SkyscraperCity banner
1 - 20 of 45 Posts

·
Registered
Joined
·
7,739 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Conheça melhor o projeto do Memorial da Democracia apresentado nesta terça





























O projeto do museu interativo Memorial da Democracia foi apresentado pela primeira vez ao público nesta terça-feira (26). O projeto é coordenado por Paulo Vannuchi, diretor do instituto Lula, e conta com uma equipe liderada pela historiadora Heloísa Starling, da UFMG, pelo designer Gringo Cardia e pelo arquiteto Marcelo Ferraz.

Heloísa explicou que todo o projeto das linhas narrativas partiu da frase do presidente Lula de que a democracia é uma conquista do povo brasileiro. A partir daí foram criadas cinco linhas narrativas que contemplam desde as lutas de resistência dos negros, passando pelas conjurações mineira, carioca e baiana e chegando à luta contra a ditadura e aos movimentos mais recentes. Esse processo culmina na ideia da democracia infinita, que é continuamente construída e ampliada.

Além dessa abordagem histórica e interativa dos processos democráticos, que visa formar e informar os visitantes sobre o que foi e continua sendo o processo de construção democrática, o Memorial da Democracia abarcará também o acervo presidencial que reúne documentos, cartas e presentes recebidos pelo ex-presidente Lula durante seus mandatos. Lula considera que esse acervo deve ser público e estar acessível a quem queira conhecê-lo e pesquisá-lo.

Essas duas diferentes partes do museu estarão separadas arquitetonicamente, já que o projeto desenvolvido por Marcelo Ferraz prevê dois blocos distintos, ligados por passarelas. Dessa forma, o bloco principal e maior será ocupado pelo Memorial propriamente dito, enquanto o bloco anexo e menor, abrigará o acervo presidencial de Lula.

Gringo explica que a ideia é que o acervo do museu não possa ser visto todo de uma vez só, fazendo com que o visitante se torne um habitué do local. Ele destaca ainda que a interatividade será um dos pontos fortes do museu. Por isso foram planejadas atrações que permitam aos visitantes não apenas apreciar visualmente o que está posto, mas interagir e personalisar sua experiência.

Ainda sobre o projeto arquitetonico, Marcelo Ferraz explica que a entrada do memorial foi escolhida como o coração do prédio. Ela será uma grande e agradável área de circulação, quase uma extensão da via pública, onde as pessoas poderão interagir com diversos equipamentos multimídia e ter acesso à biblioteca e midiateca. Há a ideia ainda que esse espaço tenha um equipamento onde os visitantes possam gravar depoimentos sobre sua visita ao museu. Ao sair do museu, a proposta é que os visitante possa levar consigo um pequeno cartaz com fotos de fotógrafos renomados e palavras e frases relacionadas ao tema da democracia.

As ideias colocadas pela equipe na apresentação desta terça-feira fazem parte do projeto inicial do memorial e ainda estão sujeitas a contribuições. Nesse sentido, a reunião teve como objetivo ouvir uma diversidade de opiniões sobre o projeto e questões que possam ser incluídas. Além dos conselheiros do Instituto, a plateia foi formada por intelectuais, artistas, representantes de movimentos sociais, arquitetos e pesquisadores convidados que deram contribuições para o desenvolvimento do projeto.

Entre os convidados para assistir e opinar sobre o projeto estiveram a ministra da Cultura Ana de Hollanda, o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, o ex-ministro da Educação e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad, o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins, o cientista político e professor da USP Lúcio Kowarick, a psicanalista Maria Rita Kehl, os happers Gog e Rappin’ Hood e os presidentes da CUT, Artur Henrique, e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, Juvandia Moreira.
 

·
Registered
Joined
·
27,899 Posts
No projeto, o edificio "triangular" ficará num terreno onde tem um prédio tombado pelo patrimonio historico.
Se não ficasse em um terreno com um prédio tombado eu desconfiaria desse projeto, então agora tenho motivo de sobra para a creditar que ele vai continuar na prancheta!
 

·
Registered
Joined
·
645 Posts
Teve uma hora que eu me perdi no meio dos renders com esse entrelaçado de passarelas, mas isso é justamente o diferencial do projeto, adorei.
 

·
Banned
Joined
·
9,270 Posts
^^^^^^^^^^

Concordo, curti o projeto, mas quero ver menos concreto armado, menos do mesmo que sempre vemos. Achei interessante o espaço, mas quero ver e´a construção de centenas de predios residenciais na area isso sim! Novos moradores será o que realmente transformará esse bairro!
 

·
São José dos Campos
Joined
·
3,630 Posts
O projeto é interessantíssimo! Adorei os volumes, os cheios e vazios. Ornará muito com a região, além de compor muito bem com a Cia. de Dança de será construída ali perto.
Claro, também por ser mais um equipamento cultural na região, formando junto com a Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Sala de São Paulo e futura Cia. de Dança, um complexo cultural de valor enorme a cidade, consolidará como segundo polo cultural, juntamente com o Parque do Ibirapuera.
 
1 - 20 of 45 Posts
Top