SkyscraperCity Forum banner

(SP) São Paulo| Vila Madalena| Hotel + Residencial| Triptyque

2225 Views 21 Replies 16 Participants Last post by  e22sky
2
Material enviado por corretor. Localização: Rua Agissê, Vila Madalena.

See less See more
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 22 Posts
^^Esse trambolho na direita é parte do projeto?
Vila Mada está ficando com umskyline de respeito
Um pouco confuso... Acho que vai ficar melhor depois de pronto. Mas não gosto desse tipo de forma com um volume menor no topo, fica desengonçado.
Bonito projeto, mas como já venho comentando, todo empreendimento residencial de alto padrão no Brasil tem a mesma cara. Sempre esses traços modernistas, pilastras cilindricas expostas de concreto, essas placas de madeira na fachada... Tudo a mesma coisa. Falta ousadia nos projetos.
^^Entendo o seu ponto de vista, mas este tipo de arquitetura eh tendencia mundial, nao so no Brasil.

Eu diria que o estilo acima fica mais restrito as cidades grandes do sudeste e do sul do pais, nao se ve projetos assim de alto padrao em Belem ou Fortaleza, por exemplo.

Gostei do projeto, mas como o Guto falou, nao gostei do volume menor no topo, ficou estranho.
^^ Não acho tendencia mundial. Não vejo nenhum projeto assim em NY (que eu diria que a cidade das tendencias arquitetonicas), não vejo em Londres, não vejo em Dubai... Só no Brasil que esses prédios à lá modernismo anos 70 de luxo.

Em NY até tem, mas é o projeto de justamente um brasileiro (Isay).
^^ Não acho tendencia mundial. Não vejo nenhum projeto assim em NY (que eu diria que a cidade das tendencias arquitetonicas), não vejo em Londres, não vejo em Dubai... Só no Brasil que esses prédios à lá modernismo anos 70 de luxo.

Em NY até tem, mas é o projeto de justamente um brasileiro (Isay).
Idea Zarvos faz mais do mesmo. Edifícios desatualizados, com aparência de modernidade, fora de proporção e com pretensão de serem diferentes. Está longe de uma arquitetura jovial e inovadora.
Idea Zarvos faz mais do mesmo. Edifícios desatualizados, com aparência de modernidade, fora de proporção e com pretensão de serem diferentes. Está longe de uma arquitetura jovial e inovadora.
Desculpa, mas discordo 100%.

Sem Idea Zarvos, Vila Madalena seria só mais um bairro de especulação imobiliária como quase todos os outros de São Paulo, além de bairros mais tradicionais, como Higienópolis.

Mesmo com um estilo que não agrada todos (50% dos prédios deles não me agradam), acho que hoje em dia, Vila Madalena é um dos bairros com mais identidade de São Paulo, justamente porque Idea Zarvos apostou no bairro, criou uma identidade diferente e continuou investindo com peso. Isso acabou espalhando, e agora você vê prédios ''diferentes'' na região toda. Seja Vila Madalena, Vila Ipojuca, qualquer bairro na região- é tudo diferenciado.

Eles trouxeram mais consciência de arquitetura pro bairro, e hoje quase não se vê prédios ''normais'' sendo construídos em toda alta Zona Oeste. Isso começou com Idea Zarvos.

Eu vi toda essa transformação com meus próprios olhos. Quando eu era criança, Vila Madalena estava bizarro, um bairro sem vida, um pouco pobre, cercado de bairros nobres. Agora é um dos endereços mais cobiçados de São Paulo.
See less See more
  • Like
Reactions: 2
Tomara que saia do papel e que tenha uma bandeira de hotel legal(bom serviço e preço justo)
Eu gosto da Idea, os empreendimentos dela são bonitos sim e ajudaram mesmo a Vila Madalena a criar uma identidade. Mas repito que empreendimentos não são ruins ou feios, eu só acho que os materiais e as formas tão um pouco saturados e repetitivos. Todo arquiteto tá fazendo as mesmas coisas. Não só em prédio. Entrem nesses sites de arquitetura e olhem as mansões dos ricos atuais. São todas IDÊNTICAS. São lindas? São, mas idênticas.
Um dos problemas: eles só chamam arquitetos paulistanos.

Se eles chamassem arquitetos de outras regiões do estado, do país ou até mesmo arquitetos estrangeiros as coisas ficariam menos monótonas. É ou não é uma construtora diferenciada?

Todo mundo que eles contrataram até agora são arquitetos formados pelos mesmos professores, nas mesmas universidades, estagiaram nos mesmos escritórios, foram direcionados a ter as mesmas referências... Óbvio que vai sair muita coisa parecida.

