SkyscraperCity Forum banner

(SP) São Paulo | Marginal Pinheiros | Parque do Jockey | 586 mil m²

8349 Views 31 Replies 21 Participants Last post by  lusorod
Projeto do Jockey de São Paulo tem parque e torres

Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico aprovou diretrizes de construção em área de 586 mil m²

SÃO PAULO - Afundado em dívidas milionárias e com gigantescas áreas ociosas, o Jockey Club de São Paulo deu o primeiro passo para mudar de cara e transformar uma das regiões mais nobres da capital paulista. O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) aprovou nesta semana diretrizes que abrem caminho para a construção de um parque rebaixado com área de 150 mil metros quadrados no meio do hipódromo e de torres comerciais e residenciais nas duas pontas do terreno tombado da Marginal do Pinheiros, no bairro Cidade Jardim, zona sul paulistana.

O Estado teve acesso com exclusividade ao projeto de requalificação urbana do Jockey, que será apresentado nesta sexta-feira, 20, pelo prefeito João Doria (PSDB) e pelo presidente do conselho administrativo do clube, Benjamin Steinbruch. Com o conceito de integrar a área de 586 mil metros quadrados à cidade, o projeto prevê a demolição do muro de quase dois quilômetros de extensão na Avenida Lineu de Paula Machado para facilitar a circulação de pessoas e melhorar a visibilidade interna do equipamento. Por causa das limitações impostas pelo tombamento e para não prejudicar as corridas de cavalos, o parque será instalado no nível abaixo ao da pista e o acesso será feito por passagem subterrânea.

O projeto prevê o restauro das estruturas tombadas, como a cocheira, as tribunas e o antigo hospital, e que ocupam cerca de 90 mil metros quadrados. Na entrada principal, as construções de equipamentos culturais e de galerias comerciais não poderão ultrapassar a altura da arquibancada dos espectadores do turfe. Nos dois polos extremos do Jockey, do lado próximo à ponte Cidade Jardim, e do lado próximo à Ponte Eusébio Matoso, a ideia é erguer torres residenciais e comerciais para atrair investidores.
Projeto arquitetônico: Königsberger Vannucchi e Levisky Arquitetos







_________________________________________










See less See more
8
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 32 Posts
As cocheiras são tombadas, meu deus! :cripes:
  • Like
Reactions: 3
Esses prédios são ilustrativos mas seria legal se realmente construissem prédios com essas volumetrias.
Se o parque ficar fiel ao render ele se tornará um dos principais cartões postais da cidade!

Os prédios não serão grande coisa pois a área construída que eles terão não é tão grande assim!
No terreno do Polo Cidade Jardim é suficiente pra construir algo impactante, ali cabe as São Paulo Corporate Towers, EZ Towers ou WT Morumbi, que são projetos consideráveis, mas se você está falando de altura, aí concordo, não será grande coisa, já que na região não permite.
Estou falando de área construída mesmo! 15.000 + 42.000 m² de área construída não é grande coisa! Apenas o Eco Berrini, por exemplo, tem 92.000 m² de área construída!
  • Like
Reactions: 1
Finalmente um projeto nível primeiro mundo para São Paulo, parabéns para a cidade!

Seria um Central Park paulistano.
Estou falando de área construída mesmo! 15.000 + 42.000 m² de área construída não é grande coisa! Apenas o Eco Berrini, por exemplo, tem 92.000 m² de área construída!
As imagens me confundiram
Agora vi o pdf, uma pena :eek:hno:
42 mil m2 é a área do polo Cidade Jardim. O potencial cru da região é de 4 vezes (168 mil m2), mas ainda é possível adicionar potencial por meio de outorga onerosa...
  • Like
Reactions: 3
nossa senhora do perpétuo socorro...AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI, esse Dória é DANADO! Ah se eles fizerem algo com essa volumetria.....seria uma coisa incrível para a cidade de SP, algo Icônico!
Pelo menos a prefeitura quer algo icônico, resta ver se quem pegar o terreno vai estar atento a isso (e atento ao que é icônico em outros países)
See less See more
PEEFEITO ESSE PROJETO .... QUE COISA LINDA... SAO PAULO CADA DIA MAIS ARRAZADORA... ;-) so o Poder !


ameiiii
  • Like
Reactions: 1
Espero que chamem um Frank Gehry, Bjarke Ingels, Calatrava ou outro arquiteto que ainda não tem obra em sampa pras tais torres iconicas. O Calatrava é meio problemático mas acho ele fantástico.

Se chamar brasileiro, aposto que vão fazer um daqueles residenciais genérico contemporaneo com traços modesnistas, pilastra exposta, concreto, friso de madeira... Preguiça já!
See less See more
  • Like
Reactions: 1
WTorre Morumbi:

Área do terreno: 22.548 m²
Área locável: 94.000 m² (4,17 vezes mais que o terreno)
Área construída: 170.428 m² (7,56 vezes mais que o terreno)

Usando ele como parâmetro, chego nos seguintes números:

Polo Cidade Jardim:

Área do terreno: 42.000 m²
Área locável: 175.140 m² (4,17)
Área construída: 317.520 m² (7,56)

Polo Rebouças:

Área do terreno: 15.000 m²
Área locável: 62.550 m² (4,17)
Área construída: 113.400 m² (7,56)
See less See more
  • Like
Reactions: 2
Acho a ideia desse projeto fantastico. So não entendi, quem vai ser o dono do projeto/vai escolher quem vai fazer os projetos da revitalização? O proprio Jockey Club?

Pelos renders, as marquises me lembrou Ibirapuera...tem tudo para se tornar um lugar muito legal memso.
Pelo o que eu entendi o Jockey vai fazer um parque aberto ao público como parte da quitação de suas dívidas, para ajudar a pagar o resto a prefeitura articulou para que o Jockey pudesse aumentar sua receita ampliando as possibilidades de uso de seu terreno e deu um caminho para ser seguido.
A obra é de total responsabilidade do Jockey que deve procurar os investidores e apresentar o projeto final do parque e dos edifícios para a prefeitura aprovar ou não.
See less See more
Uma coisa que não entendi, e que li no Estadão, é que primeiro o Jockey vai apresentar o projeto e só depois será discutido as limitações da área. Tá certo isso?

"... O Jockey deve agora aprimorar o projeto e apresentá-lo ao conselho estadual de proteção ao patrimônio, o Condephaat. Em seguida, deve discutir as regras de zoneamento com a Prefeitura para saber, por exemplo, quais serão os limites de construção no terreno, em área equivalente a 60 quarteirões. As regras serão definidas por meio de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) específico para o hipódromo."
Fonte
See less See more
1 - 20 of 32 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top