cripes:
Projeto arquitetônico: Königsberger Vannucchi e Levisky ArquitetosProjeto do Jockey de São Paulo tem parque e torres
Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico aprovou diretrizes de construção em área de 586 mil m²
SÃO PAULO - Afundado em dívidas milionárias e com gigantescas áreas ociosas, o Jockey Club de São Paulo deu o primeiro passo para mudar de cara e transformar uma das regiões mais nobres da capital paulista. O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) aprovou nesta semana diretrizes que abrem caminho para a construção de um parque rebaixado com área de 150 mil metros quadrados no meio do hipódromo e de torres comerciais e residenciais nas duas pontas do terreno tombado da Marginal do Pinheiros, no bairro Cidade Jardim, zona sul paulistana.
O Estado teve acesso com exclusividade ao projeto de requalificação urbana do Jockey, que será apresentado nesta sexta-feira, 20, pelo prefeito João Doria (PSDB) e pelo presidente do conselho administrativo do clube, Benjamin Steinbruch. Com o conceito de integrar a área de 586 mil metros quadrados à cidade, o projeto prevê a demolição do muro de quase dois quilômetros de extensão na Avenida Lineu de Paula Machado para facilitar a circulação de pessoas e melhorar a visibilidade interna do equipamento. Por causa das limitações impostas pelo tombamento e para não prejudicar as corridas de cavalos, o parque será instalado no nível abaixo ao da pista e o acesso será feito por passagem subterrânea.
O projeto prevê o restauro das estruturas tombadas, como a cocheira, as tribunas e o antigo hospital, e que ocupam cerca de 90 mil metros quadrados. Na entrada principal, as construções de equipamentos culturais e de galerias comerciais não poderão ultrapassar a altura da arquibancada dos espectadores do turfe. Nos dois polos extremos do Jockey, do lado próximo à ponte Cidade Jardim, e do lado próximo à Ponte Eusébio Matoso, a ideia é erguer torres residenciais e comerciais para atrair investidores.
As imagens me confundiramEstou falando de área construída mesmo! 15.000 + 42.000 m² de área construída não é grande coisa! Apenas o Eco Berrini, por exemplo, tem 92.000 m² de área construída!