Outra questão que eu quero tocar é que o Brasil praticamente não passou pelo pós-modernismo, não temos quase nada desse período, todo tipo de "loucura" foi permitida num período que vai de meados dos anos 60 até o fim dos 90. Quando digo "loucura" é loucura na visão dos modernistas, experimentalismo, hi-tech, neo-historicismo... Muita coisa ruim foi feita, mas muita coisa boa também foi feita e que serviu de base para a arquitetura mundial atual. Os arquitetos lá fora se permitiram e amadureceram. Aqui a gente ainda tenta sair do modernismo...
See less See more
  • Like
Reactions: 1
A base, partindo da primeira imagem, parece interessante.

Já a torre em si, não achei nada excepcional. Apenas ok. Levando em conta que é um Idea! Zarvos, desaponta.

E como perguntou o forista Marreco, esse edifício que aparece ao lado faz parte do conjunto? Se sim, que desastre.
^^Falar que o Brasil ''tenta sair do modernismo'' é uma generalização total.

Os arquitetos ''paulistanos'', incluindo o Isay, Arthur Casas, Bernardes (mesmo sendo carioca) estão na moda entre os endinheirados. Dizer que modernismo é o padrão no Brasil, como uma totalidade, no país inteiro é generalização sem precedentes.

Esses arquitetos se inspiram nos arquitetos mais famosos do Brasil (e do mundo, por sinal), Oscar e o Lúcio Costa. Esses arquitetos fazem parte da identidade nacional, independente do gosto de cada um ( e olha, nem gosto muito de Oscar Niemeyer.) A inspiração num país continental, e fechado, como o Brasil, faz sentido logicamente. Não tem que gostar, mas tem razão.

Podemos evoluir? Sim! E estamos. Olha 90% dos projetos no Brasil afora. Tem esse estilo Isay Weinfeld? Não. E olha, acho que as nossas cidades seriam muito mais bonitas se 90% dos projetos do país seguissem esse padrão.

Vocês estão exagerando.
A arquitetura brasileira voltou a ter alguma relevância no cenário internacional. Enquanto nas décadas de 30, 40, 50 e 60 ela era uma das mais importantes do mundo, de 70 até o final dos anos 90, deixou de despertar interesse.
Hoje em dia, em qlq publicação internacional relevante [digital ou impressa], sempre tem arquiteturas brasileiras aparecendo. Principalmente casas. E a maioria delas bebe do nosso modernismo e tmb do brutalismo que fizeram renome mundo a fora.
  • Like
Reactions: 5
Um dos problemas: eles só chamam arquitetos paulistanos.

Se eles chamassem arquitetos de outras regiões do estado, do país ou até mesmo arquitetos estrangeiros as coisas ficariam menos monótonas. É ou não é uma construtora diferenciada?

Todo mundo que eles contrataram até agora são arquitetos formados pelos mesmos professores, nas mesmas universidades, estagiaram nos mesmos escritórios, foram direcionados a ter as mesmas referências... Óbvio que vai sair muita coisa parecida.

Outra questão que eu quero tocar é que o Brasil praticamente não passou pelo pós-modernismo, não temos quase nada desse período, todo tipo de "loucura" foi permitida num período que vai de meados dos anos 60 até o fim dos 90. Quando digo "loucura" é loucura na visão dos modernistas, experimentalismo, hi-tech, neo-historicismo... Muita coisa ruim foi feita, mas muita coisa boa também foi feita e que serviu de base para a arquitetura mundial atual. Os arquitetos lá fora se permitiram e amadureceram. Aqui a gente ainda tenta sair do modernismo...
Tem isso também. Os arquitetos parecem meio segregados no Brasil. As vezes vejo um projeto lindo em Curitiba, vou olhar o portfolio do arquiteto e ele só tem projetos em Curitiba. Idem com Santa Catarina, Fortaleza, Recife... Todos ficam presos nas suas regiões. Claro que é sempre bom um arquiteto trabalhar perto dos seus projetos, mas se a gente faz projeto com ******, se paulistanos fazem projetos lá no nordeste, não entendo porque os arquitetos de outras regiões quase nunca aparecem pelo sudeste, em especial no eixo Rio-SP.

E na real acho que ninguém nem tenta sair do modernismo. Vejo os trabalhos da minha amiga que faz arquitetura e dos colegas dela, e todo mundo segue a mesma linha modernista. Os proprios academicos querem perpetuar esse estilo. A gente ainda vai ficar muitas decadas preso nele.
  • Like
Reactions: 1
^^ Rua HORROROSA!

Poderiam demolir quase toda a rua!

Projeto parece muito bom, curti.
1 - 20 of 22 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.